segunda-feira, fevereiro 20

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " ACHILLEA MILLEFOLIUM L. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Achillea millefolium L.
Família: 
Compositae
Sinonímia científica: 
Achillea albida Willd.
Partes usadas: 
Folha, inflorescência, parte aérea, sumidades floridas.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Azulina, apigenina, ácido salicílico, betonicina, flavonoides.
Propriedade terapêutica: 
Antiespasmódica, estomáquica, expectorante, cicatrizante, anti-inflamatória, antirreumática.
Indicação terapêutica: 
Dispepsia, úlceras internas, varizes, cólicas menstruais, amenorreia, celulite, hemorragias, diarreia, ferimentos, queimaduras, hemorroidas.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: common yarrow, milfoil
  • Espanhol: hierba de las cortaduras
  • Francês: herbe à dindes, achillée millefeuille, persil à dinde

Origem, distribuição:
Europa e Ásia.

Descrição:
Planta perene, herbácea (0,50 – 0,80 m), rizomatosa, com inúmeras raízes fibrosas e finas. Rizoma fino e longo, pardo-claro, rebrotando na extremidade. Hastes erétas, finas, com extremidade pilosa, sulcada e poligonal, de coloração arroxeada.

Folhas alternas, simples mas profundamente fendidas parecendo uma folha composta. Pecíolo com bainha achatada, listrado e piloso nas laterais. Lacínias do limbo verde-escuras e brilhantes, aroma agradável e gosto amargo.

Flores reunidas em capítulos dimorfos com as flores do raio liguladas, brancas ou levemente rosadas, unissexuadas-femininas (pistiladas) e as do centro tubulosas e hermafroditas, brancas, com estigma bifurcado e papiloso na sua extremidade. Antera unidas rodeando o longo estilete. Inflorescências terminais formada de capítulos com poucas flores sobre um receptáculo cônico, constituindo o conjunto dos capítulos um corimbo composto. As folhas têm aroma agradável lembrando o mel. O florescimento é longo iniciando em setembro indo até abril.

Frutos pequenos, secos e duros (aquênios), de sabor amargo, contendo apenas uma semente.

Sementes inseridas nos aquênios que são frutos indeiscentes.

Uso popular e medicinal:
Antiespasmódico, estomáquico e expectorante. Contra distúrbios digestivos (dispepsia) e úlceras internas, varizes, cólicas menstruais, amenorreia, celulite e hemorroidas. Cicatrizante, anti-inflamatório e antirreumático (uso externo).

Além das já citadas, esta planta tem muitas outras propriedades e utilizações medicinais, como tratamento do resfriado comum, anorexia e artrite.

Outros usos incluem enfeite de jardins e paisagens, pois é uma planta muito bonita. Seres humanos e insetos polinizadores são atraídos pela fragrância de mel que exala de umbelas brancas de maio a outubro. Também intensifica os aromas e fragrâncias de outras plantas e ervas que crescem perto dela.

 Preparo e dosagem:

  • Infusão: 1 a 2 colheres de sopa da planta seca em 1 xícara de água, tomar 1 a 2 xícaras de chá ao dia (uso interno). 
  • Decocção: uso externo para lavar feridas, ulcerações e hemorroidas, sob a forma de compressas. 
  • Sumo: preparado com a planta fresca previamente lavada, colocado sobre ferimentos e ulcerações.

 Toxicologia:
Existem referências que tratam de sua possível ação tóxica nos animais domésticos.

Ocorrência:
Vegeta espontaneamente e assilvestrada no norte e leste da Ásia, norte da África, América do Norte e sul da Austrália. Cultivada em vários países de zonas temperadas.

Cultivo:
Propagação. Por divisão de touceiras, por rizomas e sementes. Estas devem ser importadas, o Brasil não produz sementes.

Época de plantio. Pode ser feita no outono (março a junho) ou na primavera ( setembro-outubro).

Espaçamento. 0,50 m a 0,70 m entre as linhas e 0,30 m a 0,40 m entre as plantas na linha. Em solos pobres os espaçamentos são menores.

Clima. Temperado-brando a temperado-frio. Exige pouca chuva e muita luz. Climas úmidos bem como chuvas excessivas prejudicam o seu teor em óleos essenciais.

Solos. Não é exigente quanto à textura do solo. Nos arenosos e secos seu porte é menor, mas seu teor em óleo é maior. A produção é máxima nos solos férteis em minerais, matéria orgânica e levemente úmidos. Tem restrições aos solos excessivamente úmidos mas apresenta-se resistente a um pH (acidez) desfavorável.

Tratos culturais. Arrancamento dos inços (quando nova é sensível a invasoras, mas quando adulta é dominante no solo). Irrigações nos verões muito secos. Adubações complementares no outono pois é planta esgotante do solo se plantada por longo tempo sem adubações de reposição.

Pragas e doenças. Não foi observado até o momento a incidência de pragas e doenças nesta cultura. Nos frios intensos, conjugados com ventos frios, ocorre um avermelhamento e mesmo morte de muitas folhas.

Colheita. As partes colhidas são as folhas, sumidades floridas, inflorescências ou toda a planta.

Rendimento. Para folhas e sumidades floridas cita-se como médio um rendimento de 2.500 a 3.000 kg de planta seca por hectare. Este é o resultado da secagem de uma colheita de 9.000 kg/há de planta verde.

Momento da colheita. Se a finalidade for sumidades floridas a colheita é feita na abertura das primeiras flores. Se for a de flores, deve-se esperar que a maioria delas estejam abertas. Para colher folhas ou toda a planta para fins medicinais deve-se fazer quando surgirem os primeiros botões florais." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( A FITOTERÁPIA TRATA A PESSOA COMO UM TODO NO CONTEXTO DE TODOS OS ASPECTOS DA VIDA INDIVIDUAL: FISIOLOGIA, COMPORTAMENTO, MEIO AMBIENTE E CONSCIÊNCIA ).

RESUMO DE 2 TIMÓTEO 2

“1 Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
7 Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
8 E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.
10 Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,
11 Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou;
12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
13 Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”.

O início deste capítulo está em conexão com o seu final, porque o mal que é referido no início tem o seu único antídoto na afirmação que é feita no fim, a saber, somente poderão prevalecer com Deus nos últimos dias trabalhosos de iniquidade aqueles que têm sido aperfeiçoados espiritualmente pelo ensino das sagradas Escrituras.
Somente aqueles que permanecerem na Palavra de Cristo poderão ter suas vidas edificadas sobre a Rocha.

