terça-feira, maio 23

O RELÓGIO BIOLÓGICO NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA:

Na milenar Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tenha o seu próprio relógio. Ou seja, uma hora em que ele está no seu máximo de funcionalidade.
 
 É propriamente naquela faixa horária que a energia (Chi) penetra e circula mais e melhor em determinado órgão. Um distúrbio ou uma doença que aparece com freqüência (ou sempre) na mesma hora, fornece ao especialista indicações muito úteis para entender como diagnosticar e agir em cada caso.
 
 Veja aqui um breve resumo dos órgãos em relação ao seu horário específico.

3:00-05:00 PULMÃO:

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o pulmão é o primeiro órgão a se "levantar". Responsável por levar a energia - Chi - para todo o corpo e também para direcionar o sangue e, portanto, o oxigênio nos órgãos. Não é coincidência que este é o melhor horário para meditar. A base da meditação é a respiração lenta e profunda.

5:00-07:00 INTESTINO GROSSO:

Este é o melhor horário para esvaziar o intestino, porque é o horário de força máxima nesse órgão e, portanto, a hora em que ele tem uma melhor capacidade de expelir o desperdício do nosso corpo. Nesta hora é ótimo beber água morna.

7:00 - 09:00 ESTÔMAGO:

O estômago tem a função de digestão, em especial de proteínas. Nesta hora do dia, quando a energia do estômago está ao máximo, deve-se fazer um abundante café da manhã.

9:00-11:00 BAÇO:

O baço é um órgão extremamente importante porque transforma alimentos em energia para todos os órgãos. Se você não tiver feito um bom café da manhã, o baço é incapaz de fazer o seu trabalho bem e você pode ter a energia reduzida. Mas ainda há tempo: este horário ainda é indicado para o café da manhã.

11:00-13:00 CORAÇÃO:

Esta é faixa horária do coração na qual deve ser evitado todo tipo de estresse físico. É o momento perfeito fazer uma pausa, almoçar e relaxar. Neste horário é desaconselhável fazer exercício físico intenso e ficar em ambiente muito quente.
 

13:00-15:00 INTESTINO DELGADO:

Esta é uma fase importante, porque se está assimilando o almoço para obter o máximo da energia do que você comeu e, portanto deve-se evitar o trabalho pesado ou mentalmente estressante. A primeira parte desta faixa horária é ainda um um bom momento para se alimentar.

15:00-17:00 BEXIGA:

Este é o melhor momento para fazer as coisas mais importantes e difíceis do dia, como estudar e dar o seu melhor no trabalho. Claro, se você estiver bem alimentado e hidratado para seguir o restante da jornada.

17:00-19:00 RINS:

Os rins são fundamentais para a medicina tradicional chinesa, são particularmente relacionados à energia. É esse o momento em que começamos a sentir a energia se abaixando, o cansaço chegando. Neste caso, comer algo salgado (não muito) pode estimular os rins em suas funções.
 

19:00-21:00 PERICÁRDIO:

O pericárdio está intimamente relacionado com o coração (anatomicamente é a membrana serosa que o protege), este é o momento ideal para fazer uma prática que ajuda a relaxar e induzir o sono, como a meditação, uma atividade física leve, leitura, etc. Mas também dedicar-se ao convívio e à família. À noite deve-se comer pouco.

21:00-23:00 MERIDIANO TRIPLO AQUECEDOR:

O Triplo Aquecedor é considerado um meridiano em Medicina Tradicional Chinesa, que está estreitamente relacionado com vários órgãos e vísceras do corpo, agindo para a proteção e a gestão destes. Durante este tempo (um pouco antes no inverno, e um pouco mais tarde no verão), devemos dormir.

23:00-01:00 VESÍCULA BILIAR:

A vesícula está estreitamente ligada ao fígado. Neste momento, você precisa dormir, ou então você vai esgotar as reservas de energia nesses dois órgãos.
 

01:00-03:00 FÍGADO:

É fundamental descansar durante este tempo, quando o fígado está em seu mais alto nível de energia e, portanto, ao máximo de sua capacidade desintoxicante para o nosso corpo.

