quarta-feira, março 1

ALIANÇA DOS SETE ANOS, O SANTO CONCERTO E A VINDA DO SENHOR:

De acordo com as profecias de Daniel, setenta semanas de anos estão determinadas para que os pecados de Jerusalém sejam extintos e para o cumprimento da profecia, para que a justiça eterna se cumpra, ou seja, para a chegada do Senhor.

( Livro de Daniel 9:24 )

Já se passaram sessenta e nove semanas de anos.
Houve um intervalo no tempo com a morte e ressurreição de Cristo até os tempos atuais.

( Livro de Daniel 9: 25-26 )

Falta ainda se cumprir uma semana de anos.
A última das setenta semanas de anos irá ser a aliança dos sete anos.

A aliança dos sete anos irá ser uma aliança para a realização do santo concerto de Israel.
O Terceiro Templo estará erguido, a lei, o contínuo sacrifício e a oferta de manjares estarão sendo celebrados.
O santo concerto irá ser desfeito pelo anticristo na metade dos sete anos.

( Livro de Daniel 9: 27 )

A aliança dos sete anos irá possuir a duração de 2300 dias; não são sete anos literais; ela termina no sétimo ano.

( Livro de Daniel 8: 13-14 )

Ao final da aliança dos 2300 dias, o santuário será purificado por Deus. Jesus Cristo estará sobre a terra pois é Ele quem purificará o Templo de Jerusalém.

( Livro de Daniel 8: 13-14 ) Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " BIXA ORELLANA L. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: ( BASEADO EM PESQUISA CIENTÍFICA )


O urucum é rico em carotenoides, tocoferóis, flavonoides, vitamina A, fósforo, magnésio, cálcio e potássio, possuindo propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias, e, por isso, pode ter vários benefícios para a saúde, como fortalecer os ossos, controlar a glicemia, prevenir doenças cardiovasculares, manter a saúde do cérebro e tratar problemas de pele, por exemplo.

Além de ser usado pelas suas propriedades medicinais, o urucum também é utilizado como corante em produtos cosméticos e nas indústrias têxtil e de tintas. Na culinária, a trituração das sementes dá origem ao colorau, utilizado como condimento alimentar.

O urucum é um fruto da árvore urucuzeiro e seu nome científico é Bixa orellana e pode ser comprado em supermercados, lojas de produtos naturais ou feiras livres, sendo importante que seu uso seja orientado por um profissional de saúde ou um fitoterapeuta com experiência em plantas medicinais ou outro profissional da saúde que tenha experiência com plantas medicinais.

1. Melhorar a saúde dos olhos:

O urucum é rico em carotenoides, como a bixina e a norbixina, encontradas principalmente na camada externa da semente, e vitamina A, que são importantes para manter a visão, proteger os olhos e evitar problemas de visão como olhos secos e cegueira noturna. Por isso, esta planta pode ser utilizado por quem deseja melhorar a saúde dos olhos. 

2. Combater o envelhecimento da pele:

O urucum é rico em carotenoides, terpenoides, flavonoides e tocotrienois que têm forte ação antioxidante e que, por isso, ajudam a prevenir e combater o envelhecimento da pele e o surgimento de linhas de expressão, por combater os radicais livres que provocam danos nas células.

3. Prevenir doenças cardiovasculares:

Os tocotrienois presentes no urucum, por sua ação antioxidante potente, ajudam na redução do colesterol ruim que é responsável por formar placas de gordura nas artérias e, assim, esta planta ajuda a prevenir e reduzir o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.

4. Controlar a pressão arterial:

O urucum é rico em potássio, que é um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial, especialmente quando está alta, porque causa um relaxamento dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão sanguínea.

Além disso, o magnésio presente no urucum age como um bloqueador natural dos canais de cálcio, inibindo a liberação de um neurotransmissor, a norepinefrina, responsável por aumentar a pressão arterial, e assim, também contribui para reduzir a pressão sanguínea.

5. Regular o açúcar no sangue:

Alguns estudos mostram que os tocoferóis presentes no extrato das folhas de urucum podem melhorar a resistência à insulina, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, podendo ser um importante aliado no tratamento da diabetes.

6. Melhorar o sistema digestivo:

Por ser rico em fibras, as folhas e as sementes do urucum ajudam a melhorar o funcionamento do sistema digestivo, contribuindo para uma boa digestão e para melhorar a absorção de nutrientes pelo intestino.

7. Manter os ossos saudáveis:

O urucum é rico em cálcio, magnésio e fósforo que são minerais fundamentais para fortalecer, aumentar a resistência e manter a saúde dos ossos, o que pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose, osteopenia ou raquitismo, por exemplo.

8. Manter a saúde do cérebro: 

O urucum é rico em anti-inflamatórios e antioxidantes como os carotenoides e tocotrienois que previnem os danos nas células causados pelos radicais livres, mantendo o cérebro saudável e ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer, por exemplo.

9. Cicatrizar a pele:

Alguns estudos mostram que as folhas do urucum possuem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, reduzindo a produção de substâncias como as prostaglandinas e citocinas, podendo ser utilizadas para auxiliar no tratamento de feridas da pele, queimaduras, cortes ou psoríase, por exemplo, por acelerar a cicatrização da pele. 

10. Eliminar fungos e bactérias:

Alguns estudos laboratoriais mostram que o extrato das folhas de urucum é capaz de eliminar fungos, principalmente Candida albicans e Aspergillus niger, além de bactérias como:

  • Staphylococcus aureus que causam infecções pulmonares, de pele e ósseas;
  • Escherichia coli que causa infecção urinária;
  • Pseudomonas aeruginosa que causa infecções pulmonares, infecções nos ouvidos e infecções urinárias;
  • Streptococcus faecalis que causa infecção urinária;
  • Shigella dysenteriae que causa diarreia bacteriana.

No entanto, ainda são necessários estudos em humanos para comprovar esses benefícios.

11. Ajudar a combater o câncer:

Investigações feitas com células de mieloma e do câncer de próstata, pâncreas, fígado, cólon, estômago, pulmão e pele, demonstraram que a bixina, um carotenoide presente no urucum, possui ação anti-proliferativa, o que significa que reduz o crescimento das células do câncer.

Além disso, os carotenoides como a bixina e a norbixina, e os tocotrienois do urucum, têm potente ação antioxidante, que agem combatendo os radicais livres que causam mais danos nas células. Entretanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.

Como usar:

As partes utilizadas do urucum são as folhas ou a semente de onde são extraídas suas substâncias ativas. As principais formas de usar o urucum são:

  • Chá de urucum, que pode ser feito a partir das folhas secas ou frescas ou das sementes de urucum;
  • Óleo de urucum para culinária: misturar 300 g de sementes de urucum em 1 litro de óleo de girassol. Aquecer um pouco até que o óleo fique avermelhado. Desligar o fogo, esperar esfriar e usar o óleo para temperar saladas ou para cozinhar;
  • Cápsulas de urucum: pode-se tomar 1 cápsula de urucum de 250 mg, até 3 vezes ao dia, antes das refeições. Estas cápsulas podem ser compradas em farmácias, drogarias ou lojas de produtos naturais.

Outra forma de usar o urucum é em pomadas, que são fabricadas com o extrato desta planta e podem ser compradas prontas em farmácias ou drogarias, usadas para cicatrização da pele, em casos de psoríase, feridas ou queimaduras, por exemplo. No entanto, é importante consultar um profissional de saúde ou um fitoterapeuta com experiência em plantas medicinais antes de usar a pomada.

Como fazer o chá de urucum:

O chá de urucum pode ser feito usando as folhas ou as sementes.

Ingredientes

  • 8 a 12 folhas secas ou frescas ou 1 colher de sopa de semente de urucum;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Para fazer o chá de urucum, deve-se ferver 1 litro de água. Após fervida, tirar do fogo e adicionar as folhas ou as sementes, deixando por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, coar e beber 2 a 3 xícaras por dia.

Possíveis efeitos colaterais:

O urucum é seguro para a maioria das pessoas quando usado na forma de pomada para a pele ou consumido na forma de colorau em pequenas quantidades na alimentação. 

Para as folhas de urucum, o recomendado é usar até 750 mg por dia por no máximo 12 meses e, para as sementes, deve-se evitar o uso prolongado pois não existem informações suficientes para saber se são seguras ou quais podem ser os efeitos colaterais.

O urucum pode causar alergia e deve-se procurar ajuda de um profissional de saúde  imediatamente ou o pronto socorro mais próximo se surgirem sintomas alérgicos como dificuldade para respirar, náuseas, vômitos ou convulsões.

Quem não deve usar:

O urucum não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação pois não existem estudos suficientes que comprovem sua segurança. Além disso, pessoas que irão realizar cirurgias também devem evitar o uso do urucum, já que pode alterar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, o urucum deve ser usado com precaução por pessoas que usam medicamentos para diabetes como glimepirida ou insulina, por exemplo, pois pode causar diminuição brusca da glicemia e levar ao aparecimento de sintomas de hipoglicemia como excesso de suor, nervosismo, agitação, tremores, confusão mental, palpitações ou desmaio.

O urucum também não deve ser utilizado por pessoas que tenham insuficiência renal ou que estejam fazendo uso de medicamentos para tratar a hipertensão e diuréticos." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( AS PLANTAS MEDICINAIS SÃO AQUELAS CAPAZES DE ALIVIAR OU CURAR ENFERMIDADES E TÊM TRADIÇÃO DE USO COMO REMÉDIO EM UMA POPULAÇÃO OU COMUNIDADE ).

ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " BIXA ORELLANA L. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Bixa orellana L.
Família: 
Bixaceae
Sinonímia científica: 
Bixa americana Poir.
Partes usadas: 
Semente, raiz, folhas.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Flavonoides, flavonas, ácidos fenólicos, açúcares livres, ácidos graxos saturados, carotenoides, bixinos, norbixina, vitamina C.
Propriedade terapêutica: 
Expectorante, hipotensor, vermífugo, afrodisíaco, digestivo.
Indicação terapêutica: 
Emagrecimento, bronquite, faringite, doenças pulmonares, asma, febre, moléstias cardiovasculares, ferimentos, queimaduras, inflamação.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: annatto, lipstick tree
  • Francês: rocouyer, rocou, roucou

Origem, distribuição:
Amazônia brasileira.

Descrição:
Arbusto de 2 a 5 m de altura, 10 cm de diâmetro, peciolos largos, folhas alternas, inteiras, simples, ovadas. Inflorescência em panículas terminais, flores vistosas, andróginas, rosadas com manchas púrpuras.

Fruto cápsula ovoide loculicida com numerosas sementes ovoides recobertas por um arilo espinhoso, descoloração variando de amarelo pardo a vermelho púrpuro.

Propaga-se por semente. Desenvolve-se satisfatoriamente sob as mais diversas condições climáticas, preferindo solos profundos, permeáveis e bem drenados.

Denomina-se urucum o fruto e urucuzeiro a árvore.

 Uso popular e medicinal:

O urucum é utilizado tradicionalmente pelos índios brasileiros (juntamente com o jenipapo, de coloração preta) e peruanos como fonte de matéria-prima para tinturas vermelhas para os mais diversos fins, principalmente proteger a pele contra o sol e picada de insetos. Há também o simbolismo de agradecimento aos deuses pelas colheitas, pesca ou saúde do povo.

No Brasil, a tintura de urucum em pó é conhecida como colorau, é usada na culinária para realçar a cor dos alimentos. Esta espécie vegetal ainda é cultivada por suas belas flores e frutos atrativos. Ao passar urucum na pele ele penetra nos poros. Ao longo do tempo, a pele passa a ter uma tonalidade avermelhada constante e definitiva, pois os poros se entopem de urucum e não conseguem mais eliminá-lo.

O fruto é rico em cálcio, fósforo, ferro, aminoácidos e vitaminas B2, B3, A e C. Contém cianidina, ácidos elágico e salicílico, saponinas e taninos, fitoquímicos que ajudam a prevenir e tratar doenças.

Costumam misturar as sementes com óleo de coco ou azeite de oliva para produzir um remédio caseiro para uso tópico em queimaduras, feridas e picadas de insetos, sem ocorrer a formação de cicatrizes.

As sementes também são usadas com sucesso para a cura da icterícia. Para crianças, o chá das sementes deve ser dado para matar vermes. O uso da tintura remonta a antiguidade, para tratar doenças venéreas e controlar os sintomas da menopausa. 

O chá das folhas regula o nível do colesterol, trata hepatite, malária, diminui a pressão sanguínea e combate os efeitos de mordida de cobras venenosas. Possui propriedades expectorantes, limpando o muco acumulado e combatendo a asma, tosse e bronquite. Para quaisquer dessas condições, deve-se ferver 10 folhas em 1 litro de água por 10 minutos exatos. Divida em 3 partes, que devem ser consumidas de manhã, à tarde e à noite. Caso o problema seja no exterior do corpo, faça a mesma receita e aplique de maneira tópica por várias vezes no dia.

Para tratar hemorroida, deve-se ferver 1 vagem seca em 1 xícara de água e beber pelo menos 3 vezes na semana, até quando necessário.

Emagrecimento. Usam-se as sementes para queimar calorias, acelerar o metabolismo e diminui o colesterol: 3 sementes (2 x dia) na 1ª quinzena, 4 sementes na 2ª quinzena (2 x dia), 5 sementes na 3ª quinzena (2 x dia) e assim segue até completar 3 meses. 

Hipotensor, vermífugo, afrodisíaco, expectorante, doenças pulmonares, asma, bronquite, faringite, febres e moléstias cardiovasculares. Usam-se as folhas em infusão. 

Ferimentos e queimaduras. Usam-se as sementes em pó.

Digestivo e anti-inflamatório. Usam-se a raiz em decocção.

Outros usos:
Quando industrializadas as sementes produzem um pó vermelho denominado colorau, empregado em tempero culinário.

Utilizado pelos indígenas como repelente e protetor da pele contra os raios solares.

O arilo contém o pigmento bixina, uma matéria-prima de corantes.

O resíduo das cápsulas, após a retirada das sementes, pode ser empregado como adubação orgânica, cobertura morta e em mistura com ração para alimentação animal.

A tintura do fruto é poderoso antídoto do ácido cianídrico, veneno contido na raiz da mandioca." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( AS PLANTAS MEDICINAIS SÃO AQUELAS CAPAZES DE ALIVIAR OU CURAR ENFERMIDADES E TÊM TRADIÇÃO DE USO COMO REMÉDIO EM UMA POPULAÇÃO OU COMUNIDADE ).

terça-feira, fevereiro 28

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " PALICOUREA RIGIDA KUNTH. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Sinonímia 
Psychotria noxia A. St.-Hil.
Família 
Rubiaceae
Informações gerais:

Ocorre desde o México até a Argentina. No Brasil é encontrada, principalmente, no bioma Cerrado, nos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás. Além do valor medicinal esta espécie também apresenta considerável valor ornamental. Suas principais indicações são: antifúngica, antisséptica, anti-inflamatória, cicatrizante, cardiotônica, diurética.

Descrição da espécie: 

Planta subarbustiva, arbustiva ou arvoreta, com até 2 m de altura, caules cilíndricos, raramente tetragonais, curtos e glabros, com casca espessa, fendida longitudinalmente; folhas simples, opostas, subopostas, rígidas, coriáceas, geralmente glabras, sésseis ou curto-pecioladas, obovadas ou ovadas, elípticas ou oblanceoladas, base aguda à obtusa, ápice arrendondado ou agudo, medindo de 10,5 a 21,0 cm de comprimento x 3,5 a 14,5 cm de largura, com nervura principal espessa e de cor amarelada; as flores são amarelas ou alaranjadas, em grandes inflorescências terminais, em panículas multifloras, piramidal ou cilíndrica, de eixo amarelo ou avermelhado; fruto em drupa ovoide, com cerca de 4,5 mm de comprimento, de coloração roxo-escura a negra. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( AS PLANTAS MEDICINAIS SÃO AQUELAS CAPAZES DE ALIVIAR OU CURAR ENFERMIDADES E TÊM TRADIÇÃO DE USO COMO REMÉDIO EM UMA POPULAÇÃO OU COMUNIDADE ).

SIGNIFICADOS DE ANJOS MINISTRADORES; TEXTO ( HEBREUS 1: 14 )

“Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles
que hão de herdar a salvação?” ( Hebreus 1: 14 )

Os anjos (do grego angelos e do hebraico malachins, ambos significando mensageiros), são seres espirituais criados por Deus. Também são os anjos espíritos ministradores enviados por Deus em favor das pessoas que irão herdar a salvação. Os anjos são espíritos ministradores, mas afinal das contas, são espíritos ministradores de quê? A Bíblia nos mostra que os anjos ministram as seguintes bênçãos espirituais ao povo de Deus:

Anjos Ministradores da Proteção Divina:

“O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra” ( salmo 34: 7 )

“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos”
( salmo 91:11 )

Os anjos são enviados pelo Senhor para ministrar a proteção do Senhor sobre a vida do seu povo, conforme registrado nos dois versículos anteriores.

Anjos Ministradores da Libertação Divina:

“E, quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite, estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão. E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro no lado, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! E caíram-lhe das mãos as cadeias.

E disse-lhe o anjo: Cinge-te e ata as tuas sandálias. E ele o fez assim. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa e segue-me. E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão. E, quando passaram a primeira e a segunda guarda, chegaram à porta de ferro que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele. E Pedro, tornando a si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que o povo dos judeus esperava” ( Atos 12: 6-11 )

O rei Herodes havia mandado prender o apóstolo Pedro. Na prisão, Pedro foi visitado por um anjo do Senhor que lhe ministrou a libertação daquela prisão.

Anjos Ministradores de Apoio ao Evangelismo:

“E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto. E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração” ( Atos 8: 26-27 )

“E havia em Cesaréia um varão por nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana, piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus. Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio! Este, fixando os olhos nele e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus. Agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. Este está com um certo Simão, curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer. E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço” ( Atos 10: 1-7 )

Um anjo disse para Filipe ir para a banda do Sul e, no caminho, Filipe encontrou um eunuco etíope, que veio a se converter a Cristo. Outro anjo pediu a Cornélio para que este procurasse o apóstolo Pedro e, no final da história, Cornélio também foi salvo. Com isso podemos perceber claramente que os anjos também atuam como espíritos ministradores de apoio ao evangelismo de pessoas. Os anjos não salvam nenhuma pessoa, mas interferem na vida dos evangelistas para que eles ganhem almas para o Senhor e também interferem na vida das pessoas para que elas procurem alguém para lhe expor o evangelho e a salvação de Deus.

Anjos Ministradores da Provisão Divina:

“E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho” ( 1 Reis 19: 4-7 )

Elias estava sendo perseguido, cansado, com fome e com sede. E eis que Deus envia a ele um anjo para lhe ministrar uma provisão de mantimentos. Dessa forma, existem anjos ministradores também de provisão de mantimentos.