Timóteo não deveria estranhar o fato de haver na Igreja pessoas ruins, porque na rede do evangelho vêm tanto peixes bons quanto ruins, como se vê em ( MT 22: 47-48 ).
Jesus havia alertado os primeiros discípulos quanto ao fato de que se levantariam falsos profetas sedutores na Igreja, e que o Inimigo plantaria o seu joio nela, e nem por isso nós deveríamos ficar ofendidos com isto, pensando mal da verdadeira Igreja.

Sempre há muita escória misturada ao ouro que não foi completamente refinado, e sempre há joio e palha misturados aos grãos de trigo, que estão sendo peneirados.
Então Timóteo deveria estar preparado e armado em seu pensamento quanto às coisas que deveria suportar com paciência e mansidão no seu trabalho de evangelista.
Quando as pessoas passam a ter as características apontadas por Paulo no início deste capítulo, pode ser dito que se trata de uma época difícil, porque exigirá Reforma na Igreja.
Sendo dias de Reforma, serão dias trabalhosos que exigirão dos ministros muito poder em graça e paciência para a realização do trabalho deles.
Eles se espantarão com a facilidade com que as pessoas serão visitadas pelo poder de Deus na Igreja, para logo depois saírem dando um mau testemunho, porque suas vidas não foram reformadas pela verdade.

Se eles se opõem à sã doutrina, como poderão ser restaurados e renovados por Deus?
Como poderão ser santificados pelo Espírito Santo ainda que ouçam bons sermões que lhes ensinem a verdade, caso não se disponham a se consagrarem ao Senhor?
De que adiantará ouvirem sermões se não estão dispostos a aplicar a verdade em suas vidas e lares?
Então a consequência inevitável será a descrita por Paulo no início deste capítulo, onde se vê não apenas a desordem pessoal, mas inclusive a dos lares.
É importante frisar que a expressão “últimos dias” usada por Paulo se refere à última dispensação que é a do evangelho.

São portanto, os dias do evangelho, e evidentemente à medida que o tempo passasse as condições difíceis se agravariam porque Jesus disse que a iniquidade se multiplicaria no tempo do fim.
Paulo deixou Timóteo bem inteirado do fato de que até mesmo os dias do evangelho seriam dias trabalhosos e perigosos.

Que ele não ficasse portanto na expectativa de que haveria uma época dourada na terra, onde a verdade prevaleceria completamente pela pregação do evangelho, porque isto não ocorrerá a não ser quando da volta do Senhor com grande poder e glória.
Não será portanto a Igreja com o trabalho de evangelização, que trará paz e segurança eternas ao mundo, mas o próprio Senhor, pela força do Seu grande poder, quando da Sua segunda vinda.

O propósito do Espírito Santo ao nos ter revelado estas coisas não é o de gerar pessimismo, mas um posicionamento firme para perseverar no trabalho sabendo contra que tipo de inimigo teremos que lutar.
Não é um inimigo do qual poderemos nos livrar definitivamente até que Cristo volte.
É um inimigo contra o qual devemos nos prevenir, de maneira a não perdermos a nossa paciência e mansidão pelo fato de vermos que ele sempre se fará presente na Igreja até que Cristo volte.

A propósito, os próprios pastores devem olhar por si mesmos, como Paulo disse aos presbíteros de Éfeso em At 20-28 isto é, eles devem cuidar e vigiar para não caírem eles próprios da sua firmeza de fé, em face destes dias trabalhosos.
Não há Igreja sem joio. Não há Igreja sem quem não se oponha à verdade.
Por isso no capítulo anterior, Paulo orientou Timóteo quanto ao fato de existir na Igreja tanto vasos para honra quanto para desonra.
Nenhum ministro deveria se iludir em relação a isto, trabalhando na ilusão de ter uma Igreja completamente perfeita onde todos se submetem à verdade.

Os ministros devem se purificar a si mesmos, devem pregar somente a verdade e tudo fazer em prol da santificação de todos os membros das suas Igrejas, mas ao mesmo tempo devem estar prontos para responderem com mansidão àqueles que se oporão à verdade, na maior parte das vezes, por instrumentalidade de Satanás, do que eles próprios costumam estar ignorantes; uma vez que o Inimigo costuma lhes enganar e cegar com os argumentos mais variados para justificarem a carnalidade deles, dando-lhes a convicção de que estão certos, enquanto eles criam, a serviço dele, feridas e divisões na Igreja.

Observe que Paulo não diz que viriam tempos difíceis porque os ímpios do mundo tentariam acabar com a Igreja de Cristo na terra, mas por causa de pessoas com aparência de piedade, mas que no entanto negam a sua eficácia, na prática das suas vidas ímpias.
Falsa religiosidade é o que está sendo enfocado nesta passagem. Pessoas que gostam de ouvir sermões. Que oram, jejuam, frequentam os cultos de adoração pública regularmente, mas que no final de tudo vivem deliberadamente na prática do pecado.
Elas não colocam por prática o que ouvem, e na verdade não podem entender o verdadeiro significado espiritual das coisas que ouvem porque elas não têm verdadeiro temor do Senhor e da Sua Palavra. Elas não vivem para honrar a Deus, mas para buscar o que é do próprio interesse delas.

Estas pessoas não devem ser admitidas na membresia da Igreja, e caso tenham sido admitidas no passado, devem ser excluídas da comunhão.
Elas poderão permanecer frequentando os cultos públicos, porque a reunião de adoração da Igreja é aberta para todas as pessoas, mas isto não significa que devem ser admitidas na Sua membresia.
Paulo estava dizendo a Timóteo e a todos os ministros fiéis do evangelho que sempre haverá tais pessoas na Igreja, e que eles devem cuidar para que não sejam enganados e influenciados por elas.
Elas devem ser instruídas com a mansidão da pomba, mas deve-se ter a prudência da serpente no relacionamento com elas, sabendo a quem elas estão servindo de fato: a si mesmas, aos seus próprios interesses egoístas, ao orgulho e avareza delas, pelo que são, presunçosas, caluniadoras, ingratas, profanas, sem afeto natural, incontinentes, cruéis, traidoras, obstinadas, sem amor aos que se santificam.

Elas são irreconciliáveis porque não podem ser apaziguadas com argumentos espirituais, porque são carnais. Caso não experimentem um verdadeiro arrependimento produzido pelo poder do Espírito em seus corações, não se pode ter comunhão com tais pessoas.
Se os que são deste número chegam a assumir cargos de direção na Igreja, eles serão usados pelo Inimigo para barrar o avanço de toda obra do Espírito Santo na congregação.
Eles usarão argumentos legalistas, tal como faziam os fariseus, a pretexto de estarem sendo zelosos pela casa de Deus e da doutrina.

Contudo, eles não amam nem a casa de Deus, nem a doutrina, senão a si mesmos e a seus cargos, e perseguirão a todos aqueles que forem levantados pelo Senhor para ministrarem o verdadeiro evangelho à Igreja no poder do Espírito Santo, sob o argumento de que devem estar sujeitos a este e àquele departamento da Igreja; a este e àquele dirigente, quando na verdade, o intuito deles é o de agirem politicamente para o cumprimento dos seus próprios interesses.

Comentário do terceiro capítulo da segunda epístola de Paulo a TIMÓTEO – Parte 2
Quando os dias são difíceis, os filhos são desobedientes aos pais porque não têm qualquer obediência a Deus. Eles não honram a Deus, e por conseguinte não sabem o que é o mandamento de honrar os pais.
São traidores porque não conhecem e não se importam com a causa da justiça e da verdade.

São obstinados porque sempre estão procurando fazer a sua própria vontade e não a vontade do Senhor.
Eles serão achados na Igreja em muito ativismo com aparência de piedade, mas não estão trabalhando de fato impulsionados, pelo amor do Espírito Santo, porque não possuem tal amor sobrenatural em seus corações, e assim, tudo o que eles fazem sempre será na energia da carne, porque vivem segundo a inclinação da carne, e não conhecem o que é seguir o pendor do Espírito, porque não foram regenerados por Ele, ou seja nascidos de novo com um novo coração.
Por isso o conselho de Paulo a Timóteo é curto e direto: “Destes afasta-te”. Porque são irreconciliáveis.

Eles nunca poderão aprender acerca da verdade enquanto estiverem entregues à sua obstinação de viverem para fazer a própria vontade deles.
São como Janes e Jambres, os magos egípcios que resistiam a Moisés, que viram os sinais e maravilhas de Deus e mesmo assim não se arrependeram das suas mistificações e ilusionismos.

Dentre os que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade estão aqueles que consagraram suas mentes, talentos e tempo a Deus, mas não os seus corações. Eles não permitem que Ele seja o Senhor dos seus espíritos.
Estes que resistem à verdade podem ouvir milhares de sermões e não colocarão uma única linha em prática.
Não será por ouvirem o evangelho que eles renunciarão ao ego, negando-se a si mesmos, pela operação da cruz.

Eles poderão até concordar que isto seja necessário para seguir a Cristo, mas não se disporão a colocá-lo em prática, porque amam mais a si mesmos do que amam a Deus.
Eles estão apegados às suas vidas e pensam que podem ter a vida de Cristo apesar deste apego ao modo deles de viver pelas paixões da alma, com seus sentimentos, vontades e emoções, que sempre lhes arrastam a um viver que seja contrário a tudo que é da vontade de Deus revelada na Bíblia.
Quanto dano estas pessoas produzem à progressão do evangelho! No entanto a ordenança é que sejam instruídas com mansidão.

Dois traidores numa guarnição podem produzir mais feridos nela do que mil sitiadores.
Estes traidores não são propriamente apenas de pessoas, mas sobretudo da causa do evangelho.
Eles são usados pelo Inimigo para deter o avanço de uma obra do Espírito.
Lembremos que a luta espiritual não é contra a carne e o sangue.
Não são propriamente pessoas que são os alvos destes traidores, mas a própria causa da verdade. É a causa do Senhor que eles estão traindo.
É a estratégia de Satanás de plantar o joio na Igreja.

Eles permanecerão ali sentados em seus bancos, prontos para produzir dúvidas nos cristãos imaturos, e a tentar fazer com que os maduros percam a paciência.
Endurecidos em suas convicções, incapazes de conhecerem a verdade, mas produzindo sérios danos por serem instrumentos de Satanás.
E o que devem fazer os ministros?
Cruzarem os braços?
Darem de ombros?
Darem-se por vencidos?
Tentarem ignorar o mal?

Não! 
Eles não devem ficar abalados por estas coisas e devem prosseguir adiante com o trabalho fiel deles de pregar e ensinar a verdade.
Eles devem se empenhar em santificarem cada vez mais as suas próprias vidas porque quando a corrupção do pecado torna-se geral é muito mais difícil manter a nossa integridade pessoal no meio desta corrupção geral.
Se forem expulsos de suas Igrejas como George Whitefield e John Wesley, fizeram no passado, devem continuar pregando o evangelho ainda que seja nas ruas, e devem continuar fiéis a Deus e à Sua Palavra.
É importante saber estas coisas para que nunca sejamos apanhados de surpresa.
Por isso, em Seu amor e cuidado por nós, Deus nos alertou quanto a esta verdade em Sua Palavra.

É preciso estar em alerta quanto às pessoas que amam a si mesmas com um amor irregular que em vez de se aplicarem às coisas que são boas para a edificação da Igreja, pensam somente nos seus próprios interesses egoístas.
Não se pode esperar o bem destes que não amam a Deus de todo o seu coração.
Eles lutarão para conquistar e manter aquilo que desejam alcançar com as suas cobiças.
Eles podem até alegar que aquilo que buscam fazer é para a glória de Deus e para o bem da Igreja, mas na verdade é apenas busca de satisfação dos seus desejos carnais, e que portanto tem a ver apenas com a própria vontade deles.

O que é nascido da carne é carne, isto é, não se pode obter uma verdadeira vida espiritual de um procedimento carnal.
Por isso aqueles que têm aparência de piedade, mas que negam a sua eficácia, poderão arrastar a outros debaixo da sua liderança sedutora e desviada da verdade, mas os seus prosélitos serão sobrecarregados de pecados tal como eles, especialmente as mulheres que se deixam persuadir mais pelos sentimentos e emoções do que os homens.
Estes líderes persuasivos costumam visitar as pessoas em seus lares não para pregar e ensinar a sã doutrina, mas para persuadi-las de maneira impressiva, com apelos sentimentais e emotivos.
Procuram serem agradáveis em tudo para conquistar os corações incautos.
Nunca pregarão o escândalo da cruz para a reforma da vida, mas baratearão a graça e o favor de Deus prometendo e profetizando bênçãos independentemente do modo de vida dos seus ouvintes.

Isto certamente produz efeitos muito agradáveis à carne, mas deixa os ouvintes tanto quanto o orador, na mesma condição espiritual decaída em que se encontravam antes, porque não pode haver vida espiritual verdadeira onde não for ensinada e acolhida a verdade.
Esta resistência à verdade produz pessoas corruptas de entendimento e reprovadas quanto à fé.

Mas se estas pessoas são confrontadas por um ministério fiel e verdadeiro, tal como era o caso do ministério de Timóteo, logo se manifesta o desvario delas e já não podem ir mais adiante com suas falsificações e omissões da verdade porque a todos será manifestado o seu desvario, tal como se deu com Janes e Jambres por causa da sustentação do testemunho de Deus por Moisés.
Timóteo tinha aprendido estas coisas no próprio exemplo do apóstolo Paulo, pelo testemunho irrepreensível da sua vida, quanto à sã doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, sobretudo nas perseguições e aflições que Timóteo havia testemunhado em sua vida, especialmente aquelas que ele havia sofrido em Antioquia, Icônio e Listra, que era a região onde Timóteo residia e na qual fora ganho por Paulo para o evangelho de Cristo.

Timóteo havia testemunhado também como o Senhor havia livrado Paulo de todas aquelas perseguições, e isto deveria servir para encorajá-lo a dar prosseguimento à obra de pregação do evangelho ainda que Paulo viesse a sofrer o martírio que estava às portas, porque assim como o Senhor havia livrado o apóstolo até aquele ponto, Ele também livraria Timóteo até que ele tivesse cumprido totalmente o seu ministério, assim como fizera com Paulo.

O fato de ser perseguido por causa de se viver piamente em Cristo, ou até mesmo pelo desejo de se viver de tal maneira, não é um privilégio para os ministros do evangelho, mas para todos os cristãos.
Jesus disse que o mundo odiaria os seus discípulos tanto quanto lhe havia odiado.
É esta semelhança com Cristo que dispara as perseguições do inferno.
Então isto não deve ser motivo de tristeza, mas de regozijo, porque se há esta perseguição, é porque estamos agradando ao Senhor e vivendo como Seus imitadores.
Ele disse que bem-aventurados seríamos se fôssemos perseguidos por causa do nosso amor à justiça do reino de Deus, e que disto redundaria um grande galardão no céu.

Mas estes homens maus e enganadores aos quais o apóstolo se referiu no início deste capítulo iriam de mal para pior em vez de terem qualquer recompensa prometida a eles, e assim continuariam, por lhes faltar a graça de Deus em suas vidas, enganando a muitos e sendo também enganados, porque estão presos aos laços do diabo que é o pai da mentira e do engano.
À vista de tal operação do engano, Timóteo deveria se guardar de tudo isto permanecendo fiel ao que havia aprendido, e ter a firme convicção de quem havia aprendido, porque fora instruído pelo próprio Espírito Santo, e também pela instrumentalidade do apóstolo, que havia aprendido o evangelho não de homem algum, mas diretamente de Jesus Cristo.
Timóteo teve esta verdade que aprendera por confirmada porque desde pequenino havia aprendido as sagradas Escrituras aos pés de sua mãe e avó, que eram mulheres piedosas e tementes a Deus.

A verdadeira sabedoria relativa à salvação que está em Cristo Jesus é somente obtida pelo conhecimento correto das sagradas Escrituras.
A garantia desta certeza reside no fato de que toda a Escritura sagrada foi inspirada por Deus, e é daí que decorre, por ser a Palavra da verdade, a sua utilidade para ensinar, redarguir, corrigir e instruir em justiça, de maneira que o servo de Deus seja aperfeiçoado espiritualmente até a plena maturidade, de maneira que estando perfeitamente instruído na verdade, seja habilitado a realizar toda boa obra.

Em suma, o que Paulo queria deixar bem claro para Timóteo neste capítulo, bem como em toda a epístola, é que sofrimentos e perseguições debaixo do evangelho não provam o insucesso do ministério, ao contrário, comprovam se o trabalho é genuinamente de Deus, por que toda obra verdadeira procedente dEle sempre terá esta marca de perseguições, que os verdadeiros ministros atestarão com a paciência e longanimidade deles em seus sofrimentos, comprovando com isto o verdadeiro amor deles pela causa de Cristo, e que não estão afinal servindo-Lhe por interesse, mas por obediência voluntária e fiel.

Os verdadeiros ministros tudo suportarão por amor a Cristo e para que o nome dEle seja exaltado, honrado e glorificado. E para isto, não importará se o próprio nome deles for injuriado, infamado, desonrado, porque afinal não estão buscando a própria honra deles, mas a do Seu Mestre e Senhor! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " POSIDONIA OCEÂNICA ( L. ) DELILE " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

  • A Posidonia oceanica (L.) Delile é uma planta marinha endémica do Mediterrâneo, tradicionalmente utilizada em algumas aplicações médicas. No entanto, os benefícios potenciais de P. oceanica para a saúde humana só recentemente foram documentados. Os novos conhecimentos adquiridos sobre as propriedades bioativas da P. oceanica permitem à comunidade científica olhar para esta planta marinha como uma fonte promissora de produtos terapêuticos naturais para a saúde humana.

Investigações experimentais realizadas tanto em modelos celulares in vitro quanto em modelos animais in vivo abrem caminho para novos projetos de pesquisa que visam desenvolver estratégias terapêuticas alternativas e complementares baseadas em P. oceanicacontra uma ampla gama de condições patológicas.

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Informação.

As ervas marinhas são plantas floridas e rizomatosas que crescem apenas em ambientes marinhos e formam extensos prados subaquáticos. Eles estão entre os ecossistemas costeiros mais valiosos do planeta em termos de bens e serviços que fornecem. Embora muitas vezes confundidas com algas, as ervas marinhas são plantas vasculares marinhas que possuem muitos metabólitos primários e secundários.

P. oceanica é a espécie de alga marinha mais importante do Mar Mediterrâneo, colonizando vastas áreas subaquáticas, formando extensos prados desde a superfície até aos 40 m de profundidade, e cobrindo cerca de 1,5% da superfície total do Mar Mediterrâneo.  Por esta razão, nos últimos vinte anos, a P. oceanica tornou-se um dos principais alvos da proteção e gestão do ambiente marinho mediterrânico. Foi incluído pela Diretiva Habitat da União Européia (92/43/CEE) entre os habitats de interesse prioritário, e está protegido pelas Convenções de Berna e Bacelona, ​​e outras legislações em nível nacional. Além disso, o MFSD (2008/56/EC) selecionou P. oceanica como espécie representativa dos elementos de qualidade das angiospermas para o ambiente marinho mediterrâneo.

