sábado, junho 25

DEUS NÃO FAZ EXCEPÇÃO DE PESSOAS; TEXTO ( ATOS 10 ).

10.1,2 — Os dois capítulos seguintes marcam um momento decisivo e importante no Livro de Atos dos Apóstolos. Os irmãos dispersos por ocasião da grande perseguição em Jerusalém só tinham anunciado o evangelho aos judeus (At 11.19). A partir desse momento, eles começaram a superar seus preconceitos e a levar a mensagem de Jesus aos gentios. Sendo um centurião, Cornélio fazia parte da coorte chamada Italiana, um regimento do exército romano. Uma legião tinha aproximadamente seis mil homens. Cada legião tinha dez coortes de cerca de seiscentos homens cada. As coortes eram divididas em grupos de cem homens, e cada centúria era comandada por um centurião, alguém semelhante a um sargento dos dias de hoje. Cornélio era um gentio de origem italiana. Ele era piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, à semelhança do eunuco etíope (At 8.27). Cesareia ficava aproximadamente 48 km ao norte de Jope e servia de capital para a Judéia, região administrada por procuradores romanos.

10.3 — Quase à hora nona. A nona hora (três horas da tarde) era a hora de oração em Jerusalém (At 3.1).

10.4 — Tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus. Essa é uma figura de linguagem que evoca a imagem da subida de incenso no templo. As orações de todos os cristãos sinceros são eficazes, como Pedro aprendera para a sua própria surpresa.

10.5,6 — Este está com um certo Simão, curtidor. Deus pôs fim aos preconceitos de Pedro quando o fez permanecer muitos dias não apenas com um gentio, mas com alguém cujo ofício os judeus repudiavam.

10.7 — Retirando-se o anjo que lhe falava, chamou. O desejo de Cornélio era agradar a Deus. O fato de ter obedecido prontamente às ordens do anjo é um forte sinal do quanto ele desejava conhecer a verdade. Com essa atitude, Cornélio demonstrou estar aberto para receber a verdade do evangelho assim que ouvisse a respeito dele.

10.8 — Jope. Aproximadamente 48 km ao sul da cidade de Cesareia (v. 1).

10.9-16 — Enquanto seu anfitrião preparava a refeição do meio-dia, Pedro teve uma visão em que via um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, vindo para a terra, no qual havia de todos os animais quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro! Mata e come.

Os animais estavam misturados: junto aos animais considerados puros estavam também outros que eram considerados impuros, ou imundos, impróprios para o consumo de um judeu (Lv 11). Era ensinado aos judeus desde a infância que eles nunca deveriam comer ou até mesmo tocar em qualquer animal imundo. Porém, a ordem para que Pedro tomasse e comesse era divina. Três vezes a voz ordenou a Pedro que matasse e comesse, e Pedro resistiu às três ordens. Por fim, a voz o advertiu: Não faças tu comum ao que Deus purifico

A questão do alimento em si pode ter sido a primeira preocupação de Pedro, mas ele entenderia logo o aspecto mais importante que tal experiência queria ensinar a ele. Essa visão era um sinal proveniente do céu para alertar o apóstolo de que os judeus não deveriam mais considerar impuros os gentios. Daquele momento em diante, esses dois grupos, judeus e gentios, teriam o mesmo valor diante de Deus, o Pai. Deus estava demolindo os preconceitos até então existentes no coração de Pedro.

10.17-23 — Descendo Pedro para junto dos varões. Embora Pedro tenha escolhido viajar em público com três gentios que vieram da parte de Cornélio, ele teve o cuidado de levar consigo seis irmãos judeus que eram convertidos ao cristianismo (At 11.12) para servirem de testemunhas. Agindo assim, ele teria o dobro do número de testemunhas requerido pela Lei (Dt 19.15) no caso de ser chamado a responder à acusação de ter entrado na casa de um gentio (At 11.2, 3).

10.24-26 — Saiu Cornélio a recebê-lo e [...] o adorou. O termo grego indica reverência dada a Deus ou a alguma pessoa importante. Mas Pedro rapidamente negou ser uma divindade (At 14.15).