Anjos Ministradores da Cura Divina:

“Ora, em Jerusalém há, próximo à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos: cegos, coxos e paralíticos, esperando o movimento das águas. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse” ( João 5: 2-4 )

Nesse trecho vemos que também existem anjos ministradores da cura divina, que trazem a cura de Deus para o seu povo. Não que o anjo cure pelo seu próprio poder, mas ele o faz usando o poder de Deus, poder que lhe foi delegado pelo seu Senhor, o Altíssimo.

Anjos Ministradores do Conforto Divino:

“E, saindo, foi, como costumava, para o monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram. E, quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o confortava. ( Lucas 22: 39-43 )

Nesse momento tão angustiante da vida de Jesus, quando ele sabia que a hora da sua crucificação estava chegando, Deus enviou a Jesus um anjo para confortá-lo nesse momento tão intenso de dor emocional. Portanto, os anjos de Deus ministram também o conforto divino. Os anjos de Deus podem assumir a forma humana, isto é, se materializarem em forma de pessoas, como está escrito:

“Depois, apareceu-lhe o SENHOR nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, quando tinha aquecido o dia. E levantou os olhos e olhou, e eis três varões estavam em pé junto a ele. E, vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, e inclinou-se à terra” ( Genesis 18: 1-2 )

“E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e, vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra. E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: Não! Antes, na rua passaremos a noite. E porfiou com eles muito, e vieram com ele e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete e cozeu bolos sem levedura, e comeram” ( Genesis 19: 1-3 )
“Não vos esqueçais da hospitalidade, porque, por ela, alguns, não o sabendo, hospedaram anjos”
( Hebreus 13:2 ).

Por isso, temos que ficar atentos quando os anjos nos visitarem, com o objetivo de nos ministrarem as bênçãos de Deus. Mas, para que aconteçam mais manifestações dos anjos do Senhor em nossas vidas, precisamos crer mais no sobrenatural de Deus! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ". 

segunda-feira, fevereiro 27

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " UNCARIA TOMENTOSA ( WILLD EX. SCHULT. ) DC. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Uncaria tomentosa (Willd. ex Schult.) DC.
Família: 
Rubiaceae
Sinonímia científica: 
Uncaria tomentosa var. dioica Bremek.
Partes usadas: 
Folha, raiz, casca.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Esteroides (beta-sitosterol, estigmasterol, campesterol), princípios ativos antioxidantes (catequinas, procianidinas), glicosídeos do ácido quinóvico (casca e raíz).
Propriedade terapêutica: 
Analgésica, anti-inflamatória, antimutagênica, antioxidante, antiproliferativa, antitumoral, antiviral, citoprotetora, citostática, citotóxica, depurativa, diurética, hipotensiva etc.
Indicação terapêutica: 
Desordens imunológicas e reumáticas, gastrite, úlcera, câncer, nevralgia, inflamação (intestino, estômago), doenças virais, síndrome do intestino solto, diverticulite.

Nomes em outros idiomas:

  • Inglês: cat´s claw
  • Espanhol: uña de gato
  • Francês: liane du Pérou, griffe de chat
  • Alemão: katzenkralle
  • Italiano: unghia di gatto

Origem, distribuição
Unha-de-gato é planta indígena da floresta Amazônica e outras áreas tropicais da América do Sul e Central.

Descrição:
A planta é uma vinha de madeira larga e seu nome é proveniente dos espinhos em forma de gancho que crescem ao longo da vinha e envolvem a planta. Duas espécies próximas da Uncaria são utilizadas quase como substitutas nas florestas: U. tomentosa e U. guianensis. Ambas as espécies podem alcançar mais de 30 m de altura. A primeira possui espinhos pequenos e flores branco-amareladas enquanto a outra possui flores laranja-avermelhadas e espinhos mais curvados.

Unha-de-gato é uma das plantas medicinais peruanas de maior importância. No 1º Congresso Internacional desta espécie patrocinada pela Organização Mundial da Saúde (WHO), foi considerada a mais importante descoberta desde a quinina, árvore peruana descoberta no século XVII.

Uso popular e medicinal:
Os asháninka (tribo indígena do Peru) utilizam a unha-de-gato para asma, inflamações do trato urinário, recuperação do parto, purificador dos rins, cura de ferimentos profundos, artrite, reumatismo, dor óssea, inflamação, úlceras gástricas e câncer. Outras tribos peruanas utilizam a unha-de-gato para tratar diabetes, câncer do trato urinário feminino, hemorragias, irregularidades na menstruação, cirrose, febres, abscessos, gastrite, reumatismo, inflamações, lavagem interna, tumores e "normalizar o corpo".

Tribos indígenas na Colômbia utilizam a vinha para tratar gonorreia e disenteria.

A unha-de-gato também tem sido utilizada como contraceptivo por diversas tribos do Peru. 

Com tantos usos documentados, pesquisadores e cientistas do Ocidente tem dedicado estudos sobre as propriedades dessa planta. No início dos anos 70 foi organizado na Áustria o primeiro trabalho. A partir de então diversos extratos foram vendidos na Áustria e Alemanha como fitoterápicos. 

Quatro patentes americanas descreveram procedimentos de extração para um grupo de princípios ativos denominados alcaloides oxíndoles e a imunoestimulação destes alcaloides encontrados na vinha e raíz da planta.

Vários estudos indicaram que duas frações inteiras dos alcaloides oxíndoles, casca da vinha inteira e/ou extratos da casca e raíz, ou ainda seis alcaloides oxíndoles testados individualmente, aumentaram a função imune em 50% em pequenas quantidades, relativamente. Pesquisadores canadenses documentaram que um extrato integral da vinha demonstrou um forte efeito imunoestimulante. Pesquisadores peruanos demonstraram que um extrato integral da vinha aumentou a função imune em ratos a uma dosagem de 400 mg/kg.

Unha-de-gato tem sido utilizada no Peru e na Europa desde o início dos anos 90 como tratamento adjuvante para câncer e AIDS, assim como em outras doenças que afetam o sistema imunológico.

Cinco dos alcaloides oxíndoles foram documentados clinicamente com propriedades antileucêmicas in vitro e diversos extratos da casca e raiz demonstraram propriedades antimutagênica e antitumorais. Pesquisadores italianos reportaram em um estudo in vitro em 2001 que o vegetal inibiu diretamente o crescimento celular do câncer de mama em 90%, enquanto outro grupo reportou que ela inibiu uma camada de estrógenos em células de câncer de mama humano in vitro.

Pesquisadores suíços documentaram que ela inibiu o crescimento in vitro de células de linfoma e leucemia em 1998. Pesquisas subsequentes têm reportado que a unha-de-gato pode auxiliar a reparação do DNA celular, prevenir a mutação de células, ajudar na prevenção da diminuição de glóbulos brancos e danificação imunológica causada por diversas drogas quimioterápicas.

Outra área significante de estudo têm focado nas propriedades anti-inflamatórias da planta devido a presença de esteroides (beta-sitosterol, estigmasterol, campesterol), princípios ativos antioxidantes (catequinas, procianidinas) e glicosídeos do ácido quinóvico (encontrados na casca e raíz). Os resultados destes estudos validam a longa história de utilização indígena para artrite, reumatismo, inflamação estomacal e desordens de intestino.

Foi demonstrado clinicamente a eficácia contra úlceras estomacais em um estudo in vivo com ratos. 

Na Fitoterapia atual, unha-de-gato é empregada no mundo inteiro nas diferentes condições incluindo desordens imunológicas, gastrite, úlcera, câncer, artrite, reumatismo, desordens reumáticas, nevralgias, inflamações crônicas de todos os tipos e até doenças virais como herpes zóster (ou cobreiro, uma erupção cutânea com bolhas causada pelo vírus varicela-zóster). É reconhecida como "desbravadora de caminhos" devido a propriedade de limpeza de todo o trato gastrointestinal e sua efetividade no tratamento de desordens do estômago e intestino ("síndrome do intestino solto"), úlceras, diverticulite e outras condições inflamatórias do intestino e estômago.

As formas farmacêuticas mais comuns atualmente são cápsulas e comprimidos encontrados em lojas especializadas.

 Dosagem indicada:
Benefícios imunológicos e saúde geral. Na prática recomenda-se de 500 mg a 1 g diariamente do pó da vinha em comprimidos ou cápsulas. Como preventivo usar por 3 meses e curativo 6 meses ou a critério do profissional de saúde. 

Artrite, intestino e problemas digestivos. Doses máximas de 10 g ao dia.

Manutenção da saúde e problemas em geral. Uma decocção padrão da casca da vinha pode ser utilizada de forma semelhante à utilizada pelos indígenas: 1/2 a 1 copo da decocção uma vez ao dia, até no máximo um copo três vezes ao dia de acordo com necessidades específicas. A adição de suco de limão ou vinagre a decocção durante a fervura ajudaria a extrair mais alcaloides e menos taninos da casca. Utilize por volta de 1/2 colher de suco de limão ou vinagre por copo de água. Para padronização e/ou extração dos produtos, seguir as instruções no rótulo.

 Contraindicações:
Unha-de-gato é contraindicada antes ou após transplante de qualquer órgão ou ainda de enxerto de pele. Contraindicada também para mulheres que pretendem engravidar. Pessoas com baixa pressão arterial ou que usam medicação antihipertensiva devem verificar com o  profissional de saúde antes de iniciar a utilização desta planta e, se permitido, utilizar com cautela.

Recomenda-se evitar ingerir cápsulas ou comprimidos da casca concomitantemente ao uso de antiácidos. Altas dosagens (3-4 g de uma só vez) podem causar dores abdominais ou problemas gastrintestinais, incluindo diarréia.

Cuidado! Muitas variedades da unha-de-gato mexicanas possuem propriedades tóxicas.

Interações medicamentosas
Devido aos seus efeitos imunoestimulantes, a unha-de-gato não pode ser utilizada com medicações com a intenção de suprimir o sistema imunológico como a ciclosporina ou outras medicações prescritas após transplante de órgãos.

Pode potencializar o coumadin (varfarina), drogas anticoagulantes e ant- impertensivas. NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( A FITOTERÁPIA EFICAZ REQUER SABER COMO PREPARAR A PLANTA E COMO MELHOR USÁ-LA ).

AFASTA DE MIM O MEU OPRÓBRIO TEXTO ( SALMO 119- 39 )

“Afasta de mim o meu opróbrio, que temo, porque os teus juízos são bons.” ( salmo 119-39 ).

Nessas palavras você tem:
1. Um pedido, “Afasta de mim o meu opróbrio”.
2. A razão para o pedido, “porque os teus juízos são bons”.
Vejamos em primeiro lugar, o pedido:
Ele estava vestido com opróbrio. Alguns pensam que isto significa sentença condenatória de Deus, que se tornaria o seu opróbrio, ou alguma repreensão de Deus por causa do seu pecado. Além disso, eu penso, que isto se refere às calúnias dos seus inimigos, e ele chama de “meu opróbrio”, quer por tê-las produzido por si mesmo, ou por terem vindo sobre ele, o opróbrio que era para ser a sua porção neste mundo, através da malícia dos seus inimigos: “o opróbrio que temo”, isto é, que eu tenho motivos para esperar, e que estou sensato das suas tristes consequências.

Em segundo lugar, vejamos a razão para o pedido, “porque os teus juízos são bons.” Há opiniões diferentes sobre esse argumento. Alguns raciocinam assim: Não me deixe sofrer opróbrio porque estou apegado à tua palavra, a tua palavra, que é tão boa. Mas Davi não falou aqui de estar sofrendo opróbrio por causa de justiça, mas tal opróbrio era causado provavelmente por suas próprias transgressões e fraquezas. Censuras por causa de um testemunho de justiça e amor são recebidas com regozijo interior. Mas ele disse: Isto “eu temo”, e, portanto, suponho que isso não bate com este motivo anterior, nem em outro sentido. Por que eu deveria ser encarado como um malfeitor, enquanto tenho guardado a tua lei e observado os teus estatutos? outros julgam mal de mim, mas eu apelo ao teu bom juízo.

Outros, o compreendem, por julgamentos relativos ao tratar Deus conosco: tu não lidas com os homens de acordo com suas deserções, tuas dispensações são gentis e graciosas. Então, vejamos assim: julgamentos divinos significam os caminhos, estatutos e ordenanças de Deus, são chamados julgamentos, porque todas as nossas palavras, obras, pensamentos, devem ser julgados de acordo com a sentença da palavra. Agora, coitados daqueles que sofrerão por causa do meu opróbrio e ignomínia, e isto é o que eu mais temo do que qualquer outra coisa que possa acontecer comigo.

