segunda-feira, outubro 10

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " ERYTHRINA VERNA VELL. " UMA PLANTA COM VÁRIOS BENEFÍCIOS MEDICINAIS:

Nome científico: 
Erythrina verna Vell.
Família: 
Leguminosae
Sinonímia científica: 
Corallodendron mulungu (Mart.) Kuntze
Partes usadas: 
Cascas do caule.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Alcaloides (eritrina, erisotrina, eritrartina, eritralina, erisodina, erisovina, erisopina, erisonina, erisolina etc.), esteroides, glucosídeo (migurrina), compostos antociânicos.
Propriedade terapêutica: 
Sedativo, hipnótico.
Indicação terapêutica: 
Calmante dos nervos, asma de origem nervosa, tosse nervosa, dor reumática, insônia.

Origem, distribuição:
Erythrina verna, anteriormente chamada de Erythrina mulungu, é espécie nativa do Brasil e de maior ocorrência na região sudeste do país.

Descrição:
​Árvore atinge de 10 a 25 m de altura. Tronco ereto e cilíndrico de 50-70 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada com ritidoma estriado.

Folhas alternas, compostas, trifoliadas, com estipulas pequenas e acompanhadas de espinhos agudos e escuros. As flores dispõem-se em cachos axilares e terminais, surgem antes das folhas e tem cor vermelha, donde lhe vem o nome de "árvore-de-coral". 

O fruto, não comestível, é um legume longo, linear, atenuado na base e no ápice, abrindo-se por 2 uivas sinuosas e contraídas, entre as sementes que são arredondadas, vermelhas e com uma mancha preta.

No Brasil são encontradas as espécies E. amazonicaE. crista-galliE. domingueziiE. falcataE. fuscaE. poeppigianaE. similisE. speciosaE. uleiE. velutina e E. verna

Uso popular e medicinal:

As propriedades de extratos de sementes de várias espécies de Erythrina foram inicialmente estudadas nos anos 1930 e 1940, quando foi identificado a presença de alcaloides com atividade semelhante ao curare. Curare tem o significado genérico de "veneno (utilizado pelos indígenas para caçar) que deu origem a medicamento".

Na medicina tradicional brasileira a casca do mulungu é usada há muito tempo pelas populações indígenas como sedativo. Na medicina herbária é considerada um excelente sedativo para acalmar ansiedade, tosses nervosas, agitação psicomotora e insônia. É largamente empregada contra asma, bronquite, hepatite, gengivite, inflamações hepáticas e esplênicas, febres intermitentes. Nos EUA é usada por práticos e herbalistas para acalmar crises de histeria proveniente de trauma ou choque, eliminar palpitações do coração (extrassístole), insônia, contra problemas hepáticos e hepatite.

A planta é indicada como sedativo, hipnótico e calmante dos nervos. É muito usado na asma de origem nervosa, tosses nervosas, dores reumáticas e insônia. Sua propriedade de regularizar os batimentos cardíacos e a atividade hipotensora foi atribuída aos alcaloides. Pode ser associado ao maracujá à valeriana e ao viburno (Viburnum opulus), planta medicinal e ornamental também conhecida no Brasil como rosa-de-gueldres.

Além da ação calmante, a decocção das cascas de E. verna é usada para outras desordens do sistema nervoso central (SNC) como depressão e epilepsia.

Mulungu é encontrado nas farmácias brasileiras na forma de extrato seco das cascas. Em virtude de seu uso tradicional, esta espécie tem potencial de gerar produtos de interesse ao SUS. O extrato de mulungu já é utilizado em associação com espécies de outros gêneros para produção de medicamentos fitoterápicos ansiolíticos sendo os mais conhecidos: "maracugina", "passaneuro" e "calmapax".

Em sua constituição química são encontrados alcaloides (eritrina, erisotrina, eritrartina, eritralina, erisodina, erisovina, erisopina, erisonina, erisolina, erisotina, eritratidina, dentre outros), esteroides, glucosideo (migurrina), compostos antociânicos (pelargonidol, cianidol).