10.27,28 — Muitos que ali se haviam ajuntado. A grande fé de Cornélio foi demonstrada pelo fato de ele estar em uma casa repleta de pessoas quando Pedro chegou. Eles estavam ansiosos para ouvir a mensagem de Pedro (v. 33).

10.29,30 — Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora. O jejum era praticado por judeus devotos, como aqueles que comissionaram Paulo e Barnabé para a evangelização dos gentios. Por ser um temente a Deus, Cornélio também seguiu esse costume judaico.

10.31-42 — Deus não faz acepção de pessoas. As boas-novas do evangelho não são para um povo específico. Todas as nações e todos os tipos de pessoas são bem-vindos no Reino de Deus. É isso que Jesus já havia dito aos apóstolos quando da Sua ressurreição (Mt 28.19).

10.43 — Para receber o perdão dos pecados é necessário apenas que a pessoa que deseja essa dádiva creia. Ela não deve fazer mais nada além de crer.

10.44-46 — Caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Os cristãos de origem judaica estavam admirados porque viram que o Espírito Santo se manifestara também sobre os gentios; os gentios receberam o mesmo dom de falar em línguas que eles tinham recebido no Pentecostes (cap. 2).

Em ambos os casos, tanto aqui como em Atos 2.4, o Espírito Santo veio sobre os que escutavam a Palavra de Deus, e não sobre os que oravam no Espírito (compare At 11.17). Os cristãos judeus estavam perplexos, porque viram que os gentios tinham recebido o mesmo dom, e estavam falando em línguas como em Atos 2, exaltando a Deus por Sua graça em favor deles.

Tais evidências eram completamente satisfatórias. As boas-novas tinham alcançado os judeus, os samaritanos e agora os gentios. Todos eles estavam unidos pela mesma fé no mesmo Senhor e agraciados pelo mesmo dom do Espírito Santo.

10.47,48 — A vontade de receber o batismo é a resposta consistente no livro de Atos para todos os que colocam a sua fé em Cristo. E a resposta apropriada (Mt 28.19,20) de um coração regenerado (At 2.36-38).

sexta-feira, junho 24

O QUE É CONSTELAÇÃO SISTÊMICA FAMILIAR?

Segundo ele, muitos problemas enfrentados por uma pessoa (traumas, dificuldades e bloqueios, por exemplo) são oriundos do passado, não só da pessoa, mas também de toda a família, até mesmo em gerações anteriores.

A expressão “direito sistêmico” refere-se ao conceito criado pelo juiz Sami Storch. Nasceu da análise do direito sob a ótica do estudo das constelações de Bert Hellinger.

Para então, identificar padrões disfuncionais, repetidos geração após geração. Como resultado, esse método vem sendo aplicado por Tribunais em todo o país.

Isso não apenas diminui a ação do Poder Judiciário na esfera pessoal, como também, e principalmente, nas relações familiares dos envolvidos na lide.

Hellinger, buscou entender como as emoções acumuladas nos núcleos familiares, influía na tomada de decisão de cada pessoa.

De fato, ao identificar essas emoções, descobria-se um padrão de pensamento e com isso a origem do conflito. Ou seja, as partes tomam consciência dos motivos que as fizeram agir daquela maneira, para que com isso, então, o conflito não volte a se repetir.

Autoridades se manifestaram  sobre o direito sistêmico em 2018, com a seguinte opinião:

“O diferencial da técnica utilizada (constelações familiares) decorre do fato que busca resolver não apenas as questões jurídicas em litígios posta em juízo, mas procura desvendar os dramas pessoais envolvidos nas disputas familiares, alcançando as questões e os conflitos que estão na origem das demandas. E quando a técnica terapêutica é utilizada, com sucesso, consegue resolver não apenas a disputa objeto do processo judicial, mas, sobretudo, restabelece o primordial, que é a paz e a harmonia entre os familiares litigantes”

Nesse sentido, a sentença, no âmbito judicial, muitas vezes, apenas põe fim ao processo, ou seja, não põe fim ao conflito.