Nos últimos anos, um crescente corpo de evidências tem demonstrado que o fitocomplexo de P. oceanica possui potenciais propriedades benéficas para a saúde humana, aumentando assim o interesse da comunidade científica em P . oceanica como um recurso inexplorado de compostos fitoterápicos.

2. Compostos fitoquímicos das folhas de P. oceanica:

Numerosos estudos de caracterização mostraram que P. oceanica é uma rica fonte de metabólitos secundários.

O fitocomplexo de P. oceanica demonstrou exercer propriedades biológicas atribuíveis à ação sinérgica de seus metabólitos secundários. Os últimos desenvolvimentos no campo da fitoterapia sobre as propriedades e benefícios promotores da saúde que a P. oceanica pode fornecer estão listados e resumidos abaixo.

3. Insights sobre as bioatividades de P. oceanica com potenciais aplicações em saúde humana:

Na pesquisa científica, muitos produtos naturais encontraram aplicações em uma ampla gama de campos, incluindo a biomedicina. A exploração de novos produtos naturais marinhos com estas propriedades funcionais é um tema de grande interesse atual tendo como foco principal o bem estar humano.

As pesquisas biomédicas mais recentes mostram que a P. oceanica possui muitas propriedades potencialmente benéficas para a saúde humana. Especificamente, o extrato de folhas de P. oceanica demonstrou ter efeitos na proliferação de fibroblastos dérmicos humanos e na produção de colágeno, bem como propriedades anti-melanogênicas e lipolíticas, atribuíveis às suas propriedades antioxidantes.

O estresse oxidativo resulta de um desequilíbrio entre a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) e sua eliminação, e muitas vezes leva ao aparecimento e/ou progressão de doenças inflamatórias crônicas. 

Outros estudos de bioatividade in vitro descreveram a capacidade de um extrato de folhas de P. oceanica para inibir a migração e invasão de células cancerígenas.

Além disso, um relatório recente mostrou que o extrato de P. oceanica é adequado para uso em nanotecnologia. Verificou-se que o desenvolvimento de um nanossistema de entrega P. oceanica apropriado oferece uma abordagem para melhorar a biodisponibilidade e/ou otimizar a solubilidade e estabilidade do fitocomplexo.

Tradicionalmente, a decocção das folhas de P. oceanica tem sido usada como remédio natural para diabetes e hipertensão, um papel posteriormente confirmado por um estudo in vivo em animais. Além de suas propriedades antidiabéticas, descobriu-se que o extrato de P. oceanica inibe a formação de produtos finais de glicação avançada (AGEs) in vitro.

Em conclusão, P. oceanica é uma planta marinha rica em metabólitos secundários que recentemente tem mostrado algumas propriedades importantes aplicáveis ​​à saúde humana. No geral, P. oceanica mostrou propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, antidiabéticas, antiglicação e a capacidade de suprimir a migração de células cancerígenas.

Um desafio futuro deve incluir o estudo da biodisponibilidade dos metabólitos secundários de P. oceanica  e, portanto, os reais efeitos benéficos na saúde humana para propor esta planta marinha para potenciais aplicações farmacológicas.

Entradas Relacionadas:
Compostos polifelicos de algas marinhas. 

As propriedades preventivas de doenças e medicinais dos compostos polifenólicos vegetais são conhecidas há muito tempo. Como ingredientes ativos, eles são usados ​​para prevenir e tratar muitas doenças não transmissíveis. Nas últimas décadas, as macroalgas marinhas têm atraído a atenção de biotecnólogos e farmacologistas como uma fonte promissora e quase inesgotável de polifenóis. Este grupo heterogêneo de compostos contém muitos biopolímeros com estrutura única e propriedades biológicas que exibem alta atividade anti-infecciosa. Na presente revisão, os estudiosos  enfocam o potencial antiviral de compostos polifenólicos (florotaninos) de algas marinhas e consideram os mecanismos de sua ação, bem como outras propriedades biológicas desses compostos que afetam o progresso e o resultado de infecções virais. 

As algas marinhas são uma fonte potencial de compostos bioativos úteis para aplicações biotecnológicas e podem ser empregadas em diversas áreas industriais com o objetivo de substituir compostos sintéticos por componentes de origem natural. Diversos estudos demonstram que existe um terreno sólido para a exploração de compostos bioativos de algas marinhas, a fim de prevenir doenças e garantir um estilo de vida melhor e mais saudável. Dentre as moléculas bioativas de algas, os compostos fenólicos são produzidos como metabólitos secundários com efeitos benéficos em plantas, e também em seres humanos e animais, devido às suas propriedades bioativas inerentes, que exercem atividades antioxidantes, antivirais e antimicrobianas. 

Compostos naturais marinhos suprimem ou matam patógenos fitopatogênicos através de diferentes mecanismos, incluindo afetar a síntese da parede celular microbiana, permeabilidade da membrana celular, metabolismo de ácidos graxos, sistema respiratório, citoesqueleto, detecção de quorum bacteriano (QS), bem como induzir o sistema imunológico da planta para inibição." NÃO USE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( DEIXAS QUE O TEU ALIMENTO SEJA TUA MEDICINA )

domingo, fevereiro 19

REFORMA PROTESTANTE, O QUE FOI ? QUAL O LEGADO DA REFORMA PROTESTANTE PARA A IGREJA E O MUNDO?

É Preciso voltarmos aos princípios da Reforma Protestante

Dia 31 de Outubro e comemorado o Aniversário da Reforma Protestante. Falaremos um pouco sobre este movimento que mudou consideravelmente não só a história da Igreja Cristã, como o Mundo em geral.

É Conhecido por todos, que de alguma forma estuda sobre esses acontecimentos, que a data estipulada como sendo o início da Reforma Protestante é dia 31 de Outubro de 1517, após o monge agostiniano Martinho Lutero fixar na porta da catedral de Wittemberg, na Alemanha 95 teses, que mostrava os erros e incoerência da Igreja Católica. Porém é preciso salientar que cristãos do mundo todo já haviam expressados sinais de insatisfação e ansiavam por uma mudança dentro da cristandade.

