sábado, junho 25

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE SIGNIFICA?


No nascimento da definição de “ciência” e das regras para distinguir o que poderia ser chamado de científico e o que não poderia receber tal nome, surgiu o termo “teoria da ciência”, expressão cunhada pelo filósofo Fichte (1762 –1814 )
 Por quê 
Esta “ciência da ciência”, mãe de todas elas, seria o resultado do estudo dos métodos de forma sistemática e, para que qualquer teoria seja considerada científica, ela precisa necessariamente estar construída sobre esta “teoria da ciência”. Todo conhecimento científico que o Homem possui tem um princípio fundamental que precisa ser comprovado antes que sobre ele cresça uma teoria científica. Daí a necessidade de uma ciência, uma metodologia por trás de toda pesquisa científica.        

O que é metodologia científica 

E assim se origina a metodologia científica. O significado de metodologia científica que nos é mais importante é o conjunto de procedimentos de que uma ciência faz uso para comprovar suas hipóteses. Cada campo do conhecimento precisa elaborar esse conjunto de normas a seguir em cada procedimento que fizer parte de sua pesquisa, com técnicas iguais para todos os experimentos. É isso que garante que poderemos confiar numa pesquisa científica.

Para que a metodologia serve                                                      

A metodologia existe para padronizar toda e qualquer pesquisa científica; se for desrespeitada uma única norma sequer, aquele conhecimento produzido se quebra e perde toda a sua validade.

  A metodologia na faculdade

Todos os cursos superiores têm uma disciplina que nos guia para a elaboração de um trabalho científico dentro da área que escolhemos. Esse estudo é fundamental porque é ele quem serve de alicerce para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de que ninguém escapa.


Metodologia científica e o TCC                                                       

A relação entre a metodologia e o TCC é muito mais estreita do que você imagina. Qualquer hipótese a ser comprovada pela sua pesquisa científica precisa ser testada e aprovada pelas regras que pautam o estudo da sua área de conhecimento.  

Mas como 

  A teoria é sempre linda, mas e na prática? Como essa metodologia do trabalho científico aparece no TCC?       Para começar, um capítulo do seu TCC deve ser dedicado à explicação minuciosa de todos os procedimentos que você vai utilizar para (tentar) comprovar sua hipótese. O que você está criando é uma autêntica investigação científica, certo? Aí, a melhor forma de escolher seus procedimentos e saber explicá-los direitinho é consultar os livros de metodologia que você estudou para a sua área.

 Ao longo dos outros capítulos, cada vez que você chegar a uma conclusão, faça uma referência à metodologia que você usou para chegar aonde chegou. Não basta jogar um monte de teorias científicas com suas respectivas referências bibliográficas; você vai precisar chegar a alguma, ou algumas conclusões. Na dúvida, depois de estudar tanto os conhecimentos científicos da sua área e a metodologia específica nela aplicada, basta você perguntar a si mesmo: “Como eu cheguei a esta conclusão?”. A resposta estará aí dentro de você, pode ter certeza.


 O que são as normas da ABNT                                                   

As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são a garantia de que todo o seu trabalho possa ser considerado científico, ou seja, correto dentro daquilo que se convencionou lá atrás, quando seu campo científico nasceu. Além do conjunto de normas que você já respeitou quando estudou e conseguiu tirar conclusões a partir dos conhecimentos já existentes (a metodologia), ainda existem as normas da ABNT, que garantem a uniformidade de qualquer pesquisa científica.         A metodologia científica e as normas da ABNT precisam caminhar  juntas.


 Entendeu

Que tal um resumo sobre o que é a metodologia científica e seus usos práticos para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)?

-na faculdade, você vai estudar a metodologia científica específica da sua área;

-depois, você vai levantar uma hipótese (a alma do seu TCC);

-aí, você vai pesquisar vários autores que tenham feito pesquisas científicas sobre tudo o que se relaciona com a sua hipótese;

-usando esta metodologia, você vai fazer sua própria pesquisa científica, buscando encadear as ideias dos autores que você estudou para comprovar sua hipótese.

 Mas não deu certo

 Nem todas as hipóteses científicas são verdadeiras (meio óbvio, não?). Se a sua pesquisa científica não passou pelo crivo da metodologia (não pôde ser comprovada a partir de conhecimentos pré-existentes), não se preocupe. O último capítulo do seu TCC trará esta conclusão e explicará por que sua hipótese se mostrou errada.    A pesquisa científica não caminha apenas através dos acertos; os erros também são muito úteis: eles nos levam a procurar novas hipóteses (e desta nova hipótese pode até sair seu tema para o mestrado, quem sabe?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?