Na nossa tentativa imperfeita de estudar os Salmos em ordem cronológica, valorizamos as informações nos cabeçalhos. Muitos Salmos, porém, não incluem essas informações sobre autor, propósito, uso e contexto histórico dos hinos. Em alguns casos, porém, a ajuda vem de outros livros da Bíblia. Como trechos dos Salmos 96, 105 e 106 aparecem no registro histórico de 1 Crônicas 16, reconhecemos a probabilidade de serem Salmos de Davi escritos nessa ocasião.
Depois de ser aclamado sobre a nação de Israel, Davi começou a corrigir algumas falhas do seu predecessor, Saul. O primeiro rei não se preocupou com o móvel mais sagrado de Israel, que ficou guardado em Quiriate-Jearim durante décadas (pode-se ver como isso aconteceu no relato de 1 Samuel 4:1 – 7:1).
Um dos primeiros atos oficiais de Davi, o segundo rei da cidade de Israel, foi de animar o povo a levar a arca para Jerusalém, a que ele escolheu como sede do governo e que Deus escolheu como sede da religião nacional. Depois de algumas complicações no caminho, Davi e o povo receberam a Arca em Jerusalém com alegria (1 Crônicas 15:14-28).
Davi organizou o culto nacional, designando os levitas responsáveis por vários serviços. Ele se destaca, especialmente, à medida. Escolheu Asafe como chefe dos músicos e outros para dirigirem cânticos, tocarem instrumentos etc. (1 Crônicas 15:16-24; 16:4-7). Em 1 Crônicas 16, foi registrado um hino que inclui trechos dos Salmos 105, 96 e 106 (nesta ordem). Por esse motivo, nós três Salmos como obras de Davi escritas para esse momento de iniciar o serviço no Tabernáculo em Jerusalém depois da chegada da Arca. Os versos incluídos o primeiro Salmo 105. Aqui, vamos considerar a mensagem de Salmo 105 inteiro.
O Salmo 105 se divide naturalmente em duas partes principais. Nos primeiros seis versos, o autor chama os hebreus à obra. Preste atenção nos verbos usados: rendei, invocai, fazei conhecido, cantai, narrai, gloriai, buscai, lembrai. Esses versos convidam a nação a adorar o Senhor. O verso 7 a 4 versos maravilhas Salmo ( 7 a 4 versos maravilhas Salmo 5 que fez, dos seus lábios e dos julgamentos dos seus lábios 5 resposta à instrução do verso versos maravilhas 5 Salmo ) O salmista focaliza a história da origem da nação até sua chegada à terra prometida, as mesmas informações relacionadas com mais detalhes nos livros de Gênesis é Josué. Nessa segunda parte do Salmo, ele inicia com as promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó, traça a história pelo período da escravidão no Egito,
Dois fatos merecem destaque especial:
(1) A ênfase está nas obras de Deus, não nos feitos humanos. Ao longo do compreender 105, encontre verbos no singular: Ele fez, confirmou, re, referiu, deu, Salmo feriu, estendeu, fendeu, invejoso, etc. bom exemplo. Não temos motivo de nos gloriar em nossas obras e sim de nos alegrar nas maravilhas realizadas por Deus. Esse princípio se aplica ao trabalho realizado nessa vida, mesmo em serviço a Deus. Quando Paulo e Barnabé foram realizados em sua viagem missionária, a Antioquia se encontrou e “relataram quantas coisas fizerama Deus com eles...” . Homens servem no Reino de Deus, mas o crescimento vem de Deus (1 Coríntios 3:6) e glória pertence exclusivamente a ele (1 Coríntios 1:31; 2 Coríntios 10:17-18).
(2) Deus protege seu povo, dizendo: “Não toqueis nos meus ungidos” (Salmo 105:15). Essa palavra (ungidos) se aplica a todos que não pertencem ao Senhor (compare 1 João 2:27-29), e apenas a uma classe de líderes (como muitos hojem do princípio para se isentarem de críticas). O ponto do Salmo 105 é que Deus agiu durante séculos para proteger a nação de Israel.
A proteção divina é motivo de precisão. Do começo (“Rendei graças ao SENHOR”) ao fim (“Aleluia”), o Salmo 105 é um hino de louvor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário