O significado das cores depende da cultura e das circunstâncias. A cor é uma forma de comunicação não verbal. A cor amarela pode ser brilhante e intensa e, por isso, pode invocar sentimentos fortes. O amarelo pode chamar a nossa atenção rapidamente, mas também pode ser abrasivo quando usado em excesso. Pode parecer quente e brilhante, mas também pode dar lugar a fadiga visual. A psicologia das cores sugere que certas cores são capazes de evocar certos estados de ânimo e até ter uma influência sobre o comportamento e o bem-estar.
Embora as associações de cores possam ser influenciadas por diversos fatores como as experiências passadas ou a cultura, algumas cortes tendem a provocar certos estados de humor ou sentimentos.
Algumas das características que se associam frequentemente à cor amarela incluem:
- Calidez: o amarelo é uma cor com muito brilho que com frequência é descrita como alegre e calorosa.
- Difícil de observar: o amarelo é também a cor que pode causar mais fadiga visual devido à quantidade de luz que reflete.
- Frustração: também pode criar sentimentos de frustração e ira. Embora se considere uma cor alegre, as pessoas são mais propensas a perder o temperamento em quartos amarelos e os bebês tendem a chorar mais nos quartos amarelos.
- Energético: o amarelo pode acelerar o metabolismo.
- Chamada de atenção: por ser uma das cores mais visíveis, também é a que chama mais a atenção. Pode ser usada em pequenas quantidades para chamar a atenção, como por exemplo em anúncios e sinais de trânsito.
Devemos recordar que as associações que as pessoas têm em relação às cores não são, necessariamente, universais. Tanto as diferenças culturais como as experiências individuais podem dar forma a como as pessoas se sentem em resposta a certas cores.
Qual o significado da cor amarela na psicologia das cores? Esta cor pode estar associada a determinados aspectos positivos e negativos:
- Alguns aspectos positivos são: otimismo, alegria, entusiasmo, diversão, bom-humor, confiança, originalidade, criatividade, desafiante, ser acadêmico e analítico, sabedoria e lógica.
- Alguns aspectos negativos: ser crítico, excessivamente analítico, impaciente e impulsivo, egoísta, pessimista, complexo de inferioridade, rancoroso, covarde, enganoso, não emocional e sem compaixão.
O significado das cores em psicologia não tem apenas uma explicação sensorial. Em muitos casos, as sensações que certas cores nos provocam estão relacionadas com o significado cultural e espiritual que a sociedade atribui. Por exemplo, no caso da cor amarela, a mesma está associada ao sol e à energia, pelo que é maioritariamente relacionada com sensações positivas.
Segundo a psicologia das cores os efeitos da cor amarela são muito variados e complexos. Algumas pessoas podem associar esta cor a um dia soleado de verão, enquanto que outras podem associa-lo a más recordações.
- Criatividade: se trata da cor das ideias novas, ajuda-nos a encontrar novas formas de fazer as coisas.
- Decisões rápidas: a cor amarela ajuda a pensar com clareza e a tomar decisões rápidamente, mas também pode estar associado com impulsividade.
- Produção de ansiedade: apesar de ser uma cor muito energética, esta intensidade também tem o seu lado mau. Algumas vezes, o amarelo pode chegar a ser agressivo, e uma exposição contínua pode provocar irritabilidade, agitação e nervosismo e instabilidade social.
- Crítico: o amarelo faz com que as pessoas sejam mais analíticas e autocríticas, tanto de si mesmas como dos outros.
- Não emocional: o amarelo está relacionado com o racional e não com o coração.
A cor pode ter um papel importante na hora de transmitir informação, criar certos estados de humor e até influenciar algumas decisões que as pessoas tomam. As preferências de cor também influenciam os objetos que as pessoas decidem comprar, a roupa que usam e a forma com que decoram os ambientes onde se encontram. Com frequência, as pessoas escolhem objetos em cores que evocam determinados estados de espírito ou sentimentos, como por exemplo usar uma determinada cor para pintar um cômodo para evocar determinados estados de humor. Por exemplo, um verde para criar um ambiente tranquilo.
Nos últimos anos, o interesse pelo tema da psicologia das cores e do significado das cores tem vindo a aumentar, mas ainda existem algumas perguntas sem resposta. Como se desenvolvem as associações de cor? Quão forte é a influência dessas associações no comportamento humano? É possível usar a cor para aumentar a produtividade do trabalhador ou a segurança no local de trabalho? Que cores possuem um impacto no comportamento do consumidor? Alguns tipos de personalidade têm preferência por certas cores?
À medida que a investigação vai explorando e obtendo respostas com apoio empírico a estas questões, podemos ir aprendendo mais sobre o impacto da cor no comportamento humano, já que muitas das afirmações atuais carecem de justificação empírica ou estão baseadas em estudos absolutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário