Em um mundo agitado, sua atenção pode estar em muitas coisas – desde suas preocupações até seu telefone. Mas às vezes essas coisas podem deixá-lo inquieto e distraído. Quando praticamos a atenção plena, nos tornamos mais conscientes das coisas que acontecem ao nosso redor e ganhamos uma maior sensação de presença.
Pesquisas sugerem que a atenção plena pode ajudá-lo a ficar mais calmo, ser mais produtivo na escola ou no trabalho e avançar em direção a um espaço mental mais saudável.
A boa notícia é que a atenção plena pode se tornar parte de sua vida cotidiana. Aqui estão 4 dicas para ajudá-lo a praticar a atenção plena.
1. Observe sua respiração
Tire alguns minutos do seu dia para se concentrar na sua respiração. É importante lembrar que a atenção plena não é um tipo de coisa única. É preciso tempo e prática para desenvolvê-lo.
Você pode começar a praticar sua respiração respirando profundamente algumas vezes, inspirando e expirando. Tente deixar de lado seus pensamentos errantes.
2. Faça uma caminhada pela natureza
Caminhar pode ser um bom exercício, mas é fácil se distrair quando estamos presos em nossos pensamentos.
Você sabia que a meditação andando nos permite sair do piloto automático em que às vezes nos encontramos. É tão fácil quanto encontrar um espaço tranquilo para caminhar e você pode praticá-la na natureza, em um corredor ou em uma rua da cidade.
Ao caminhar, preste atenção ao levantar e cair dos pés. Observe o movimento em suas pernas e corpo. E se você encontrar seus pensamentos vagando, traga-os de volta à sensação de seu movimento.
3. Faça pequenas pausas ao longo do dia
Se você está achando difícil ficar quieto, é importante tirar um tempo do seu dia. A atenção plena pode ajudá-lo a reorientar sua energia. Você pode pensar em como está se sentindo no momento – se está cansado ou com dores – e evitar que sua mente vagueie para outras coisas.
Para aproveitar ao máximo sua mini pausa, sente-se confortavelmente e concentre sua atenção totalmente na sensação de seus pés tocando o chão ou de seu traseiro na cadeira. Você também pode envolver seus sentidos e se concentrar no que pode cheirar, ver, ouvir, sentir ou saborear no momento presente. Reserve pelo menos alguns minutos para prestar atenção ao seu corpo em vez do que você está fazendo.
4. Evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo
Você já começou a fazer algo apenas para esquecer o que está fazendo? Às vezes, nossos cérebros podem ficar um pouco confusos e nos desviamos.
Isso pode acontecer, digamos, se você estiver fazendo a lição de casa e um amigo lhe enviar uma mensagem. Fazer muitas coisas pode ser uma distração, por isso é melhor limitar-se a fazer uma tarefa de cada vez. Isso se torna mais importante quando você está fazendo algo que requer toda a sua atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário