segunda-feira, dezembro 19

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " BROSIMUM GAUDICHAUDÍÍ TRÉCUL " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Brosimum gaudichaudii Trécul
Família: 
Moraceae
Sinonímia científica: 
Alicastrum gaudichaudii (Trécul) Kuntze
Partes usadas: 
Folha, casca, raiz.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Derivados de furanocumarina (bergapteno, psoraleno, xantiletina, luvangetina, gaudichaudina), saponina, tanino, protoantocianidina, alcaloides.
Propriedade terapêutica: 
Fotossensibilizante.
Indicação terapêutica: 
Discromia, vitiligo, psoríase, hanseníase, leucodermia, micose, dermatite, dermatose, eczema, gripe, resfriado, bronquite, depurativo do sangue, doença reumática, intoxicação etc.

Origem, distribuição:
Nativa do Cerrado brasileiro, distribui-se amplamente em várias regiões do país.

Descrição:
Mama-cadela é espécie arbustiva, caducifólia, tem porte de aproximadamente 3 a 4 m. Caracteriza-se pela produção abundante de látex.

A casca é cinzenta, grossa, folhas alternas, sem pelos na face superior e pilosa na face inferior. Flores carnosas com hastes, sem pétalas, agrupadas como globo. O fruto é carnoso, amarelo, origina-se de diversas flores, não se abre quando maduro. São mastigados como goma de mascar devido ao sabor e ao látex que contêm. Frutifica e floresce durante todo ano. 

A raiz é pivotante. A semente é recalcitrante (não sobrevive ao armazenamento em ambientes relativamente secos).

Uso popular e medicinal:
Espécie comum no cerrado brasileiro, mama-cadela tem grande valor na medicina tradicional e na indústria de medicamentos. Folha, casca e raiz são usadas pelas populações da região do Brasil Central principalmente para o tratamento do vitiligo.

A constituição química de B. gaudichaudii revela a presença nas raízes e frutos de duas furanocumarinas: bergapteno e psoraleno. As furanocumarinas (ver quadro), uma subdivisão das cumarinas, pertencem ao grupo dos compostos fenólicos. 

Bergapteno e psoraleno são substâncias fotossensibilizantes sobre a pele, por isso são utilizadas nas discromias (alterações na cor da pele).

As furanocumarinas são utilizadas desde épocas remotas para o tratamento de psoríase, hanseníase, vitiligo, leucodermia, micoses, dermatite e eczemas.


A espécie já foi bem estudada sob diversos aspectos químicos, permitindo comprovar sua atividade fotossensibilizante. Além do uso tradicional da mama-cadela, derivados psoralênicos são encontrados em produtos industrializados elaborados a partir de cascas da porção inferior do caule e das raízes desta espécie. Essas partes são preparadas para uso interno como comprimidos; e externo, como pomada e loção.

A composição química dos extratos metanólicos do vegetal apresentam diferenças, de forma que a parte que contém as maiores concentrações das cumarinas é o córtex das raízes. Fitoquimicamente foram isolados os derivados furocumarínicos, todos possuindo capacidade fotossensibilizante e que já encontram congêneres sintéticos no mercado farmacêutico na formulação de medicamentos magistrais para tratamento de doenças despigmentantes da pele.

Compostos furocumarínicos podem ser obtidos por síntese química, no entanto esse processo é oneroso. É mais barato extrair de plantas como B. gaudichaudii.

A planta contém outros constituintes químicos além dos já citados: furocumarinas (bergapteno, psoraleno, xantiletina, luvangetina, gaudichaudina), saponinas, taninos, protoantocianidinas e alcaloides.

 Dosagem indicada:

Tratamento de vitiligo e manchas da pele. Uso tópico do extrato das raizes, folhas e casca do caule. Espremer 1 xícara (chá) destes materiais diluído em 1 litro de água, em decocção. Após repouso de 24 horas, passar 2 vezes por dia nas partes afetadas.

Em uso interno, é também indicado o decocto das raízes e folhas contra moléstias que requerem um depurativo do sangue, como doenças reumáticas, intoxicações crônicas, dermatoses em geral, má circulação sanguínea, etc.. A planta inteira na forma de infusão é também empregada contra gripe, resfriado e bronquite

 Contraindicação:
Possível fotoenvelhecimento e câncer de pele, por isso deve ser usado com acompanhamento de um profissional de saúde por   precaução. Contraindicado para gestantes e lactantes.

Outros usos:
Fornece madeira de média qualidade, empregada em marcenaria e construções rurais. Comercialmente explorada pela indústria de papel, borracha e na produção indireta da seda.

O pó obtido por raspagem das raízes é utilizado como aromatizante." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( DEIXAS QUE O TEU ALIMENTO SEJA TUA MEDICINA ).

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " SONCHUS OLERACEUS ( L. ) L. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Sonchus oleraceus (L.) L.
Família: 
Compositae
Sinonímia científica: 
Sonchus angustissimus Hook.f.
Partes usadas: 
Folha
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Óleos essenciais, esteroides, resinas, glicídios, fitosterina, taninos, derivados terpênicos, pigmentos flavonoides, sais minerais.
Propriedade terapêutica: 
Diurética, antidisentérico, antidiarreico.
Indicação terapêutica: 
Vitiligo, anemia, astenia, auxiliar no tratamento de problemas hepáticos, tersol.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: common sow-thistle, sowthistle
  • Espanhol: cerrajilla, nilhue caballuno, soncho, kanapaco, chicoria (Paraguai).  

