segunda-feira, fevereiro 6

RESUMO SOBRE O LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS CAPÍTULO 12; O QUE DEVEMOS FAZER QUANDO NÃO HÁ NADA QUE PODEMOS FAZER ?

No estudo de Atos 12 vemos a continuação da perseguição da igreja, dessa vez através do Rei e as consequências desta perseguição. É um capítulo que fala muito conosco sobre fé e o agir de Deus.

Veremos os seguintes acontecimentos neste capítulo:

  • Herodes mata Tiago (1 e 2)
  • Pedro é preso e a igreja intercede (3 a 5)
  • O anjo liberta Pedro (6 a 11)
  • Pedro se encontra com a igreja (12 a 17)
  • Herodes mata os guardas (18 e 19)
  • A morte de Herodes (20 a 23)
  • Barnabé e Saulo voltam para Antioquia (24 e 25)

Quem Foi Herodes Na Biblia?

“Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja para os maltratar;
e matou à espada Tiago, irmão de João.”

Atos 12:1,2

Este Herodes foi o terceiro de quatro reis de Israel que se sucederam no trono. Vale lembrar aqui que, no passado, Israel era uma nação Teocrática. Isso muda quando o povo pede por um rei, em 1 Samuel 8, no Velho Testamento. Daí em diante, uma série de reis se sucederam no trono, até que Roma, em 63 a.C., domina sobre a nação de Israel e passa a escolher quem seriam os reis daquele povo.

Em 40 a.C. o senado romano escolhe Herodes, o grande, como Rei da nação de Israel. Este foi o Herodes que matou as crianças quando Jesus tinha cerca de dois anos. Ele tinha medo de perder o trono para o novo Rei do judeus, que havia nascido. Vemos esta história acontecendo em Mateus ( 2  ).

Após este primeiro Herodes, vemos ascender ao poder Herodes Arquelau (citado apenas 1 vez na Palavra) e, após ele, Herodes Antipas, também por decisão Romana. Herodes Antipas não chegou a obter o título de Rei. Conhecemos a história dele pois foi o responsável pela decapitação de João Batista.

O terceiro Herodes a assumir o poder foi Herodes Agripa I, neto de Herodes, o Grande. A este, Roma deu o título de Rei sobre a nação de Israel. Este é o Herodes que vemos matar Tiago e prender Pedro.

Quando ele manda matar Tiago, percebe que o povo judeu se agrada da decisão e então ele decide continuar a sua perseguição contra os cristãos, mandando prender também a Pedro, com a intenção de matá-lo.

A importância de entendermos quem é quem dentre estes Herodes é para não interpretarmos incorretamente as escrituras. Vemos um Herodes perseguindo e assassinando bebês em Mateus 2, outro assassinando João Batista e um terceiro a Tiago. Não podemos achar que são a mesma pessoa, mas podemos concluir que todos eles perseguiram, de uma forma ou de outra, os cristãos.

A intercessão da igreja:

Quando Pedro é preso, lemos na Palavra que a igreja orava por ele:

“Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.”

Atos 12:5

Orar pelos nossos irmãos que estão numa situação de necessidade, é algo que toda a igreja deve fazer. Muitas vezes nos vemos numa situação onde não podemos ajudar de outra forma, se não através da oração. Esta era a situação da igreja quando Pedro foi preso. Não havia nada que aquelas pessoas pudessem fazer, se não orar.

Vale notar ainda que eles oravam continuamente, ou seja, de maneira ininterrupta, por Pedro. Esse deve ser um exemplo para nós. Algumas situações vão exigir perseverança na oração. São situações que não vão se resolver rapidamente, que não serão atendidas no momento em que esperamos. 

Independente do tempo que leve, devemos perseverar na oração. Seja pela cura de alguém, pela conversão de uma pessoa, pelos nossos filhos, igreja, o que for. Algumas situações simplesmente precisam de oração contínua.

Então o anjo vai até Pedro, liberta-o da prisão, e ele decide ir até a casa de Maria, mãe de João, onde a igreja está reunida. 