Eu acho que o motivo será melhor compreendido assim: Senhor, há na tua lei, palavra, aliança, muitas promessas para incentivarem o teu povo, e, portanto, as regras para proverem a devida honra e crédito ao teu povo.
Devo, no que diz respeito às necessidades do povo de Deus, insistir um pouco sobre a cláusula anterior, e observar este ponto:
Que os opróbrios são costumeiros, mas ainda uma grande e grave aflição para os filhos de Deus. Eles são comuns, por que Davi diz: “meu opróbrio”. Mesmo este homem santo não poderia escapar das censuras de seus inimigos; e eles são temíveis, porque ele disse, “que eu temo.”

Primeiro, que são costumeiros. Davi frequentemente reclama disto neste salmo 119, e o menciona como um grande mal a Deus, verso 22, “Afasta de mim o opróbrio e o desprezo, por que eu tenho guardado os teus testemunhos”, e mais uma vez, verso 42, “Assim terei que responder ao que me afronta, pois confio na tua palavra”, e verso 69, “Os soberbos forjaram mentiras contra mim.” Deus soltou um Simei latindo sobre um santo Davi, e portanto, ele se queixou muitas vezes dos opróbrios. Assim, em outro lugar: Sl 31.13, “Pois tenho ouvido a difamação de muitos.” Diversos tipos de pessoas fizeram-no bater sua cabeça contra a parede, sobre a qual eles passaram e fizeram voar as setas de censura e reprovação: Sl 35.15, “Quando, porém, tropecei, eles se alegraram e se reuniram; reuniram-se contra mim; os abjetos, que eu não conhecia, dilaceraram-me sem tréguas;”. Dilaceraram-me, ou seja, significando o seu nome, que foi rasgado em pedaços com suas censuras; os homens abjetos se ​reuniram etc.

A poeira do chão irá muitas vezes estar voando nos rostos dos filhos de Deus, e Jeremias nos diz: “Eu ouvi a difamação de muitos”, e Jó e outros servos de Deus, sim, o próprio Senhor foi insultado, ele “suportou a contradição dos pecadores,” muitas eram censuras amargas, mesmo dos maiores crimes contra os mandamentos da lei. Ele foi objeto de blasfêmia e sedição. O Filho de Deus, que era tão manso, inocente, justo, e que só fez o bem em todos os lugares, mesmo assim se deparou com calúnias odiosas e, portanto, não podemos dizer que os seus servos são falhos porque são maliciosos, uma vez que esta tem sido a porção das pessoas piedosas mais eminentes. E depois isto nos é dito, Sl 64.3,4, “os quais afiam a língua como espada e apontam, quais flechas, palavras amargas, para, às ocultas, atingirem o íntegro; contra ele disparam repentinamente e não temem.”

A integridade sempre se encontra com a inveja, e a inveja se manifesta em detração; e quando os homens não podem alcançar a altura dos outros, por uma imitação santa, então por imputações odiosas buscam torná-los tão vis e baixos como eles próprios. Assim, isto é uma aflição comum.

Em segundo lugar, é uma doença grave, porque o homem de Deus, que era segundo o coração de Deus, disse. “O opróbrio que eu temo”. Isto é chamado de perseguição, Gál 4.29: compare com Gên 21.9, e você verá isto sob a forma de zombaria e censura. O flagelo da língua é uma das perseguições mais vis que os filhos de Deus têm experimentado, além disso, isto é chamado de “escárnio”, Heb 11.36. Há muita crueldade que é profunda como uma ferida que são muitas vezes produzidas tanto pela língua de reprovação como pelo punho da maldade.
O opróbrio deve ser necessariamente doloroso, porque é contra a natureza e contra a graça.

1. É contra a natureza. Desprezo é uma coisa difícil de suportar, e como a honra é mais grata para algumas pessoas, o opróbrio é mais grave do que muitas cruzes comuns. Muitos poderiam perder os seus bens com alegria, mas ficariam entristecidos com a desonra de seus nomes. É de acordo com a constituição e estrutura dos espíritos dos homens que eles são afetados, alguns mais com vergonha do que com medo. Parece haver excelência e galhardia nos sofrimentos que são honoráveis, e muitos podem suportar isso; mas os melhores espíritos são profundamente afetados com vergonha e castigo vergonhoso. Jesus Cristo, que tinha todas as afeições inocentes da natureza humana, e mostrou isto em várias ocasiões, ele foi alvo de escárnios e censuras: Sl 22.7 “Todos os que me veem zombam de mim; afrouxam os lábios e meneiam a cabeça:”

Um bom nome é mais precioso para alguns do que a própria vida, e, possivelmente, esta é a razão por que esses dois estão acoplados, Ec 7.1: “Melhor é o bom nome do que o unguento precioso, e o dia da morte, melhor do que o dia do nascimento.” O acoplamento destas duas frases parece insinuar isso, que os homens preferem morrer do que perder seus nomes. Se um homem morre, sua memória pode ser perfumada, ele pode deixar o nome por trás dele, porque é mais odioso ter seus nomes e crédito mutilados do que sua carne com espadas afiadas. Agora, isto é doloroso para a natureza; há corrupção nela. Ora, Deus sabe como atacar diretamente na veia. Os piedosos, muitas vezes, não estão mortificados para o crédito deles no mundo, tanto quanto deveriam. E, portanto, Deus tem que julgá-los desta forma, e exercitá-los na graça, para que possam ser humilhados e mais adequados para o seu próprio uso.

2. É necessário que isto seja grave porque a graça opera tanto mais quanto o dilúvio for mais violento.
A graça concorda com o sentido de nossa tribulação, porque ao lado de uma boa consciência, não há uma bênção maior do que um bom nome santo.
A graça nos ensina a valorizar um bom nome, em parte porque é um dom de Deus, uma bênção constante da aliança.
Um bom nome é prometido como “a recompensa dos justos”. Um bom nome é uma sombra da eternidade. Quando um homem morre, ele deixa seu nome atrás de si, que é o penhor da nossa vida após a morte.

E em parte também outra razão pela qual a graça nos ensina a valorizá-lo, é por causa dos grandes inconvenientes que acompanham a perda de um bom nome, e a deturpação do povo de Deus pelo mundo. A glória de Deus está muito interessada no crédito de seus servos. Quando eles se contaminam e são causa de vergonha, o Senhor fica profanado neles: Ez 13.19, “Vós me profanastes entre o meu povo”, e Jer 34.16, “Eles profanaram o meu nome.” Cristo, voltará aqui depois de ser admirado nos seus santos, e será agora glorificado neles. A vergonha dos nossos erros, real ou suposta, reflete em Deus e na religião que professamos. E, portanto, quando as pessoas estão cheias de preconceitos contra as pessoas religiosas, eles estão também cheios de preconceitos contra a vontade de Deus e os interesses inquestionáveis ​​de Cristo Jesus; e o mundo, que odeia a Deus, Cristo e a religião cristã, vai dizer com ironia: estes são seus mestres, e essa é a sua profissão de fé! Portanto, uma vez que o crédito da religião jaz nisto, a graça nos ensina a valorizá-lo.

Além disso, também, a sua segurança repousa nisto; porque por difamarem os adoradores de Cristo, eles abrem caminho para maiores perseguições, e Satanás é geralmente primeiro mentiroso, e, em seguida, um assassino, João 8.44, e quando as suas calúnias abundam, os problemas não ficarão muito tempo do lado de fora.
O homem natural deseja um bom nome, mas para suas próprias conveniências. Mas os filhos de Deus, se eles desejam um bom nome, é para honrar a Deus, e nisto está a diferença entre a vaidade ou o desejo da boa opinião dos outros.
Um instrumento manchado será de pouco uso. A maioria se recusa a tomar a sua carne a partir de uma mão leprosa. É política de Satanás, quando ele não pode desencorajar os instrumentos da obra de Deus, então ele procura manchá-los.

O apóstolo nos diz que aqueles que são chamados a um encargo ministerial público, devem ter muito cuidado com o seu crédito, para que possam promover o seu trabalho, pois ele põe isto como uma de suas qualificações: 1 Tim 3.7: “Ele deve ter um bom testemunho dos que são de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do diabo.”
Intérpretes diferem um pouco como διαβολος, que traduzem como diabo ou então como caluniador; ambos os sentidos são bons – para que não caia na armadilha do diabo, ou o laço do caluniador. O diabo tem seus espiões que vigiam sobre nós, e colocam as suas armadilhas, de modo que o serviço pode ser manchado, e o evangelho obstruído e impedido. Bem, então, a graça preza por um bom nome por causa das consequências, e porque a glória do Senhor e nossa segurança e serviço estão envolvidos nisto.
Certamente existe alguma razão especial quando o Senhor permite isso, quando uma saraivada de acusações seguirão uma após outra, e portanto, ele usa outros para julgá-lo, e despertá-lo para um auto exame do seu interior. Para entrar em seu próprio coração e vasculhá-lo completamente, para ver o que é que Deus tem por objetivo, se há qualquer forma de maldade em você que até agora você ainda não descobriu, e quando você chegar a ver este poço de pecado, então seus inimigos lhe ajudarão a vê-lo melhor ao lhe humilharem. Muitas vezes, a voz de um caluniador pode fazer o que a voz de um pregador não pode fazer.

Há muitos pecados para os quais este tipo agudo de aflição é adequado. Vou lhes dizer alguns destes pecados.
1. Orgulho. Há um duplo orgulho – orgulho na mente, que é chamado de auto-convencimento, e orgulho de afetos, que é chamado de vanglória. Agora não existe cura eficaz como censuras para qualquer um destes.
[1] Falemos do orgulho na mente, auto-conceito. O orgulho é um pecado que cresce independentemente da mortificação de outros pecados; ele vive em nós enquanto vivermos no corpo e, portanto, em 1 João 2.16, é chamado de “soberba da vida”. Ele é o que está mais intimamente próximo da alma. Agora, se temos sido muito auto-convencidos, o Senhor vai nos humilhar, por permitir que caiamos em tais escândalos como para nos lembrar da nossa fragilidade, e que indignas criaturas fracas somos.
Austin é ousado em afirmar que é proveitoso para os homens orgulhosos caírem algumas vezes em pecado aberto, para que possam conhecer e compreender a si mesmos.
Deus permite por vezes que a língua solta dos homens virulentos nos diminuam em nossa opinião e na opinião do mundo.

Portanto, um senso de nossa pecaminosidade deve nos tornar mais submissos à mão corretiva do Senhor. Temos que ver a mão de Deus, pois se não olharmos para ela, seremos atraídos para o pecado, em injúria sobre injúria, e exasperação sobre exasperação.
[2] A vanglória, o outro tipo de orgulho, consiste em valorizar e estimar muito, o nosso crédito no mundo, e agradar a nós mesmos, quanto à opinião que os outros têm de nós. Gostaríamos de usurpar o trono e reinar nos corações dos homens de Deus. Depois de atribuir um valor alto a nós mesmos, ficamos perturbados quando os outros não atingem o grau de espiritualidade ou valor que julgamos ter. O orgulho é um dos inimigos mais antigos que nasceu no céu no seio dos anjos caídos, mas Deus os derrubou do céu, logo que lhes penetrou o coração.

Agora, quando seus filhos o carregam, o Senhor tem uma contenda com eles, e, portanto, para tratar com o orgulho, ele vai rebaixá-los bastante: 2 Cor 12.7, “para que não me exaltasse, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás para me esbofetear.” Paulo era muito apto para se orgulhar. O Senhor fez dele um instrumento eminente; pela sua fé ele tinha abundância de revelações. Mas Deus vai furar o balão de orgulho, ele faz isso com espinhos.
Para não ficarmos inchados pela vaidade, o Senhor nos humilha com enfermidades, necessidades, injúrias.

2. Outro pecado para o qual Deus nos humilha é o andar descuidado. Quando somos negligentes e não tomamos conhecimento da carnalidade que cresce em nós, e esta condição irrompe em nossas vidas, o Senhor usa outros para a nossa repreensão; então, eles se reúnem à nossa sujeira, para que possamos ver qual é a razão pela qual temos assumido esta forma de coração. Quão ignorante um homem seria de si mesmo, caso outros não lhe trouxessem à mente, por vezes, as suas falhas! Por isso, Deus faz uso de pessoas virulentas do mundo como uma vara para bater a poeira das nossas vestes.
Em segundo lugar, o SENHOR nos humilha com o propósito de nos provar.
1. A primeira coisa que ele faz para lhe provar por uma enfermidade grave e por saraivadas de acusações é a sua fé, quando o mundo inteiro está pronto para lhe condenar.
Que fé?

