terça-feira, junho 28

QUE O SENHOR NOS OUÇA E RESPONDA AS NOSSAS ORAÇÕES E NOS AJUDE: TEXTO ( SALMO 20 )

Querendo ou não, o salmo 20 estudo é uma das análises bíblicas mais procuradas, considerando o tamanho e a mensagens que são transmitidas nesse livro.

Dessa forma, no salmo de número 20 em específico, temos algumas características de lamentação, mas continua sendo trechos muito otimistas e positivos.

O salmo se trata da voz do povo, em multidão, que ora em nome do Rei de Israel quando ele está pronto para ir para a batalha.

Nesse sentido, talvez seja por esse motivo, que para muitos cristãos, esse capítulo seja tratado como uma priorização da oração nos momentos difíceis.

Até porque, mesmo diante de toda a batalha que se aproximava, Davi e todo o povo, tiram um tempo para orar, priorizando a oração antes de tudo.

Isso é algo muito importante, considerando que na atualidade, muitas pessoas deixam de procurar a Deus, e orar, colocando a desculpa no momento.

Portanto, para que você consiga entender melhor tudo isso, citaremos a seguir um estudo do salmo 20, em busca de entender essa oração.

Salmo 20 Estudo Completo

Antes de começarmos, para entender algumas palavras e até outros contextos, caso fique vago, é importante rever o estudo do salmo 19.

Cada salmo pode ter uma sequência, mensagem e pensamento diferente, mas até mesmo alguns termos podem complementar o estudo.

(Salmo 20:1-2) Que o Senhor responda e ajude

¹ O SENHOR te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja.

² Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião.

O SENHOR te ouça: Primeiramente, vale frisarmos que nesse próprio trecho, conseguimos identificar que essa oração foi feita em conjunto com mutirão.

Dessa forma, se é feito o pedido que Deus respondesse às orações de alguém, que no contexto do livro, é o rei se preparando para a batalha.

No dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja. Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião: Aqui Davi pede a Deus que lhe ajude de diversas formas diferentes, e esteja olhando para ele nessa batalha.

Aqui conseguimos ver um padrão que era usado muito no livro dos salmos e alguns outros, que expressa a repetição com as variações: Te proteja, te sustenha, envie-te socorre e dentre outros.

(Salmo 20:3) Que Deus possa receber esse sacrifício

³ Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. (Selá.)

Lembre-se de todas as tuas ofertas: Como de costume, sempre era feito um sacrifício em momentos importantes, como esse, que está prestes a ocorrer uma batalha.

Essa oração é mais uma destinada para que o senhor veja e receba seus sacrifícios antes da guerra.

Lembre-se de todas as suas ofertas…e aceite os teus holocaustos: aqui é lembrado que nem todos os sacrifícios são aceitos diante de Deus.

Até porque, você deve saber que para um sacrifício ser aceito por Deus, ele precisa ser oferecido com fé e também de acordo com o sistema levítico. Caso contrário, o sacrifício pode não ser aceito, e assim não ser correspondido por Deus.

E isso, era algo que deixava Davi muito procurado, e por isso pede a Deus que lembre de suas ofertas e aceite os holocaustos.

(Salmo 20:4) Que o Senhor pai possa conceder o cumprimento

⁴ Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano.

Conceda-te conforme ao teu coração: Deus sabe do coração grande e acolhedor que Deus possui, e assim pede que ele lhe ajude conforme ele.

Até porque, o Rei Davi tinha um desejo de defender o povo de Deus e o reino em aliança com Deus. Portanto, ele queria muito que Deus olhasse para ele e o seu povo, principalmente com o seu coração.

E cumpra todo o teu plano: Visto que o propósito de Davi era a vitória para o povo de Deus, esta foi uma oração boa e necessária para orar.

Ele sabe que Deus sempre elabora os melhores planos para os seus discípulos, e era isso que Davi queria para ele e o seu povo.

(Salmo 20:5) Que Deus possa responder essas orações

⁵ Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; cumpra o Senhor todas as tuas petições.

Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões: Primeiramente, podemos explicar pendões, como bandeiras de celebração alegre, usado muito nos tempos antigos.