A LAVOURA DE DEUS EXIGE UM TRABALHO PACIENTE:

Deus constituiu apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres e os deu à igreja para que os santos fossem aperfeiçoados espiritualmente para o desempenho dos seus respectivos ministérios, de maneira que a Igreja seja edificada como o corpo de Cristo, como se afirma em ( Éfesio 4: 11-12 ).

Não foi portanto a Igreja que foi dada aos ministérios, mas estes que foram dados por Cristo à igreja, para que a sirvam, de maneira que todos, estando vinculados em amor, cheguem à unidade da fé e ao pleno conhecimento do Filho de Deus, por atingirem o amadurecimento espiritual, que é segundo a medida da estatura da plenitude de Cristo, ou seja, que tem em Cristo o seu modelo e exemplo até o ponto em que deve crescer, e não no homem, como lemos em ( Éfesio 4-13 ).

É somente quando se atinge este amadurecimento espiritual que se deixa de ser menino na fé, bebê em Cristo, cristão carnal, transformando-se em cristão espiritual, que tudo discerne e de ninguém é discernido, senão pelos que são também espirituais.
Quando se atinge a maturidade espiritual o cristão se torna uma coluna na casa de Deus, que é a Igreja (não nos referimos a templos, mas ao corpo dos cristãos ), porque já não poderá ser desviado da sua firmeza de fé por qualquer vento de falsa doutrina, engendrada pela astúcia e fraudulência dos homens, que maquinam o erro; ao contrário eles crescem mais e mais em tudo, seguindo a verdade em amor, naquele que é a cabeça da Igreja, a saber, Cristo.

Fora de Cristo, da comunhão com Ele, não é possível haver tal crescimento harmonioso de todos os membros da Igreja.
Por isso eles necessitam permanecer nele para que seja operada esta justa cooperação de cada membro do Seu corpo, para que seja efetuado este crescimento para a edificação da Igreja em amor.

É isto que distingue congregações de congregações, porque ainda que sejam formadas por verdadeiros filhos de Deus, há de se ver crescimento espiritual naquelas em que os cristãos estejam perseverando na obediência à doutrina dos apóstolos, e para tanto, se requer que esta seja devidamente pregada e ensinada.
Onde não houver tal pregação e ensino, que devem ser segundo a sã doutrina, jamais se poderá esperar que em algum tempo a congregação chegue a um amadurecimento por parte da quase totalidade dos seus membros.

Contudo, onde houver tal pregação e ensino, é razoável que se espere o referido amadurecimento, e ainda que alguns membros cheguem a ele tardiamente, terão implantadas neles as palavras de vida eterna que germinarão no tempo próprio conforme a operação do Espírito de Deus.
Mas como o Espírito fará germinar uma semente que não foi plantada pela pregação e ensino da verdade?
Daí ser requerida paciência dos ministros do evangelho enquanto aguardam pelo fruto do seu trabalho, que será certamente honrado pelo Senhor ( Tiago 5: 7-11 ). Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

segunda-feira, maio 22

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO TRATAMENTO HOMEOPÁTICO DAS FRATURAS:

A COMUNHÃO COM CRISTO, TEXTO ( 1 JOÃO 1-6 )

Quando fomos unidos pela fé a Cristo, fomos trazidos a uma tal comunhão total com ele, que fomos feitos um com ele, e os seus interesses e os nossos se tornaram mutuamente idênticos. Temos comunhão com Cristo no seu amor. A quem ele ama nós amamos. Ele ama os santos – assim como nós. Ele ama os pecadores – assim como nós.

Nós temos comunhão com ele em seus desejos. Ele deseja a glória de Deus – nós também trabalhamos para o mesmo fim. Ele deseja que os santos possam estar com ele onde ele está, e nós desejamos estar com ele lá também. Ele deseja expurgar o pecado – e nós lutamos para isto sob sua bandeira. Ele deseja que o nome de seu Pai possa ser amado e adorado por todas as suas criaturas – oramos diariamente, “ Venha o teu reino, Seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.”