Origem, distribuição:
Originária do norte da África, Ásia Menor e Europa. Naturalizada no Brasil, disseminou-se por regiões de temperatura amena (centro e sul do país), onde vegeta de setembro a março.

Descrição:

Espécie herbácea, anual ou bianual, desenvolve-se espontaneamente em todo o País em locais de cultivo de grandes culturas e áreas hortícolas.

Caule cilíndrico, canaliculado, lactescente, verde e ceríceo, pouco ramificado. Folhas alternadas, limbo das folhas basais altamente recortado, margens onduladas, serreadas ou denteadas irregularmente. Inflorescência terminal em cacho de capítulos. Fruto seco do tipo aquênio, coroado por pelos brancos, longos e sedosos. Propaga-se por meio de sementes.

Uso popular e medicinal:

Serralha e mais 4 outras plantas (Ammi majus, erva-do-bispo; Ammi visnaga, khella, erva-palito; Brosimum gaudichaudii, mama-cadela; Citrus bergamia, bergamota; Dorstenia brasiliensis), são reconhecidas para o tratamento de vitiligo.

Estas plantas apresentam substâncias fotossensibilizantes derivadas dos psoralenos pertencentes à classe de compostos das furanocumarinas, absorvem fortemente energia na radiação ultravioleta e por isso são altamente reativas sob incidência de luz, apresentando assim efeito de repigmentação da pele.

No tratamento do vitiligo o uso tópico ou oral dessas substâncias acompanhado de exposição controlada da radiação UVA (luz solar) é utilizado como forma de induzir a repigmentação.

S. oleraceus é utilizada na medicina popular em várias regiões do Brasil, sendo considerada diurética e empregada contra anemia, astenia e auxiliar no tratamento de problemas hepáticos. O decocto das folhas é antidesintérico e antidiarreico. O seu látex, em uso externo, cura terçóis. Na última década a serralha tem sido usada no combate ao vitiligo, sendo bastante difundida na região sudeste (Brasil). Na sua composição destacam-se óleos essenciais, esteroides, resinas, glicídios, fitosterina, taninos, derivados terpênicos, pigmentos flavonoides e sais minerais.

Um trabalho realizou a prospecção fitoquímica dessa espécie com extratos em etanol, água e diclorometano, e testes de toxicidade sobre o microcrustáceo Artemia salina. O extrato aquoso apresentou em sua composição açúcares redutores, compostos fenólicos, taninos, flavonoides e cumarinas. No extrato etanólico foram observados os mesmos compostos qualificados no extrato aquoso, com exceção de cumarinas. Em diclorometano, verificou-se a presença de saponinas, derivados triterpênicos e esteroides. No teste de toxicidade sobre Artemia salina, os dados convergiram para frações de extrato aquoso de 5.117,2 ppm, indicando ser um extrato de baixa toxicidade.

 Culinária:

Consome-se toda a parte aérea de plantas jovens (folha, talo, flor). Flores e botões podem ser feitos à milanesa ou dorê. O caule pode ser feito para conserva (picles) tipo aspargo.

Receita - Serralha cozida no arroz:

Selecione folhas e talos tenros (brotos). Lave e corte fininho, similar a couve. Cozinhe o arroz de forma usual. Quando a água começar a secar, acrescente as folhas picadas. Misture, deixe terminar de cozinhar e secar em fogo baixo. Sirva quente.

A serralha pode também ser refogada, usada para bolinho, cozida com massa ou angu, suflê, omeletes e suco verde." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA "    ( DEIXAS QUE O TEU ALIMENTO SEJA TUA MEDICINA ).

RESUMO E ORGANIZAÇÃO SOBRE A EPÍSTOLA A FILEMOM:

A Epístola a Filemom é a mais curta de todas as cartas escritas pelo Apóstolo Paulo, apenas 335 palavras no grego original. Nas listas mais antigas sobre o conjunto da obra paulina, a Carta a Filemom está presente. No século 4 d.C., infelizmente surgiram algumas objeções a essa epístola, não no que diz respeito a sua autenticidade, mas a uma alegada trivialidade de seu conteúdo. Entretanto, a maior parte dos cristãos tem conseguido avaliar corretamente essa carta, reconhecendo nela a grande importância que possui, sua autoridade como divinamente inspirada, bem como as lições práticas que podemos tirar dela.

Nesse estudo, você aprenderá:

  • Quem foi o autor da Epístola a Filemom
  • Qual a data e ocasião em que a carta foi escrita
  • Destinatários e público original da carta
  • Propósito e características
  • Esboço da Epístola a Filemom.

Quem escreveu a Epístola a Filemom?

A Carta a Filemom foi escrita pelo Apóstolo Paulo. Não existe nenhum tipo de contestação relevante sobre isso por parte dos estudiosos. A própria epístola no versículo 1 responde satisfatoriamente essa questão, quando o próprio Paulo identifica a si mesmo como autor, com a colaboração de Timóteo. 

Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso companheiro de trabalho.
(Filemom 1:1)

Outro versículo que também ressalta esse ponto é o versículo 19, onde Paulo usa a expressão “de próprio punho o escrevo”.

Data e ocasião: Quando e onde a Epístola a Filemom foi escrita?

Sobre a ocasião em que a Carta a Filemom foi escrita, sabemos que Paulo, quando a escreveu, estava preso. Isso fica claro no versículo nos versículos 1, 9, 10, 13 e 23. Ele usa as seguintes expressões: “prisioneiro de Cristo Jesus” (vers. 1 e 9), “Onésimo, que gerei entre algemas” (vers. 10), “me servir nas algemas que carrego por causa do Evangelho” (vers. 13) e “Epafras, prisioneiro comigo, em Cristo Jesus”.

Sabemos também que a Epístola a Filemom foi escrita provavelmente na mesma época em que a Epístola aos Colossenses foi escrita, de forma que também existe a possibilidade da carta ter sido entregue junto com a Epístola aos Colossenses. Isso fica praticamente evidente quando lemos que Onésimo haveria de acompanhar Tiquico, o portador da Epístola aos Colossenses (Cl 4:9) e também da Epístola aos Efésios (Ef 6:21,22), além de que, o grupo que estava com Paulo quanto ele escreveu a Filemom é o mesmo que o cercava quando a Carta aos Colossenses foi escrita, com a exceção de Jesus Justo (talvez se trate de uma omissão de cópia).

Saúda-te Epafras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus,
assim como Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.
(Filemom 1:23,24)

Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o;
E Jesus, chamado Justo; os quais são da circuncisão; são estes unicamente os meus cooperadores no reino de Deus; e para mim têm sido consolação.
Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.
Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas.
(Colossenses 4:10-12,14)

Definida então a realidade da prisão de Paulo quando escreveu a Carta a Filemom, duas possibilidades são levantadas sobre o local e a data dessa prisão: Roma em 62 d.C. ou Éfeso em 55 d.C.

A possibilidade mais provável (e também mais aceita) é que Paulo tenha escrito essa carta quando estava preso na cidade de Roma, portanto por volta de 62 d.C. Devemos ressaltar que essa teria sido sua primeira prisão na cidade de Roma. Grandes evidências apontam que essa prisão foi de regime domiciliar, portanto, a mesma mencionada no final do livro de Atos dos Apóstolos (At 28:30), onde Paulo estava sob custódia romana aguardando julgamento. Durante o período de dois anos em que Paulo ficou preso na cidade, ele teria escrito as Epístolas aos Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom. Um dos fatores mais fortes para ser Roma a cidade em questão é o fato de Roma ser a cidade preferida por pessoas fugitivas, devido ao seu tamanho que facilitava a fuga e o desaparecimento de qualquer pessoa, logo, a escolha mais provável tomada por Onésimo. A viajem de Roma até Colossos tinham cerca de quase 2000 km de distância, dependendo da rota.

Quanto a Éfeso, sabemos que essa cidade ficava mais próxima de Colossos (possível cidade de Filemom) e o versículo 22 pode ser considerado o mais favorável à hipótese de ser essa a cidade, porém Paulo pode ter abandonado ou até adiado seu plano de ir de Roma para a Espanha em favor de um rápido regresso ao Oriente. Seja como for, Paulo deixa clara sua expectativa de rápida soltura e sua intenção de viajar até a região de Filemom em um futuro próximo. Tal expectativa favorece ainda mais a interpretação de a cidade discutida ter sido realmente Roma (Fp 1:19,20; 2:23,24; Fm 22). Também sabemos que Filemom não era o único dono de escravos entre os cristãos de Colossos.

Destinatários da Epístola de Paulo a Filemom:

Logo nos dois primeiros versículos da carta já fica claro a quem ela foi endereçada. O destinatário principal é Filemom, sendo também citada na Epístola a sua família (Áfia e Arquipo), além da “igreja que está em sua casa”. A forma plural “vós” presente no versículo 3 demonstra que além do destinatário principal, outras pessoas deveriam tomar conhecimento do conteúdo da carta. Talvez o Apóstolo Paulo tivesse a intenção de fazer com que a igreja soubesse do assunto tratado na carta, na esperança de que eles considerassem Filemom responsável por atender ao pedido que ele estava fazendo.

Propósito, tema e características da Epístola a Filemom:

Paulo ao escrever a Filemom, tinha o propósito de interceder em favor de Onésimo, o escravo que tinha fugido de seu senhor, Filemom. Parece que Onésimo havia furtado e causado prejuízos a Filemom.

Paulo então faz uma suplica para que Filemom recebesse Onésimo de volta como um irmão em Cristo (vers. 12-16). Para fazer esse apelo, Paulo recorre ao relacionamento estreito e fraterno que ele e Filemom compartilhavam em Cristo. O versículo 10 mostra claramente esse propósito:

Sim, rogo-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões.
(Filemom 1:10)

Nos versículos 15, 16 e 17, Paulo pede que Filemom receba Onésimo não mais como escravo, mas como um irmão amado, tanto humanamente quanto em Cristo, como se estivera recebendo o próprio Apóstolo. A expectativa de Paulo era que Filemom recebesse Onésimo de bom grado (vers. 17), perdoando-o (vers. 18,19) e talvez até o libertando (vers. 21).

