quarta-feira, março 22

TRATAMENTO HOMEOPÁTICO: PARA INSÔNIA, ANSIEDADE E DEPRESSÃO:

O tratamento homeopático tem notável campo de ação terapêutico para problemas psíquicos, como insônia, ansiedade e depressão. O paciente é tratado com um medicamento de fundo, salvo nos distúrbios pontuais.

Na medicina convencional, os distúrbios psíquicos são tratados com diferentes medicamentos (soníferos para insônia, antidepressivos para depressão, etc.). Cada um desses medicamentos vai agir na parte desequilibrada do organismo, de acordo com dados farmacológicos baseados na experimentação de substâncias que atuam sobre disfunções do metabolismo cerebral.

Além dos medicamentos, várias alternativas são possíveis, entre as quais a psicoterapia ou a psicanálise terapias corporais, como quiroprática, acupuntura, shiatsu, etc. É comum que tratamentos homeopáticos sejam realizados em conjunto com recursos terapêuticos tradicionais e outras técnicas alternativas.

Enfim, o campo de atuação da homeopatia é muito grande e favorável no tratamento desses tipos de distúrbios psíquicos. Como sempre, é a partir de uma série de perguntas detalhadas, que destacam aspectos do comportamento e das atitudes do paciente desde o início dos distúrbios, que o homeopata conseguirá encontrar o medicamento certo.

Insônia

Os distúrbios do sono (dificuldade em dormir, acordar durante a madrugada, temor de que a insônia se agrave com a falta de sono, sensação de não ter dormido suficientemente ou de ter dormido mal, excesso de sono) são motivos que levam com frequência as pessoas a procurar um médico. Várias pessoas tomam medicamentos para dormir ou para não acordar muito cedo.

O tratamento homeopático

As múltiplas inconveniências do tratamento convencional podem levar uma pessoas a procurar um médico homeopata, sobretudo para se livrar desses tipo de remédio e recuperar o equilíbrio sem ajuda deles. No entanto, é importante que essa mudança seja feita com acompanhamento dos dois médicos (alopata e homeopata), pois deixar de tomar remédios é uma situação delicada. O homeopata poderá orientar o paciente sobre o estilo de vida, indicando que evite bebidas excitantes (café, chá preto e mate), tenha alimentação equilibrada e faça atividade física regular, fatores que contribuem para a retomada do sono normal.

Inúmeros são os medicamentos homeopáticos, utilizados para tratar a insônia, entre os quais  Gelsemium sempervirens (para insônia antecipada por uma situação de estresse); Nux vomica (insônia por estafa em pessoas empreendedoras); Lachesis mutus (no caso de pessoa que dorme tarde e não consegue levantar de manhã por causa do sono); Arsenicum album (para pessoa que costuma acordar precisamente às 2 horas da madrugada); Sulfur (pessoa que acorda às 5 horas e não volta a dormir); Natrum muriaticum (para pessoa que acorda cedo demais e voltaria a dormir às 10 horas da manhã sem problemas). 

Ansiedade

A ansiedade é um estado emocional muito comum nas pessoas. Frequentemente ela ocorre como reação a um fator de estresse, segundo as características de cada um, em função da sua personalidade e da sua capacidade de adaptação. Ela pode se manifestar de várias formas, como medo, irritabilidade, e por diferentes sintomas físicos, como insônia, palpitações, transpiração e tremores.

 O tratamento homeopático

A homeopatia procura o medicamento correspondente à expressão patológica particular do doente. O mesmo acontecimento pode ter impacto diferente de pessoa para pessoa.

Mais de cem medicamentos diferentes podem ser prescritos a um paciente ansioso. É possível prescrevê-los paralelamente a um tratamento alopático; com a melhora, o paciente poderá progressivamente, deixar de lado os ansiolíticos. Entre os medicamentos homeopáticos indicados, citamos Arsenicum album (para pessoa agitada, que não consegue descansar apesar do cansaço, que acha que não tem cura e está próxima da morte); Bryonia alba (no caso de ansiedade que toma conta do corpo da pessoa, deixando-a agressiva com os que lhe são próximos e causando dores em qualquer movimento); Causticum (pessoa tímida, ansiosa por companhia, com a cabeça cheia de imagens pavorosas, sobretudo à noite); Phosphorus (pessoa hipersensível, principalmente inquieta com a aproximação de uma tempestade); Nitricum acidum (no caso de acessos de ansiedade, sobretudo á noite, associados à preocupação com a saúde).

Depressão

A depressão é uma perturbação do humor caracterizada pela diminuição do interesse e do prazer. Ela se associa a uma queda geral das atividades, fadiga permanente, um sentimento excessivo de culpa, alteração das capacidades de concentração, decisão e reflexão. À dor moral se associam insônia, pensamentos de morte e perda de esperança. Sintomas físicos e psíquicos persistentes podem ser o sinal de uma depressão mascarada: distúrbios digestivos, enxaquecas, fadiga crônica, voltar-se para si, perda da autoestima.

A depressão é realmente uma doença que necessita de tratamento logo no início. De fato, 20% das depressões tornam-se crônicas, muitas vezes por causa de uma decisão tardia de tratá-las; além disso, uma depressão não cuidada pode desencadear graves problemas no plano afetivo, social e profissional. Na maioria dos casos, um tratamento adequado pode perfeitamente curar uma depressão.

O tratamento homeopático

É possível recorrer à homeopatia para tratar uma depressão e, em caso de necessidade, seguir ao mesmo tempo um tratamento ortodoxo. De fato, um tratamento desse tipo altera pouco as características dos pacientes (traços estranhos, surpreendentes, não habituais). A análise desses dados permite então prescrever o medicamento específico para cada um. Num primeiro momento, a melhora do comportamento, juntamente com o desaparecimento dos sintomas, encoraja o paciente. Essa mudança na forma de ser lhe permite recuperar gradativamente a autoconfiança e a segurança. Assim, no momento propício, e com a aprovação dos profissionais da saúde, o paciente poderá abandonar os psicotrópicos.

Para tratar a depressão, a homeopatia dispõe de centenas de medicamentos. Alguns exemplos podem ser citados: Sepia succus (para paciente triste e pessimista, introvertido, amargo, eternamente decepcionado com as pessoas); Aurum metallicum (no caso de alternância de hiperatividade e sentimento de autoridade com depressão suicida); Staphysagria (para pessoa que reprime a indignação e a frustração, que se exprimem por erupções cutâneas e dores de barriga); Phosphorus (para paciente que se abate no outono e na primavera, vítima de um sentimento de vazio que se alterna com entusiasmo criativo).