“E, conhecendo a voz de Pedro, de alegria não abriu a porta, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta. E disseram-lhe: Estás fora de ti. Mas ela afirmava que assim era. E diziam: É o seu anjo. Mas Pedro perseverava em bater, e, quando abriram, viram-no e se espantaram.”

Atos 12:14-16

Eu acho interessante notar que, ao mesmo tempo em que a igreja se reunia para orar por Pedro, quando a oração é atendida, eles ficam espantados.

Devemos orar confiando que nossas orações serão atendidas, sabendo que a vontade de Deus vai se cumprir. O fato deles terem se espantado de Pedro ter aparecido ali, até mesmo duvidando de Rode, me leva a crer que eles não estavam esperando serem atendidos.

Isso é algo que acontece quando estamos orando há algum tempo por alguma situação específica: o tempo passa e a nossa esperança que aquilo vai acontecer começa a diminuir.

Nesse momento, devemos lembrar do seguinte texto:

“Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.”

Tiago 1:6,7

A morte de Herodes:

No fim do capítulo, lemos sobre a morte de Herodes:

“E, num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes dirigiu a palavra. E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem! No mesmo instante, feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus; e, comido de bichos, expirou.”

Atos 12:21-23

Era comum para algumas posições no império Romano, as pessoas serem consideradas como deuses. Isso acontecia, por exemplo, com o César, que era tratado por muitos como um tipo de deus.

Quando o rei do povo judeu ouve o povo dizer “voz de Deus, e não de homem” e não dá glória a Deus, é ferido pelo anjo e morre.

Existem várias lições muito importantes aqui. Uma delas é: devemos sempre nos lembrar do nosso lugar em relação a Deus. Nós somos criaturas, não somos o Criador. Nós somos filhos, não somos o Pai. Nós somos servos, não somos o Senhor. Quando nos esquecemos disso, quando o nosso ego infla e passamos a nos considerar mais do que realmente somos, podemos cair no mesmo erro de não dar a glória a Deus pelas coisas que acontecem conosco! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

domingo, fevereiro 5

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " SMALLANTHUS SONCHIFOLIUS ( POEPP.) H. ROB. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Smallanthus sonchifolius (Poepp.) H. Rob.
Família: 
Compositae
Sinonímia científica: 
Polymnia edulis Wedd.
Partes usadas: 
Raiz tuberosa, folhas
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Frutano, ácido clorogênico e cafeico.
Propriedade terapêutica: 
Laxante, alto teor oxidante.
Indicação terapêutica: 
Colesterol alto, diabetes, prevenção do câncer de cólon, osteoporose, auxiliar na absorção de cálcio e de vitaminas.

Origem, distribuição:
Peru. Nativo da região andina que se estende desde a Venezuela até o norte da Argentina. Suas folhas e tubérculos são consumidos na forma natural. Na década de 1980 foi introduzida na Nova Zelândia, Japão e agora em outros países como Brasil e Tailândia. O Peru tem o maior número de variedades e é o maior produtor do mundo, com uma estimativa de 1.480 acres cultivados.

Nome em outros idiomas
O termo "yacon" é o mais utilizado em países como Colômbia, Peru, Argentina, países europeus, Japão, Nova Zelândia e Brasil. E nomes em idiomas europeus, criados provavelmente por pesquisadores ou cultivadores locais são: 

  • Francês: poire de terre
  • Inglês: yacon strawberry (EUA); leafcup (Reino Unido)
  • Italiano: polimnia

Uso popular e medicinal:
O yacon é rico em antioxidantes, principalmente ácidos clorogênico e cafeico. Possui ainda nutrientes como o cálcio e o potássio.

Yacon tem a pele marrom escura e se parece com uma batata alongada. Costuma ser plantada em terra fofa e em altitudes elevadas. Sua raiz necessita de muita água.

Tem uma textura crocante como a castanha e é levemente doce, suculenta e saborosa. Deixada ao sol, sua doçura se intensifica e pode ser consumida cru como fruta, xaropes, bolos, pickles, saladas, em preparos e até como sobremesa. Ao longo dos anos transformou-se em importante alimento funcional.

A raiz apresenta elevado teor de água, possui reduzido valor energético e, diferentemente da maioria das espécies tuberosas que estocam energia na forma de amido, o yacon tem como principal carboidrato de reserva os frutooligossacarídeos (FOS), os quais têm sido motivo de destaque por exercerem atividade bifidogênica.

Existe ainda a farinha de yacon, usada para a fazer bolos, biscoitos e bebidas. O consumo pode ser diário: um vegetal de tamanho médio ou duas colheres de sopa de farinha. Pode ser indicado como alimento para adultos e crianças.

Estudos científicos indicam que é boa para o intestino, protege potencialmente contra o câncer, ajuda na absorção de cálcio e de vitaminas e pode diminuir os picos de açúcar no sangue ao ingerir alimentos doces, um problema para os diabéticos. Talvez seja esse o motivo pelo qual a planta é conhecida como "batata do diabético".

Contém açúcar, porém o açúcar em questão é principalmente oligofrutose, que não é absorvido pelo organismo. Isso significa que yacon tem naturalmente baixo teor calórico: um frasco de xarope de yacon contém metade das calorias que a mesma quantidade de mel. E seu açúcar não aumenta os níveis de glicose no sangue.

Além disso a oligofrutose promove bactérias benéficas no cólon. Certos produtos modernos como os chamados bio-iogurtes, têm oligofrutose adicionado para conseguir o mesmo efeito, mas yacon conta naturalmente com essa propriedade.

Foi no Japão que as qualidades da oligofrutose do yacon foram descobertas. Os japoneses descobriram ainda que se as folhas forem usadas como chá, têm o efeito de evitar os picos de quando se come alimentos açucarados ou ricos em amido, momento que o nível de açúcar no sangue sobe violentamente. Isso é um problema para o diabético, que tem níveis elevados de açúcar no sangue e cujo organismo não produz ou não usa adequadamente a insulina, um hormônio que normalmente é liberado para processar alimentos.

 Culinária:

  • 1 abacaxi fresco
  • ½ kg de batata yacon fresca , 1-2 tubérculos (a parte grossa do caule que cresce debaixo da terra)
  • ¼ xícara de suco de limão
  • ¼ xícara de pimenta vermelha doce, cortada em anéis ou em cubos

Descasque e corte o abacaxi em oito seções em cortes longitudinais. Retire a parte central e corte os pedaços de abacaxi em fatias de 1,5 cm de espessura.

Para descascar o yacon, use um descascador de batatas comum, tendo o cuidado de não cortar profundamente o tubérculo. Pode-se cortar com uma faca. Enxague quando descascados, pois a casca de yacon é amarga. Imediatamente adicione o suco de limão para evitar a descoloração do yacon, em seguida combine com abacaxi e pimenta. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( CONTUDO, A FITOTERÁPIA COMO TODO MEDICAMENTO, A SUA UTILIZAÇÃO DEVE SER CUIDADOSA, PARA SER BENEFICA PARA POPULAÇÃO ).

RESUMO DO LIVRO DE SALMO 91: " AQUELE QUE HABITA NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO "

O Salmo 91 é um dos salmos mais conhecidos da Bíblia Sagrada. A Bíblia não revela a autoria do salmo, mas segundo escritos rabínicos - Midrash - a autoria do Salmo 91 é atribuída a Moisés, que teria composto os versos no término da construção do tabernáculo.

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.

Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel.

Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia,

nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido.

Somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios.

Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação.

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

Pois que tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome.

Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; livrá-lo-ei e o glorificarei.

O Salmo 91 remete à proteção de Deus e pode ser lido como uma oração. Nos versos deste poderoso salmo, encontramos palavras de conforto e proteção para tempos de tribulação.

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo:

O primeiro versículo do salmo 91 é um dos versos mais memoráveis da Bíblia. Quem busca refúgio em Deus, o Todo-Poderoso, o Onipotente, encontra proteção e segurança.

O esconderijo do Altíssimo não se trata de um lugar físico, mas o momento quando buscamos verdadeiramente a Deus em oração. Diante de uma emergência, podemos acessar esse esconderijo através de Jesus Cristo. Ele é a nossa chave de acesso a esse lugar secreto.

Mil cairão ao teu lado, mas tu não serás atingido!

