quinta-feira, junho 30

ESTOU MUITO AFLITO E QUEBRANTADO PERDOA-ME SENHOR: TEXTO ( SALMO 38 )

Os Salmos de Davi falam ao leitor do por causa das profundas reveladas nos seus versos. com todos os problemas nunca foram assuntos jurídicos, técnicos ou seu pois Davi sentiu seu significado ser. O Salmo 38 é um excelente exemplo.

O significado do cabeçalho não ficou completamente claro. Alguns acreditam que a “Em memória” sugere que Davi escreveu seu hino como reflexão sobre uma circunstância passada, lembrando da expressão angústia sofrida por causa do seu pecado. Outros conhecidos uma ligação às ofertas como o santuário por dos feitos memorial2 e 24 possível (Levítico 24). Mesmo sem ter certeza do significado preciso desse termo, não podemos ver no Salmo uma mensagem de valor para todos, pois devemos reconhecer o efeito devastador do pecado em nossas vidas.

Antes de analisar a estrutura desse Salmo, vale a pena ler o hino inteiro e observar o envolvimento total de Davi na sua mensagem. Observando a sua linguagem, podemos dizer que o pecado que ele cometeu o afeto da cabeça aos pés. Ele cita seus ossos, cabeça, lombos, coração, olhos, ouvidos, e pé (versos 3,7,8,10,14,16) para reforço da cabeça, lombos, coração, olhos, ouvidos, e pé (versos 3,7,8,10,14,16) para reforço da cabeça a afirmação “Não há parte sã na minha carne” (versos) 3 e 7). Ficou abalado, angustiado e diante do Senhor.

Os primeiros versos do Salmo descrevem o sofrimento como consequência do seu pecado: “Não há parte sã na carne, por causa da tua indignação; não há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado. Pois já se elevam acima de minha cabeça as minhas iniquidades; como fardos pesados, excedem as forças. Tornam-se infectas e purulentas as minhas chagas, por causa da minha loucura” (versos 3 a 5).

Davi estava sendo castigado por Deus, e admitia a justiça do Senhor. Ele apelou à misericórdia de Deus para que não fosse totalmente destruído por sua ira justa (verso 1).

O rei de Israel continua seu poema sobre a angústia, descrevendo o envolvimento de outras pessoas (versos 9 a 20). Amigos, companheiros e parentes se afastaram dele (verso 11), nos lembrando da reação dos amigos de Jó, que acharam difícil olhar para a pessoa desfigurada por graves doenças. Inimigos aproveitaram a oportunidade para tentar matá-lo, e circulavam boatos falsos e cruéis sobre o rei (verso 12).

Davi não se sentia obrigado a responder às acusações falsas, pois confiava na justiça de Deus: “Armam ciladas contra mim os que tramam tirar-me a vida; os que me procuram fazer o mal dizem coisas perniciosas e imaginam engano todo o dia. Mas eu, como surdo, não ouço e, qual mudo, não abro a boca. Sou, com efeito, como quem não ouve e em cujos lábios não há réplica. Pois em ti, SENHOR, espero; tu me atenderás, Senhor, Deus meu” (versos 12 a 15).

No final das contas, Davi nunca teria como satisfazer todos que o criticavam e acusavam injustamente. Pior, ele não teria condições de satisfazer a ira de Deus que o castigava em justiça. Sua única esperança foi apelar à misericórdia de Deus para o salvar, e assim ele encerra o hino com estas palavras, que se tornam nossas quando reconhecemos as consequências dos nossos próprios pecados contra o Criador: “Não me desampares, SENHOR; Deus meu, não te ausentes de mim. Apressa-te em socorrer-me, Senhor, salvação minha” (versos 21-22 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?