Portanto, é possível utilizá-lo em diversas áreas do direito e da vida, não apenas nas relações familiares. Exemplo disso, é o uso da constelação sistêmica nas áreas profissional e empresarial.

Ou seja, em primeiro lugar, na área profissional, o direito sistêmico, ajuda a reverter os aspectos limitantes que impedem o seu crescimento.

Ensina a lidar com o sucesso ou fracasso financeiro. O valor do dinheiro e o equilíbrio quanto ao ganhar ou investir. Acima de tudo, permite que ele trabalhe todo o seu potencial e descubra quais são as suas maiores habilidades.

Da mesma forma, o direito sistêmico empresarial, envolve questões de hierarquia e sensação de pertencimento no ambiente de trabalho. Ela também contribui muito no momento de recrutar e avaliar novos profissionais.

Através da constelação, é possível entender como o histórico dos fundadores e a linha de sucessão está influenciando na empresa.

Ou seja, auxilia na criação de um sistema de gestão mais equilibrado e acorde ao perfil da empresa. A fim de melhorar a relação entre empregados e gestores.

Autoconhecimento 

Ele é importante por quê? Porque, através dele, você reconhece suas forças, virtudes e pontos de melhoria também.

O autoconhecimento, auxilia a identificar a origem das emoções. Com isso, entendemos a maneira como agimos e pensamos. Dessa forma, é possível evitar situações de estresse, agruras doenças.

Ajuda a descobrir, e com isso, respeitar nossas limitações, trazendo maior qualidade de vida, não só pessoal, como também, profissional.

É possível citar ainda muitos outros benefícios, como por exemplo, o aumento da resiliência, melhor escolha de metas e objetivos. Como resultado desse processo, tem-se clareza quanto a nossa missão de vida e o nosso propósito.

Portanto, crescemos como pessoas, deixamos nossas crenças limitantes, e com isso, iniciamos uma mudança em nossas vida.

Relacionamentos saudáveis 

Primeiramente, desenvolver inteligência emocional e a empatia, são fatores essenciais para construir relações saudáveis, sejam eles, pessoais, profissionais ou amorosos.

Isso permite conhecer melhor as pessoas com as quais nos relacionamos, a fim de abrir um canal de diálogo positivo.  Ao conhecermos nosso próprio comportamento, conseguimos entender o das outras pessoas. Respeitar o outro é aceitar a sua natureza.

Portanto, aprendemos a conviver com as diferenças de maneira positiva e adir. A Constelação melhora o diálogo com as pessoas, e com isso, é possível manter relações mais saudáveis e estáveis.

Diante ao exposto, é possível perceber que os conflitos em sua grande maioria, envolvem emoções, daí a importância da constelação sistêmica, visto que, ela faz uma forte reflexão sobre a origem do conflito.

Identificar os conflitos ocultos por trás das ações judiciais, ajuda na resolução das lides e promove a humanização. O cômputo disso é a chance de restaurar de forma mais eficaz a ordem dentro da estrutura social.

Na busca pela harmonia entre as partes, o direito sistêmico tem sido uma técnica valiosa de resolução de conflitos, e de fato, com ótimos resultados. 

quinta-feira, junho 23

SIGNIFICADO DE ANIMA E ANIMUS PARA CARL JUNG?

Os termos anima e animus são amplamente conhecidos por aqueles que estudam, ou apreciam, a teoria de Carl Jung.

Para entendermos esses termos é importante lembrar que todos nós carregamos uma quantidade pequena de hormônios do sexo oposto em nosso organismo.

Consciente disso, Carl Jung teve a percepção de que todos nós também carregamos em nossa psique nossa contraparte sexual, e nelas estão encerradas as qualidades inerentes ao sexo oposto, mas que não são conscientes. Jung percebeu também que conforme os traços psicológicos de cada indivíduo, as tendências do sexo oposto vão sendo reprimidos e se acumulando no inconsciente.

Anima e animus foram então definidos para designar essas partes reprimidas do sexo oposto em nossa psique. Sendo a anima a contraparte feminina da psique do homem e animus a contraparte masculina na psique da mulher.

Jung (o eu e o inconsciente) diz que a anima, sendo feminina, é a figura que compensa a consciência masculina. Na mulher, a figura compensadora é de caráter masculino e pode ser designada pelo nome de animus.

As palavras anima e animus vêm do latim animare, que significa animar, avivar. Pois tanto a anima quanto o animus se assemelham a espíritos e alma vivificadores para homens e mulheres.

Entramos em contato com a anima e animus com a projeção sobre uma pessoa do sexo oposto. São eles os responsáveis pela paixão súbita e a sensação de destino que isso acarreta. Por essa razão, o ato de se apaixonar é tão vivificante para as pessoas.

A anima está ligada à emotividade e a capacidade para proximidade e receptividade do homem. Já o animus está ligado às convicções, opiniões e princípios da mulher. Ela é responsável pelo Eros e ele pelo Logos.

Anima e animus precisam ser desenvolvidos, pois eles são personificações o inconsciente. E quando afloram à consciência suscitam no homem e mulher qualidades irritantes e desagradáveis. Não que o inconsciente tenha essas características, mas quando eles começam a influenciar a consciência se apresentam ainda como uma personalidade parcial e ainda não refinada e primitiva. O animus se apresenta como um homem inferior e primitivo, e a anima como uma mulher inferior.

Assim como a sombra eles precisam ser compreendidos, reconhecidos e integrados.

No homem a anima suscita caprichos ilógicos e humores intoxicantes. Ele se torna hiper sensível.

O animus negativo na mulher suscita opiniões ilógicas. Ela se torna arrogante e prepotente, mesmo que ela não queira transparecer isso. Ela fica cheia de opiniões insensatas e obstinadas. Suas opiniões não exprimem o essencial, só conceitos vazios e destituídos de sentido. É como se estivesse tomada por um juiz arbitrário, e tentar convencê-la de que suas opiniões não possuem fundamento é apenas dar murro em ponta de faca.

No entanto, esses aspectos psíquicos precisam ser desenvolvidos. Eles precisam se tornar guias interiores para o desenvolvimento psíquico do ego humano.

Esse outro interior, esse “não eu”, simboliza a nossa alma, aquilo que de mais profundo temos em nós, por isso são tão inspiradores. Essas imagens internas precisam ser integradas e compreendidas, a fim e que se tornem parceiros invisíveis e apoiadores de nossa jornada ou não.

O animus quando se apropria de uma mulher, age como um demônio e a anima ao se apropriar do homem se comporta como uma bruxa manipuladora, ou como uma sereia sedutora, mas destruidora.

O animus destrói os relacionamentos e os valores do Eros. A anima destrói a auto-estima do homem, sua virilidade, objetividade e poder de decisão. Ele se torna extremamente sensível e perturbado.

Essas más disposições podem levar o homem a vícios, como alcoolismo e drogas, ou a depressão profunda. E em casos mais graves ao suicídio.

Isso acontece devido à falta de percepção e desvalorização do homem em relação ao feminino, e do desconhecimento da mulher do seu lado masculino. Atualmente observo também, uma supervalorização do aspecto masculino que leva a mulher a uma identificação igualmente perigosa com ele.

Uma das formas de conhecer a anima e o animus para que eles possam se desenvolver é através do relacionamento com a mulher e o homem reais.

O relacionamento com pessoas reais podem apontar essas disposições negativas, como os humores opressivos do homem e a falta de calor e afeto da mulher.

A mulher interior e o homem interior podem mostrar que não estão gostando da forma como o homem e a mulher estão levando suas vidas. Eles podem estar sendo lesados e assim as pessoas se distanciam de sua alma.

Ambos precisam de manifestação, precisam se manifestar na vida humana. E a única maneira de isso acontecer é por meio do tipo de vida do homem e da mulher exterior.

Portanto anima e animus podem mudar completamente o rumo de nossas vidas. Se nos dispusermos a escutá-los e nos abrirmos a esses ensinamentos, podemos ter uma vida mais plena de sentido.