Este forte verso do Salmo 91 remete ao perigo de morte, sejam guerras ou pestes. O salmo 91:7 ilustra um cenário desolador, de calamidade, onde apesar da destruição somos preservados pelo poder de Deus.

Em momentos onde a morte se faz presente diariamente, somente o amor de Deus pode nos preservar. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos (Lamentações 3:22).

Os que cristãos no Senhor não serão atingidos pela Sua ira, antes serão amparados segundo a Sua Palavra. Por isso, a importância de sermos fiéis a Deus em todas as situações. Ele é o nosso "socorro bem presente na angústia" (Salmo 46:1).

Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará:

O mal e os sofrimentos são condições que afetam a todos, devido a entrada do pecado no mundo. Mas a graça e misericórdia de Deus fortalecem os seus filhos, livrando-os do mau e dando forças no sofrimento.

Infelizmente, aquele que não crê em Deus encontra-se vulnerável, sem esperança real. Até aqueles que têm recursos, nada podem fazer para impedir que alguma desgraça alcance a sua casa. Somente o poder de Deus é eficaz para nos livrar do mal.

Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação:

Aquele que faz de Deus sua morada está protegido do mal. Não estamos imunes ao que acontece ao nosso redor, mas se continuarmos perseverantes a Palavra de Deus, estamos salvaguardados. Com a ajuda do Senhor, podemos desfrutar de paz, mesmo em meio às tribulações da vida. Ele nos protege como um forte refúgio em meio às tempestades.

As pragas assolaram o Egito, mas Deus livrou o seu povo de todo o mal, e só Confiar.

Assim como ocorreu no passado, Deus continuará protegendo todo aquele que crê na Sua Palavra.

Faça do Altíssimo Deus a sua proteção diária. Invoque-o em oração, e busque pelo seu livramento. Deus é todo-poderoso, Ele nos livra do mal! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

sábado, fevereiro 4

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " PETASISTES HYBRIDUS " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

A Petasite é uma planta medicinal, também conhecida por Butterbur ou por chapéu de aba larga, sendo muito utilizada para prevenir ou tratar a enxaqueca e diminuir os sintomas de alergia, como coceira no nariz e lacrimejamento, por exemplo, devido ao seu efeito anti-inflamatório e analgésico.

Devido a suas propriedades antiespasmódicas, anti-inflamatórias, diuréticas e analgésicas, Petasites hybridus está indicado para:

  • Prevenir e tratar enxaqueca e dores de cabeça frequentes e fortes;
  • Tratar as dores causadas por pedras nos rins ou tratar as dores na bexiga;
  • Melhorar o ritmo respiratório no caso de doenças crônicas, como bronquite crônica ou asma;
  • Prevenir o surgimento de crises de asma;
  • Diminuir os sintomas de alergia, como coceira nos olhos e nariz, espirros, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos.

Em alguns casos, também pode ajudar a tratar problemas intestinais, como dor de barriga forte ou diarreia, por exemplo.

Geralmente, a Petasites hybridus é usada em cápsulas, 2 vezes ao dia e só se deve tomar por indicação do profissional de saúde ou um fitoterapeuta com experiência em plantas medicinais, podendo o tratamento variar entre 1 a 3 meses, dependendo do problema a tratar.

Petasites hybridus pode provocar sonolência, náuseas, dor nas pernas ou dor no estômago, e quando não são seguidas as indicações corretas, esta pode provocar mau funcionamento do fígado.

Petasites hybridus está contraindicado em pessoas com alergia à planta, em grávidas e mulheres que estão a amamentar, porque pode reduzir a produção de leite.

Além disso, também não deve ser usada em pessoas com hipoglicemia, hipertensão, pessoas com doenças hepáticas ou com insuficiência renal, sem orientação do profissional de saúde ou um fitoterapeuta com experiência em plantas medicinais. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( A FITOTERÁPIA EFICAZ REQUER SABER COMO PREPARAR A PLANTA E COMO MELHOR USÁ-LA ).