Nós temos comunhão com Cristo em seus sofrimentos . Nós não estamos pregados na cruz, nem tivemos uma morte cruel, mas quando ele é reprovado, somos reprovados, e é uma coisa muito doce ser responsabilizado por sua causa, ser desprezado por seguir o Mestre, ter o mundo contra nós.

O discípulo não deve estar acima de seu Senhor. Em nossa medida comungamos com ele em seus labores, ministrando aos homens pela palavra da verdade e por atos de amor. A nossa comida e bebida, como a sua, é fazer a vontade daquele que nos enviou e realizar a sua obra.

Nós também temos comunhão com Cristo em suas alegrias. Somos felizes em sua felicidade, regozijamo-nos em sua exaltação. Alguma vez você já provou esta alegria ? Não há prazer mais puro ou mais emocionante para ser conhecido neste lado do céu do que ter a alegria de Cristo se cumprindo em nós, para que a nossa alegria seja completa.

Sua glória nos espera para completar a nossa comunhão, porque a sua Igreja deve se sentar com ele em seu trono, como sua esposa amada e rainha! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

domingo, maio 21

NEUROSE DE TRANSFERENCIA: QUAL O SIGNIFICADO PARA PSICANÁLISE?

A relação entre analista e analisado dentro do consultório é construída sobre diversas camadas de interação transformadora. Esse encontro provavelmente muda a percepção dos dois, levando a experiência da sessão para lugares em que trocas são necessárias. Em virtude disso que nós explicaremos a partir daqui o significado de neurose de transferência e como acontece.

O que é neurose de transferência?

A neurose de transferência se trata da projeção das neuroses infantis do cliente em seu analista. Dessa forma, o visitante da sessão pode processar as causas do seu mal-estar se direcioná-lo à figura do terapeuta. Por exemplo, ver na figura do analista a imagem do seu pai a fim de processar os seus traumas infantis.

De acordo com Freud é perfeitamente possível o surgimento de novas formas de neurose durante esse processo psicanalítico. Tudo porque o cliente vai transferir os seus sentimentos decorrentes da sua doença para o terapeuta em questão. Esse tipo de situação é bastante frequente nos consultórios, assim sendo até esperado por muitos profissionais em prol do tratamento.

Ainda segundo Freud, essa relação dentro do consultório assume um caráter muito importante para o cliente. Será dessa forma que os conflitos do passado desse indivíduo serão rearticulados em conjunto com outros sentimentos confusos.

Etapas:

Esse ponto não é tão categórico entre os terapeutas, visto que cada sessão e paciente são únicos em sua essência. Contudo é possível observar uma tendência em relação ao progresso do atendimento feito com o paciente na terapia. Seguindo etapas, o processamento começa por:

Reconhecimento:

O paciente reconhece no seu analista o que, conforme os especialistas, é chamado de a personificação do seu grande outro. Trata-se de reconhecer que o analista detém um saber necessário para ajudar o indivíduo com o seu sofrimento. Em suma, é a consciência de que o profissional é alguém capaz de lidar com os efeitos da sua neurose.

Objeto:

Após esse reconhecimento, o analista passa ocupar um espaço de objeto insatisfatório da pulsão do paciente. Em outras palavras, o analista se torna o objeto da ausência, daquilo que falta para completar o paciente.

Dessa forma o paciente acaba endereçando a esse objeto o que seria a construção de sua condição desejante. Assim, o terapeuta se torna um vazio sobre o qual o indivíduo investirá como alguém desejante dessa falta. O paciente quando projeta em seu analista aquilo que lhe falta acaba desejando o que ele projetou de volta.

Transformação:

Por fim, o próprio paciente se torna o objeto, gerando identificação com o objeto que falta ao outro. O indivíduo acaba se oferecendo para “tapar” esse vazio e desaparecer com o desejo do outro.

Com esse sentimento, o paciente revive a sua posição infantil mais primordial, sendo o modo de reviver as suas neuroses. Em outros termos, ele vai reviver o modo que se entregou aos pais e como ele supôs que deveria ser aceito.

Autoconhecimento:

Ao longo da terapia o paciente se sente à vontade para se abrir instintivamente para aquela análise. Desse modo começa a depositar gradualmente na terapia a sua neurose de transferência, especialmente na figura do analista. Sendo assim, coloca no profissional tudo aquilo que diz respeito ao seu relacionamento com o outro.

Porém, o indivíduo acaba regredindo em si mesmo para encenar o seu posicionamento de objeto para o grande outro. Dessa maneira, a atenção dessa pessoa se volta para o relacionamento que está sendo construído ali, gerando significância para ele.

Incontestavelmente essa experiência é vital para o paciente refazer o tecido de suas primeiras inscrições pulsionais, influenciadoras das neuroses. Assim ele pode obter autoconhecimento e clareza ai entender as verdadeiras causas do seu mal-estar durante a sessão.

A influência da libido:

Se a libido não fosse descarregada pelos caminhos de costume certamente seria deslocada para as fantasias. Esse tipo de fenômeno já era observado por Freud durante os seus estudos da neurose de transferência. Por sua vez, a parte orgânica acabava necessitada de uma descarga real. Caso ela não acontecesse, a libido ficava tóxica.

Dessa forma, a libido acabava por gerar danos no corpo do paciente, como disfunção e sinais de angústia. Esse tipo de consequência ficava conhecida como as satisfações substitutivas. Já que a parte orgânica não conseguia escoar para fora acabava eclodindo na parte interna do indivíduo.

Segundo os psicanalistas, os sintomas da neurose transferencial são perfeitamente interpretados de maneira simbólica no consultório. Dito de outro modo, os sintomas do paciente estão conectados a uma história pessoal que pode ser revisitada quando necessário.

Resultados:

Assim que o sucesso da terapia sobre os sintomas da neurose de transferência do paciente é alcançado, os resultados aparecem. Sem dúvida que a intensidade desses sintomas vai influenciar na recuperação lenta ou rápida do indivíduo durante a terapia. Porém, quando os resultados finalmente surgem, o paciente verá que:

Os sintomas sumiram:

Já que o conflito inicial da pessoa analisada foi desfeito, não há mais razões para os sintomas existirem. Fazendo uma analogia, é como se cortassem a força elétrica de um dispositivo eletrônico, deixando ele inativo.

Descoberta:

Ao longo da terapia o paciente vai reviver na imagem do analista as suas experiências e traumas do passado. Dessa forma é possível que ele descubra conscientemente as causas do seu mal-estar e o jeito de dar fim a ele. Assim, tudo o que era mais primitivo em si mesmo é redescoberto e ressignificado durante o tratamento.

Conflitos externos:

Ademais, os conflitos externos desaparecem em conjunto com os sintomas da neurose. Fica incluso aqui as desavenças e inimizades com parentes e amigos próximos que influenciaram no seu estado mental.

O analista:

Por fim, o que resta ao analista é sair da posição em que o paciente o colocou na neurose de transferência. É como o fim de uma cirurgia, de modo que o profissional seja “um resto” dessa operação psíquica. Ao fim ele deve aguentar esse destino, pois é dessa maneira que o paciente pode seguir coerente, lúcido e sensato.

Em outras palavras, surge aqui a castração do falo, já que não consegue dar para o paciente o que este quer. Isso acontece quando, por exemplo, o indivíduo pede pelo objeto e recebe desejo ou pede por felicidade e recebe a ausência. Assim que o profissional proporciona esse desejo ele se torna “um resto”, perdendo a sua relevância.

Exemplos de neurose de transferência:

Os exemplos mais comuns da neurose de transferência em Freud costumam ser:

  • a histeria, comumente trabalhada durante as sessões
  • a neurose obsessiva sobre um objeto ou ser animado

Considerações finais sobre neurose de transferência:

A neurose de transferência atua como uma projeção das neuroses do paciente para o analista a fim do trauma ser trabalhado. Essa entrega acontece porque quando alguém direciona os traumas infantis para a figura do analista fica mais fácil resolvê-los.