É importante ressaltar que para tratar pacientes com problemas psíquicos, a homeopatia procura cuidar do paciente de forma integral, psíquica e fisicamente, segundo seus procedimentos habituais.

Em caso de dúvidas, busque sempre o auxílio de profissionais de sua confiança. Não hesite em procurar ajuda quando perceber que algo não vai bem com seu o organismo. 

terça-feira, março 21

UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE O PRIMEIRO CAPÍTULO DA EPÍSTOLA AOS GÁLATAS; TEXTO ( GÁLATAS 1: 10-24 )

No prefácio da epístola. Paulo tinha declarado ser um apóstolo de Cristo, e aqui ele apresenta argumentos para justificar aquela afirmação.

Os inimigos de Paulo faziam todo o possível para minar a reputação do apóstolo, que pregava o puro evangelho de Cristo aos gentios, e então ele se esforçou para demonstrar que eram divinas, tanto a sua missão quanto a doutrina que ele pregava e ensinava, de modo a rechaçar as acusações dos seus inimigos tanto contra ele quanto contra a sã doutrina, para que pudesse ser restaurada a confiança dos cristãos da Galácia, no evangelho que havia sido pregado a eles.

Está designado por Deus que a luz brilhe em meio às trevas, e isto demandará então dos ministros fiéis que sustentem o testemunho da verdade em face de todo erro ou perseguição que se levante contra a luz.

É na perseverança deles que as trevas são dispersas, assim como podemos aprender do exemplo que o apóstolo nos deixou quando combateu o erro e ficou firme diante da perseguição que estava sofrendo por causa da verdade, da parte dos judaizantes.

Ele viria também mais tarde, como os demais apóstolos, a combater o gnosticismo que afirmava a salvação não pela fé em Cristo, mas pelo conhecimento de mistérios.

Na ocasião da sua primeira prisão em Roma, quando escreveu aos Colossenses, era esta a nova versão da mentira que havia sido engendrada pelo diabo.
E a Igreja teve que se defrontar com este falso ensino por muitos anos, e não foi pequeno o esforço que os ministros fiéis de Cristo tiveram que empreender para manter a verdade do evangelho entre os cristãos. 

No verso 10 deste primeiro capítulo de Gálatas Paulo faz duas indagações que são seguidas por uma afirmação conclusiva, como que sendo a resposta para a pergunta que havia feito anteriormente.

“Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.” (v. 10).
O verbo persuadir, “peítho”, no grego, tem o sentido de tentar alcançar o favor de alguém através de argumentos.

Assim, a primeira pergunta de Paulo tinha em vista levar os gálatas a refletirem que não era para alcançar o favor dos homens que ele pregava o evangelho, mas o de Deus que lhe havia separado e designado para o apostolado.

Na segunda pergunta, o verbo usado é agradar, no grego, “arésko”, que significa provocar emoções, excitamento, alegria em alguém.

Daí a razão de não ter se referido a Deus nesta segunda pergunta, senão somente aos homens. Assim nós aprendemos que a finalidade do evangelho não é produzir estas coisas nas pessoas, mas muitos têm cometido este grande erro, em sua maioria, por ignorância, pensando que o evangelho se destina a entreter os homens com divertimentos, com emoções, e outras coisas como estas.

O apóstolo conclui dizendo que se ainda estivesse fazendo isto, a saber, agradando a homens, ele não poderia efetivamente servir a Cristo, cujo propósito em relação à pregação do evangelho não é este.

Os inimigos de Paulo que haviam seduzido os gálatas haviam incorrido neste erro, deliberadamente porque estavam procurando o favor dos homens e agradar aos homens, e não fazer a vontade de Deus.

Este caminho é muito receptivo porque vai de encontro às cobiças da natureza terrena, isto é, àquilo para o que todo homem está naturalmente inclinado.

Não há neste caso o elemento de resistência porque a carne resiste ao Espírito, mas dá boa acolhida a tudo o que for nascido da própria carne.

Então, o método religioso que deseja contar com o favor dos homens sempre trafegará por este largo caminho de perdição, por ser este muito mais cômodo e fácil quanto à aceitação daqueles que se colocam debaixo de tal ensino.

Paulo foi colocado por Deus para trazer os homens à obediência de Cristo, e para anular todo tipo de resistência e sofismas que se opunham à verdade.

O seu propósito não era portanto o de trazer os gálatas propriamente à obediência da mera vontade de homens, como faziam os seus oponentes, mas à de Deus.

O seu alvo era promover a glória de Deus e não a sua própria glória.

Por isso ele não moldou e nem mesmo poderia moldar a sua doutrina ao gosto das pessoas, com o fim de obter o afeto delas ou mesmo para evitar que ficassem ressentidas.

Afinal ele não estava buscando a aprovação dos homens mas a de Deus, por obedecer tudo quanto Ele lhe havia ordenado relativamente ao dever e modo de pregar o evangelho.

Os judaizantes estavam misturando a fé com as obras para a salvação, e a graça do evangelho com as exigências cerimônias da lei, com o fim de escaparem das perseguições que teriam que enfrentar dos judeus, caso pregassem um evangelho que não se amoldasse ao gosto deles.

Paulo reforçou seu argumento dizendo aos gálatas que não havia recebido o seu evangelho por meio de qualquer homem, mas diretamente do próprio Cristo.

Como os judaizantes se gloriavam no conhecimento deles do judaísmo, Paulo relembrou aos Gálatas que eles sabiam como ele havia sobrepujado a muitos da sua idade no judaísmo, e como era extremamente zeloso da tradição religiosa que havia recebido dos seus pais, a ponto de ter sido um perseguidor implacável da Igreja.

O seu argumento se centralizava então no fato de que se fosse o caso seria muito mais cômodo para ele ter ministrado aos Gálatas o mesmo ensino dos judaizantes, e até mesmo de uma forma mais elevada do que a deles.

E, se não o fizera, era então para eles refletirem no fato de que a doutrina que ele lhes havia ensinado era superior à que lhes estava sendo ministrada pelos judaizantes, e na verdade Paulo havia renunciado a ela, não às Escrituras do Antigo Testamento, mas ao falso ensino de que a salvação era conseqüência de se guardar toda a Lei de Moisés, inclusive a cerimonial, coisa que jamais foi ensinada por Deus nas Escrituras como sendo o caminho da salvação eterna.

