quinta-feira, julho 7

DEUS TE ABENÇOE? O QUE ESSA PALAVRA SIGNIFICA PARA VOCÊ?

Saudade do tempo que eu ouvia  alguém falar: "Deus te abençoe". Naquele tempo os filhos pediam a "bença" pro pai, pra mãe, pro avô, pra avó e até pros tios e tias. Era benção que não acabava mais. Na hora de deitar a gente pedia benção pro pai e pra mãe e eles respondiam; "Deus te abençoe, dorme com Deus". Hoje quando me lembro daquele tempo fico emocionado de ver a pureza e o respeito dos filhos e dos sobrinhos e dos netos. E quando a pessoa era católica pedia a benção pro padrinho. E todo mundo era abençoado, respeitado e amado. Hoje mudou tudo: é filho contra pai, irmão contra irmão, é reino contra reino, nação contra nação... E muita gente inverte as posições e diz que hoje é tudo moderno e que naquele tempo era tudo muito estranho Hoje não é mais "amigo e irmão", hoje é parça, brother e outras coisas que Nem sei o que isto significa, sei que brother é irmão em inglês. Mas essa mudança é normal dentro do contexto do mundo, hoje a linguagem é on-line, moderna e atual. Mas se eu tivesse o meu pai e a minha mãe vivos, com certeza eu pediria a benção para eles. Sinto muita falta deles!

A Bíblia diz em Provérbios 10.22 que a benção do Senhor enriquece e não acrescenta dores. A benção segue o abençoado lado a lado pelos difíceis caminhos da vida. A Bíblia contém vários textos que falam e exemplificam a benção em diversos momentos da vida de seus personagens. Com o tempo este costume foi se esvaindo e saindo de moda, como se diz. As mudanças vieram, o desrespeito, a provocação, a indignação e os filhos aos poucos deixaram de pedir a benção a seus pais e parentes próximos. Para muita gente aquilo era só um costume banal que não tinha nenhuma relevância, mas a Bíblia não diz assim, pois havia até a benção da primogenitura e o caso mais conhecido foi o de Esaú e Jacó. Deus sempre valorizou a sua benção sobre seus filhos. A benção sacerdotal era impetrada pelos sacerdotes: "Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; que o Senhor levante o seu rosto sobre ti e te dê a paz" (Números 6.24 a 26). Portanto, a benção na Bíblia é coisa séria e fundamental na vida do povo de Deus.

Sem dúvida, o povo de Deus é um povo abençoado e deveria seguir o caminho da benção dos pais aos filhos, o respeito, a obediência e o reconhecimento. Hoje há muitas coisas que são valorizadas nas igreja que não tem base bíblica, principalmente na área das finanças, se força muitos textos bíblicos e há igrejas que praticamente obrigam os membros a  fazerem coisas quase que forçado quando na verdade, isto é algo que deve ser feito espontaneamente como efeito da benção de Deus na vida da pessoa e não como uma exigência. Há coisas que não é muito importante, mas há coisas bem mais importantes. Sem a benção de Deus a nossa vida espiritual não tem sentido e o nosso caminho é cheio de curvas e perigoso. Deveríamos valorizar mais esse requisito tão claro e evidente na Bíblia. Há coisas que são aparência exterior, tradição, modismo, algo muitas vezes sem fundamento bíblico que são muito valorizadas em detrimento do ensino genuíno da Palavra de Deus. Na Bíblia, os pais abençoavam os seus filhos como forma de demonstrarem a importância da benção de Deus na vida deles. Hoje em muitas igrejas nem se recita mais a benção apostólica no final dos cultos: "A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós!" (II Corintios 13.14).

Sem a benção de Deus nada somos. Precisamos ser abençoado para que possamos ser mais vitorioso, Que possamos valorizar mais a benção de Deus em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?