quarta-feira, fevereiro 8

UM AMIGO MAIS CHEGADO DO QUE UM IRMÃO; TEXTO ( PROVÉRBIOS 18-24 )

Este versículo encontra-se em Provérbios 18:24 e podemos compará-lo ao conhecido ditado em que “contamos os verdadeiros amigos nos dedos de uma mão”. Ainda, este versículo, parece apontar para dois tipos de amigos: aqueles que agem por interesse e aqueles que estão sempre dispostos a ajudar e não receber nada em troca. Portanto, existem amigos que são mais afetuosos e amáveis que familiares próximos, como irmãos de sangue.

Hoje em dia, muita gente diz ter muitos amigos, mas a palavra já perdeu muito de seu significado. Amigo é aquele que mantém um relacionamento de afeto, respeito e sempre está pronto para ajudar no que for possível.

Há uma citação interessante do filósofo grego Cícero que diz: “Em tempos duvidosos, o amigo genuíno é conhecido”. Na Bíblia temos em Provérbios 17:17 algo semelhante: "O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade".

Características de um amigo mais chegado que um irmão:

  • Ama em todos os momentos (Provérbios 17:17)

  • Não abandona em nenhuma circunstância (Provérbios 27:10)

  • Repreende com amor (Provérbios 27:5)

  • Dá a vida pelo amigo (João 15:13)

  • Confronta para ajudar no crescimento (Provérbios 27:17)

  • É sábio (Provérbios 13:20)

  • Dá honra (Romanos 12:10)

Um verdadeiro amigo vai estar sempre disposto a mostrar e viver Deus como prioridade em sua vida, e vai fazer o outro ver isso também. Amizade verdadeira faz parte dos princípios do Reino de Deus. O próprio Jesus nos diz algo muito importante a respeito disso: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer " ( João 15-15 ).

O apóstolo Paulo nos diz em Romanos 5:7-8: "Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores".

Em nossa mentalidade e fragilidade humana, podemos pensar que uma pessoa pode até morrer por outra "pessoa boa", mas se no nosso julgamento não for uma pessoa "boa", então não vale a pena.

Este versículo vem demonstrar o amor incondicional que Deus tem por nós, pois Jesus deu sua vida em favor por todos.

Jesus é o maior exemplo de seu ensinamento: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos" (João 15:13) Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?