A salvação é pela graça, mediante a fé, e somente isto. Nada mais. Porque está fundamentada na eleição que é por pura graça, e que foi realizada por Deus antes mesmo da fundação do mundo, ou seja, antes mesmo que os escolhidos tivessem feito qualquer bem ou mal, porque não eram ainda nascidos quando Deus os escolheu.

Deste modo nós vemos Paulo revelando ao mesmo tempo duas coisas importantes, a primeira que ele era indigno como qualquer outra pessoa da salvação, porque todos são pecadores, e no seu caso havia a agravante de ter sido perseguidor da Igreja.

Mas como a salvação não é segundo o nosso mérito e obras, mas pelo Deus que elege em amor incondicional e segundo o exercício de pura graça e misericórdia, ele chamou Paulo pela Sua graça para ser apóstolo dos gentios, desde o ventre da sua mãe (v. 15).

Ele afirma que aprouve a Deus revelar Jesus nele, que fora perseguidor da igreja, para que O pregasse entre os gentios (v. 16).

Quando isto ocorreu, ele não consultou nenhum homem, nem voltou para Jerusalém para consultar os que já eram apóstolos antes dele, mas viajou de Damasco, onde havia se convertido, para a Arábia, tendo retornado a Damasco (v. 17).

Somente depois de terem decorrido três anos que ele se dirigiu a Jerusalém para se avistar com Pedro, tendo permanecido com ele quinze dias (v. 18), e não tinha visto nenhum outro apóstolo, senão Tiago, irmão do Senhor, segundo a carne, porque era também filho de Maria (v. 19).

Depois disto ele foi para a Síria e Cilícia (v. 21), e nesta ocasião não era conhecido de vista pelos cristãos da circuncisão, mas eles souberam que aquele que dantes os perseguia, anunciava a fé que antes destruía (v. 23), e davam glória a Deus pela sua graça, longanimidade, amor e poder, manifestados na vida de Paulo (v. 24).

Deste modo, o apóstolo estava, pelo seu próprio testemunho, encorajando os Gálatas a confiarem na bondade, longanimidade e misericórdia de Deus para renová-los na graça da qual eles haviam se afastado, uma vez que havia demonstrado a eles como ele próprio havia sido salvo e eleito pelo Senhor para ser o apóstolo dos gentios desde o ventre de sua mãe.

O argumento aqui era o de que eles confiassem que a salvação é exclusivamente pela graça de Deus, e então havia a oportunidade para que fossem reconciliados com o Seu Senhor e Salvador, por causa do Seu grande amor e misericórdia.

Se Cristo havia se revelado não somente a ele, mas nele, que dantes era perseguidor da Igreja, quanto mais não poderia ser favorável aos Gálatas que haviam sido enganados por falsos apóstolos que falavam em nome de Cristo, mas com um evangelho totalmente diferente do verdadeiro evangelho, que se funda na graça de Deus, e não nas obras meritórias dos homens.

Paulo queria também deixar bem claro aos Gálatas que ele não havia consultado a carne e o sangue quando chamado pelo Senhor, porque não era de nenhum homem que ele havia recebido a sua autoridade para evangelizar, mas diretamente do próprio Deus.

Isto era bem diferente dos falsos mestres que lhes haviam seduzido, que estavam debaixo da autoridade exclusiva de homens, e trabalhando sobre um fundamento que era fruto da mera imaginação humana.

Nem, mesmo debaixo da autoridade dos apóstolos de Jerusalém, Paulo se encontrava, porque fora chamado pelo Senhor para ser apóstolo como eles, com a mesma autoridade deles, para ministrar aos gentios.

Por isso ele deixa registrado que foi ter com Pedro somente três anos depois de ter viajado para a Arábia e ter retornado a Damasco.

Isto implica que o evangelho que ele pregava era o mesmo evangelho que era pregado por Pedro e pelos demais apóstolos, e como isto poderia ser assim se ele foi ter com Pedro somente mais de três anos depois de sua conversão e chamada ao apostolado?

Deste modo, o seu apostolado era o resultado de uma chamada extraordinária e divina, porque não poderia ter aprendido tudo o que fazia e ensinava apenas nos quinze dias que estivera com Pedro, de modo que não tinha dívidas para com qualquer homem quanto ao evangelho que pregava, porque recebera autoridade de Deus para ser Seu apóstolo entre os gentios, e os Gálatas fariam bem em reconhecer tal autoridade.

Antes de passarmos ao comentário do segundo capítulo desta epístola, vale tecer também aqui algumas partes do Comentário de Lutero relativas aos versos 10 a 24 deste primeiro capítulo:

“Nesta porção da epístola, Paulo estava dizendo que nenhum homem poderia dizer que ele estava buscando o favor e louvor dos homens com a doutrina que ele pregava, porque ensinava que todos os homens são naturalmente depravados.

A doutrina do evangelho condena o livre arbítrio do homem, a sua força, sabedoria e justiça. Ela afirma que nós obtemos a graça pela livre misericórdia de Deus e somente por causa de Cristo. Isto não é nenhuma pregação a favor dos homens. Este tipo de pregação obtém o ódio e o desfavor do mundo, perseguições, excomunhões, assassinatos e maldições.

“Você não pode ver que eu não busco o favor de nenhum homem com a minha doutrina?”. Pergunta Paulo. “Se eu estivesse ansioso pelo favor dos homens eu os lisonjearia. Mas o que eu faço? Eu condeno as obras deles. Eu só ensino as coisas que me foram ordenadas do alto que as ensinasse. Por isso eu atraio sobre a minha cabeça a ira dos judeus e dos gentios. A minha doutrina é certa, a minha doutrina é divina. Qualquer outra doutrina não pode ser melhor que a minha. Qualquer outra doutrina deve ser falsa e má.”.

Por isso, como Paulo nós pronunciamos uma maldição corajosamente em toda doutrina que não concorda com a nossa. Nós não pregamos para receber louvor dos homens, ou o favor dos príncipes.

Os falsos apóstolos que haviam seduzido os gálatas pregavam uma doutrina que tinha por alvo agradar os homens, para não sofrerem perseguição, e oposição. “Eles ensinavam a circuncisão para evitar o ódio e a perseguição dos judeus.”

Ainda hoje nós encontramos muitos que buscam agradar os homens para que eles possam viver em paz e segurança. Eles ensinam tudo o que é agradável aos homens, sem se importarem se o que ensinam é contrário à Palavra de Deus ou à própria consciência deles. Mas todos os que se esforçam para agradar a Deus e não aos homens, incitam o inferno sobre si e têm que sofrer repreensão, difamações e morte.