Grandes nomes como: Jhon Wyclif, Jhon Huss, Jerônimo Savonarola e anteriormente grupos como: Os Albigenses (Puritanos) e os Valdenses (Seguidores de Pedro Valdo) em meados do ano (1170 DC.) Já ecoavam uma mudança radical dentro da Igreja, que vivia tempos de luxúria e desvios doutrinários significantes.

Mas o grande estopim que culminou nesta reforma foi sem dúvida, algumas posturas adotadas pela Igreja romana  como as indulgências e aspectos relacionados com a salvação. Desta forma, é possível afirmar que a reforma iniciada por Lutero, foi na verdade um movimento inevitável que aconteceria mais cedo ou mais tarde.Já que neste período a sociedade em geral influenciada pelo pensamento Renascentista, havia tomado consideravelmente um sentimento de mudança e reforma.

Lutero influenciado por esses sentimentos e sem sombra de dúvidas, por um espírito cristão genuíno, foi certamente a pessoa mais indicada a realizar tal tarefa.

Após concluir o seu doutorado em teologia, começou a escrever sermões em salmos, romanos, gálatas e hebreus. Foi após estes trabalhos que passou cada vez mais a se desprender de sua antiga religião. E Finalmente em 1517, após calorosos debates com um outro monge dominicano representante do papa, que estava na Alemanha cobrando indulgências, resolveu reagir afixando na porta do castelo de Wittemberg as 95 teses que condenavam tais abusos. Outro fato significativo, nesta época que não pode ser esquecido e certamente ajudou a difundir as ideias do protestantismo, foi a criação da Imprensa por Gutemberg. Que certamente ajudou muito na divulgação destas ideias por toda a Alemanha e países próximos.

Visto essas coisas, é mais que justo dizer que a Reforma não foi apenas um movimento produzido por homens e sim um ato do próprio Deus dos céus. Que a seu tempo age na história em favor de seu povo.

A Reforma Protestante foi um movimento de reforma que englobou a política, religião e cultura e certamente influenciou grandemente a história da humanidade, transformando o mundo e a Igreja de Cristo.

O Movimento liderado por Lutero, tinha como chave mestra a doutrina da Justificação pela fé e um retorno radical as escrituras e as origens do cristianismo. Movidos por esses princípios, a reforma se espalhou rapidamente por toda a Alemanha e consequentemente a diversos outros países da Europa encontrando eco anos posteriores no mundo todo.Ao longo desse processo, grandes homens surgiram no cenário reformado e de forma brilhante contribuíram para o fortalecimento e expansão do movimento.

Grandes contribuições foram feitas, não somente à reforma, mas ao povo em geral. Enquanto na Alemanha a reforma foi iniciada e liderada por Lutero, na frança e na Suíça contou com Jhon Calvino, Guilherme Farel, Teodoro de Beza, Jhon Knox e Ulrico Zuínglio.

Princípios Fundamentais da Reforma:

No processo da Reforma Protestante foi sintetizado alguns princípios fundamentais ou credos teológicos básicos, então chamados de (05 Solas).
A Palavra Sola, vem do latim e em português significa ”Somente”, e implicitamente rejeitam e contrapõe os ensinamentos da então religião dominante,Sendo assim, ficou definido esses 05 pontos como sendo essenciais para a vida e prática cristã. Sendo eles: Sola Scriptura (Somente a Escritura), Sola Gratia (Somente a Graça), Sola Fide (Somente a Fé), Solus Christus (Somente Cristo) e Soli Deo gloria ( Glória somente a Deus).

Falaremos resumidamente, sobre estes princípios fundamentais da fé reformada a seguir.

Sola Scriptura: (Somente a Escritura)
É preciso relembrar, que a reforma do século XVI, foi acima de tudo, uma tentativa de volta as origens do cristianismo e estabelecer um retorno as escrituras como sendo a autoridade máxima do cristão  em oposição a autoridade ”infalível” do clero. Portanto com o conceito de somente a escritura, os reformadores estavam afirmando que a bíblia era a única fonte de revelação divina escrita por qual o cristão deve ser avaliado e nela contém tudo que o homem necessita para a salvação.
A Sola Scriptura é um princípio fundamental da Reforma e sustenta que as Sagradas Escrituras possuem primazia sobre a tradição e o magistério da Igreja. “Um simples leigo armado com as Escrituras é maior que o mais poderoso papa sem elas.” (Martinho Lutero).

Sola Gratia: ( Somente a Graça)
Este princípio é o ensinamento de que a salvação vem por meio da graça divina ou ´´favor imerecido´´e não por meio de obras, indulgências ou qualquer coisa externa a ela. Sola Gratia é o favor de Deus ao pecador mediante a pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:8,9

Sola Fide: (Somente a Fé)
Este é o ensinamento de que a Justificação ou seja (o ato de ser declarado Justo, apenas por Deus) é recebida somente pela fé sem necessidade das boas obras em contraste com outras doutrinas de que o homem é justificado por obras e fé. Sola Fide é o entendimento de que o homem não pode ser justificado por seus méritos e sim somente pelos de Cristo. “fé produz justificação e boas obras” Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Romanos 3:28

Solus Christus: (Somente Cristo)
É o ensinamento de que Cristo é o único mediador entre Deus e os homens , e não existe salvação em nenhum outro. Solus Christus é o princípio que revela o senhorio de Cristo em contrário aquilo que se entende que Somente Cristo salva e conduz o homem a Deus.

Soli Deo Gloria: (Glória somente a Deus)
Este é o ensinamento de que a glória é devida somente a Deus, pois a salvação é realizada unicamente por sua vontade e ação, através de Jesus Cristo e o Espírito Santo. Soli Deo Gloria é o reconhecimento de que tudo pertence a ele, inclusive o cristão  que deve glorificá-lo em todas as áreas da vida, seja religiosa ou não.

Estamos partindo para o fim deste artigo, já vimos um pouco da história (Ainda que resumida) da Reforma, seus principais princípios teológicos e agora é preciso lembrarmos do legado deste grandioso empreendimento de Deus.

O Legado da Reforma para a Igreja e o Mundo:

Não podemos negar que o maior legado produzido pela Reforma para a Igreja de Cristo foi certamente o retorno e apreço pelas escrituras, levando Lutero a traduzir as escrituras para o idioma alemão e produzindo gradativamente o acesso do povo comum à bíblia, permitindo assim que pessoas simples pudessem conhecer a Deus.