O HOMEM DEVE SEMPRE LEMBRAR DO SEU CRIADOR; TEXTO ( ECLESIÁSTES 12: 1-6 )

Eclesiastes  12:1-6   “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva; No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas; E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem. Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça; Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,”

Salomão descreve qual deve ser a atitude do homem (ser criado) de fazer menção em tempo oportuno para seu criador, pois na sua mocidade, no inicio da vida, o homem pode evitar tristezas e angustias dos dias afrente, pois não poderá consertar no futuro as escolhas feitas no presente voltando ao passado, mas deverá assumir suas escolhas que foram tomadas. E adverte que suas escolhas sejam tomadas em DEUS para não sofrer no futuro.

Salomão usa a linguagem de materiais nobres, materiais do cotidiano como copo, cântaro, poço, para facilitar o entendimento da vontade de DEUS para a vida do homem uma vez que Salomão (Espírito Santo) usa a linguagem do nosso cotidiano para falar com conosco.

Cordão de prata: a salvação que liga o homem á DEUS que em breve será rompido. Antes que isso aconteça o Espírito Santo diz: Lembre-te do teu Criador.

Que quebre o copo de Ouro: A obra de poder que DEUS tem realizado através de Jesus Cristo: cura, libertação, salvação, batismo com Espírito Santo, presença dos dons no corpo… Tudo isso cessará. Antes que isso aconteça: lembra-te do teu Criador

E se despedace a o cântaro junto à fonte: o cântaro será quebrado a palavra cessará não haverá quem vos pregue a paz, o tempo de beber água viva, palavra revelada, é agora e o Espírito diz: Lembra-te do teu Criador.

E se quebre a roda junto ao poço: a igreja está em circulo em roda na comunhão e no meio está o poço, o poço é Jesus que sacia a nossa sede o centro da nossa vida a igreja vai subir, a comunhão será quebrada o mundo não terá mais acesso a salvação, ante que isso aconteça o espírito diz: lembra-te do teu Criador.

O tempo é hoje, a salvação é agora é para todos. O Espírito adverte á tempo e fora de tempo. O Espírito diz a igreja: quem tem ouvido ouça. O convite tem sido feito nessa ora, para preparar o homem para se encontrar com Deus ( Criador ).

quarta-feira, junho 22

SIGNIFICADO DE BUSCAI AO SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR: TEXTO ( ISAIAS 55: 6 )

A declaração “buscai ao Senhor enquanto se pode achar” significa que o tempo da salvação é hoje. A graça de Deus está disponível e o chamado do Evangelho se estende a todos, mas isso não será sempre assim. Daí vem o convite: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55:6).

Buscai ao Senhor

O convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar” foi feito através do ministério do Profeta Isaías Esse convite faz parte de uma seção do livro de Isaías que fala do plano de Deus para restauração e salvação do seu povo. Além disso, é nessa seção que está registrada a referência mais clara do livro ao ministério do Messias. O capítulo 53, por exemplo, traz uma exposição profunda acerca da obra de Cristo como o Servo sofredor.

Por causa da misericórdia e graça de Deus, através da obra redentora do Messias, todos são convidados a vir buscar a Deus. Esse convite é feito a todos que tem sede e fome das coisas espirituais (cf. Isaías 55:1).

Todas essas pessoas são convidadas a virem às águas e a comprarem alimento sem dinheiro. A frase “vinde e comprai sem dinheiro” é um paradoxo claro (Isaías 55:1). Isso significa que a possibilidade dessa busca não está na capacidade humana em buscar e encontrar a Deus, mas na graça divina onde Deus se permite ser encontrado por aqueles que o buscam. A salvação é um dom gratuito que não se fundamenta nos méritos humanos (Mateus 11:28; Romanos 10:13; Tito 3:5). Saiba o que é a salvação e pela graça. 