O terapeuta precisa ter consciência do papel que assume aqui para que então o seu analisado se liberte desses traumas. Assim, a troca feita em consultório se mostra capaz de ressignificar experiências do paciente e lhe dar liberdade para viver plenamente.

SIGNIFICADO DE ARTE TERAPIA: 7 TIPOS E SUAS APLICAÇÕES

arteterapia é um tema que vem despertando cada vez mais interesse. Afinal, nossa sociedade tem buscado formas terapêuticas para combater seus males das maneiras mais variadas. Uma vez que há terapias com base em tantas coisas, como aromas, sons e cores, seria estranho não contemplar a arte, não é?

Nesse artigo, traremos a você o conceito de arteterapia, suas aplicações, e falaremos sobre alguns tipos existentes. No entanto, antes disso, achamos interessante começar a conversa definindo o que é arte e também o que é terapia.

Definição de terapia:

Para começarmos a entender é um ramo da medicina voltado para o tratamento de doenças. Não é algo único, já que dentro da terapia há várias ramificações/tipos. Assim, cada ramo tem sua própria literatura, pensamento, e métodos. Além disso, uma vez que há vários tipos de doenças, consequentemente, existem vários tipos de terapia para dar conta desses problemas.

Definição de arte:

Segundo Aristóteles, a arte é uma imitação da realidade. Por outro lado, Kant considera a arte uma manifestação que produz uma “satisfação desinteressada” em quem aprecia. Essas são apenas duas das inúmeras definições filosóficas acerca da arte.

Quanto a nós, vamos apenas considerar que seja uma manifestação estética. O artista que faz a arte se conecta aos sentimentos, emoções, ideias do outro. Assim, temos que ela é um reflexo do ser humano e vem representar sua essência.

Definição de arteterapia:

arteterapia se estabeleceu como campo específico de conhecimento em 1940. Foram os trabalhos de Margareth Nauberg que promoveram isso.

arteterapia tem como foco a pessoa em si. Assim sendo, constitui-se como um projeto junto a ela para agir em cima de um problema. Ou seja, o terapeuta não age sozinho, mas a terapia é construída com o paciente. Em termos de objetivo, assemelha-se à psicoterapia. No entanto, possui especificidades e limites concretos que se utilizam das artes plásticas para melhorar a saúde mental.

Além disso, a técnica busca ajudar no bem-estar emocional e social do paciente.

Nesta terapia, a arte é uma forma de comunicação. Ou seja, através dela a pessoa pode expressar seus sentimentos, refletir e analisá-los. Graças a influência freudiana que essa terapia recebeu, a arte é considerada um meio de manifestação do inconsciente.

Dessa forma, a arte seria uma representação simbólica da vida intrapsíquica e do exterior da pessoa. Por essa razão, todo o processo da arte terapia busca promover o autoconhecimento e o conhecimento do seu exterior. Além disso, essa forma de expressão ajudaria a pessoa entender as mudanças necessárias em seu comportamento, o que facilitaria uma intervenção.

Benefícios da arte terapia:

arte terapia traz benefícios em relação a facilidade de expressão. Os âmbitos de aplicação desta são na saúde mental, física e bem-estar emocional e social. Além disso, há outros benefícios que vamos detalhar a seguir:

Permitir a expressão de sentimentos:

Há sentimentos que não conseguimos verbalizar, ou seja, falar. Assim sendo, muitas vezes também nem conseguimos escrever sobre eles. Nesse contexto, a arteterapia vem para ajudar a desenvolver nossas expressões. Isso fornecendo auxílio na comunicação e, principalmente, com relação a sentimentos difíceis.

Ajuda a compreender as preocupações:

Como a arteterapia busca colocar para fora nossas questões interiores, conseguimos nos enxergar melhor. Consequentemente, vemos de forma mais prática o que nos incomoda e conseguimos entendê-las.

Explora a criatividade e imaginação:

arte terapia potencializa a capacidade de criação e imaginação.

Ajuda a aumentar a capacidade de comunicação:

Como dissemos, a arteterapia focaliza na comunicação. Assim, ela ajuda a desenvolver ferramentas para isso e permite que expressemos de forma mais clara nossos sentimentos.

