segunda-feira, dezembro 19

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " BROSIMUM GAUDICHAUDÍÍ TRÉCUL " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Brosimum gaudichaudii Trécul
Família: 
Moraceae
Sinonímia científica: 
Alicastrum gaudichaudii (Trécul) Kuntze
Partes usadas: 
Folha, casca, raiz.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Derivados de furanocumarina (bergapteno, psoraleno, xantiletina, luvangetina, gaudichaudina), saponina, tanino, protoantocianidina, alcaloides.
Propriedade terapêutica: 
Fotossensibilizante.
Indicação terapêutica: 
Discromia, vitiligo, psoríase, hanseníase, leucodermia, micose, dermatite, dermatose, eczema, gripe, resfriado, bronquite, depurativo do sangue, doença reumática, intoxicação etc.

Origem, distribuição:
Nativa do Cerrado brasileiro, distribui-se amplamente em várias regiões do país.

Descrição:
Mama-cadela é espécie arbustiva, caducifólia, tem porte de aproximadamente 3 a 4 m. Caracteriza-se pela produção abundante de látex.

A casca é cinzenta, grossa, folhas alternas, sem pelos na face superior e pilosa na face inferior. Flores carnosas com hastes, sem pétalas, agrupadas como globo. O fruto é carnoso, amarelo, origina-se de diversas flores, não se abre quando maduro. São mastigados como goma de mascar devido ao sabor e ao látex que contêm. Frutifica e floresce durante todo ano. 

A raiz é pivotante. A semente é recalcitrante (não sobrevive ao armazenamento em ambientes relativamente secos).

Uso popular e medicinal:
Espécie comum no cerrado brasileiro, mama-cadela tem grande valor na medicina tradicional e na indústria de medicamentos. Folha, casca e raiz são usadas pelas populações da região do Brasil Central principalmente para o tratamento do vitiligo.

A constituição química de B. gaudichaudii revela a presença nas raízes e frutos de duas furanocumarinas: bergapteno e psoraleno. As furanocumarinas (ver quadro), uma subdivisão das cumarinas, pertencem ao grupo dos compostos fenólicos. 

Bergapteno e psoraleno são substâncias fotossensibilizantes sobre a pele, por isso são utilizadas nas discromias (alterações na cor da pele).

As furanocumarinas são utilizadas desde épocas remotas para o tratamento de psoríase, hanseníase, vitiligo, leucodermia, micoses, dermatite e eczemas.


A espécie já foi bem estudada sob diversos aspectos químicos, permitindo comprovar sua atividade fotossensibilizante. Além do uso tradicional da mama-cadela, derivados psoralênicos são encontrados em produtos industrializados elaborados a partir de cascas da porção inferior do caule e das raízes desta espécie. Essas partes são preparadas para uso interno como comprimidos; e externo, como pomada e loção.

A composição química dos extratos metanólicos do vegetal apresentam diferenças, de forma que a parte que contém as maiores concentrações das cumarinas é o córtex das raízes. Fitoquimicamente foram isolados os derivados furocumarínicos, todos possuindo capacidade fotossensibilizante e que já encontram congêneres sintéticos no mercado farmacêutico na formulação de medicamentos magistrais para tratamento de doenças despigmentantes da pele.

Compostos furocumarínicos podem ser obtidos por síntese química, no entanto esse processo é oneroso. É mais barato extrair de plantas como B. gaudichaudii.

A planta contém outros constituintes químicos além dos já citados: furocumarinas (bergapteno, psoraleno, xantiletina, luvangetina, gaudichaudina), saponinas, taninos, protoantocianidinas e alcaloides.

 Dosagem indicada:

Tratamento de vitiligo e manchas da pele. Uso tópico do extrato das raizes, folhas e casca do caule. Espremer 1 xícara (chá) destes materiais diluído em 1 litro de água, em decocção. Após repouso de 24 horas, passar 2 vezes por dia nas partes afetadas.

Em uso interno, é também indicado o decocto das raízes e folhas contra moléstias que requerem um depurativo do sangue, como doenças reumáticas, intoxicações crônicas, dermatoses em geral, má circulação sanguínea, etc.. A planta inteira na forma de infusão é também empregada contra gripe, resfriado e bronquite

 Contraindicação:
Possível fotoenvelhecimento e câncer de pele, por isso deve ser usado com acompanhamento de um profissional de saúde por   precaução. Contraindicado para gestantes e lactantes.

Outros usos:
Fornece madeira de média qualidade, empregada em marcenaria e construções rurais. Comercialmente explorada pela indústria de papel, borracha e na produção indireta da seda.

O pó obtido por raspagem das raízes é utilizado como aromatizante." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( DEIXAS QUE O TEU ALIMENTO SEJA TUA MEDICINA ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?