Há um ponto interessante a destacar quanto à nossa própria época quanto à mudança de estratégia de Satanás, de modo a que o argumento que o apóstolo Paulo usou para justificar a autoridade do Seu evangelho como não sendo proveniente dos homens, mas diretamente de Deus, é justamente o argumento que muitos falsos mestres e profetas estão afirmando em nossos dias, porque eles reivindicam autoridade para as falsas doutrinas que ensinam como tendo sido recebidas diretamente de Deus por meio de revelação.

Ora, não podemos ser ingênuos e aceitar coisas como estas, porque eles se colocam em pé de igualdade com os apóstolos, a quem, e exclusivamente a quem foi revelado de uma vez por todas o fundamento do Novo Testamento, de maneira que nada mais, nenhuma nova “verdade” pode ser aceita pela Igreja, e muito menos acrescentada ao cânon das Escrituras.

Como eles não podem fazer isto, então eles negam que as Escrituras sejam a única regra da nossa fé e conduta.

Eles a invalidam e impõem suas supostas visões e revelações como a nova regra da fé e conduta do povo de Deus.

Esta parece ser a maior estratégia, que Satanás está usando nestes dias, e isto tem muito a ver com o que afirmam as próprias Escrituras acerca dos falsos mestres e profetas que se levantariam rejeitando a sã doutrina, por darem ouvidos a ensinos de demônios, e por seguirem as imaginações de seus próprios corações enfatuados, a ponto de negarem o Senhor que os salvou, e se passarem muitos deles até mesmo por “cristos”, e por isso não é para nos surpreendermos que Keneth Hagin, Benny Hinn e tantos outros estejam ensinando que os cristãos são pequenos cristos andando neste mundo.

Eles se fazem igual ao Senhor. Afirmam que são como o próprio Deus. Isto não passa de uma grande blasfêmia que os verdadeiros servos de Deus fariam muito bem em rejeitar.

Paulo havia aprendido o evangelho diretamente do Senhor, e recebeu muitas revelações relativas à verdade, porque teve a honra, como já dissemos antes, de colocar com os demais apóstolos, o fundamento do Novo Testamento, por uma chamada especial de Deus que jamais seria repetida depois deles para o mesmo propósito.

Por isso, quando Paulo foi enviado a Ananias em Damasco, foi simplesmente para ser batizado, mas não para receber o Evangelho de Ananias.

Tanto que este reconheceu a sua tarefa limitada quando disse a Paulo que havia sido enviado a ele somente para recobrar a sua visão e ser cheio do Espírito Santo, mas Paulo não recebeu nenhuma instrução de Ananias. O seu contato com Ananias foi apenas para atestar que Paulo havia de fato sido chamado por Jesus para pregar o Evangelho.

Portanto, Paulo se esforçou para encorajar os Gálatas a se lançarem de novo ao cuidado da graça do Evangelho revelado por Jesus Cristo.

A se firmarem na verdade da justificação somente pela fé.

Mas o artigo da justificação é frágil, obviamente não em si mesmo, mas em nós.

Nós sabemos quão depressa uma pessoa pode perder a alegria do Evangelho.

Nós sambemos que há lugares escorregadios mesmo naqueles que parecem ter um bom fundamento nos assuntos da fé.

No meio do conflito, quando nós deveríamos ser consolados com o Evangelho, a Lei emerge para cima e começa a se enfurecer em todas as partes da nossa consciência.

Assim dizemos que o Evangelho é frágil porque nós somos frágeis.

Quão fácil é pervertê-lo, não por sua própria fragilidade inerente, mas porque ele se torna frágil por causa da nossa própria fragilidade.

Somente Deus pode criar e preservar a fé em nós.

Ele aumenta, fortalece e confirma a fé em nós pela Sua Palavra.

Conseqüentemente o melhor serviço que qualquer pessoa pode fazer para Deus é diligentemente ouvir e ler a Palavra de Deus.

Por outro lado, nada é mais perigoso que estar cansado da Palavra de Deus.

Pensando que sabe bastante, uma pessoa começa a menosprezar a Palavra pouco a pouco até que ela vem a perder a Cristo e o Evangelho completamente.

Por isso todo cristão deve aprender cuidadosamente o Evangelho e perseverar em oração humilde, porque nós não somos molestados por inimigos fracos, mas através de inimigos poderosos que nunca se cansam de guerrear contra nós.

Estes nossos inimigos são muitos. Nossa própria carne, o mundo, o pecado, a morte, a ira e o juízo de Deus, e o diabo.

O Evangelho é a verdade porque priva os homens de toda a glória, sabedoria e justiça próprias, e tributa toda honra e glória somente ao Criador! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

FITOTERÁPICOS QUE PODEM AJUDAR NO TRATAMENTO DE TRANSTORNOS DE ANSIEDADE:

Os transtornos de ansiedade estão entre os distúrbios mentais mais comuns em todo o mundo, sendo classificados em transtornos de ansiedade generalizada, transtornos do pânico, fobias específicas e transtornos de ansiedade social. Algumas classes de medicamentos têm demonstrado eficácia no tratamento destes distúrbios, no entanto, apresentam efeitos colaterais indesejados, tais como sedação, déficits cognitivos, potencial de abuso e dependência, levando a busca por novas alternativas terapêuticas. Entre essas terapias estão os fitoterápicos, medicamentos constituídos exclusivamente de compostos ativos vegetais. O objetivo deste estudo foi rever a literatura sobre a eficácia de plantas medicinais utilizadas na produção de fitoterápicos para tratar transtornos de ansiedade. Com base em evidências encontradas na literatura, Matricaria recutita, Passiflora incarnata, Valeriana officinalis, Melissa officinalis e Erythrina mulungu demonstraram ser boas opções terapêuticas como tratamento alternativo aos transtornos de ansiedade, com efeitos adversos mínimos e relativa segurança de uso." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( UM PROGRAMA ADEGUADRO DE FITOTERÁPIA DEVE INCORPORAR UM CONJUNTO DE ATIVIDADES, VALORES E CRENÇAS, QUE CONSTITUEM UMA FILOSOFIA DE VIDA E NÃO MEIRAMENTE UMA PORÇÃO DE REMÉDIOS ).

