terça-feira, fevereiro 14

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE LEI E GRAÇA? VAMOS ENTENDER?

TEXTO ( GÁLATAS 5:4 )

Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

Neste texto o Apóstolo Paulo esta falando de uma ordenança peculiar da Lei, mas não importando qual seja a ordenança, qualquer uma, se praticar… voce esta na Lei e não esta e nem será abençoado! É fácil de entender, ou voce cumpre toda a Lei (613 mandamentos) e é abençoado ou és transgressor  da Lei, sem benção, pois se não conseguir cumprir um só de todos os mandamentos, já esta amaldiçoado, é o que está escrito:

DEUTERONOMIO 27:26

Maldito todo aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém.

GÁLATAS 310

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

Algumas das obras da Lei mais praticadas hoje são os dízimos e os jejuns. As ordenanças da Lei serviam para mostrar a gravidade, ou seriedade da doença que estava no homem, ou seja, o pecado. Ele revelava o pecado, servia como um diagnóstico da doença, era literalmente para condenar o homem diante de Deus… condenar porque nenhum homem consegue cumprir a Lei, por causa da doença do pecado, veja:

ROMANOS 7:7-9

Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado.
E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.
E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte.

Por exemplo, o dízimo era uma simbologia, uma sombra, uma demonstração fisica da verdadeira dependencia financeira e total que o homem de Deus teria e tem, na Graça, além de ser uma ordenança específica para manter os sacerdotes do Templo em Jerusálem, já que eles tinham que ficar trabalhando o dia todo no Templo, fazendo sacrificios e outras coisas, como se sustentariam? Como iriam trabalhar? Foi dái que veio o dízimo, Deus ordenou as tribos de Israel que tirassem 10% de tudo o que tinham e descem aos sacerdotes, para que eles pudessem trabalhar só no Templo, é Lei de Moisés, feita e ordenada " SÓ PARA OS ISRAELITAS A QUASE DOIS MIL ANOS ATRAS ".

DEUTERONOMIO 14:22

Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.

Note que o Senhor ordenou dar dízimos das suas colheitas, e era isto que eles davam… comida e não dinheiro, ouro ou prata! Como se vê hoje, além do mais, era uma ordenança só para os judeus. E nós que não temos origens judaica somos gentios estrangeiros. 

O dízimo era pro serviço do Templo dos Judeus, não para nós, os gentios!

MATEUS 24:1-3

E, guando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo.
Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.

Esta profecia se cumpriu no ano 70 D.C, quando Tito veio de Roma e destruiu " TUDO, É FATO HISTÓRICO DOCUMENTADO ".

Então, veja bem, sua congregação " NÃO É O TEMPLO DO SENHOR "
É só uma casa, um prédio e Deus não está lá!

ATOS 7:48-50

Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso?
Porventura não fez a minha mão todas estas coisas?

Não adianta argumentar: … Mas eu sinto a Presença de Deus lá…
e daí? Ele disse que onde dois ou três estivessem reunidos por Ele, ali Ele estaria, Ele esta em você não no templo, prédio, casa sei lá como voce chama… Ele habita em voce! Não cai nessa conversa fiada de que voce não é batizado no Espírito Santo se não fala em línguas, está escrito:

ÉFESIOS 1:11-14

Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.

Voce foi predestinado a ser dele ele disse que foi Ele quem nos escolheu e não nós a Ele, voce não aceita Jesus voce Ouve a voz do Pastor e vai até Ele, por que voce é ovelha dele o bom pastor. 

Quem não é predestinado ovelha, ouve e não crê, ou logo desiste, como o Mestre ensinou na parábola do Semeador.

Desde o pentecoste o Espírito Santo " JÁ FOI DERRAMADO SOBRE TODA CARNE "  se voce ama a Jesus, voce já é Dele, quem não é Dele, nem sequer tem o seu Espírito;

ROMANOS 8:9

Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

E então? Voce o ama? Voce crê Nele? Ele é teu Senhor? Então voce é Dele, e tem o Espírito Dele, que te selou, Batizou, te encheu quando ouviu o Evangelho e Creu… como nós lemos na Palavra anteriormente.

1 CORÍNTIOS 12:13

Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

Voce já tem o Espírito Santo e já é batizado no Espírito Santo.

O falar em línguas é um dom, não uma prova de que voce tem o Espírito, nem todos falam em línguas, e isto não quer dizer que voce não tenha o Espírito Santo.

1 CORÍNTIOS 12:30

Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?

Como Paulo diz, somos todos partes diferentes de um mesmo corpo, o Corpo de Cristo, A Igreja do Deus Vivo.

1 CORÍNTIOS 12:27

Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.

Todos que pertencem a Cristo tem o Espírito de Cristo, mas quando o " PODER DE DEUS TRANSBORDA " em nós, acontece a " PLENITUDE DO ESPÍRITO " que na Palavra é chamado de " FICAR CHEIO DO ESPÍRITO SANTO" … Ora, pense comigo, é só uma força de expressão, voce não fica absorvendo porções do Espírito, o Espírito Santo é uma pessoa, é DEUS, ou voce o tem, ou não tem, ponto final… ficar cheio do Espírito Santo é apenas uma força de expressão para a manifestação do" TRANSBORDAR DO PODER DE DEUS EM VOCE " neste momento acontecem as manifestação dos dons… muito embora a maioria do que se vê por aí é falso, é histeria da carne.

