quarta-feira, outubro 26

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " SMILAX BRASSILIENSES SPRENG." UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERÁPEUTICAS:

japecanga é uma planta brasileira também chamada de inhapicanga, japecanga-verdadeira, japicanga e demais nomes. Ela é facilmente encontrada na Mata Atlântica e seu nome é derivado do tupi e significa “fruto do cipó de casca seca”. Ela é parte da medicina popular indígena.

Ainda, é principalmente encontrada em lugares úmidos, como nas margens de rios e lagoas. Possui pequenas flores e frutos, os quais contêm sementes de cor vermelha.

Benefícios da japecanga:

Fortalece a imunidade:

Naturalmente anti-inflamatória, a japecanga ajuda a fortalecer a imunidade, assim tornando o corpo mais protegido contra inflamação e infecções diversas.

Previne o estresse oxidativo:

Não só, seu potencial anti-inflamatório também previne o estresse oxidativo, causado pelos radicais livres. O estresse oxidante, é um processo inflamatório que leva ao envelhecimento precoce da pele e pode causar doenças graves como certos tipos de câncer.

Efeito detox:

Ainda, a planta, quando preparada na forma de chá  (infusão), promove efeito depurativo, ou seja, efeito detox. Basicamente, a bebida trabalha para limpar o organismo, ajudando na retirada de impurezas que possivelmente podem prejudicar o corpo e sua saúde. Sendo assim, também consequentemente beneficia os rins e o fígado.

Articulações saudáveis:

O chá também pode ser aliado no tratamento de reumatismo (grupo de doenças que afeta articulações, músculos e esqueleto) e gota (uma forma de artrite caracterizada por dor intensa, vermelhidão e sensibilidade nas articulações).

Como preparar o chá de japecanga:

  • A parte utilizada é sua raiz (quando seca)
  • Primeiramente, triture a raiz em um liquidificador
  • Em seguida, quando tiver tornado-se pó, o chá poderá ser preparado
  • Ferva 1 litro de água e adicione o pó
  • Leve ao fogo por 10 minutos
  • Sirva quando morno

Contraindicações da japecanga:

O uso da japecanga não é indicado sem que haja prescrição e acompanhamento de um profissional de saúde. Seu uso não deve ser prolongado e não é recomendado para gestantes, lactantes ou idosos." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE OU UM FITOTERAPEUTA ".# MOVIMENTO HOLÍSTICO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?