 Dosagem indicada:

Sedativo, hipnótico e calmante dos nervos. Decocto a 2 %, de 2 a 3 xícaras ao dia. Extrato fluido, de 1 a 4 ml ao dia. 

Outros usos:
A madeira é leve, mole, macia, de baixa durabilidade quando exposta, tem utilidade na caixotaria. Devido a florada atraente, tem potencial paisagístico como já ocorre em algumas cidades do sudeste  Suas flores são muito procurada por pássaros.      " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE OU UM FITOTERAPEUTA ".# MOVIMENTO HOLÍSTICO. 

ESTUDO CIENTÍFICO DA AROMÁTERAPIA NA VISÃO DA " PSICONEUROENDOCRINOIMUNOLÓGIA ".

QUAL A MISSÃO DO PROFETA SAMUEL? VAMOS ENTENDER QUAL A SUA MISSÃO? TEXTO ( 1 SAMUEL 16: 7 )

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. ( 1 Samuel 16:7 )

Todos nós temos uma característica em comum: somos tendenciosos! Infelizmente até mesmo os mais sábios entre nós, uma hora ou outra, acabam agindo sob algum tipo de influência de conceitos previamente estabelecidos.

Samuel recebeu de Deus a tarefa de ungir dois Reis de Israel. No primeiro, Saul, a tarefa não foi tão difícil. Deus havia dito a Samuel que o futuro rei lhe procuraria no dia seguinte (1Sm 9:16). No segundo, Samuel sabia onde deveria ir, qual casa deveria entrar, e que Jessé seria o pai do futuro rei, porém, Samuel não sabia qual dos filhos seria o escolhido.

Chegando à casa de Jessé, Samuel estava pronto para desempenhar sua missão. O primeiro a ser visto por ele foi Eliabe. Samuel não teve dúvida de que aquele deveria ser o novo rei. Talvez Samuel tivesse seus próprios critérios, critérios estes que estavam de acordo com os costumes da época, e até mesmo com os padrões da nossa época.

O mais esperado era que o primogênito fosse escolhido como rei, isso porque o primogênito recebia uma série de benefícios e posição de honra devido a sua primogenitura. O mais esperado era que o rei fosse imponente, com porte físico e aparência que se destacava na multidão. Esse tipo de padrão permanece até hoje. Alguns estudos comprovam que a maior parte dos executivos de alto escalão são altos e com boa aparência. Esse era Eliabe. Antes, Saul também possuía as mesmas características (1Sm 9:2).

É inegável o preparo, a sabedoria e a sensatez de Samuel, mas nada disso impediu que ele se equivocasse em sua certeza de que Eliabe seria o escolhido. O homem vê apenas o que está diante dos seus olhos, mesmo que esse homem seja o próprio profeta Samuel, um dos homens mais usados por Deus em toda a história.

Aprendendo a lição:

Devemos aprender com Samuel essa lição tão valiosa. Durante nossas vidas muitas vezes somos conduzidos a algumas casas de Jessé. Somos constantemente convidados a fazer avaliações, e ficamos frente a frente com muitos Eliabes.

Que nesses momentos possamos tirar os óculos de Samuel, e, da mesma forma como o Profeta fez, ouvir as instruções de Deus, o único capaz de enxergar o que não podemos ver. Quando tiramos os nossos óculos humanos, certamente podemos contemplar Davi. Certamente podemos entender os planos de Deus, e o que definitivamente devemos fazer. Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS ORIENTA, NOS CONSOLA, AINDA NOS ANIMA ".

domingo, outubro 9

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL" BRYOPHYLLUM PINNATUM ( LAM. ) OKEM (FOLHA DA FORTUNA ) UMA PLANTA COM VÁRIOS BENEFÍCIOS MEDICINAIS:

Nome científico: 
Bryophyllum pinnatum (Lam.) Oken
Família: 
Crassulaceae
Sinonímia científica: 
Bryophillum calycinum Salisb.
Partes usadas: 
Folhas
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Glicosídios flavonoidicos, alcanos, álcoois, triterpenos, esteroides, compostos fenólicos e bufadienolideos.
Propriedade terapêutica: 
Anti-inflamatória.
Indicação terapêutica: 
Feridas, contusões, queimaduras, picadas de insetos, doenças do trato respiratório, tosse, dor de garganta, inflamações, hematomas, pedras nos rins.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: life plant, leaf of life, resurrection plant, canterbury bells, cathedral bells

Origem, distribuição:
Nativa da África Tropical:

Descrição:
Erva suculenta de crescimento rápido. As folhas são grossas, carnudas e simples ou composta em pares em hastes avermelhados.

As mudas crescem ao longo dos entalhes das margens da folha, que podem se desenvolver quando ainda ligado à planta ou quando separada, uma característica fascinante, possivelmente daí vem outro nome pela qual é conhecida "planta da vida" (life plant).

As flores têm cerca de 5 cm de comprimento, que balançam em forma de sino, esverdeadas ou amareladas, avermelhadas pelas hastes.

Propaga-se facilmente, tem ampla distribuição nas Filipinas, encontrada em matas e lugares abertos. Também cultivada, a floração vai de dezembro a março.                                                                               

Uso popular medicinal: Uma Planta largamente disseminada no Brasil onde as folhas são usadas na medicina popular para o tratamento de feridas, contusões, queimaduras, arranhões, abcessos entre outras doenças da pele, picadas de insetos, doenças do trato respiratório, tratamento da tosse, dor de garganta, inflamações, hematomas, glaucoma e medicação tópica em afecções cutâneas de natureza alérgica.
Em uso externo, o material fresco é triturado e aplicado como um cataplasma em entorses, eczema, queimaduras, infecções, carbúnculo e erisipela.

Para furúnculos, toda a folha é pressionada com a mão, em movimento de vai-e-vem, até que se torne úmido com o extrato da folha. Uma pequena abertura é feita no meio da folha que é então colocada em ebulição com buracos ao longo do apontamento do abcesso.

Popularmente é tida como solução "tiro-e-queda" para quem sofre de pedra nos rins. Lavar e mastigar duas folhas desta planta diariamente com água na parte da manhã, com estômago vazio. As pedras serão dissolvidas e em poucos dias já é possível testar o resultado com exames.

O suco da folha é usado para tratar calos nos pés. Este suco pode ser colocado em pequenas queimaduras e arranhões para aliviar a dor pungente, curar inchaços e dores nas articulações sobre aplicação externa. Acredita-se ainda que pode curar a dor ciática com aplicação de suco e mastigação na parte da manhã, como descrito em cima. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE OU UM FITOTERAPEUTA DE ".


ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " PLYTOLACCA DECANDRA L. " UMA PLANTA COM VÁRIOS BENEFÍCIOS MEDICINAIS:

O Fitolaca de nome científico Phytolacca decandra, é uma planta herbácea ou subarbustiva pertencente à família das Phytolaccaceae, e que é popularmente conhecida por uma série de outros nomes, tais como caruru-açi, erva-dos-cachos, uva-turca, fitolaca americana, dentre outros.

Nativa do continente americano, aparece desde os Estados Unidos até a Argentina e é encontrada por todo o Brasil, principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul e pode atingir até 4 metros de altura.

A planta possui um avermelhado caule ereto, folhas grandes que se afinam nas extremidades e numerosas flores brancas. É comumente encontrada em áreas abertas, ao longo de cercas, campos e florestas límidas.