RESUMO DO LIVRO DE SALMO 150; " TUDO QUE RESPIRA LOUVE ÃO SENHOR "

O último verso do último Salmo diz: “Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!” É difícil imaginar uma linha melhor para encerrar um livro tão rico nas suas mensagens de carinho. Ao longo desse livro, observamos cânticos de louvor porque Deus é onipotente, onipresente e onisciente. Ele merece consideração por ser o Criador, Redentor e Juiz. Suas criaturas o glorificam por causa da sua misericórdia, bondade e sabedoria. Suas obras na vida dos estudiosos, na história da nação de Israel e das nações ao seu redor servem como motivos da exaltação desses hinos.

Os Salmos foram escritos principalmente para a adoração no templo em Jerusalém, a metade deles de autoria do rei Davi, o mesmo que preparou a planta e organizou o culto daquele santuário terrestre. Vários dos Salmos, especialmente o último, falam dos instrumentos empregados na adoração no templo. Davi e profetas da sua época foram usados ​​por Deus para coordenar a terapia dos judeus em Jerusalém (2 Crônicas 29:25), inclusive o uso dos “instrumentos de música de Deus”(1 Crônicas 16:42). Com certeza, esses instrumentos, junto com altares, queima de incenso, acessórios de animais e roupas especiais dos sacerdotes, fizeram parte do louvor ao Senhor no templo em Jerusalém, sob a Lei do Antigo Testamento. Na consideração em espírito e verdade que Deus pede na Nova Aliança (João 4:23), o próprio servo do Senhor é o templo e os instrumentos de louvor são o coração, a voz e os lábios (Colossenses 3:16; Hebreus 13: 15).

Nosso livro de Salmos é dividido em cinco livros (Salmos 1-41; 42-72; 73-89; 90-106 e 107-150), cada um terminando com uma doxologia, ou palavra de glória dirigida a Deus. Nos primeiros quatro livros, essas doxologias são pequenas, normalmente um verso ou dois. No quinto livro, o Salmo 150 inteiro serve como doxologia.

“Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder” (verso 1).

Essa doxologia final inicia e termina com a elevada palavra de adoração, Aleluia, louvado seja Deus. Ele merece louvor no seu santuário, o templo onde os Salmos foram entoados, como também na imensa extensão dos céus

“Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza” (verso 2).

Motivos do louvor podem ser identificados pelas obras que Deus realiza e pela posição exaltada que ele ocupa. Ele merece adoração pelas coisas que ele faz e por quem ele é.

“Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa. Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes” (versos 3 a 5).

O estudo dos livros de 1 e 2 Crônicas revela uma ênfase na perfeição do serviço a Deus. Davi, especialmente, incentivava os servos no templo a oferecer seu melhor para o Senhor. A Lei exigia sacrifícios sem defeito. As obras do tabernáculo, do templo e dos móveis usados neles foram realizadas pelos melhores artesãos em Israel. Quando Davi organizou o louvor em Jerusalém, ele escolheu pessoas capacitadas para o trabalho. Por exemplo: “Quenanias, chefe dos levitas músicos, tinha o encargo de dirigir o canto, porque era perito nisso” (1 Crônicas 15:22).

“Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!” (verso 6).

Embora o livro de Salmos tenha servido principalmente como o hinário de Israel, sua mensagem não se limita aos judeus. Deus merece a adoração constante de todas as suas criaturas. O local de adoração pode ser outro. A maneira de adorar pode ser diferente. Mas, os Salmos convidam todas as pessoas em todos os lugares a honrarem o Senhor que nos criou e nos ama! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

sexta-feira, fevereiro 3

A HISTÓRIA DO PROFETA OSEIAS:

Oseias foi um profeta do século 8 a.C. cujo ministério está registrado num dos livros do Antigo Testamento. O profeta Oseias foi levantado por Deus para profetizar em Israel, no Reino do Norte. A história de Oseias é muito conhecida principalmente pelo seu casamento com uma mulher adúltera.

O nome Oseias provavelmente significa “Ele (Javé) salvou”. Dessa forma, alguns intérpretes sintetizam o significado do nome Oseias como sendo “salvação”. Tudo o que se sabe sobre quem foi Oseias na Bíblia depende das informações presentes no livro bíblico que leva seu nome. Oseias é um dos profeta menores do Antigo Testamento.

O profeta Oseias era filho de Beeri. Acredita-se que o profeta Oseias era natural do Reino do Norte. Na época em que ele viveu, o reino de Israel já havia sido dividido em duas partes: Reino do Sul (Judá) e Reino do Norte (Israel). Jerusalém era a capital do Reino do Sul, enquanto Samaria era a capital do Reino do Norte.

Em seu livro, Oseías demonstra ter familiaridade com a geografia e os acontecimentos do Reino do Norte. Por isto é possível que ele tenha nascido naquela região. Mas curiosamente, o profeta Oseias menciona três reis do Reino do Sul na introdução de seu livro, e apenas um rei do Reino do Norte (Oseias 1:1). Isso tem levado alguns estudiosos a sugerirem que talvez o profeta tenha encerrado seu ministério e escrito sua obra em Judá; ainda que o foco do sua mensagem tenha sido o Reino do Norte.

O profeta Oseias viveu numa época de muitas inconstâncias políticas internas e um cenário geopolítico internacional turbulento. A injustiça, a corrupção e complacência caracterizavam a monarquia de Israel. Além disso, o povo havia se corrompido com a religião cananeia. Os israelitas passaram a adorar a Baal como o provedor da fertilidade e prosperidade. Os líderes religiosos de Israel, que deveriam auxiliar e conduzir o povo a uma vida de santidade, começaram a tolerar aquela situação. Motivados por ganância, alguns até mesmo incentivavam o povo em sua apostasia. Provavelmente Oseias foi um contemporâneo mais jovem do profeta Amós. 

Muito acerca de quem foi Oseias depende de como os três primeiros capítulos de seu livro são interpretados. Esses capítulos registram os principais detalhes da vida pessoal do profeta Oseias. Eles falam sobre seu casamento com uma mulher chamada Gômer, e o nascimento de seus três filhos (Oseias 1-3). Os três capítulos descrevem o casamento do profeta Oseias, depois sua separação por causa da infidelidade de sua esposa e, por último, sua reconciliação com ela.

Gômer era filha de Diblaim. A Bíblia diz que Gômer era uma mulher infiel. Oseias casou-se com ela obedecendo a uma ordem do Senhor que lhe mandou tomar “uma mulher de prostituição” (Oseias 1:2). O objetivo disso é esclarecido no próprio livro. A família de Oseias simbolizava a infidelidade religiosa dos israelitas. Eles adulteraram a verdadeira adoração a Deus se envolvendo com as práticas pagãs de Canaã.

Esse contexto explica o motivo dos nomes simbólicos que o profeta Oseias deu aos seus filhos. O primeiro foi chamado de Jezreel, que literalmente significa “Deus semeia”, e estava conectado ao juízo iminente do Senhor sobre à casa de Israel.

Depois a mulher de Oseias concebeu uma menina. Ela foi chamada de Desfavorecida. No original a forma de seu nome significa literalmente “ela não recebeu nenhuma compaixão”. Esse nome alertava que a compaixão que Deus havia demonstrado para com Israel, apesar de sua apostasia, seria retirada.

Por último, a esposa de Oseias deu à luz a outro filho. O menino foi chamado de Não-Meu-Povo. Esse nome simbolizava a expressão máxima do julgamento divino, indicando a anulação da antiga fórmula da Aliança. Consequentemente, ao invés de desfrutar das bênçãos da Aliança, o povo estaria sujeito às maldições que recaem aos inimigos de Deus.

Gômer provou sua infidelidade e abandonou Oséias, adulterando com outro homem. Mas depois Oseias foi em busca de sua mulher infiel, e a comprou de seu amante (Oseias 3:2). Alguns estudiosos sugerem que talvez essa fosse uma segunda esposa de Oseias, e não a mesma do capítulo 1. Mas essa interpretação é pouco provável dentro do contexto e do propósito da história que é contada. A maior parte dos estudiosos  considera que Oseias se divorciou de sua mulher infiel e depois se reconciliou novamente com ela.

A interpretação correta da primeira parte do livro de Oseias que descreve o casamento do profeta com Gômer, é muito debatida. Durante séculos os estudiosos apresentam diferentes teorias acerca do sentido correto desse texto. Alguns acreditam que o relato sobre a vida conjugal do profeta Oseias deve ser interpretado de maneira alegórica. Portanto, quem pensa assim defende que todos os detalhes do relacionamento de Oseias e Gômer devem ser interpretados figuradamente.