O QUE SIGNIFICA AICMOFOBIA: O MEDO DE AGULHAS E INJEÇÃO E OBJETOS PONTUDOS:

As fobais são caracterizadas pelo medo e ansiedade ao extremo, por determinada situação ou coisa, ao ponto da pessoa se sentir paralisada e condicionada em seu cotidiano. Ao passo que começa a condicionar eventos de sua vida para evitar seu estímulo fóbico. Dentre as fobias específicas está a aicmofobia, o medo irracional de agulhas de injeção e objetos pontiagudos.

Antecipadamente, vale ressaltar que todos nós temos medos, pois fazem parte do nosso instinto de autodefesa, quando estamos em alguma situação que pode colocar nossa vida em risco. Porém, o problema ocorre quando este medo passa a ser irracional e desproporcional, acontecendo ainda que não exista nenhuma situação de perigo.

Primeiro, o que são fobias?

Antes de tudo, as fobias não são medos comuns, mas sim aqueles desproporcionais, irracionais e intensos, que passam a ser condicionantes e paralisantes. Assim, são as fobias são caracterizadas como transtornos mentais em que a pessoa vive em um constante estado de alerta, ainda que não esteja em meio a uma situação de perigo.

Desse modo, quem sofre com uma fobia acaba vivendo condicionado aquele medo, ou seja, planeja toda sua vida de tal forma que o estímulo fóbico seja, a todo custo, evitado. Aos olhos dos outros, o medo parece infundado e desproporcional, mas somente o fóbico entende a situação de terror em que vive.

O que é aicmofobia? 

A aicmofobia é a fobia de agulha ou qualquer objeto pontiagudo a ela se assemelhe, sendo esse medo mais comum do que se imagina. Como, por exemplo, o medo de tomar vacina, ir ao dentista ou realizar exames laboratoriais. Onde a pessoa evita, ao máximo, estar exposto a qualquer situação que envolva o uso de agulhas, o que, claro, pode afetar diversos aspectos de sua vida, principalmente de sua saúde física.

Ainda, os sintomas da aicmofobia podem também se relacionar com a " agliofobia " o medo intenso de sentir dor, pois a pessoa passa a evitar a dor que a picada da agulha pode causar.

Em suma, a aicmofobia é um transtorno de ansiedade caracterizado por um medo intenso e irracional de agulhas e procedimentos médicos que envolvem aplicação de injeções. Sendo que, em seus níveis intensos, pode chegar a impedir a pessoa de realizar exames médicos ou receber tratamento de doenças.

Principais sintomas do medo de agulha: 

Os sintomas da aicmofobia podem prejudicar de forma significativa a vida pessoal, debilitante de tal forma que impede a pessoa até mesmo de receber cuidados médicos. Nesse ínterim, em meio a qualquer sinal de agulha ou objeto semelhantes, o fóbico apresenta sintomas como, por exemplo:

  • tontura e desmaio;
  • ansiedade intensa;
  • ataque de pânico;
  • insônia;
  • evita cuidados médicos;
  • aumento da frequência cardíaca;
  • pressão alta;
  • tremores;
  • falta de ar.

Causas da fobia de agulha:

A fobia de agulha é desenvolvida na mente do fóbico ao ponto que entende aquela situação como negativa. Porém, não existem causas específicas que causam esta fobia, pois depende de diversos critérios da vida do fóbico. Estudos apontam que, dentre as principais causas da aicmofobia estão:

  • experiências traumáticas causadas por agulhar ou objetos semelhantes;
  • padrões genéticos, pois algumas pessoas podem ter uma predisposição para o desenvolvimento de fobias;
  • alterações químicas no cérebro, onde algum transtorno químico no cérebro, pode contribuir para o desenvolvimento de uma fobia;
  • relacionadas a outras fobias;
  • sensibilidade a dor;
  • aprendizagem observacional, onde algumas pessoas podem desenvolver fobias após observar alguém com medo de um determinado objeto ou situação.

Consequências da aicmofobia:

Como se pode imaginar, as consequências da aicmofobia são inúmeras, tanto no aspecto físico quanto mental. Nesse sentido, dentre as principais complicações desta fobia estão a intensa ansiedade e a resistência em receber tratamentos e vacinação. 

Além disso, a fobia de agulha pode levar à automedicação inadequada, pois, devido ao medo de se submeter a procedimentos com agulhas, as pessoas tendem a evitar o tratamento adequado.

Tratamento para medo de injeção:

Antes de tudo, importante entender que existe uma linha tênue entre o medo e a fobia, onde só profissionais especializados na saúde mental podem analisar e identificar se se trata ou não de um transtorno da mente. Para que, consequentemente, consiga encontrar métodos eficazes para tratamento do fóbico, de forma individualizada. Ou seja, considerando tanto suas características pessoais quanto o histórico de suas experiências de vida.

Nesse ínterim, vale mencionar que muitas pessoas convivem com uma fobia, sem procurar a ajuda de um profissional da saúde mental. Seja por mero desconhecimento de tratamentos ou, até mesmo, por vergonha de expor a sua condição. Assim, acabam sofrendo e aumentando a gravidade de sua fobia, desencadeando até mesmo outros transtornos. Então, se você sofre com aicmofobia ou qualquer outra fobia, procure ajuda.

Dentre os tratamentos mais utilizados para ajuda com fobias está o tratamento por sessões de terapia. Como com um profissional psicanalista, pois, por técnicas específicas, ele conseguirá encontrar as causas de sua fobia, principalmente as que estão em sua mente inconsciente. 

Além disso, se o estado fóbico for grave, você também poderá ter de receber o tratamento com o uso de medicamentos prescritos por psiquiatra. Nesse sentido, vários medicamentos pode ser prescritos, como, por exemplo, ansiolíticos e antidepressivos, pois dependerá do diagnóstico individual realizado pelo profissional de saúde mental. " O EXCESSO DO SABOR DOCE PODE AFETAR O BAÇO/ ESTÔMAGO; O EXCESSO DE SAL PODE AFETAR OS RINS; O PICANTE PODE AFETAR O PULMÃO; O AMARGO PODE AFETAR O CORAÇÃO; O ÁCIDO PODE AFETAR O FÍGADO ".

segunda-feira, março 20

AS CINCOS ATITUDES PARA QUE POSSAMOS TER UM PROGRESSO ESPIRITUAL: TEXTO ( COLOSSENSES 2: 6-7 )

6 Ora, como recebeste Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele,
7 nele radicados, e edificados, e confirmados na fé tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.

Aqui nesse texto, vemos os deveres de quem almeja obter um progresso na vida espiritual.