Benefícios do Chá de Fitolaca:

De nome científico Phytolacca decandra, a fitolaca é uma planta subarbustiva da família Phytolaccaceae. Sua presença pode ser notada em toda a América, dos Estados Unidos até a Argentina e no Brasil, é encontrada em todas as regiões, mas principalmente no Nordeste, Sudeste e Sul. Também conhecida como caruru-açi, erva-dos-cachos, erva-de-laca, uva do Canadá, fitolaca americana, uva-turva.

Vinagreira e tinturer, a planta pode chegar aos 4m de altura, e possui folhas grandes que se afinam nas extremidades. Suas flores são brancas, em caches, e contam com cinco pétalas cada uma.

Seus frutos são negros, se desenvolvem em cachos e amadurecem no outono. As suas folhas são muito usadas na medicina popular, e o suco das bagas é usado como tinta, pigmento, além de ser um agente de coloração para vinhos.

Benefícios do Chá de fitolaca Para Saúde:

1. Atua no Tratamento do Câncer:

Há muito tempo, o Chá de Fitolaca é tida como excelente arma na luta contra o câncer. Há, no entanto, duas variações em termos de aplicação. Tradicionalmente, alguns especialistas em ervas medicinais acreditavam que o Chá de Fitolaca seria eficaz na sua forma fresca. Vários outros, no entanto, dizem que o uso correto é da planta seca.

Existe uma grande quantidade de pesquisas sobre o Chá de Fitolaca para o tratamento do câncer. No entanto, os estudos ainda não são conclusivos. Hemibalistas acreditam que a planta pode ajudar a estimular a glândula tireoide.

2. Fortalece o Sistema Imunológico:

Chá de Fitolaca funciona bem no fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, pode ajudar a tratar várias doenças através disso. Além disso, pode atuar como um antiviral, combatendo muitos problemas respiratórios.

Entre os grandes benefícios do Chá de Fitolaca, está a capacidade de lutar contra vários vírus conhecidos, nos quais o HIV está incluído. Esta última, no entanto, foi observada apenas no estágio in vitro.

3. Ajuda no Tratamento de Problemas na Pele:

Um outro benefício importante do Chá de Fitolaca para a saúde é sua capacidade de curar várias doenças de pele. O cataplasma da raiz é aplicado externamente em uma tentativa de curar úlceras, seios doloridos, erupções cutâneas, infecções fúngicas como micose, acne e sarna. Além disso, o Chá de Fitolaca tem sido usada para tratar uma infecção ocular conhecida como conjuntivite.

Como Utilizar a Fitolaca:

Para aproveitar os benefícios do Chá de Fitolaca, basta preparar um chá.

Chá de Fitolaca adicione duas colheres de sopa da erva em um litro de água e apague o fogo assim que a água alcançar fervura. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Após esse período, coe e beba, de duas a três xícaras ao dia.

Malefícios do Chá de Fitolaca:

A ingestão do Chá de Fitolaca, ou a frutas não cozidas, sementes e raízes da fitolaca pode causar distúrbio gastrointestinal, gerando uma severa toxicidade. Uma quantidade inferior a 10 frutas cruas da planta podem intoxicar um adulto.

Causando vômitos, náusea, diarreia, espasmo estomacal, tontura e cefaleia que duram de 24 a 48 horas. As folhas adultas cruas e as sementes da fitolaca são altamente tóxicas e venenosas, por isso, devem ser mantidas longe de crianças, já que é comum a ingestão acidental por elas. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE OU UM FITOTERAPEUTA ".

A SABEDORIA ESTRUIDA NA PALAVRA DE DEUS: TEXTO ( PROVÉRBIOS 30: 1-33 )

30:1-4 A grandeza de Deus

“Palavras de Agur, filho de Jaque, o masaíta, que proferiu este homem a Itiel, a Itiel e a Ucal: Na verdade eu sou o mais bruto dos homens, nem mesmo tenho o conhecimento de homem. Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do santo. Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?”