Enquanto se pode achar

O convite “buscai ao Senhor” está aberto, mas definitivamente demorar a buscá-lo não é uma opção prudente. Por isso há o consequente alerta: “enquanto se pode achar”. Isso significa que estamos diante de uma verdade que é ao mesmo tempo reconfortante, “buscai ao Senhor”, e também aterrorizante, “enquanto se pode achar”.

Sim, chegará o momento em que esse convite será retirado; que a porta será fechada; que o Senhor não mais poderá ser encontrado. Durante seu ministério Jesus falou claramente sobre isso. Na Parábolas das 10 virgens a porta foi fechada para as virgens que não estavam prontas para a chegada do noivo (Mateus 25:1-13). Na parábolas das bodas o rei destruiu aqueles que rejeitaram o convite para sua festa (Mateus 22:1-14).

Realmente não haverá uma segunda chance quando terminar o tempo do convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar”. Daí o conselho do apóstolo Paulo é tão apropriado: “Eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2).

O que implica o convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar”?

Esse convite certamente envolve a fé e o arrependimento verdadeiro. No processo da salvação fé e arrependimento andam juntos. É impossível haver genuína fé sem arrependimento, e arrependimento sincero sem fé verdadeira.

Aquele que busca ao Senhor através da fé, necessariamente deverá reconhecer sua pecaminosidade diante do Deus que é santo. Isso porque não há como buscar o santíssimo e justo Deus sem um abandono dos pensamentos maus e dos caminhos pecaminosos.

É por isso que imediatamente após o convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” segue a indispensável exortação: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Isaías 55:7).

Aquele que escuta verdadeiramente o convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar”, ao crer em Deus tão logo ele reconhece suas falhas e iniquidade Ele entende que é incapaz de agradar ao Senhor por suas próprias forças, e que não pode resolver o problema dos seus próprios pecados. Então, com fé e arrependimento, ele suplica pelo perdão de Deus e repousa na promessa de sua misericórdia que o perdoa abundantemente.

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar! Qual tem sido sua postura diante desse convite? Não demore em perceber como é incalculavelmente preciosa a disponibilidade da graça no dia de hoje.

terça-feira, junho 21

SIGNIFICADO DE CORPOS SUTIS?

Os Corpos Sutis levam a mesma lógica, o seu eu, no entanto, é dividido em 7 corpos, sendo eles:

  • Corpo Físico
  • Duplo Etérico
  • Corpo Astral ou Emocional
  • Corpo Mental Inferior ou Concreto
  • Corpo Mental Superior ou Abstrato
  • Corpo Buddhi
  • Corpo Átmico

Corpo Físico:

O corpo fisico é representado pela carcaça de carne, ou seja, é o corpo capaz de ser percebido através dos 5 sentidos ( visão, olfato, paladar, audição e o tato).

Corpo Etérico (ou energético):

O etérico é a alma vital, a união ou o elo plástico entre o corpo físico e o astral. Sendo ele invisível, de natureza eletromagnética densa com uma estrutura tênue, ou seja, um corpo mais sutil, nele é onde se localiza os chakras.

Corpo Astral                 

Já o astral está associado aos sentimentos, podendo ser influenciado pelo ego e pela racionalidade, ou seja, é o corpo dos instintos, impulsos, vontades e desejos.

Você já viu um espírito? Ou conhece alguém que já relatou ter visto? Na verdade você ou a pessoa que viu, provavelmente estava vendo o corpo astral.

Corpo Mental Inferior

Existem 2 corpos mentais, o corpo mental inferior é conhecido como corpo racional. Nele é trabalhado os fenômenos cognitivos, as avaliações dos nossos atos, a memória entre outros fatores…

Corpo Mental Superior

O corpo mental superior é o mais ligado a ‘fonte’ por assim dizer. É o corpo no qual se tem acesso as ideias e ao todo. Leonardo da Vinci por exemplo provavelmente utilizou muito do seu corpo superior, para trazer e manifestar as ideias inovadoras no qual ele teve, assim como diversos outras personas conhecidas, como, Nikola Tesla, Einstein entre outros…

É o corpo que acessa a ressonância harmônica, onde possui a informação das leis universais.                                                                                      CORPO  BUDDHI

O corpo Buddhi é o corpo da iluminação, nele nao existe forma nem contextos específicos, é um corpo abstrato e que está ligado ao todo. Não se tem muitas informações específicas sobre esse corpo, pois poucas pessoas atingiram esse patamar e trouxeram mais informações.

