quinta-feira, setembro 8

SIGNIFICADO E EXPLICAÇÃO DE ( 2" CRÔNICAS 20: 1-34 )

O significado de 2 Crônicas 20 fala a respeito da vitória que Deus concede a Josafá sobre os seus inimigos. Portanto seguiu-se uma invasão de Judá por Moabe, Amom e outros. Então Josafá temeu e pôs-se a buscar ao Senhor e proclamou um jejum em todo o Judá (2 Crônicas 20:1-3).

A grande oração de Josafá

Embora o inimigo estivesse se aproximando de Jerusalém e o perigo fosse grande, não havia desordem ou confusão. Todos olharam para Jeová e isso lhes deu calma. Em problemas e provações, o povo de Deus deve sempre olhar primeiro para o Senhor e buscar Sua face.

Assim uma grande multidão se reuniu, mesmo das cidades de Judá, para buscar o Senhor. Foi uma das reuniões de oração mais notáveis ​​relatadas na Bíblia. O rei estava no meio da grande congregação. E que oração foi essa que ele proferiu! Que seriedade e fé respiram em cada palavra! Ele se dirigiu a Deus como no céu e como o governante de todos os reinos das nações. Em Sua mão há poder e força; ninguém é capaz de resistir a Ele.

É uma boa maneira de aproximar-se de Deus para lembrar que Deus é Senhor maravilhoso e todo-poderoso. Então Josafá fala de Seu trato com Seu povo Israel e fala de Abraão – “teu amigo para sempre”. A oração de Salomão na dedicação da casa é mencionada (versículo 9). Então ele conta ao Senhor sobre a invasão e o objetivo de Amon e Moabe “para nos expulsar da tua possessão que nos deste para herdar”. Mais bonito é o final de sua oração. “Ó, nosso Deus, não os julgarás?” Eles eram Seus inimigos, pois vieram contra Sua terra e Seu povo. “Pois não temos poder contra esta grande multidão que vem contra nós; nem sabemos o que fazer; mas nossos olhos estão em Ti.” Aqui está o espírito e a atitude da alma que agradam a Deus. Sempre e onde quer que se manifeste, a resposta de Deus e a ajuda graciosa não estão longe (2 Crônicas 20:3-13).

A resposta de Jeová através de Jaaziel

No entanto no meio da congregação estava um levita chamado Jaaziel, filho de Zacarias, neto de Benaia, bisneto de Jeiel e trineto de Matanias, levita e descendente de Asafe. Sobre ele veio o Espírito do Senhor e por meio dele veio a resposta: “Neste combate não precisareis pelejar; põe-se, estai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temas, nem te espantes; amanhã sai contra eles, porque o Senhor estará com vocês”. E a resposta celestial foi acreditada. O rei tomou a dianteira em inclinar a cabeça com o rosto no chão. O povo fez o mesmo. Antecipando a vitória vindoura, os levitas louvaram ao Senhor em alta voz.

Na manhã seguinte, a orientação divina foi obedecida. O rei dirigiu-se ao povo para ter fé em Deus. Então ele designou cantores vestidos com suas vestes oficiais para irem à frente do exército e cantarem como se fosse uma procissão triunfal: “Louvai ao Senhor; porque a sua misericórdia dura para sempre”. (A expressão, “beleza da santidade” é literalmente, “vestimenta sagrada”.) Não lemos nada sobre espadas ou lanças. Eles não precisavam de armas. Provavelmente eles os deixaram em casa, pois o Senhor havia dito: “Vocês não precisarão lutar nesta batalha”. E quando eles começaram a cantar e louvar, confiando na promessa, o Senhor começou Sua obra de derrubar e destruir seus inimigos. Os exércitos invasores foram aniquilados e nenhum escapou. (2 Crônicas 20:14-25).

No vale de Beraca

Seguiu-se um grande culto de louvor no vale de Beraca (bênção). Josafá na frente deles, com o povo voltando para Jerusalém com alegria. Eles vieram a Jerusalém com saltérios, harpas e trombetas à casa do Senhor. E os reinos temeram a Deus quando ouviram o que o Senhor havia feito.

A aplicação profética de tudo isso não é difícil de fazer. Josafá e o povo com ele são típicos do remanescente do povo terreno de Deus, aquele remanescente temente a Deus que habita na terra e em Jerusalém durante a grande tribulação. A oração de Josafá, a resposta divina e a grande libertação, prenuncia o clamor por ajuda e libertação daquele remanescente, enquanto a derrota de seus inimigos, com a vinda do Senhor, é prefigurada na libertação de Josafá e do povo. O louvor será grande em Jerusalém, quando o Senhor agir em favor de Seu remanescente cristão, no fim dos tempos dos gentios. Então os reinos da terra temerão a Deus (2 Crônicas 20:26-34).

Aliança com Acazias

Seria bom se a vida de Josafá terminasse com esta bela cena. Mas não. Ele entrou em outra aliança profana, por razões comerciais, com o perverso Acazias, rei de Israel. Os navios que iam para Társis nunca chegaram ao seu destino; eles foram quebrados. “Novamente, Josafá teve que aprender na destruição de sua frota em Eziom-Gaber que empreendimentos, por mais bem planejados e aparentemente não atendidos pelo perigo externo, só podem terminar em decepção e fracasso, quando aqueles que são filhos de Deus se combinam com aqueles que andam nos caminhos do pecado! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, É AINDA NOS ANIMA ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?