Se você acha que só os psicanalistas estudam o comportamento humano, você está muito enganado! Nós podemos falar isso com convicção porque sabemos que todo aquele que estuda ética está engajado em analisar as atitudes das pessoas. Mais do que isso: essa pessoa busca entender quais são os princípios que regem a moral da sociedade. Assim sendo, é interessante conhecer os primórdios da filosofia e descobrir o que é ética para Platão.

Se você quer saber mais sobre esse assunto eu te convido a continuar a leitura deste artigo. Isso porque irei trazer uma abordagem interessante sobre o  tema. Na verdade, é capaz que o seu professor de história ou de filosofia da escola já tenha abordado essa questão com você. No entanto, como nós sabemos que muita coisa que nós estudamos na adolescência já foi esquecido, decidimos te ajudar a lembrar o que é ética.

É importante que você saiba que essa palavrinha tem origem grega. Se você prestou bastante atenção nas aulas sobre a Antiguidade clássica, com certeza você vai lembrar dos nomes Sócrates, Platão e Aristóteles. Nós sabemos que esses três filósofos gregos são muitíssimo famosos e não é fácil falar da Grécia Antiga sem mencionar a existência deles.

Nós certamente não temos a intenção de dizer que Platão é o mais importante dessa tríade de pensadores. Longe de nós cometermos essa injustiça com as outras duas personalidades gregas. No entanto, nós iremos nos concentrar em Platão nesse artigo. Isso porque se formos abordar o que os três filósofos pensavam sobre o assunto, o estudo ficaria muito extenso ou pouco esclarecedor.

Quem foi Platão

Essa pergunta pode até parecer absurda. Isso porque o nome dessa grande personalidade do mundo grego é muito conhecido. No entanto, se nós te perguntássemos quando Platão nasceu ou qual é a razão para ele ser tão conhecido, talvez você não saiba. É bem provável que não. Então nós selecionamos algumas curiosidades sobre o pensador grego para te apresentar antes de abordarmos aqui as suas ideias.

O primeiro fato que você precisa saber sobre o filósofo é que ele foi aluno de Sócrates e professor de Aristóteles. Interessante não? Nós achamos importante te contar isso porque muitas pessoas não sabem exatamente qual foi a relação entre os três pensadores. Agora você já sabe!

Com relação à data em que ele nasceu, ela é incerta. Provavelmente foi no ano 427 a.C. Quanto à sua morte, acredita-se que ela aconteceu no 347 a.C. Como você pode ver, as duas datas estão muito distantes de nós. Ainda assim, suas ideias não perderam a sua relevância para os estudos atuais.

O que Platão pensava sobre a ética

Para que você entenda o que o filósofo entendia como ética, é importante mencionar primeiro outra das suas ideias. Platão afirmava que a alma humana era divisível em três partes. Uma delas é racional, a qual nos faz buscar o conhecimento. Outra delas é irascível, sendo a responsável pela produção de emoções. A terceira parte é apetitiva e está relacionada a busca do prazer.

Por que nós estamos te contando isso? Porque Platão entendia que uma pessoa só pode tomar decisões corretas quando a parte racional da sua alma fala mais alto. No fundo, todos nós sabemos disso não é? Normalmente quando nós somos guiados pelas nossas emoções ou pelo nosso desejo de sentir prazer, nós acabamos sendo precipitados e inconsequentes.

Além disso, precisamos entender que com relação à ética para Platão, ela tem a finalidade de levar o homem a se voltar para o bem. Em outras palavras, o ser humano deveria buscar aquilo que engrandece a sua alma e abrir mão das coisas materiais ou dos prazeres. Interessante não?

Dessa forma, podemos afirmar que, para Platão, o indivíduo ético é aquele que é capaz de governar a si mesmo. Ou seja, é aquele que exercita a sua habilidade de autocontrole.

Como você pôde ver, Platão foi um grande pensador da Grécia Antiga que desenvolveu uma concepção sobre o que é ética. Nós buscamos apresentar de maneira resumida e simplificada qual foi a ideia do filósofo grego. Segundo ele, nós só podemos agir de maneira ética quando nós damos ouvido ao nosso lado racional, o qual nos ajuda a tomar decisões mais justas.

Essa escolha implica em nós abandonarmos cada vez mais os prazeres das sensações. Além disso, ela também significa deixarmos de agir motivado pelas nossas emoções. Como nós podemos ver, esse é um grande desafio. É possível que você discorde do filósofo (e tem todo o direito de fazer isso). No entanto, nós achamos importante te apresentar as suas ideias.

Agora que já te contamos o que é a ética para Platão, também achamos importante mencionar a importância da Psicanálise para o estudo do comportamento humano. Começamos o texto, falando dessa área e vamos terminar também tratando dela.