Certamente o tema que se destaca nessa carta é o perdão. Nela, podemos ver a tamanha sabedoria do Apóstolo Paulo, sua ternura e sensibilidade. Essa epístola nos mostra como devemos aplicar o ensino do Evangelho aos nossos problemas cotidianos. Paulo seguiu o exemplo de Cristo, e agiu como um mediador por amor a Onésimo, a ponto de se colocar em lugar dele, assumindo a sua divida. Com isso Paulo também apontou para a necessidade da unidade entre os irmãos em Cristo, e da prática fundamental do perdão e do amor. Aqueles que foram libertos pelo sangue de Cristo, sendo perdoados por Deus e provando de Seu amor, devem também prover a liberdade, demonstrando perdão e sendo canais da graça para que o amor de Deus seja revelado através de seu novo modo de viver.

A Epístola a Filemom destaca o poder e a igualdade do Evangelho para a salvação de todo aquele que crê, alcançando senhores e escravos. Também enfatiza a ação providencial do Evangelho que transforma aquilo que parecia não ter mais solução em um meio pela qual o pecador se encontra com Deus.

Esboço da Epístola de Paulo a Filemom:

  1. Saudações Iniciais (1-3): Paulo se identifica como o autor da carta e aponta Filemom como o destinatário principal.
  2. Ação de Graças (4-7): Paulo agradece a Filemom pelo amor aos cristãos que ele já havia demonstrado no passado.
  3. Intercessão de Paulo por Onésimo (8-21): Paulo intercede por Onésimo, pedindo que Filemom o perdoe pelo crime cometido, e o receba de volta como um irmão em Cristo.
  4. Pedidos finais e conclusão (22-25): Paulo pede a Filemom que ele prepare uma pousada, na confiança de que poderia ser libertado da prisão em breve, e com a intenção de visitar a região em que Filemom residia! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONDUZ, NOS ORIENTA, NOS CONSOLA, E AINDA NOS ANIMA ".

domingo, dezembro 18

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " BACCHARIS DRACUNCULIFOLIA DC. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Baccharis dracunculifolia DC.
Família: 
Compositae
Sinonímia científica: 
Baccharis bracteata Hook. & Arn.
Partes usadas: 
Folhas, ramos
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Germacreno-D, biciclogermacreno, derivados prenilados do ácido cumarínico, artepilina C e derivados do ácido cinâmico.
Propriedade terapêutica: 
Anti-inflamatória.
Indicação terapêutica: 
Febre, problemas hepáticos, disfunção estomacal e feridas.

Origem, distribuição:
Nativa da América do Sul.

Descrição:
Planta daninha mais conhecida pelo nome “alecrim-do-campo”, dióica com as inflorescências masculinas e femininas. É um arbusto perene que pode atingir até 3 m de altura e cresce espontaneamente em áreas de pastagens (por isso é também considerada planta invasora) no Estado de São Paulo e em todo o Brasil.

Sua resina é coletada e processada por abelhas, especialmente abelhas da espécie Scaptotrigona conflita, que produzem a conhecida própolis verde, assim denominada pelo excesso de clorofila, tão cobiçada pelo mercado internacional, sobretudo o japonês, por conter propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, antioxidante e antitumoral. Quase não existem substâncias naturais descobertas recentemente que se tornaram populares e foco de pesquisa científica do que a própolis verde e a vermelha.  

Uma característica dos compostos fenólicos das própolis analisadas e da espécie vegetal B. dracunculifolia foi a alta proporção de artepilina C e outros derivados do ácido cinâmico. Com base nas evidências fitoquímicas, B. dracunculifolia foi identificada como a principal fonte vegetal das própolis produzidas nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Essa é possivelmente a razão de muitas indústrias terem sido construídas em torno da própolis.

As principais áreas de aplicação de própolis na medicina são as doenças respiratórias e câncer, além de outras doenças e enfermidades causadas por radicais livres. 

Uso popular e medicinal:
A infusão das folhas é amplamente utilizada na medicina caseira para problemas hepáticos, disfunção estomacal e como anti-inflamatório. Seus componentes químicos estão sendo estudados para combate ao câncer. Alguns estudos indicam que a planta tem potencial como fitoterápico para tratamento de úlcera gástrica.

Estudos de literatura relatam o uso medicinal e religioso do “alecrim-do-campo” comercializado em mercados e feiras livres de todo país  assim como a utilização das folhas para feridas e o uso dos ramos, em decocto, como antifebril.

Seus óleos essenciais são comprovadamente eficazes contra algumas bactérias.

Matérias publicadas na Globo Rural destacam a perspectiva de se extrair a própolis verde diretamente do alecrim-do-campo ao invés de coletar a produção das abelhas. Segundo estudos, o controle de qualidade da própolis é complicado quando a produção é feita pelas abelhas, uma vez que a composição química desse produto está sujeita a diversas variações sazonais como a coleta de matéria-prima pelos insetos ao longo das estações do ano. Além disso, a saliva da abelha que é misturada durante o preparo da resina também interfere na produção. Já isso não ocorre no cultivo da planta, o que poderia padronizar a fabricação de remédios.