É impossível olhar para o universo com sua beleza multifária e sua complexidade inescrutável sem se curvar diante do Criador. O autor desse provérbio, Agur, demonstra desde o início sua humildade, rejeitando todas as formas de arrogância, com uma eloquência singular, abre seu texto com perguntas retóricas, para exaltar a grandeza de Deus.

30:5-6 A Palavra de Deus é perfeita:

“Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.”

Esses versículos destacam três verdades acerca da Palavra de Deus: a natureza da Palavra de Deus é pura, não existe contaminação ou impureza. A segunda verdade é que a Palavra de Deus na nossa vida é escudo e arma de combate. A terceira verdade destacada pelo texto é a completude da Palavra, ela não é somente pura, mas completa.

30:7-9 O perigo da tentação:

“Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o Senhor? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão.”

Esse trecho apresenta dois desejos do escritor antes de morrer: o primeiro é ser livre da falsidade e da mentira, e o segundo é não profanar o nome de Deus, seja pela riqueza, seja pela pobreza. Tanto a riqueza exorbitante como a pobreza profunda são armadilhas para a alma.

30:10 Não exponha os humildes a vergonha:

“Não acuses o servo diante de seu senhor, para que não te amaldiçoe e tu fiques o culpado.”

Expor um empregado ao vexame diante do seu padrão é crueldade. A calúnia arrogante cria a opressão. A calunia é um pecado horrendo aos olhos de Deus. Jogar uma pessoa contra a outra é uma ação maligna e perversa, imagine o quão perverso é quem tenta criar conflitos entre o empregado e seu patrão.

30:11-14 Facetas da arrogância:

“Há uma geração que amaldiçoa a seu pai, e que não bendiz a sua mãe. Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos, mas que nunca foi lavada da sua imundícia. Há uma geração cujos olhos são altivos, e as suas pálpebras são sempre levantadas. Há uma geração cujos dentes são espadas, e cujas queixadas são facas, para consumirem da terra os aflitos, e os necessitados dentre os homens.”

O texto apresenta quatro facetas da arrogância, a primeira delas tem origem em uma infância ímpia. A segunda faceta do orgulhoso é ter uma atitude desfocada e desproporcionada a seus próprios olhos. A terceira leva o altivo a corromper sua relação com o mundo ao redor. E a quarta faceta da arrogância leva o altivo a corromper sua relação com aqueles que ele julga inferior.

30:15-16 A ganância incansável:

“A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá. Estas três coisas nunca se fartam; e com a quarta, nunca dizem: Basta! A sepultura; a madre estéril; a terra que não se farta de água; e o fogo; nunca dizem: Basta!”

Aqui vemos um comentário severo e até amargo acerca da insaciabilidade, a ganância incansável é ilustrada por uma sanguessuga. Ela suga todo o sangue, mas nunca se satisfaz. Existem pessoas que nunca estão satisfeitas com o que têm, querem sempre mais, não se alegram com o que possuem e entristecem-se pelo que não tem.

30:17 O castigo do filho arrogante:

“Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, corvos do ribeiro os arrancarão e os filhotes da águia os comerão.”

A relação entre pais e filhos deve sempre ser marcada por amor, afeto, respeito e gratidão. Em nenhuma relação é aceitável que exista zombaria e desprezo, principalmente dentro da própria casa. A família deve ser um lugar de vida, e não o corredor da morte.

30:18-19 Quatro mistérios da vida:

“Estas três coisas me maravilham; e quatro há que não conheço: O caminho da águia no ar; o caminho da cobra na penha; o caminho do navio no meio do mar; e o caminho do homem com uma virgem.”

Mais uma advertência quadrupla. Dessa vez, as partes são ligadas por uma admiração profunda diante de eventos do dia-a-dia. Os antigos costumavam ser melhores observadores do que nós, tinham menos pressa, eram mais abstraídos e questionadores. A correria em que vivemos muitas vezes nos priva de observar corretamente o mundo. O autor claramente está refletindo acerca dos mistérios e da conveniência do mundo a sua volta.