Outros defendem que o casamento de Oseias e Gômer deve ser interpretado de maneira literal, como um fato histórico. Dentro dessa interpretação existem ainda algumas variações. Há quem pense que Gômer só se tornou infiel após o nascimento do primeiro filho do casal. Outros acreditam que a infidelidade de Gômer estava relacionada à prostituição religiosa. Isso significa que Gômer não era uma prostituta comum, mas uma mulher que se prostituía nos cultos a Baal que eram caracterizados por orgias.

Considerando as características do livro de Oseias, a melhor interpretação parece ser a literal. Seja como for, o que fica claro é que o casamento do profeta Oseias com Gômer serviu como uma analogia direta do relacionamento entre o Senhor e Israel. Através da experiência pessoal experimentada por Oseias, de forma simbólica Deus revelou com perfeição o estado corrupto em que o povo da Aliança se encontrava.

Deus usou o profeta Oseias para alertar Israel acerca do justo julgamento iminente por causa de sua conduta pecaminosa. O profeta Oseias falou de assuntos dolorosos, como o sucesso do ataque Assírio contra Israel, a queda de Samaria, a realidade do exílio e o fim do Reino do Norte em 722 a.C. Com isso o profeta Oseias explicou por que Deus permitiu que tudo aquilo sobreviesse sobre seu povo.

Deus usou a vida familiar de Oseias para ilustrar seu relacionamento com Israel. Nessa analogia Deus é um marido bom e justo, que tem ciúme de sua esposa, Israel. Apesar da bondade e compaixão de Deus, Israel se mostra ser uma esposa infiel que se rebela contra seu marido. É nesse contexto que Deus anuncia que punirá seu povo rebelde que violou sua Aliança.

Mas a mensagem do profeta Oseias não se restringiu apenas ao anúncio de julgamento e destruição de Israel. O profeta também proclamou a restauração do povo de Deus. Ele mostrou que Deus não abandonaria seu povo definitivamente.

Por causa do eterno amor e da misericórdia de Deus, havia promessas de um futuro maravilhoso reservado para os remanescentes após o exílio. Deus prometeu perdoar seu povo, renovar sua Aliança e derramar bênçãos abundantes (cf. Oseias 1:10,11; 2:1-23; 14:1-7). Essas promessas tiveram seu cumprimento pleno na pessoa de Cristo. Ele inaugurou a Nova Aliança, e nele o povo escolhido de Deus alcança perdão e desfruta de bênçãos eternas.

Quando se fala em quem foi Oseias na Bíblia, também é preciso saber que o profeta não é o único personagem bíblico com esse nome. Há pelo menos quatro outras pessoas mencionadas na Bíblia pelo nome de Oseias, e é muito importante não confundi-las.

O nome original de Josué, auxiliar e sucessor de Moisés, também era Oseias (Números 13:8-16; Deuteronômio 32:44). O livro de Crônicas fala de um príncipe da tribo de Efraim que tinha esse mesmo nome na época de Davi Depois, o último rei do Reino do Norte também se chamava Oseias; inclusive ele era contemporâneo do profeta Oseias. Por último, no livro de Neemias outro Oseias é citado após o cativeiro na Babilônia (Neemias 10:23) Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

quinta-feira, fevereiro 2

QUAL É O SIGNIFICADO DE ALELOPATIA? QUAIS SÃO OS SEUS CONCEITOS? QUAIS SÃO OS SEUS EXEMPLOS?

A alelopatia é um fenômeno que ocorre nas relações entre plantas, na qual pode ser positivo, negativo ou neutro, a uma ou mais espécies envolvidas. 

O ecossistema é formado por diversas comunidades orgânicas, que compartilham do mesmo ambiente para sobreviver. Dentro desse sistema, existem as mais variadas relações ecológicas, que podem ser tanto benéficas umas as outras, quanto negativas e até mesmo neutras. 

Essa, aliás, é uma interação entre plantas, que motivadas pelo instinto de sobrevivência acabam influenciado o crescimento e desenvolvimento de outras espécies. Contudo, a alelopatia pode resultar em uma interação que pode ser boa ou ruim para uma ou ambas espécies envolvidas.