Conseguiu-se comprovar em testes preliminares in vitro que os extratos do alecrim-do-campo tiveram a mesma atividade que a própolis verde ao impedir a proliferação do Streptococcus mutans, o principal agente causador da cárie. Um outro estudo descobriu que o alecrim-do-campo também tem propriedade antioxidante sobre os neutrófilos, um tipo de célula que protege o organismo contra infecções. A planta consegue sequestrar radicais livres responsáveis pelo processo de envelhecimento e doenças como artrite e o mal de Alzheimer.

Outros usos:
A madeira serve para lenha. É uma planta pioneira, rústica, indicada para regenerar áreas degradadas. Fornece sombreamento para plântulas de árvores mais sensíveis. Produz grande quantidade de sementes." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( DEIXAS QUE O TEU ALIMENTO SEJA TUA MEDICINA ).

RESUMO E ORGANIZAÇÃO SOBRE O LIVRO DE TITO:

Quem foi Tito?

Tito foi um dos companheiros do apóstolo Paulo e um dos líderes mais importantes no início da Igreja Primitiva. Provavelmente ele também foi um filho na fé de Paulo, convertido em uma de suas pregações (Tt 1:4). Se considerarmos todas as referências sobre Tito, iremos perceber que Paulo depositava muita confiança em seu ministério.

No livro de Atos dos Apóstolos Tito não é citado. Porém, muito provavelmente nessa época ele já era um obreiro ativo na obra do Senhor. Tito é encontrado em referências nas epístolas de 2 Coríntios, Gálatas, 2 Timóteo e Tito.

Tito e Paulo:

Podemos perceber que Tito também era instruído como um discípulo muito querido pelo apóstolo Paulo. O apóstolo se refere a Tito como “companheiro e cooperador”. Um fato interessante é que em Gálatas 2:3 diz que ele acompanhou Paulo e Barnabé, em uma visita a Jerusalém. O objetivo era discutir com os apóstolos e líderes da Igreja, a controvérsia sobre os gentios cristãos em relação à Lei Mosaica.

Paulo era completamente contra a ideia de que os cristãos gentios fossem obrigados a passar pela circuncisão e executar outros ritos judaicos. O caso de Tito, que era gentio (grego), foi um exemplo em relação a essa discussão. Então a liderança da Igreja se reuniu em um concílio e os argumentos expostos por Paulo foram considerados. Com isso, ficou claro que o evangelho deveria ser pregado livremente tanto aos judeus como aos gentios. Nesse caso, os regulamentos judaicos não deveriam ser impostos aos cristãos (At 15:13-19).

Tito foi um dos obreiros líderes da Igreja Primitiva:

Tito é mencionado oito vezes na Epístola de 2 Coríntios. Ele esteve presente em um momento complicado daquela igreja. É provável que Tito visitou Corinto pelo menos três vezes, sendo que em duas delas ele supervisionou a arrecadação para ajudar os irmãos pobres de Jerusalém.

Quando Tito chegou a Corinto, a situação da igreja era muito difícil, principalmente pela imoralidade e pela discórdia que causava facções entre seus membros. Então ele foi enviado para aquela igreja portando uma carta de Paulo com recomendações e exortações a respeito dessas situações. O sucesso dessa missão foi muito satisfatório, deixando Paulo animado com os resultados obtidos. Juntamente com outro irmão em Cristo, foi Tito quem levou a segunda Epístola aos Coríntios (2 Co 8:16-18).

Paulo levou Tito para a Creta, deixando-o ali para que completasse a sua obra. Ele deveria organizar a igreja naquela ilha e designar o presbitério (Tt 1:5). A posição eclesiástica de Tito em Creta foi parecida com a de Timóteo em Éfeso. 

Diferentemente de Timóteo que era uma pessoa mais branda, Tito provavelmente tinha uma personalidade mais forte e impunha grande liderança e firmeza em suas decisões. Com essas características, ele se encaixava bem na posição de trabalhar contra o paganismo dos habitantes da cidade de Creta e estabelecer a sã doutrina na comunidade cristã daquela cidade. Ele também foi o responsável por combater um possível início do gnosticismo ali.

Tito foi convocado a encontrar Paulo em Nicópolis após o envio de Ártemas ou Tíquico. Ele também foi designado a garantir que nada faltasse a Apolo, outro grande pregador do Evangelho da época (Tt 3:12,13).

É possível que em Nicópolis Tito tenha sido incumbido para uma missão evangelística na Dalmácia, a qual estava realizando quando Paulo escreveu a Epístola de 2 Timóteo (2 Tm 4:10). Acredita-se que ele tenha retornado para Creta, e permanecido ali como bispo da Igreja até uma idade avançada.

Curiosidades sobre Tito:

  • Tito foi possivelmente convertido em uma das pregações de Paulo.
  • Ele era um obreiro de confiança de Paulo e foi um grande companheiro para ele.
  • Tinha uma personalidade forte, habilidades de liderança e era firme e decidido.
  • Alguns estudiosos acreditam na possibilidade de ele ter sido irmão de Lucas, mas não há evidências concretas disto.
  • O apóstolo Paulo lhe escreveu uma carta com recomendações pastorais para auxiliá-lo em seu trabalho na cidade de Creta. Juntamente com as duas epístolas enviadas à Timóteo, essas obras são chamadas de Cartas Pastorais. Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

sábado, dezembro 17

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " AGERATUM CONYZOIDES ( L. ) L. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Ageratum conyzoides (L.) L.
Família: 
Compositae
Sinonímia científica: 
Ageratum album Hort.Berol. ex Hornem.
Partes usadas: 
Partes aéreas, folha.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Alcaloides (pirrolizidínico, lycopsamine e echinatine), cumarinas, óleos essenciais, saponinas, flavonoides, taninos.
Propriedade terapêutica: 
Analgésica, anti-inflamatória, antirreumática, antidiarreica, febrífugo, carminativa, emenagogo, tônica.
Indicação terapêutica: 
Artrose, reumatismo, cólica menstrual, hemorragia, diarreia, depressão, psoríase, inflamação ovariana, amenorreia, dismenorreia, depressão, dor articular, edema.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: white weed, billy goat weed
  • Francês: ageratum du Mexique., azier françois, bouton, eupatoire bleue.
  • Espanhol: chuva

Origem, distribuição:
Regiões tropicais da América do Sul. Ocorre em antigas lavouras, margens de caminhos, beira de pomares e campos sujos, quase sempre em locais úmidos e parcialmente sombreados. Encontrada vastamente no Brasil, exceto no extremo sul.

Descrição:
Planta anual, herbácea (0,50 a 0,80 m), caule verde-claro, cilíndrico ou achatado, piloso com pelos brancos e curtos, ramificado. Ramos eretos, longos, verde-claros e pilosos. Raiz principal pivotante e inúmeras secundárias.

Folhas simples, opostas, pecioladas, membranáceas, macias e aromáticas. Pecíolos longos, finos e pilosos. Limbo lanceolado, base atenuada nas folhas novas e largo-atenuada ou cuneada nas maduras, ápice acuminado, nervação peninérvea com  nervuras salientes na face dorsal e depressas na ventral com a nervura central e duas laterais bem visíveis. Bordos crenulados e grosso-serrilhados e ambas as faces de cor verde-clara.

Flores hermafroditas, tubulosas, limbo pentalobulado. Cálice constituído de um papilho composto de uma só fila de páleas ou escamas lanceoladas, margens serrilhadas e ápice aristado. Anteras obtusas na base e apendiculadas no ápice. Estilete com ramos obtusos. Flores reunidas em capítulos hemisféricos, azul-celeste ou branco dispostos em corimbos terminais.

Frutos constituídos de aquênios providos de 5 costados, minúsculos e escuros, sem o “papus” mas com um papilho paleáceo de 5 escamas.

Sementes representadas pelos aquênios acima descrito.

Uso popular e medicinal:
atividade anti-inflamatória de mentrasto foi confirmada cientificamente por trabalho financiado pela extinta Central de Medicamentos (CEME). Recentemente foi relatado que a decocção de suas folhas demonstraram atividade frente a inflamações ovarianas, amenorreia, dismenorreia, reumatismo e diarreia.

No sul são reconhecidas as propriedades analgésica e anti-inflamatória desta planta, onde também é usada para tratar depressão, reumatismo, dores articulares, edemas, cólicas menstruais, tosse e psoríase.
 
Um trabalho científico avaliou a atividade antidepressiva do extrato hidroalcoólico de Ageratum conyzoides em camundongos utilizando modelos comportamentais. Investigou-se a indução de toxicidade pela administração aguda do extrato hidroalcoólico através de parâmetros definidos.
 
Os resultados obtidos mostraram que A. conyzoides aumentou o tempo de imobilidade no teste do nado forçado nas doses de 75,0 e 150,0 mg/kg e no teste de suspensão da cauda na dose de 25,0 mg/kg. O extrato não alterou a atividade locomotora espontânea e a coordenação motora dos animais. Foi observada alteração apenas na dose de 50,0 mg/kg aos 60 minutos de observação no teste do rota-rod.
 
Tais resultados sugerem que o extrato hidroalcoólico de A. conyzoides possui propriedade antidepressiva, principalmente em baixas doses. Entretanto no modelo de toxicidade aguda, o extrato mostrou-se tóxico sobre vários parâmetros em todas as doses testadas, sendo observada maior toxicidade sobre camundongos fêmeas. Os efeitos tóxicos podem ser devido a presença de alcaloides pirrolizidínicos na espécie. 

 Preparo e dosagem:

  • Cólicas menstruais (infusão): 1 xícara (café) da planta seca picada em 1/2 litro de água. Tomar 1 xícara (chá) de 4 em 4 horas. 
  • Reumatismo/artrose (tintura): 1 xícara (café) da planta fresca para 5 xícaras de álcool. Tomar 10 gotas em água 2 vezes ao dia (cólicas) ou aplicar em massagens locais. 
  • Artrose (pó): colocar 1 colher (café) do pó em água ou suco de frutas para cada dose a ser tomada. Tomar 3 a 4 vezes ao dia. 
  • Reumatismo e artrose (decocção, uso externo): cozinhar a planta inteira e despejar o chá morno numa vasilha. Colocar os pés ou mãos dentro durante 20 minutos, 2 vezes ao dia, ou usar sob a forma de compressas 2 vezes ao dia.

Outros usos:
Apresenta atividade contra insetos hemípteros (precocenos).

Sem efeitos tóxicos nos estudos realizados.