30:20 O contraste:

“O caminho da mulher adúltera é assim: ela come, depois limpa a sua boca e diz: Não fiz nada de mal!”

Esse versículo contrasta com o anterior, em contraste com o belo e fascinante caminho do comum com uma moça, vemos o caminho da adultera que é privado de consciência graça e significado.

30:21-23 Quatro coisas intoleráveis:

“Por três coisas se alvoroça a terra; e por quatro que não pode suportar: Pelo servo, quando reina; e pelo tolo, quando vive na fartura; Pela mulher odiosa, quando é casada; e pela serva, quando fica herdeira da sua senhora.”

A Bíblia se deleita em reviravoltas frutíferas do destino, mas não do valor algum aos pretensiosos que querem mais do que são. Então o texto apresenta quatro coisas coligadas pela noção de contrassenso, coisas que simplesmente não podem acontecer porque as pessoas estão em situações pelas quais não possuem aptidão.

30:24-28 Organiza-se:

“Estas quatro coisas são das menores da terra, porém bem providas de sabedoria: As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida; Os coelhos são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha; Os gafanhotos não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem; A aranha se pendura com as mãos, e está nos palácios dos reis.”

Temos aqui quatro exemplos que destacam lição de que tamanho e força não são o critério decisivo. A sabedoria prática inclui previsão, encontrar segurança, disciplina, persistência. Esses são quatro contrapesos para a fraqueza, todas essas pequenas criaturas agem com diligência para promover seu próprio bem, mesmo sendo seres irracionais trabalham com inteligência.

30:29-31 Quatro coisas nobres:

“Estes três têm um bom andar, e quatro passeiam airosamente; O leão, o mais forte entre os animais, que não foge de nada; O galgo; o bode também; e o rei a quem não se pode resistir.”

O sábio utiliza de quatro figuras, que não possuem um significado moral evidente. Porém acredita-se que seja um lembrete de que outros além do rei podem ter um porte distinto.

30:32-33 A humildade evita tragédias:

“Se procedeste loucamente, exaltando-te, e se planejaste o mal, leva a mão à boca; Porque o mexer do leite produz manteiga, o espremer do nariz produz sangue; assim o forçar da ira produz contenda.”

Esse trecho apresenta um único propósito: alertar-nos para o fato de que a humildade pacificadora evita tragédias. Enquanto o insensato e arrogante se exalta acima dos demais e acaba por provocar tragédias e contendas. A sabedoria se veste de humildade e desfruta da paz, mas a insensatez traja-se com arrogância! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz," LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS ORIENTA, NOS CONSOLA, E AINDA NOS ANIMA ".

sábado, outubro 8

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MACERAÇÃO, INFUSÃO E DECOCÇÃO?

Maceração, infusão ou decocção? Qual método utilizar e para que tipo de chá? 

Para a utilização da planta medicinal (chá), é necessário o uso de um método extrativo. O termo extração significa retirar, da forma mais seletiva e completa possível, as substâncias ou fração ativa contida na droga vegetal.

MACERAÇÃO

É a preparação que baseia-se no contato da planta com água, à temperatura ambiente, durante um período prolongado (horas ou dias), sob agitação ocasional e sem renovação do líquido extrator.

Indicação:

Planta que possuam substâncias que se degradam com o aquecimento.

INFUSÃO

É a preparação que baseia-se em dispor a água fervente sobre a planta e, em seguida, abafar o recipiente (vidro) por um período de tempo determinado (10 minutos aproximadamente).

Indicação:

Plantas de consistência menos rígida tais como folhas, flores, inflorescências e frutos, ou com substâncias ativas voláteis.

DECOCÇÃO

É a preparação que baseia-se na ebulição da planta em água potável por tempo determinado.

Indicação:

Plantas com consistência rígida, tais como cascas, raízes, rizomas, caules, sementes e folhas cariaceas. 

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?