Porém os seres que chamamos de iluminados conseguiram, como por exemplo Sidarta Gautama.

Corpo Átmico

O último dos corpos é o corpo átmico é mais conhecido como corpo das vontades, ou corpo da divina presença, onde manifesta a energia de Deus ou energia universal.

FOBIA SOCIAL OU MEDO DE ESTÁ EM PÚBLICO? COMO TRATAR?

Sentir timidez em ambientes novos ou repletos de pessoas desconhecidas é muito comum. Assim como vivenciar ansiedade e insegurança em encontros sociais, em ter que falar com em  público e até mesmo começar em um novo emprego. Mas, caso esse sentimento não melhore aos poucos, mesmo com familiarização da situação, então isso pode ser um sinal de fobia social.

Também conhecida como transtorno ansioso social, trata-se de um dos distúrbios de ansiedade mais comuns do mundo, afetando entre 3,5% a 16% da população mundial, variando conforme à metodologia aplicada no estudo.

Apesar de sua pluralidade, esse transtorno precisa ser tratado o quanto antes, principalmente por sua dificuldade em se diferenciar de uma timidez excessiva. A falta de tratamento da fobia social pode fazer com que o paciente, no ápice da doença, chegue ao ponto de cortar qualquer tipo de relacionamento social, prejudicando sua vida pessoal e profissional.

Causas da sociofobia

Esse distúrbio mental geralmente se inicia na adolescência, mas nada o impede de também ocorrer durante a infância e também na vida adulta.

Como a grande maioria dos transtornos mentais, a fobia social é iniciada graças a inúmeros fatores, que mesclam questões internas, relacionadas ao emocional do paciente, com temas externos, relacionadas aos desafios propostos por um ambiente desconhecido do mesmo.

principais causas e fatores são:

1. Hereditariedade

É muito comum que pessoas de uma mesma família apresentem sinais de qualquer tipo de transtorno de ansiedade. Mesmo assim, ainda não há nada comprovado sobre essa relação direta entre os distúrbios e a genética.

2. Estrutura cerebral

Pessoas que possuem a amígdala cerebelosa, responsável pelo controle de nossas emoções, mais hiperativa apresentam maiores chances de sentirem ansiedade e insegurança em situações sociais.

3. Traumas

Pessoas, principalmente crianças, que sofrem bullying, ridicularização ou humilhação pública são mais propensas a sofrerem desse distúrbio. Assim, como vítimas de traumas e acontecimentos negativos (problemas familiares ou abuso sexual) durante a infância e adolescência.

4. Temperamento do indivíduo

Crianças e adolescentes que sempre se mostraram mais tímidos são mais propensos a sofrerem desse transtorno. A certeza pode ser vista quando eles tiveram dificuldade em encarar novos desafios ou interagir com novas pessoas.

5.  Novas demandas sociais ou profissionais

Atividades como interagir com desconhecido, ter que falar em público ou até mesmo apresentar um trabalho são demandas que podem desencadear os sintomas da fobia social no indivíduo.

6. Sentimento de não aceitação de si mesmo

A não aceitação de si mesmo, principalmente fisicamente, devido a um problema no rosto, no corpo ou na pele, gagueira e outras doenças visíveis aumentam as chances da pessoa desenvolver o transtorno.

Sintomas da fobia social

O sentimento de desconforto em momentos sociais e a timidez, principalmente em crianças, não são sintomas que necessariamente apontam para a fobia social. É importante lembrar que cada pessoa se comporta socialmente de forma diferente, devido à sua personalidade. É muito comum existirem pessoas mais reservadas e outras que são bem mais extrovertidas.