Nesse sentido, como já citamos, o povo tinha muita confiança na libertação de Deus, que já aviam planejado colocar as bandeiras de celebração alegre. O hasteamento das bandeiras significa a vitória de Deus sobre os inimigos.

Cumpra o Senhor todas as tuas petições: Você consegue ver que novamente a oração demonstra a confiança de que Deus ouviria e cumpriria as orações de Seu rei.

(Salmo 20:6) o Senhor salva seu ungido

⁶ Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo Céu, com a força salvadora da sua mão direita.

Agora sei que o Senhor salva o seu ungido: Nesse trecho da oração que foi realizada, conseguimos ver que Davi mais uma vez expressou sua grande confiança de que Deus responderia às orações de Seu povo.

Deus salvaria (salva) o rei (Seu ungido). Durante os seus estudos bíblicos é muito comum que você esculte essa palavra “ungido”.

Dessa forma, de uma forma contextual para que você consiga entender, a palavra “ungido” pode ter uma série de significados, que irão variar de acordo com o contexto.

Por exemplo, no trecho: o Senhor salva Seu ungido, pode ser identificado alguns significados, como:

O Pai salvou o Filho do pecado, do orgulho, da autossuficiência, do fracasso, ou dentre diversos outros sentidos.

Você como cristão, precisa entender o contexto da passagem, para assim identificar o verdadeiro significado.

Portanto, você agora sabe que se a palavra aparecer no estudo do salmo 21 os seus significados podem não ser o mesmo.

Ele o ouvirá desde o seu santo Céu, com a força salvadora da sua mão direita: Por fim, aqui conseguimos ver que mais uma vez é fortalecida a ideia de que o Senhor salva seu ungido.

(Salmo 20:7) Confiar em nome do senhor

⁷ Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.

Uns confiam em carros e outros em cavalos: é muito comum muitos dos seres humanos confiarem nos carros ou até mesmo em cavalos, e as vezes deixar de confiar no senhor.

Faz parte da natureza humana colocar nossa confiança nessas coisas, que não passa de matéria.

Desse modo, isso é algo que acontece não hoje, mas desde o tempo de Davi.

Davi sabia em que os reis e seu povo geralmente confiavam, que era a força humana e as maneiras como muitas vezes se expressam.

No entanto, quando ele cita: “mas nós faremos”, ele traça um forte contraste, mostrando que mesmo com isso, a sua confiança sempre será em Deus.

Devido ser uma guerra, ele podia muito bem ter posto sua confiança em suas armas e até mesmo nos seus soldados. Porém, ele prefere sequir no caminho da fé colocando sua confiança em Deus.

Mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus: Esse trecho completa nosso raciocínio anterior, e só confirma que Davi confiou na pessoa, ou seja, diretamente no caráter de Deus.

Ele não carregava o nome do Senhor como um encantamento mágico; antes, o nome fala do caráter abrangente de Deus e é uma expressão de Sua fidelidade à Sua aliança com Israel.

Vemos que o caráter e a fidelidade em Deus construída por Davi, foi mais forte do que milhares de carros ou cavalos.

(Salmo 20:8-9) O triunfo que só aqueles que confiam no senhor possuem

⁸ Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.

⁹ Salva-nos, Senhor; ouça-nos o rei quando clamarmos.

Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé: Aqui Davi mostra que a confiança no senhor é algo que realmente funciona, e que a sua fé pode levar ao sucesso.

Dessa forma, quando ele fala que Uns encurvam-se e caem, aqui ele está falando naquele que ao invés de colocar sua confiança em Deus, colocaram em carros e cavalos.

No entanto, aqueles que realmente colocaram a sua fé e confiança em Deus, se levantaram e estão de pé.

Essa parte só demonstra o quanto a palavra de Deus é forte, e tem um alto poder, e que confiar nele, é o que realmente vale a pena.

Salva-nos, Senhor; ouça-nos o rei quando clamarmos: Aqui temos a linguagem da fé de Davi, mostrando a sua confiança na resposta de Davi, sempre que ele e o seu povo precisassem.

Para você, que quer ver o quanto a confiança e fé em Deus pode ser forte, e é principalmente o melhor caminho, o salmo 20 estudo foi feito para você.

Dessa forma, você vai ver que isso só frisa cada vez mais a importância em crer em Deus e ter confiança nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?