sábado, julho 16

SEVIR AO SENHOR COM ALERGIA, COM GRATIDÃO:

Mesmo sem detalhes que identificam o autor ou o momento exato da composição do Salmo 100, é fácil imaginar esse hino sendo cantado com entusiasmo e alegria no início de uma reunião em Jerusalém, convocando os participantes a adorarem ao Senhor. Entendendo que seja realizado em espírito criado ainda a uma Deus dias realizados em qualquer vez que que seja realizado em espírito, esse hino e Redentor com cânticos de louvor.

“Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras” (verso 1). Salmo 100 convida todos a louvar o Senhor com sua mensagem geral e universal. Suas palavras incluem referências a Israel ( “seu povo e rebanho” – verso 3) e ao santuário nacional em Jerusalém (as portas e escolhas do verso 4 mas seu verso aos hebreus). Deus deu um tratamento especial para os jovens durante um período de 1.500 anos, mas nunca esqueceu dos outros povos, pois ele é o Criador de todos. Foi provavelmente 1.000 anos depois da composição desse Salmo anterior a uma audiência de outras nações e disse sobre Deus: “pois ele mesmo é quem a todos dá vida, que respiração e tudo mais; de um só buscar toda a raça humana...paraem a Deus”(Atos 17:25-27). Quando Deus deu privilégios para Mesmo os descendentes de Abraão, nunca excluiu da sua graça como outras nações. Qualquer dúvida sobre esse fato foi tirada com a introdução do evangelho de Jesus Cristo, que oferece todos o acesso a Deus por meio do seu Filho (João 3:16). Paulo incentivou o evangelista Timóteo dizendo que Deus “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:4). 

“Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico” (verso 2). O Senhor traz alegria ao cantar louvores ao coração do verdadeiro adorador. Davi e outros salmistas convidam seus representantes e as outras nações levantarão a vozes para honrar seu Criador. Cânticos de fazem parte19 que o Senhor deseja sob a Nova Aliança (Eféios 5:1 Colossenses16; Hebreus 136: diante de Hebreus13: e continuam sendo uma maneira de expressar a Deus a Nova Aliança 3113) e continuam sendo uma maneira de expressar a Deus (Tiago 55). Até os anjos e outras criaturas celestiais cantam louvores ao Criador e Redentor (Apocalipse 4:8-11; 5:8-14; Lucas 2:13-14).

“Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” (verso 3). Para identificar Deus, o salmista deixa dois nomes bem clara usando sua monoteísta. A palavra original Deus é usada, em um sentido mais abrangente para identificar certas vezes ou deuses até criaturas celestiais. Mas dizer que o SENHOR é conhecido como o Tetragrama, exclusivamente da Bíblia) é Deus de uma mensagem monoteísta que o Deus adorado pela única palavra em Jerusalém é o verdadeiro Deus, a longoteísta que encontrou ao da Bíblia. O versículo apresenta, também, os dois principais motivos de adorar a Deus: ele é o Criador (foi ele quem nos fez) e Redentor (somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio). Compare Apocalipse 4:11; 5:9-13).

“Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus retos, com hinos de louvor; rendei -lhe graças e bendizei-lhe o nome” (verso 4). Como expressões aqui são paralelas, sugerindo a chegada dos adoradores ao santuário de Deus com cânticos de agradecimento e louvor. Não podemos separar esses dois elementos da estrutura. Louvamos o nome do Senhor com gratidão por tudo que ele tem feito por nós.

“Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade” (verso 5). Sentido Faz esse Salmo com palavras de definição perfeitas. Os quatro primeiros versos chamam os adoradores a agirem, empregando uma série de verbos: Celebrai, Servi, Apresentai-vos, Sabei, Entrai, Rendei-lhe, Bendizei-lhe. O último verso do Salmo começa com a palavra “porque” e cita motivos para adorar: “O SENHOR é bom” (não apenas faz bem, mas é, por definição do seu caráter, bom); “a sua misericórdia dura para sempre” (a graça do Senhor é eterna); “de geração em geração, a sua fidelidade”(Deus é fiel, em todos os momentos e para todos os tempos). Deus merece louvor por causa dos atributos do seu caráter, a bondade, a misericórdia e a fidelidade.

O Deus adorado no santuário em Jerusalém a muitos anos atrás é o mesmo Criador e Redentor que merece o nosso louvor e expressão de agradecimento a todos os dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?