O termo alelopatia, em suma, é derivado de duas palavras de origem grega: alleton, que significa mútuo; e pathos, que significa prejuízo.

Assim, a alelopatia é usada para referir-se às interações bioquímicas entre as plantas e microrganismos, tantos as benéficas quanto às prejudiciais. 

Conceito de alelopatia:

Em termos mais práticos, o fenômeno da alelopatia é explicado como um dano causado por uma planta em um outro organismo. Isso se dá através da liberação de metabólitos secundários tóxicos, no ambiente em que se encontram esses organismos.

De acordo com o pesquisador austríaco Hans Molish, que definiu essa interação, a alelopatia nada mais é do que a capacidade das plantas de produzirem substâncias químicas, que quando liberadas no ambiente, poderiam influenciar o desenvolvimento de outras espécies, tanto de forma positiva quanto negativa.

Sendo assim, esse tipo de interação já é observada desde a antiguidade. Portanto, se tornou objeto de estudo de vários pesquisadores.

Alelopatia:

Sendo assim, a relação antagônica entre duas ou mais plantas se dá por meio da exsudação radicular. Esse processo que é caracterizado pela emissão de substâncias químicas no ambiente, que podem conter características alelopáticas.

No entanto, é difícil saber a origem dessas substâncias, uma vez que elas podem ter várias fontes. Portanto, essas substâncias podem ser provenientes diretamente das raízes dessas plantas, produzidas por microrganismo ligados à elas, ou até resultados da decomposição de resíduos orgânicos.

A partir disso, o efeito alelopático pode ser classificado em dois tipos, que são:

  • Autotoxicidade: é um mecanismo intraespecífico de alelopatia que ocorre quando uma espécie de planta libera determinada substância química que inibe ou retarda a germinação e o crescimento de plantas da própria espécie;
  • Heterotoxidade: ocorre quando uma substância com efeito fitotóxico é liberada por determinada planta inibindo a germinação e o crescimento de plantas de outra espécie.

No entanto, essa interação pode ser confundida com outros fatores, como condições de manejo, por exemplo. No caso de um local inapropriado para o crescimento de uma planta, ou solo ácido ou alcalino demais, tudo isso pode resultar em prejuízos para as plantas.

Assim, o prejuízo não seria causado pela relação entre os organismo, mas sim pelas condições a que estão expostos. Por isso, é importante observar de perto essas relações, antes de apontar o fenômeno de alelopatia.

Exemplos de alelopatia:

Então, para melhor entendimento desses fenômeno, veremos alguns exemplos práticos de alelopatia a seguir:

Exemplo 1 (alelopatia favorável):

  • O milho com a batatinha;
  • O espinafre com o morango;
  • O alho com a ervilhaca;
  • A beterraba com a couve e a alface;
  • A cenoura com a ervilha.

Exemplo 2 (alelopatia desfavorável):

  • A couve com o tomate;
  • O funcho com o feijão branco e o tomate;
  • O capim-santo/limão inibe o crescimento da alface e do picão-preto.
  • O eucalipto é um dos principais inibidores de crescimento de hortaliças como a mostarda, a couve, a rúcula, a alface, o tomate, o rabanete, entre outras.

Exemplo 3:

O extrato de falso-boldo contribui com a alelopatia positiva sobre o desenvolvimento da parte aérea de sementes germinadas de alface.

A cebola por sua vez responde de forma semelhante à alface. Mas, nesse caso, a resposta positiva se dá ainda na germinação, onde é estimulada nesse processo.

Exemplo 4:

O mamoeiro possui substâncias chamadas giberelinas e citocininas, que quando liberadas no ambiente, acabam inibindo a germinação de diversas plantas como a alface, o tomate, a cenoura e até o próprio mamão.

Por outro lado, o inibidor de crescimento encontrado nas sementes do mamão, pode apresentar alelopatia positiva no desenvolvimento da raiz do milho! " O USO DA FITOTERÁPIA PERMITE QUE O PACIENTE SE RECONECTE COM O MUNDO NATURAL E RESTABELEÇA OS RITMOS NATURAIS ".

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?