A Doutrina da Justificação pela fé e a do sacerdócio dos santos, defendida pelos reformadores mudou a maneira dos cristãos de se relacionarem com Deus, retirando aquele fardo imposto pela religião dominante e trazendo aquilo que Paulo fala em uma de suas epístolas ´´Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; ´´ Romanos 5:1

Além desses importantes avanços e mudança de paradigmas para a Igreja é preciso lembrarmos, que o legado da reforma ultrapassa os arraiais cristãos expandindo-se ao mundo todo, proporcionando o acesso a educação ao povo, com criações de diversas universidades ainda no século XVI, e posteriormente diversas outras que contribuíram sem sombra de dúvida para o progresso do mundo.
Entre elas, estão as mais renomadas: Harvard (1643) e Princeton (1746), a Universidade Livre de Amsterdam (1881) e Yale fundada em (1640). Além da área educacional, a Reforma certamente abriu caminho para diversas outras áreas, como a ciência e até mesmo na economia! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

PLANTAS MEDICINAIS QUE PODEM AJUDAR NO TRATAMENTO DE VÁRIAS DOENÇAS:

Para cada doença ou problema relacionado à saúde é possível utilizar várias espécies de plantas medicinais. A escolha da espécie mais apropriada depende do estágio da doença, das condições próprias do paciente e das ações farmacológicas pretendidas. A escolha de plantas medicinais agrupadas por doença ou problema relacionado à saúde aqui apresentadas, tem finalidade didática, não implicando em indicação direta quanto ao uso. Assim, a escolha da espécie mais apropriada para cada paciente exigirá de cada profissional de saúde, de cada fitoterapeuta um estudo mais detalhado antes da prescrição.
1. Doença do sistema nervoso:

Cefaleia crônica:

  1. Lavanda officinalis chix
  2. Lippia Alba ( mill ) n.e.ex. Britto & p.wilson

Demência:

  1. Curcuma longa L.

Neuralgias:

  1. Baccharis trimera ( Less ) Dc.
  2. Hypericum perforatum L.
  3. Óleo euro para L.

Síndrome da fadiga crônica:

  1. Curcuma longa L. 
  2. Pfaffia glomerata ( spren) pederson.

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade:

  1. Centelha asiática ( L.) Urb.
  2. Hydrocotyle Umbellata L.                                                         " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( A FITOTERÁPIA TRATA A PESSOA COMO UM TODO NO CONTEXTO DE TODOS OS ASPECTOS DA VIDA INDIVIDUAL: FISIOLOGIA, COMPORTAMENTO, MEIO AMBIENTE E CONSCIÊNCIA)

sábado, fevereiro 18

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " COUTAREA HEXANDRA ( JACG ) K. SCHUM. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Coutarea hexandra (Jacq.) K.Schum.
Família: 
Rubiaceae
Sinonímia científica: 
Portlandia acuminata Willd. ex Schult.
Partes usadas: 
Casca, entrecasca.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Heterósidas saponínicas, salsapogênicas, esmilagenina, parigenina, ácido salsápico, resina, esteróis, glicose, ácidos graxos, flavonoides, cumarinas.
Propriedade terapêutica: 
Antimicrobiana, diurética, abortiva, anti-inflamatória, cicatrizante, analgésica.
Indicação terapêutica: 
Febre intermitente, malária, paludismo, ferida, inflamação, cálculo biliar.

Origem, distribuição:

Distribuição do México até América tropical. Nativa do Brasil, amplamente distribuída em regiões úmidas da Amazônia e Mata Atlântica.

Descrição:

Espécie arbórea atinge até 5,5 m, tronco tortuoso e copa globosa, com inflorescência rósea, extremidade dos ramos achatada, levemente estriada. Folha e margem do limbo inteira, filotaxia oposta. Frutos em cápsulas com bastantes sementes.

Usada como planta ornamental em paisagismo. A madeira é empregada na confecção de cabo de pequenas ferramentas, lenha e carvão. Considerada "árvore rara" devido ao extrativismo predatório para uso medicinal.

Uso popular e medicinal:

Trabalhos científicos têm sido realizados para comprovar o extenso uso etnomedicinal de C. hexandra como analgésico e anti-inflamatório. De sabor amargo, a casca é usada contra febre intermitente, malária (ou paludismo), feridas e inflamações.

Estudos fitoquímicos revelaram a presença de flavonoides e cumarinas em extratos de C. hexandra.

Um estudo farmacológico atesta que o extrato aquoso da entrecasca possui efeitos anti-inflamatório e antinociceptivo e não apresenta toxicidade aguda em camundongos. O efeito antinociceptivo não está relacionado à ativação dos sistemas opioide e adenosina e ao menos parcialmente é decorrente da atuação do extrato aquoso em nível central.

Outro estudo verificou a ação antimicrobiana das cascas. O extrato etanólico das cascas foi submetido a testes qualitativos de difusão em discos para nove microrganismos de diferentes classes: Gram-positivas, Gram-negativas, álcool ácido-resistentes e leveduras. O extrato etanólico apresentou substâncias ativas para bactérias Gram-positivas e levedura e inativo para todos os microrganismos Gram-negativos.

Outro trabalho avaliou o potencial anti-hepatotóxico de extratos de cascas e folhas provenientes de C. hexandra e de outro vegetal também conhecido por quina: Strychnos pseudoquina. A autora afirma que os extratos das cascas (100 e 200 mg/kg) e das folhas (100 e 300 mg/kg) de C. hexandra aumentam significativamente o nível de albumina sérica quando comparado com o grupo controle com hepatotoxicidade induzida por paracetamol. Comparado a  estudos histológicos que sugerem que o extrato das cascas quando administrado na dose de 100 mg/kg tenha efeito anti-hepatotóxico, os resultados dos parâmetros bioquímicos não sustentam essa hipótese. Conclui que os extratos de cascas e folhas de C. hexandra têm fraco efeito anti-hepatotóxico em toxicidade induzida por paracetamol em ratos.

Cita-se que o chá da casca é popularmente utilizado no tratamento da malária em substituição às espécies de Chinchona. A casca inferior cozida (decocto) é empregada contra cálculos biliares para amenizar as dores da vesícula. Ensaios farmacológicos com animais têm demonstrado propriedade anti-inflamatória do extrato. Um estudo utilizando compostos isolados da casca sobre cobaias revelou que uma destas substâncias exerceu efeito relaxante sobre a traqueia. Externamente pode servir como cicatrizante contra feridas sob forma de banho e ou compressa.