Melhora a concentração, memória e atenção:

Durante o processo da arteterapia é preciso se concentrar para poder se expressar de forma clara. Essa melhora da concentração ajuda a melhorar a memória e atenção. Assim, adquire-se capacidades que não são importantes apenas na arte terapia. Quando bem desenvolvidas, elas refletem na nossa vida cotidiana em todas as áreas.

Diminui os níveis de estresse e de ansiedade:

Atividades que envolvam arte e criatividade reduzem os níveis de ansiedade e estresse de modo geral. Afinal, tais atividades são consideradas relaxantes.

Modelos de arteterapia:

arteterapia pode ser aplicada à todas as faixas etárias, sendo em níveis terapêuticos ou educativos. Sendo que, no último caso, seria voltada para o desenvolvimento educativo em si.

Em relação ao nível criativo, a modalidade escolhida deve ser construída junto com o paciente.

Como assim? Como dissemos antes, trata-se de um projeto com o paciente. Dessa forma, ela precisa se adequar às necessidades deste. Há várias modalidades expressivas em que a arte terapia pode ser desenvolvida. 

Pintura:

Essa técnica facilita a expressão de emoções através da fluidez dos matérias e dos movimentos.

Nessa modalidade de terapia, o pintar deve ser espontâneo, pois ele é a representação dos sentimentos internos. De modo geral, ela contribui para a consciência e autopercepção de si, de seus bloqueios e personalidade. Essa técnica usa da cor como elemento principal para a construção do espaço.

Contação de histórias:

Essa técnica é voltada principalmente para as crianças. Ela proporciona descontração, relaxamento e bem-estar físico, emocional, social e intelectual.

Dessa forma, a criança pode estabelecer vínculos, identificação e empatia com os personagens durante a leitura. Assim sendo, esse processo ajuda no desenvolvimento humano. Além disso, em ambientes hospitalares, a leitura ajuda a criança a exercer uma atividade escolar e que distrai.

Movimento e dança:

Nossos movimentos são considerados uma forma de linguagem. Considerando que mensagens podem ser transmitidas através de gestos, podemos expressar nossos sentimentos através disso. Nesse método, o corpo é um instrumento, e alguns autores consideram que ele o corpo não pode mentir.

Dessa forma, a mensagem expressa por ele atinge um nível profundo e alcançamos a compreensão maior de nosso interior.

Escrita Criativa:

Nesse método, o paciente não deve se importar com regras gramáticas e ortografia, apenas se concentrar no fluxo de pensamento. Esse exercício possibilitaria a expressão do que está em nossa mente.

Colagem:

Essa técnica permite que o indivíduo projete sua história e, consequentemente, se identifique e a transforme. Através da identificação, a pessoa contata seu mundo interior e se manifesta. Ela consegue analisar sua vida, recortar e tirar o que acha que deve ser tirado, além de construir algo novo. É sair de algo pronto, existente, para, com isso, fazer algo que deseja.

Dramatização:

Essa técnica permite brincar de ser outra pessoa. Principalmente quando voltada para crianças, permite que ela seja quem ela quiser. Isso ajuda no desenvolvimento do imaginário.

No entanto, não se trata de uma técnica “sem regras”. A criança pode ser quem ela quiser, mas deve agir de acordo com o papel escolhido. Por exemplo, se ela decide fazer uma professora, ela deve agir como de fato uma professora age na vida real. Deve se comportar como ela age realmente.

Quando a criança precisa agira conforme o papel, ela passa a entendê-lo e, com isso, entender a sociedade. Contudo, a técnica não age só na percepção depois da terapia, mas busca entender como a criança  entende a priori alguém ou alguma coisa. Pode ser que, através disso, a criança expresse traumas e situações sobre esses papeis.

Desenho:

Desenhar trabalha a concentração, coordenação espacial e visual. É uma atividade expressiva que promove a expressão de sentimentos mais internos do indivíduo.