Cultivo:
Variedades. Não se conhece variedades da espécie típica.

Clima. Tropical e subtropical. No Estado do Rio Grande do Sul é possível cultivá-la na Depressão Central e Litoral Norte. Dá-se bem nos locais meio sombreado e protegido do frio. Desaparece na entrada do inverno, não resistindo ao frio desta estação.  

Solo. Areno-argilosos e férteis onde dá maior produção de folhas, embora não seja exigente quanto ao solo, produzindo melhor nos úmidos e tolerando também os secos e menos férteis.

Propagação. Por meio de sementes que as plantas produzem em abundância. A germinação é alta. Em vista de serem minúsculas, a semeadura em viveiros é boa prática.

Plantio. Feito na primavera, direto no campo ou no viveiro para posterior transplante de mudas. Por serem pequenas não devem ser cobertas para nascer, mas regadas para aderir ao solo. No local definitivo as linhas devem ser deixadas a 0,50 m e as plantas na linha plantadas ou desbastadas para que fiquem a 0,3 – 0,40 m.

Tratos culturais. Resumem-se a capinas para manter a cultura livre dos inços até que as plantas cubram o terreno. Irrigações devem ser feitas em caso de estiagem.

Pragas e doenças. A ocorrência de ácaros nas folhas comprometem a qualidade do produto. Não se conhece a incidência de doenças na cultura.

Colheita. Realizada 120 dias após o plantio. As sementes são cortadas a 10 cm acima do solo para que possam rebrotar e produzir nova colheita. A secagem deve ser feita de imediato. A produção é variável com as condições de solo, clima e cultivo. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( DEIXAS QUE O TEU ALIMENTO SEJA TUA MEDICINA ).

RESUMO E ORGANIZAÇÃO SOBRE A PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO A TIMÓTEO:

Timóteo é um dos personagens mais conhecidos do Novo Testamento. Duas epístolas neotestamentárias são endereçadas a ele. Também existem várias referências diretas e indiretas sobre ele em outros livros da Bíblia, como Atos, 1 Coríntios e Tessalonicenses. Muitas pregações são feitas sobre a pessoa de Timóteo, geralmente enfatizando o seu exemplo como jovem obreiro que a Bíblia descreve.                                                                                                     

Timóteo foi um jovem líder da Igreja Primitiva. Muito provavelmente ele nasceu em Listra, uma província romana da Galácia. Juntamente com Derbe, essa província é designada em Atos 14:6 como “cidades da Licaônica”. Outra possibilidade para a cidade natal de Timóteo é justamente Derbe, porém Listra é mais amplamente aceita.

O pai de Timóteo era grego, porém sua mãe, Eunice, e sua avó, Loide, eram Judias (At 16:1; 2 Tm 1:5). Provavelmente elas se converteram durante a primeira passagem do apóstolo Paulo por Listra e Derbe (At 14:6-22).

O ministério de Timóteo:

Na segunda viagem missionária de Paulo, quando ele voltou à região da Licaônica, o apóstolo ficou impressionado com o desenvolvimento de Timóteo e resolveu leva-lo consigo. Existe a possibilidade de que ele tenha sido levado por Paulo para substituir João Marcos Seja como for, ali começava uma grande parceria que resultou em grandes frutos para a Igreja Primitiva. O legado da parceria desses dois homens de Deus serve de exemplo para nós até os dias de hoje.

Um fato curioso é que quando Paulo escolheu Timóteo para acompanha-lo, Timóteo precisou ser circuncidado. Isso aconteceu por causa dos judeus que estavam naquele lugar. Além disso, Paulo considerou que ele levaria o Evangelho a muitas regiões predominantemente habitadas por judeus. Assim, o fato de Timóteo ser circuncidado evitaria algum tipo de discriminação. Mas nós sabemos que Paulo pessoalmente era totalmente contra a obrigatoriedade da circuncisão aos gentios que eram admitidos como membros da Igreja de Cristo.

Provavelmente a explicação do porquê Timóteo ainda não havia sido circuncidado até então, era o fato de seu pai ser grego. A Bíblia não dá indícios de que seu pai tenha tido alguma influência em sua educação religiosa, nem ao menos informa que este ainda era vivo naqueles dias.

A Bíblia também nos mostra que na separação de Timóteo para o ministério, Paulo e os anciãos locais oraram por ele impondo-lhe as mãos. Então ele recebeu um dom espiritual que o capacitou para o seu ministério (1 Tm 4:14; 2 Tm 1:6).

Timóteo foi um exemplo de membro da Igreja:

Timóteo foi muito bem instruído espiritualmente por sua mãe e por sua avó. No livro de Atos dos Apóstolos podemos perceber como ele era querido entre os membros da igreja que foi implantada ali. Tanto era boa a sua conduta, que os irmãos que estavam em Listra e em Icônio davam bom testemunho dele (At 16:1,2).