A composição química contém heterósidas saponínicas, salsapogênicas, esmilagenina, parigenina, ácido salsápico, resina, esteróis, glicose e ácidos graxos! NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( AS PLANTAS MEDICINAIS VÃO ALÉM DA COMPREENSÃO DA MEDICINA )

O ECUMENISMO É CERTO OU ERRADO? VAMOS ENTENDER?

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
1 Timóteo 2:5

Ecumenismo é o processo de busca da unidade. O termo ecumênico provém da origem grega, designando “toda a terra habitada”. Num sentido mais restrito, emprega-se o termo para os esforços em favor da unidade entre igrejas cristãs; num sentido lato, pode designar a busca da unidade entre as religiões. Trazendo mais por ponto de vista de nossa sociedade, o ecumenismo significa a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs, de segmentos diferentes como a católica e a protestante. É como se fosse uma situação em que igrejas que pensam de maneira diferente devam trabalhar juntas, respeitando, tolerando ou até mesmo admitindo a maneira de pensar umas das outras. E nesse contexto, muito se é enfatizado que se deve trabalhar em unidade, sempre se falando de amor e comunhão, que são pregados por indivíduos aderentes ao ecumenismo. Mas para nossa realidade cristã, o ecumenismo de fato seria um avanço? Ou seria algo prejudicial? Como lidar com um movimento com essas “virtudes”? Sempre devemos buscar uma orientação de Deus para esse e qualquer outro caso.

O movimento ecumênico, tal como o conhecemos hoje, surgiu a partir da Conferência Missionária Mundial, realizada em 1910 em Edimburgo, na Escócia. A principal expressão atual desse movimento é o Conselho Mundial de Igrejas, criado na Holanda em 1948, idealizada e realizada por John Mott, metodista. Em sua motivação original, o ecumenismo foi uma reação contra as múltiplas e profundas divisões existentes no cristianismo. Um exemplo claro pode ser visto na questão do conceito que católicos adotam que se difere muito do conceito dado pelos crentes protestantes. A vinda desse movimento se mostrou muito linda, logo que foi seguida por outras conferências. Ela mostra um cenário pacífico. Sem discórdias. Sem discriminações. Sem conflitos. Sem os grandes problemas gerados pela religião. Todas as pessoas vivendo numa paz, que parece impossível de ser vivida nos dias de hoje. A idéia que o movimento ecumênico traz consegue, é todo esse bem estar na vida do ser humano, mostrando que sua aderência seria o melhor caminho para chegarmos a vontade de Deus para os homens. Mas será que de fato é assim?

Quando se tenta sustentar um movimento como este, os ecumênicos dão sempre ênfase ao amor de Deus. Tal amor é uma característica importantíssima da natureza divina ( 1 João 4-8 ), porém, pra justificar o que é profano e não agradável a Deus, não usam a Justiça de Deus como uma defesa do seu movimento, visto que tal característica de Deus seria contra os valores defendidos pelo ecumenismo. Em outras palavras, usam as verdades bíblicas apenas em situações que lhe convém. Fala-se do amor de Deus, mas não de Sua justiça. Fala-se da unidade, mas não da santidade. Tudo que é contrário às idéias ecumênicas, é evitado pelos defensores desse movimento. Apesar de biblicamente o ecumenismo ser um movimento incoerente, ele tem crescido de maneira notável na sociedade em que vivemos. Basta se olhar e ver que artistas evangélicos tem se envolvido em situações um tanto quanto confusas. Vemos que padres elogiam os mesmos artistas pelas suas músicas, e que algumas delas são introduzidas em suas capelas. Com a situação já desse jeito, como reverter algo que vem crescendo dia após dia?

Imagine, uma que uma sociedade, venha a aderir ao ecumenismo. Será que seria favorável aos cristãos uma nação que tenha uma ideologia ecumênica? Como já vimos, é um movimento que destaca muito a paz que o próprio proporciona entre seguidores de religiões diferentes, pois visa acabar com os conflitos existentes entre eles. Em outras palavras, é um movimento que de certa forma “uniria” as diferentes crenças com o fim de não se haver lutas ou discórdias entre as mesmas.

Como isso seria para os cristãos? Em relação às doutrinas, que são detalhadas em vários textos da Bíblia? Como numa sociedade onde o ecumenismo é presente, falar sobre salvação, dizendo que Jesus é o único Caminho para a raça humana poder se salvar, poder se achegar a Deus, se em outras religiões muitos acreditam alcançar isso somente por boas obras, ou por serem possuidores de um bom caráter, ou até mesmo alcançar isso por outros deuses? Com essas e outras questões, é bem visível observar que o ecumenismo é no mínimo inviável. Seria muito conflito só nas idéias que cada religião acredita!

Mas os defensores ecumênicos teriam ainda outras justificações para seu movimento. Uma delas é a grande mortandade e prejuízo que os conflitos gerados por religiosos tem acarretado na vida das pessoas. Podem citar, por exemplo, as Cruzadas em que muitas pessoas morreram. Ou até mesmo a época em que Calvino governava uma cidade na Suíça, em que quem não obedecesse ao estilo de vida imposto ali, sofreria uma dura punição, como aconteceu com o médico Miguel de Servet, que foi queimado vivo. Essas e tantas outras histórias serviriam como base de defesa pro movimento ecumênico, mas será que elas provam que o Ecumenismo é uma ótima solução para a sociedade?
Pense agora nas conseqüências do movimento ecumênico, respondendo as seguintes perguntas:

– Seria possível você falar baseado em suas crenças naquilo que acredita sem discordar de outros?
– Uma discordância de sua parte, seria considerada preconceito religioso?
– Como se uniriam tantas religiões com pensamentos tão diferentes?
– Como seria essa “religião ecumênica”?

Como pode se ver, tentar responder a qualquer uma dessas perguntas é uma missão bem complicada. Fica bem claro que o ecumenismo, não seria aquilo que dizem ser. Pode ser uma estratégia, um plano, ou qualquer outra coisa, mas está longe de ser uma solução e de ser a verdade em que devemos caminhar. Devemos nos basear na Bíblia, pois nela podemos sim construir uma vida religiosa de acordo com a vontade de Deus. Cuidado para não se enganar com quaisquer ideais que se apresentam por aí, pois muitas vezes, elas são muito bem pensados e tramados, e quando estão em execução, destroem seus opositores e corrompe seus adeptos! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?