[1] Nossa fé no grande dia do ajuste de contas, o que é um grande objeto da fé, e quando o mundo está pronto para nos condenar, a nossa fé é testada, para ver se podemos descansar com a vindicação que teremos no dia de nosso Senhor. Isto você pode ver em 1 Coríntios 4.3-5: “Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano; nem eu tampouco julgo a mim mesmo. Porque de nada me argúi a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, pois quem me julga é o Senhor. Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.”. Todo homem que observa isto, e que está qualificado para isto, terá o louvor de Deus. Assim, quando somos vistos, por sermos cristãos, como as pragas da humanidade, ainda podemos nos consolar, quando chegar o dia da manifestação dos filhos de Deus, isto é o suficiente, o grande dia do julgamento está à mão, de modo que este irá definir tudo corretamente.

[2] Para provar a nossa fé em mais promessas particulares. O Senhor tem prometido prover para a saúde e crédito de seu povo, até agora tem ele provido para a sua segurança, e o seu pão de cada dia para a sua manutenção, e qualquer bênção terrena que for boa para nós. Ora, o Senhor vai ver se podemos confiar nele com o nosso crédito, bem como para outras coisas: Sl 119.42, “Assim terei que responder ao que me afronta, pois confio na tua palavra.” Eu digo que o Senhor tem se comprometido em sua aliança a preservar um cristão em todos os seus interesses e necessidades, tanto quanto será para a sua glória e para o nosso bem, e até agora nós temos recebido isto. E um cristão, quando ele dá a si mesmo a Deus, dá-se tudo o que ele tem para Deus de uma forma de consagração para o uso de Deus. Deus é o guardião do meu corpo e alma, eu desisto da minha propriedade e vida para que ele possa cuidar de mim noite e dia, e eu lhe dou o meu nome e crédito.

Sl 37.5-7: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.” É a fé que é requerida. Oh! Muitas vezes parecemos perder a nossa estima entre os homens, e somos como que enterrados em calúnias e injúrias, mas não será por muito tempo. Sua pessoa e causa podem ser obscurecidas, isto pode ser uma noite de inverno de problemas, mas uma manhã de ressurreição, tanto de suas pessoas e nomes, virá; e isto será conduzido adiante como o meio-dia. O Senhor é capaz de fazer isto; a integridade do seu coração virá a ser conhecida, e você será libertado por Deus. Nosso Senhor Jesus foi um padrão para nós quanto a isto. Cristo, quando injuriado por seus caluniadores, que o tinham acusado em acordo com Satanás, com blasfêmia e sedição, o que foi que Ele fez? O apóstolo disse: 1

Pedro 2.23: “Ele se entregava àquele que julga com justiça.” Há fé em Cristo, e por isso Deus iria provar esta fé. Se em qualquer circunstâncias podemos com confiança e vontade entregar-nos à vontade de nosso Pai celestial e justo Juiz, se podemos nos resignar a Ele, para sermos humilhados ou louvados. Quando nos submetemos e nos entregamos à vontade de Deus, confiando na sua justiça e fidelidade em Cristo, então nos comportamos como cristãos.

3. Outra coisa que Deus vai provar é a nossa paciência e longanimidade. Devemos evitar opróbrios, tanto quanto pudermos, mas por uma conversação santa podemos suportá-los quando não pudermos evitá-los: Sl 109.4, “Em paga do meu amor, me hostilizam; eu, porém, oro.” Esse foi o exercício de Davi, na vingança que ele recebia deles, ele orava a Deus por eles. O Senhor vai provar se temos essa paciência humilde e mansa.
Um cão raivoso que morde outro faz com que este fique tão raivoso quanto ele mesmo. Agora, isso não deve ser assim com os cristãos, a saber, que eles mordam uns aos outros, porque o Mestre nos ordena possuirmos as nossas almas com paciência. Isto é um momento de reprovação e censura, um tempo no qual Deus humilhará seu povo; por isso devemos expor o caso com o Senhor, e nos humilharmos diante dele, e ver qual é o problema que Deus tem colocado por sua providência. Gostaríamos de nos vingar daqueles que nos reprovam se isto estivesse em nosso poder, mas Davi tinha mansidão e paciência que não permitiria isso.

E assim agiu como agiu em relação a Simei. Deus vai descobrir a paciência de seus servos, disse o apóstolo: 1 Coríntios 4.13, “quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos.”, a palavra aqui significa, o lixo da cidade, que estão aptos a lançar fora da mesma, para ser varrido, incapaz de viver entre os homens em sociedades civis. Cristãos, deve haver um tempo para o julgamento de nossas graças. Agora Deus usa esta época para a provação da paciência. Tal tempo como este descobre a força da graça.

4. Outra coisa que Deus deve provar é a nossa retidão, para que possamos nos manter em nosso caminho, “por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros;” como o apóstolo fala em 2 Coríntios 6.8; ainda para nos aprovar como servos fiéis de Cristo.

Se você procurar nos registros da história, você encontrará muitos que foram desencorajados no cristianismo por causa de acusações que foram lançadas sobre eles, porque o diabo trabalha muito sobre o estômago e o baço. Agora Deus vai provar a nosso retidão. Veja que, quando a lua brilha os lobos uivam, por isso, devemos nos manter em nosso curso. Deixe que os homens falem conforme lhes agrade, e ainda assim permaneçamos fiéis a Deus: Sl 109.22, “Afasta de mim opróbrio e desprezo, porque eu tenho guardado os teus testemunhos.” Davi não ficava perturbado com desprezo e reprovação, e ainda mantinha os testemunhos de Deus e respeitava os seus caminhos.

Alguns podem ser religiosos desde que sejam honrados. Quando as censuras chegam, quando os seus interesses seculares estão em perigo, então eles caem, questionando os caminhos de Deus, e inquietam seus corações, isto é, como para se vingarem contra o próprio Deus, julgando que não cuidou deles o tanto quanto deveria.
Em terceiro lugar, o Senhor não faz isto para lhe fazer bom, mas para torná-lo melhor. Censuras são como sabão, que parecem contaminar a roupa, e no entanto a limpam. Não há nada tão ruim, mas podemos fazer um bom uso dela, e um cristão pode ganhar alguma vantagem com isso.

Então censuras (opróbrios) são uma ajuda necessária para nos tornar mais humildes e santos – para nos fazer caminhar com um santo temor. O caminho é, não para disputar estima, mas para crescer melhor, mais sério, mais fiel em nossas vidas, pois este é o caminho, para calar a boca dos adversários, como a boca de um cão ou animal selvagem, 1 Pedro 2.15! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?