Timóteo foi um exemplo de jovem cristão:

Timóteo era um exemplo não apenas dentro da comunidade cristã de que era membro, mas diante da sociedade a qual fazia parte. Seu exemplo era tão positivo que sua reputação chegou até Icônio. Essa conduta não foi construída de uma hora para outra, mas foi resultado de uma aprendizagem que começou quando ele era ainda muito novo. Paulo fala sobre isso quando escreve:

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. (2 Timóteo 3:14,15)

Timóteo foi um jovem escolhido para a obra de Deus:

É preciso deixar bem claro que apesar de Timóteo ter sido muito próximo de Paulo, não foi Paulo quem o escolheu. Quem escolheu aquele jovem para desempenhar um importante ministério foi o próprio Deus. Paulo sabia disso, e quando o aconselhava acerca do ministério, fazia-o lembrar de que existiam profecias anteriores acerca do papel importante que ele desempenharia na Igreja (1 Tm 1:18; 4:14).

Timóteo foi um exemplo de liderado:

Embora Timóteo até tivesse o preparo suficiente para desempenhar sua missão, a Bíblia nos mostra sua humildade e capacidade de ser liderado. Ele aparece na narrativa bíblica assumindo o papel de discípulo em relação a Paulo. Não podemos encontrar na Bíblia referências sobre um Timóteo desobediente, fazendo o que lhe dava na cabeça, participando de contendas ou reclamando com Paulo.

Timóteo foi a prova de que um grande líder precisa ser um grande liderado. Ele sempre estava atento, cumprindo o que lhe fosse ordenado.

Timóteo foi um exemplo de obreiro e líder:

A forma com que Timóteo respeitava a liderança de Paulo e se submetia a ele, com certeza o preparou para ser um exemplo de obreiro e um grande evangelista que foi um dos líderes da Igreja Primitiva (2 Tm 4:5). Além de porta-voz de Paulo em diversas situações, ele participou com o apóstolo de várias viagens missionárias.

O capítulo 16 do livro de Atos dos Apóstolos mostra Timóteo juntamente com Paulo, Silvano e mais tarde Lucas, evangelizando varias províncias até chegar à Europa. Embora na Bíblia não seja citada sua presença em Filipos e Tessalônica, é bem provável que ele estivesse junto ali.

Já Atos 17 descreve Timóteo e Silas sendo deixados por Paulo em Bereia para continuarem seu trabalho durante um período. Mas logo depois Timóteo foi encontrar Paulo em Atenas, e em seguida, foi enviado a Tessalônica para ajudar os irmãos ali. Por fim, mais tarde ele partiu para Corinto levando as boas noticias a Paulo (1 Ts 3:6,7).

Timóteo também estava presente em Éfeso com Paulo durante a sua terceira viagem missionária. Não existem referências sobre o período que antecede esse evento. No entanto, provavelmente Timóteo partiu com Paulo de Corinto até Éfeso e depois até Cesaréia, na viajem para Jerusalém (At 18:18-23).

Outra missão muito importante que Timóteo desempenhou foi a de levar a primeira epístola de Paulo à Igreja de Corinto. Após essa missão, ele retornou a Éfeso novamente. Logo em seguida, ele foi enviado à Macedônia para realizar os preparativos da chegada de Paulo posteriormente (At 19:22).

Paulo também revelou a intenção de enviá-lo a Filipos, devido à preocupação que ele sentia em relação aos crentes daquela cidade. Após a sua primeira prisão, Paulo deixou Timóteo em Éfeso para suprir as necessidades da igreja local. Foi durante o período em que ele ministrou na igreja de Éfeso que Paulo escreveu-lhe a primeira carta.

Paulo e Timóteo:

Além de todas as viagens missionárias que Timóteo fez ao lado de Paulo, ele estava junto do apóstolo na Macedônia quando a epístola de 2 Coríntios foi escrita. Timóteo também esteve em Corinto quando Paulo escreveu a Epístola aos romanos. Mais tarde, quando as epístolas aos Colossenses, Filipenses e Filemom foram escritas, ele também esteve presente.

É nítido que Paulo sentia um enorme carinho como de pai para filho com Timóteo. Durante sua última prisão em Roma, Paulo pediu que ele fosse visitá-lo antes do inverno (2 Tm 4:6-9).

Não é possível afirmar com certeza onde Timóteo estava naquele momento. Também não sabemos se ele conseguiu chegar antes de Paulo ter sido martirizado.

Curiosidades sobre Timóteo:

  • Timóteo era muito jovem quando começou a exercer seu ministério (1 Tm 4:12).
  • Timóteo era provavelmente tímido e tinha dificuldades de se expressar (1 Co 16:10,11; cf. 2 Tm 1:6-10).
  • Embora Timóteo fosse jovem, parece que ele tinha a saúde fraca e frequentemente estava doente (1 Tm 4:12; 5:23).
  • Muitos consideram que Timóteo foi o primeiro bispo de Éfeso. Mas essa tradição é contestada devido ao fato de Timóteo ter ficado ali temporariamente. Além disso, logo depois o apóstolo João mudou-se para aquela cidade. Com isso, dificilmente Timóteo poderia ter sido o líder responsável pela igreja de Éfeso com o apóstolo João por lá.
  • Timóteo foi um dos líderes da Igreja Primitiva que mais refutou as falsas doutrinas e heresias, principalmente em Éfeso.
  • Acredita-se que Timóteo também tenha sofrido martírio.

As cartas que o apóstolo Paulo endereçou a Timóteo e a Tito, possuem exortações e aconselhamentos práticos para a liderança da congregação local. Por isso essas epístolas são chamadas de Cartas Pastorais! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA ,A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?