Além disso, os sintomas do transtorno de ansiedade social são muitos outros e bem mais complexos do que esses. Eles podem ser divididos em sintomas emocionais, físicos e de atitude.

Sintomas emocionais

São os sintomas da fobia social que mesclam o emocional com o comportamento do indivíduo. Geralmente, são sensações muito acentuadas, como:

  • Preocupação por passar momentos constrangedores ou humilhantes;
  • Medo de situações em que ele pode ser julgado ou que tenha que interagir com que ele não conhece;
  • Ansiedade alta ao esperar um evento ou por algo;
  • Medo de demonstrar sintomas físicos que podem lhe constranger, como voz ou mãos trêmulas, excesso de suor ou rubor facial;
  • Esquiva por medo de constrangimento em fazer coisas em público, falar com pessoas ou onde ele possa se considerar o centro das atenções.

Assim, quem sofre dessa fobia sente-se incapacitado de realizar atividades bem comuns do dia a dia, como: fazer contato visual, iniciar conversas, namorar, frequentar festas e eventos sociais, ir ao trabalho ou à escola, usar banheiros públicos, entrar em uma sala onde todos já estão sentados, etc.

Sintomas físicos

Já, os sintomas físicos mais comuns dessa fobia e que acompanham os emocionais, são:

  • Dor no estômago ou náuseas;
  • Tontura ou vertigem;
  • Batimento do coração acelerado;
  • Diarreia;
  • Tensão muscular.

Tratamentos para fobia social

Os mais comuns tratamentos para a fobia social são a psicoterapia e o uso de medicamentos.

Como de costume, esses dois tipos de tratamentos podem ser utilizados juntos. Mas, esse apontamento só pode ser realizado pelo psiquiatra, caso ele considere que a combinação seja mais eficaz ao paciente.

Medicamentos

Os inibidores de recaptação de serotonina (ISRS) são os principais medicamentos utilizados para tratar sintomas da sociofobia. Além deles, inibidores de recaptação da serotonina e norepinefrina (IRSN), antidepressivos e inibidores de ansiedade também podem ser prescritos pelo médico psiquiatra.

Entre os medicamentos mais comuns para esse tratamento, temos:

  • Alenthus XR
  • Assert
  • Clopam
  • Cloxazolam
  • Cinarizina
  • Efexor XR
  • Exodus
  • Clonazepam
  • Escitalopram
  • Lexapro
  • Paroxetina
  • Rivotril
  • Sertralina

Psicoterapia

Entre as diversas opções de psicoterapia a que apresenta os melhores resultados para o tratamento de fobia social é a psicoterapia cognitiva comportamental.

Nela, o paciente aprende a compreender seus pensamentos de cunho negativo, a ponto de obter uma disposição para alterá-los, graças ao desenvolvimento de habilidade para adquirir confiança em si mesmo.

Neste ramo se encontra a terapia cognitivo-comportamental, geralmente a mais comum para esse transtorno. O paciente é exposto com frequência em situações que lhe causam medo e ansiedade, a fim de adquirir maior confiança para encará-las.

Uma nova terapia

Além disso, vale destacar um novo tipo de tratamento da ansiedade social que se utiliza de uma novíssima tecnologia. É a terapia de exposição à realidade virtual.

Nela, o paciente vivencia, em cenário controlável e fictício, as principais situações que lhe causam pavor. Ela é realizada com imagens 3D, graças ao uso dos óculos estereoscópicos e fones de ouvido de altíssima tecnologia.

Apesar de recente, essa técnica de tratamento já vem apresentando resultados muitos satisfatórios, inclusive aqui no Brasil. Onde, em estudo realizado pelo Instituto de Psiquiatria da USP com 21 pacientes, obteve 70% de redução dos sintomas da ansiedade social.

fobia social é fácil de ser diagnosticada e, o mais importante, tratada. Assim, ao verificar qualquer um desses sintomas ou situações que foram apresentadas aqui, busque ajuda, ou indique o trabalho de um psiquiatra para que um tratamento seja iniciado. As chances de sucesso são ainda maiores quando o diagnóstico e precose. 

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