O desenho pode expressar a afetividade oculta do pensamento, já que pode ser a materialização do pensamento e do sentimento. Principalmente para as crianças, essa expressão é muito significativa. Isso se dá, pois a criança não expressa uma realidade, mas como ela vê as coisas. Expressa como ela sente e interpreta o mundo interior e exterior.

Conclusão:

arteterapia é uma técnica que pode ajudar muito na nossa autocompreensão e expressão. Principalmente para crianças, essa terapia tem se mostrado muito eficaz. E é importante ver que a arte assume um papel de linguagem e ajuda a enfrentar problemas.

A BÊNÇÃO DE CONHECER CRISTO EM ESPÍRITO:

O Cristo que servimos é onisciente, onipotente, onipresente. Ele tudo sabe, vê e governa. É inútil tentar viver aparte da consideração de que se deve viver de tal modo, que em tudo Lhe sejamos agradáveis, quer estando neste mundo, em que não O vemos, quer no vindouro, quando o veremos face a face.
Este empenho em que se viver de modo agradável ao Senhor deve levar em conta, principalmente, o temor que Lhe é devido, porque teremos que comparecer ante o Seu Tribunal, no qual prestaremos contas e receberemos o louvor ou o dano de tudo o que tivermos feito por meio do corpo neste mundo, seja o bem segundo a Sua vontade para recompensa, seja o mal, para dano ou perda de galardão.

Então pregar o evangelho com fidelidade não é uma opção para os que são chamados, mas uma honra, e uma grande responsabilidade e dever, porque este nos foi encarregado da parte de Deus, para sermos seus embaixadores, na convocação de todos os homens a se reconciliarem com Ele, porque Cristo “morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.”
Paulo conhecia este temor que era devido ao Senhor, e pregava unicamente por amor, porque o amor de Cristo o constrangia a isto.
Assim ele podia se recomendar às consciências de seus ouvintes quando os persuadia à fé, porque podiam se gloriar no testemunho da sua sinceridade, e no fato de se gloriar nas coisas operadas por Deus em seu coração, e não na aparência, conforme muitos faziam em Corinto.

Em Cristo está sendo formada uma nova criação espiritual, e todo verdadeiro cristão faz parte da mesma, então não devem se fixar nas coisas do velho homem que são passadas à vista do Senhor, mas na nova vida que receberam do céu.
Deus mesmo proveu todas estas coisas relativas à reconciliação dos pecadores com Ele, não lhes imputando mais a condenação dos seus pecados por causa de Cristo.
O trabalho do apóstolo e de qualquer ministro de Cristo é portanto o de rogar aos homens que se reconciliem com Deus, porque Cristo, que não tinha pecado, morreu no nosso lugar, fazendo-se réu do pecado por nós, para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus, isto é, alvo de Sua justiça, para que pudéssemos ser justificados do pecado.
À vista destas realidades, o objetivo maior e principal de um cristão não deve estar nas coisas deste mundo, mas no céu, porque foi de lá que recebemos a nova vida que há de permanecer por toda a eternidade.

E ainda que venhamos a morrer, temos um outro corpo celestial e glorificado aguardando por nós no céu, e deveríamos aspirar por deixar um dia este corpo terreno para que possamos receber este novo corpo celestial.
No entanto não se pode ter tal aspiração quando não se está vestido com a justiça de Cristo, pela fé no evangelho (2 coríntios 5-3 ).
Assim o que é mortal dará lugar ao que vive eternamente (2 coríntios 5-4 ); conforme o que foi planejado por Deus desde o princípio, e para comprovar esta verdade deu o Espírito Santo para habitar nos cristãos, para que seja o penhor do cumprimento cabal de tudo o que lhes tem prometido quanto à sua vida futura e celestial (v. 5).

Esta esperança de vida eterna deve ser motivo para que os cristãos tenham sempre bom ânimo, em todas as aflições que sofrem ainda no corpo neste mundo, uma vez que todas elas cessarão somente quando estivermos para sempre na presença do Senhor, depois de termos sido chamados por Deus a deixar o nosso corpo mortal, para que possamos viver na esfera das coisas que são somente espirituais, celestiais e divinas! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS ORIENTA, NOS CONSOLA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?