É por isso que milhões de pessoas sinceras, incluindo voce, vão a todos os cultos e são fiés, em tudo que lhes é dito na Igreja mas não conseguem alcançar as promessas, sua vida não muda, não melhora, não vai para a frente, e se melhora, são migualhas, nunca se quer chega perto do que voce ouve nas pregações!

Saiba que seu verdadeiro inimigo é A sua carne, é ela que a Lei tenta controlar mas não consegue, por causa do pecado.

ROMANOS 8:3

Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;

É necessário que voce abondone as praticas da Lei, se quiser viver na Graça, porque na Lei voce precisa fazer por merecer os favores de Deus, e nunca consegue, por causa do pecado na carne, mas na graça  voce recebe a Salvação Eterna e todas as bênçãos de Deus, tudo porque Jesus já fez " TUDO POR VOCE NA CRUZ, ELE JÁ PAGOU O PREÇO DE TUDO ".

HEBREUS 10:14

Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.

Já esta tudo pronto, basta voce crer e aceitar que Cristo já fez tudo, Ele veio para ser perfeito e cumprir a Lei:

MATEUS 5:17

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

Ele realmente fez o que nós nunca poderiamos fazer, foi perfeito e cumpriu a missão de ser o Homem perfeito:

LUCAS 24:44

E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.

Agora voce consegue ver qual o segundo significado da Lei?
É simples, elas apontam para Jesus Cristo, elas são simbolos e ilustrações que estavam profetizando a vinda do homem perfeito, do Cristo. Ele mesmo afirma isto;

JOÃO 5: 37-40

E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer.
E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.
Examinais as Escrituras, porque vós acham ter nelas a vida eterna, mas são elas que de mim testificam;
E não quereis vir a mim para terdes vida

Jesus estava pregando aos judeus, que não aceitavam que Ele era o Cristo e que não queriam Abondonar a Lei. Pois a Graça de DEUS só se manifesta através da sua entrega total ao pacto da nova aliança. 

HEBREUS 8:6

Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.

JESUS é o nosso ministro, A nova aliança da graça é melhor! Nela temos tudo a nossa disposição, tudo pronto, tudo Já liberado, basta ativar e praticar a fé Verdadeira:

ÉFESIOS 1:3

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;

Sabe por que? Porque Jesus já completou tudo na Cruz, já pagou o Preço:

JOÃO 17:4

Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.

JOÃO 19: 28-30

Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.
Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca.
E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

Voce não precisa de muletas para usar sua fé, oléo ungido, roupa ungida, sal, sacrificio, promessa, não precisa suplicar as bênçãos de DEUS, basta

CRER

CONFESSAR

BUSCAR

E CONFIAR

E tudo de Graça, lança fora Este peso este jugo da Lei!
a Lei eram sombras, simbolos que apontavam para a Verdadeira Graça em Jesus Cristo Ressuscitado, está escrito;

COLOSSENSES 2:17

Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Se voce ler o contexto deste versículo verá que Paulo estava falando de comida, mas era na Lei que se tinha de ter cuidado com a comida, e como sabemos, se voce quiser " GUARDAR UM MANDAMENTO DA LEI, É OBRIGADO E GUARDAR TODA ELA… E ISTO É IMPOSSÍVEL ".

GÁLATAS 5;3

E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.

Neste exato momento voce deve estar se perguntando, mas todo mundo faz assim, será que estão todos me enganando? Não, por que alguns sabem a Verdade mas ensinam errado para Lucrar em cima de voce, e a maioria esta enganada, aprendeu errado, então passa a ensinar errado e vai morrer no erro!

O que existe hoje é um grande sistema Religioso, que é preparado para fazer uma Lavagem celebral nas pessoas. Não se engane, todas religiões  tem seus costumes. Deus esta neste exato momento te Abrindo os olhos pra verdade, por que ti ama. Não rejeite a repreensão e aviso da Graça, pois se quiser continuar a viver na pratica das obras da Lei, saiba que serás amaldiçoado por toda vida. E nunca verá o que Deus tem pra voce aqui, nunca vai alcançar as promessas:

2 CORINTIOS 3:7-8

E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
Como não será de maior glória o ministério do Espírito?

Veja que a Lei é chamado de Ministério da morte, por que é isto que ela é:

GALATAS 3:10

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

MATEUS 7:7-11

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

2 CORINTIOS 1;20

Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós.

Mas é somente para os que estão em Graça:

ROMANOS 3;19-22

Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.

Sei que é um choque muito grande tudo isto, mas busque a confirmação em Deus, orando e estudando a Palavra, até que o Espírito Santo te dê paz.

Alias, viste como voce foi tão facilmente enganado ou enganada, isto é porque voce negligênciou a importancia da palavra pra começar, voce nem saberia que existe um Deus se não fosse ela! A Palavra Revelada e inspirada é o proprio Jesus Cristo:

JOÃO 1:1

NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

JOÃO 1; 14-15

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.

JOÃO 1;17

Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

Por muito tempo voce confiou no homem e foi Enganado em todo o tempo o Senhor estava aí do seu lado, nunca te deixou! Ele está sempre disponivel atraves da oração, mas voce parece ter um milhão de coisas mais importantes pra fazer.

O estudo da Graça é longo, voce tem muita coisa pra aprender, tem que Renovar, limpar a sua mente com A Verdade crescer em Graça, e isto leva tempo. Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?