O primeiro passo é relatado no versículo seis, que diz: “Andai nEle”.

O mundo tem passado por grandes mudanças, o ser humano, na medida em que o mundo tem se modificado, tem buscado mais ocupações, e normalmente tem se preocupado ao extremo devidos as inumeras tarefas do dia, sua vida passou a ser uma rotina que não pode ser quebrada pois se deixar pra o dia seguinte se transforma em uma bola de neve incontrolável. Dessa feita, quando haverá um tempo para Deus?

Quando muitos, ouvem essa pergunta dizem: Ainda está cedo. Tenho muitas outras coisas. É difícil, no momento não, mais quem sabe outro dia! Você me entende não é? Não quero ir por empolgação!

Aqui nesse versículo diz claramente que o desejo de Paulo para a igreja de colossos é um progresso espíritual, se vocês repararam aqui está se referindo a igreja de colossos, a membros, a irmãos, pessoas de frequência na igreja!

Isto indica que muitos que estão em nosso meio estão desligados, não estão andando com Cristo, por isso, a primeira atitude de quem tem um objetivo de crescimento espiritual é “andar nEle”.

Quando atingiu “Abrão”, a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; “anda” na minha presença e sê perfeito ( Genesis 17-1 ).

Notem aqui neste texto que Deus ainda não havia mudado o nome de “Abrão”, ou seja, ele estava iniciando sua trajetória de fé; Deus por sua vez o convida a andar na presença dEle.

Desde os primórdios o homem tentou andar com Deus mas não da forma em que Deus queria andar com o homem, mesmo se o ser humano tentasse o pecado fazia a separação (Isaías 59:1-2 ); Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem seus ouvidos surdos para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Por isso, foi necessário Cristo vir ao mundo e mostrar o caminho para “andar com Deus”; Ele disse na sua palavra relatado em um texto muito conhecido no evangelho de ( João 14-6 ) Eu sou o “caminho”, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

O caminho para andar nele está revelado em Cristo, quando não usurpou de ser igual a Deus, mas se esvaziou assumindo a forma de servo, para que nós que almejamos um crescimento andemos como Ele andou, sejamos como Ele foi, façamos o que ele fez. Ele é o espelho! Em quem a igreja deve refletir!

Aquele entretanto que guarda a sua palavra, nele verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele;
Aquele que diz que permanece nele, esse deve andar como ele andou.( 1 João 2: 5-6 ).

2º) NEle radicados – O significado da palavra radicados é, “criar raiz” ( João 15: 1-16 ).

O segredo para estar enraizado em Cristo é guarda a sua palavra.

3º) E edificados – Praticar a palavra de Deus é um exercício diário para obter um edificação sólida.

24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.
25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.( Mateus 7: 24-25 )

Quando Jesus explicou essa passagem ele estava ensinando a cavar fundo para alcançar a rocha sólida, pois na região onde Ele vivia era uma região considerada arída, e por ser arída ao se construir uma casa era necessário que cavasse fundo para alcançar a rocha sólida, então viver no envangelho é necessário que se cave fundo para encontrar a rocha sólida, e os instrumentos para cavar é, a prática da palavra, a oração e o jejum, uma vida em comunhão com Cristo.

4º) Confirmados na fé, tal como fostes instruídos – É permanecer inabalável naquilo a qual fostes instruídos, sem dar ouvidos as heresias com a qual o joio tenta implantar nas igrejas.

 “Não vos enganeis as más companhias corrompem os bons costumes” ( 1 coríntios 15-33 ).

Esse texto relata que aquele que almeja viver piedosamente deve tomar cuidado com as más influências, pois elas corrompem os bons costumes. Imagine uma parede sólida sendo atingida por fortes golpes de marretas, se não houver uma intervenção logo essa parede por mais que seja sólida ruirá e até cairá por terra. 

Você precisa de uma intervenção, uma ajuda que vem de Deus para isso se desligue das más companhias que Deus o ajudará a se fortalecer.

5º) E por fim – Crescendo em ações de graças: Ter um coração de gratidão por que essa a vontade de Deus:

Em tudo, daí graças, porque essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco, ( 1 Tessalonicenses 5-18 ) Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

domingo, março 19

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " BERTHOLLETIA EXELSA BONPL. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Bertholletia excelsa Bonpl.
Família: 
Lecythidaceae
Sinonímia científica: 
Barthollesia excelsa Silva Manso
Partes usadas: 
Noz (castanha)
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Fonte de vitaminas e minerais, tiamina, vitamina E, cálcio, magnésio, fósforo, cobre, manganês.
Propriedade terapêutica: 
Antioxidante.
Indicação terapêutica: 
A ingestão adequada de selênio (presente na castanha) está relacionada com a redução do risco de contrair câncer (próstata, mama); doenças do fígado, problemas estomacais.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: Brazil-nut, brazilnut, butternut, cream nut.
  • Espanhol: castaña, castaña del Brasil, nuez del Brasil, conduiro, jiturede, castanha del maranon, coquito del Brazil, tapa, almendra
  • Italiano: noce del brasilie
  • Alemão: paranuss

Origem, distribuição:
América do Sul (Guianas, Brasil, Venezuela, Colômbia, Perú, Bolíva).

Descrição:
Castanha-do-pará, uma das principais nozes comercializadas no mundo, é a semente comestível de uma árvore de grande porte da América do Sul (B.  excelsa) encontrada nas Florestas Amazônicas do Brasil, Peru, Colômbia e Equador. É particularmente conhecida no estado do Pará, onde é chamada de castanha-do-pará (ou noz- do-Pará). A coleta da castanha constitui hoje uma das principais atividades econômicas da região amazônica.

A árvore cresce nas matas virgens da bacia do rio Amazonas onde, muitas vezes, sobrepõe seus vizinhos, atingindo mais de 9 metros de altura, com sua coroa se espalhando por mais de 30 metros de diâmetro.

O tronco que a sustenta mede entre 1,8 e 2 m de diâmetro, mas espécimes de até 3 metros têm sido encontradas. O castanheiro-do-pará não pode, contudo, ser cultivado em áreas de plantações devido a complexas exigências ecológicas da árvore.

