segunda-feira, dezembro 26

EXAME CA-125 O QUE É? PARA QUE SERVE O RESULTADO?

O exame CA 125 é um exame feito a partir da análise de uma amostra de sangue, que mede a quantidade da proteína CA 125, que costuma estar aumentada em casos de câncer de ovário, sendo, por isso, muito utilizado para verificar o risco da pessoa desenvolver esse tipo de câncer ou para acompanhar a resposta ao tratamento oncológico.

No entanto, existem outras condições de saúde em que o CA 125 pode estar elevado, como endometriose, cisto no ovário, doença inflamatória pélvica ou cirrose, por exemplo.

Apesar do exame CA 125 pode ser usado como rastreio para o câncer de ovário, não é a única ferramenta de diagnóstico, sendo necessário realizar outros exames indicados pelo médico para chegar à conclusão diagnóstica.

Para que serve:

O exame CA 125 é solicitado pelo médico para auxiliar no diagnóstico do câncer de ovário, em mulheres que possuem um risco aumentado de desenvolver esse tipo de câncer, ou acompanhar a evolução da doença e a resposta ao tratamento oncológico desse tipo de câncer. 

Além disso, esse exame pode ser solicitado para ajudar a identificar o cisto de endométrio, câncer no peritônio, endometriose, pancreatite, doença inflamatória pélvica, cirrose e cisto no ovário juntamente com outros exames, já que a concentração dessa proteína no sangue também se encontra elevada nessas situações.

Como é feito o exame:

O exame CA-125 normalmente é feito a partir de uma pequena amostra de sangue, que é enviado em seguida para o laboratório para que seja feita a análise. Esse exame também pode ser realizado a partir da análise do líquido do peito ou da cavidade abdominal. Para realizar o exame não é necessário jejum e o resultado normalmente é liberado após 1 dia dependendo do laboratório em que é realizado.

O que pode ser o resultado alterado:

O valor normal de CA 125 no sangue é de até 35 U/mL, sendo valores acima desse considerados alterados e, na maioria das vezes, indicativo de câncer de ovário ou endometriose, devendo o médico solicitar outros exames para chegar ao diagnóstico final.

Além disso, quando o exame é usado para avaliar o tratamento do câncer, a diminuição dos valores normalmente indica que o tratamento está sendo eficaz. Por outro lado, quando é verificado o aumento da concentração da proteína no sangue, pode significar que o tratamento não está sendo eficaz, sendo necessário mudar a abordagem terapêutica, ou até mesmo indicar metástase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?