Os frutos são grandes cápsulas lenhosas e esféricas, de 8 a 18 cm de diâmetro, que se assemelham a cocos, pendurados nas extremidades dos ramos grossos da árvore. Um fruto típico de 15 cm pode pesar até 16 kg. Os frutos amadurecem de janeiro a junho e caem no chão, onde são colhidos. Dentro do fruto ficam as sementes (castanhas), que são organizadas como os gomos de uma laranja. As sementes são retiradas, secas ao sol, em seguida lavadas e exportadas ainda na casca. A casca marrom é muito dura e tem três lados. Ricos em gordura e proteína, a parte esbranquiçada tem o gosto semelhante ao da amêndoa ou do coco e é tão rica em óleo que queima como uma vela quando acesa.

O castanheiro-do-pará pertence à família Lecythidaceae assim como outras árvores tropicais valorizadas por seus frutos e nozes, como a "árvore de bala de canhão" (Coroupita guianenses), "pêra anchova" (Grias cauliflora) e "cumbuca-de-macaco" (ou sapucaia, Lecythis ollaria).

Uso popular e medicinal:
A castanha é talvez a mais rica fonte alimentar de selênio, um antioxidante importante nas reações metabólicas do organismo.

Pesquisas recentes sugerem que a ingestão adequada de selênio está relacionada com a redução do risco de contrair câncer tanto de próstata quanto de mama, o que tem levado profissionais de saúde e nutricionistas a recomendar o consumo de castanha como medida de proteção. 

A castanha tem uma das mais altas concentrações de ácido fítico em 2 a 6% do peso a seco. O ácido fítico pode prevenir a absorção de alguns nutrientes, principalmente ferro, mas é também um assunto de pesquisa e, possivelmente, confere benefícios para a saúde. Apesar dos possíveis benefícios, a União Européia impôs normas rigorosas sobre a importação da castanha-do-pará em suas conchas, pois as conchas encontradas continham altos níveis de aflatoxinas, o que pode levar ao câncer de fígado.

Valor nutricional:
A castanha contém cerca de 70% de óleo (ácidos graxos palmítico, oleíco e linoleíco) e 17% de proteína (rica em aminoácidos sulfurados como cisteina e metionina).

Nutricionalmente é boa fonte de algumas vitaminas e minerais. Um copo (33 gramas) de castanha contém vitaminas, tiamina (0,8 mg - 55% DV) e vitamina E (7,6 mg DV 38%); cálcio (213 mg - 21% DV), magnésio (500 mg - 125 % DV), fósforo (946 mg - 96% DV), cobre (2 mg - 116 DV%) e manganês (1,6 mg - 81%).

A castanha-do-pará contém pequenas quantidades de rádio, cerca de 1-7 pCi / g (40-260 Bq / kg), e a maior parte não é retida pelo corpo. Embora pequena, é 1.000 vezes maior do que em outros alimentos. De acordo com Universidade Oak Ridge Associated, isso não é por causa dos níveis elevados de rádio no solo, mas devido ao "sistema de raiz muito extensa da árvore."

Outros usos:
O óleo da castanha é frequentemente usado em xampus, sabonetes, condicionadores de cabelo e produtos para a pele por ser excelente humidificador. Cremes com sua composição proporcionam maciez à pele, ajudando a lubrificá-la e a mantê-la hiidratada.

As nozes doces são é importante fonte de proteínas e calorias para os povos indígenas do Brasil e das áreas rurais e urbanas. Amazonenses também usam os frutos vazios como recipientes e preparam a casca para tratar doenças do fígado. A infusão das sementes são utilizadas para problemas estomacais. 

Além do uso alimentar, o óleo da castanha é empregado como lubrificante de relógios e na fabricação de tintas para a pintura artística.

A madeira da castanheira é de excelente qualidade, mas o corte das árvores é proibido por lei nos três países produtores (Brasil, Bolívia e Peru). A extração ilegal da madeira e desmatamentos de terra representam ameaça de extinção." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( A FITOTERÁPIA TRATA A PESSOA COMO UM TODO NO CONTEXTO DE TODOS OS ASPECTOS DA VIDA INDIVIDUAL: FISIOLOGIA, COMPORTAMENTO, MEIO AMBIENTE E CONSCIÊNCIA ).

É ANDANDO COM A VERDADE QUE FAZEMOS A DIFERENÇA: TEXTO ( ISAÍAS 65 )

Muitos pensam equivocadamente que há contradição na Bíblia porque ao mesmo tempo que se fala de um favor imerecido demonstrado por Deus ao Seu povo, e de uma aliança eterna que Ele faz com eles, há também mensagens ameaçadoras contra este povo de Deus, as quais podem dar a entender que eles não desfrutam efetivamente do Seu favor, como se vê por exemplo no capitulo 65 de Isaías.

A razão deste modo errôneo de julgar consiste no fato de se confundir a justificação com a santificação; a filiação com o viver em vitória; enfim, do ter sido crucificado com Cristo com o ato de carregar diariamente a cruz.

São coisas distintas as promessas absolutas e eternas para aqueles que são filhos de Deus, e o modo que Deus trata com estes filhos em razão da obediência ou desobediência deles.
Assim, Ele disciplina o Seu povo para não condená-lo juntamente com o mundo de impiedade.
E este contraste entre o tratamento que o Senhor dá àqueles que Lhe pertencem e àqueles que são do mundo, por amarem a iniquidade do mundo, é apresentado de modo muito claro no capítulo 65 de Isaías, ao mesmo tempo que é apresentado o desagrado do Senhor para com aqueles que no Seu povo vivem em pecado.

Isto mostra claramente que não é pelo fato de o cristão ter sido justificado pela fé que Ele poderá contar com o favor e o poder de Deus em Seu viver diário, caso viva em pecado.
Os cristãos devem portanto sempre se guardarem de um viver na prática deliberada do pecado porque há a promessa absoluta da criação de novos céus e de uma nova terra nos quais habita somente a justiça.

A vocação portanto para este estado de glória é a prática da justiça e não da iniquidade.
Daí ser ordenado a todos os cristãos que busquem a paz e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Importa que haja novos céus e nova terra porque os seus habitantes foram feitos novas criaturas em Cristo, com uma mente renovada e um novo espírito. Então para um homem novo, será preparado tudo novo. Assim muitos israelitas não seriam salvos para acessarem a esta glória prometida futura por serem meramente descendentes de Abraão, segundo a carne.

Um verdadeiro israelita deve ser regenerado pelo Espírito para ser nova criatura em Cristo Jesus.
Somente os que nascerem da água e do Espírito terão acesso ao reino do céu. Então Deus não estava amarrado ao compromisso, à aliança que fizera com os israelitas através dos patriarcas, Ele se voltaria aos gentios para salvar aqueles que se arrependessem dos seus pecados, quando lhes fosse pregado o evangelho.

O evangelho é portanto preanunciado no início deste  capítulo 65 de Isaías, demonstrando que Deus salvará a todo aquele que se desviar do pecado, mas manterá nas trevas a todos os que amam a injustiça e praticam a iniquidade.

Deus se voltaria para os gentios que não O conheciam, porque não havia se revelado a eles na antiga aliança, senão somente aos israelitas.

Ele anunciaria o evangelho a eles e lhes ofereceria a Sua salvação, e muitos deles se converteriam a Ele.
Quantos ainda hoje dentre os gentios, nada conhecem do verdadeiro Deus e do evangelho de Cristo, mas que se convertem assim que Cristo é apresentado a eles pela Palavra no poder do Espírito? Isto é maravilhoso porque é o cumprimento da promessa que Ele fez através do profeta Isaías.
É importante frisar que a verdade relativa à salvação dos gentios ocorre conforme revelado por Deus ao profeta no primeiro versículo deste capítulo 65.

Eles são salvos não porque conheciam ao Senhor ou porque estavam buscando pela Sua face. Isto não seria possível porque Eles nada sabiam dos Seus caminhos.
Então o evangelho é enviado a eles através da pregação e muitos deles se convertem ao Senhor quando ouvem estas boas novas de salvação, e é somente a partir de então que passam a conhecê-lo.
Por isso se diz que a salvação do evangelho é inteiramente pela graça, porque até mesmo se exclui o mérito de que o salvo estivesse buscando antes a Deus e se esforçando para viver de acordo com a Sua vontade, simplesmente porque não conhecia nem ao Senhor, nem à Sua vontade.
Por isso somente um remanescente seria deixado a Israel que se converteria de fato ao Senhor.
Porque a salvação não é segundo as nossas obras, mas segundo a graça.
Israel confiava em suas obras de justiça própria e por isso tropeçaram na pedra que é a graça de Cristo.
Eles estavam endurecidos para a verdade de que eram pecadores necessitados de salvação e pensavam que eram mais santos do que o próprio Deus, apesar de todas as abominações e idolatrias que praticavam.
Os gentios estavam entregues também a práticas abomináveis e idolatrias, mas muitos destes foram salvos, porque fizeram suas más obras na ignorância, e porque se arrependeram destas suas obras assim que tomaram conhecimento da santidade do Senhor.

Mas a maioria de Israel, apesar de ser o povo da aliança que tinha os mandamentos de Deus, os profetas, e tudo o mais que Ele levantou para conduzi-los à Sua presença, se desviaram dEle e de todas as Suas coisas santas para praticarem deliberadamente aquelas coisas que eles sabiam perfeitamente que foram condenadas pelo Senhor e que despertavam o Seu desagrado.

Assim que esperança poderia haver para eles, tendo sido endurecidos com a própria Palavra de Deus?

Tal perigo deve ser evitado por muitos cristãos na Igreja de Cristo que se permitem ficar endurecidos com a própria pregação da verdade.

Eles não admitem serem exortados quanto ao pecado. Eles querem a aprovação de Deus e da Igreja para o viver pecaminoso deles na carne.

Enquanto alguém vive desta forma não há esperança de cura para ele, porque está endurecido exatamente contra o único remédio que poderia curá-lo que é a Palavra do Senhor.

Assim esta profecia de Isaías como toda a Bíblia é maravilhosamente verdadeira porque não aponta por posição conceitual quem é o grupo favorecido por Deus por condição de privilégios, e qual é o grupo que está debaixo do seu desagrado. Não. Ele não faz a distinção desta maneira. Deus distingue não por condição de nascimento, de cultura, de posição na sociedade ou por qualquer outro critério humano. Ele contempla o coração e salva mediante a receptividade e disposição em obedecer a Sua Palavra.

E estes que são verdadeiramente salvos passam automaticamente a servi-lO, ou então manifestam este desejo sincero de não viverem mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou.
E o Senhor mostrará no futuro a distinção que Ele faz entre os que O servem e aqueles que não O servem.
Se servem é porque reconheceram que Ele é Senhor. É o dono de Suas vidas e vontade.

Os que não O servem é porque seguem após os seus próprios pensamentos buscando sempre fazer o que é exclusivamente da própria vontade deles, e que jamais se submeterão à vontade de Deus.
Estes não podem ser alvos de promessas de justiça e paz perfeitas, a começar no milênio, como se vê no final deste  capítulo 65 de Isaías, porque isto não lhes interessa, pois têm prazer na iniquidade.

A verdade revelada aos profetas do Antigo Testamento é confirmada por Jesus e pelos apóstolos nas páginas do Novo Testamento, e por isso é realmente algo para pasmar o modo como a verdade é ocultada em nossos dias, como também o fora em diversos períodos da história da Igreja.

O caráter santo e justo de Deus e o modo correto de servi-lO são ocultados contra um viver ou legalista ou segundo o modo errado de se julgar a graça de Deus, como se fosse um pretexto para pecarmos.

O legalista se firma na sua justiça própria e na sua religiosidade, ainda que usando os próprios mandamentos da Palavra de Deus, e assim permanecem cegos para o fato de que é o Senhor mesmo que nos capacita a viver segundo a Sua vontade.

O que afirma que é o Senhor que tem todo o mérito e que tudo é pela Sua graça, apesar de fazer esta afirmação verdadeira, mas se vive segundo a carne, também erra o alvo da vontade de Deus, tanto quanto o legalista.

Portanto, todos os cristãos são chamados a praticarem a verdade conforme está revelada neste capítulo de Isaías e nas demais Escrituras, especialmente no ensino de Jesus e dos apóstolos no Novo Testamento.
Ali não vemos nenhuma base para uma afirmação legalista ou antinomista, mas a verdade relativa ao modo correto de se viver e fazer a vontade de Deus. O Senhor será misericordioso para com as faltas daqueles que se humilham perante Ele, daqueles que reconhecem de fato que sem Ele nada podem fazer, mas que procuram se inteirar de qual seja a Sua vontade para as suas vidas.
Estes que choram por causa dos seus pecados serão certamente consolados pelo Espírito, porque serão ajudados a vencerem o pecado e a fazerem o que agradável a Deus.
Mas aos que estão endurecidos pelo pecado, e orgulhosos de suas próprias obras de iniquidade receberão a justa retribuição por suas más obras, da parte de Deus ( Isaías 65: 6-7 ) Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?