quinta-feira, julho 14

PONHA A BOCA NO PÓ TALVEZ ASSIM AINDA HÁ ESPERANÇA: TEXTO: ( LAMENTAÇÕES 3: 29 )

Jeremias cujo nome significa “Jeová exalta ou estabelece”,  viu um raio de esperança em meio a todo o pecado que estava ao seu redor, devido a esta situação o profeta registra as seguintes palavras: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não tem fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele.” (Lamentações 3.22,23).  Talvez os pecados sejam muito que cometemos, que até imaginamos que Deus não deveria perdoar, mais o amor de Deus é grande e as suas misericórdias são maiores que qualquer pecado e nos alcança pelo seu perdão através de Jesus Cristo.  
O versículo mais adiante orienta o povo de Judá por a boca no pó. A aflição de Jeremias foi profunda. Ele é lembrado como o “profeta chorão”, e suas lágrimas brotaram de um coração quebrantado e sofrido. Como uma Atalaia, ele sabia o que estava por vir ao povo de Judá, e a Jerusalém. O juízo viria da parte de Deus. Assim, Jeremias chorou. Chorou porque o povo tinha rejeitado o Senhor; Chorou porque o exílio e o pecado do povo traria um tempo de sofrimento e um exilio prolongado e chorou porque o seu coração estava ferido pelas mesmas atitudes que estava ferindo o coração de Deus.
Mas, o profeta é um homem esperançoso e aconselha com as seguintes palavras: “Ponha a boca no pó; talvez assim haja esperança.” Este versículo faz tirarmos dele as seguintes reflexões: Só põem a boca no pó aqueles que não têm vergonha de se humilhar na presença de Deus;  põem a boca no pó aqueles que reconhecem que a resposta vem do alto ou que reconhece os seus erros e depende totalmente do Eterno.
Quantas pessoas nestes últimos tempos tem se suicidado porque perderam a esperança e até fé. Mas a fortaleza dos remidos triunfantes é compreender que a esperança não está perdida. Porque a nossa esperança esta viva e Dela temos recebido promessas e Cristo o nosso Senhor.
Por a boca no pó é uma expressão que transmite a ideia de oração, mostrando que a oração deve fazer parte de nossas vidas e que Deus é sensível a quem o busca, pelo que se diz a oração move a mão de Deus. Portanto, podemos compreender que a minha esperança é  alimentada pela minha oração, a esperança pode ser vivificada quando me humilho diante de Deus. Em Mateus 23.12 escrito está “Qualquer, pois, que a si mesmo se exalta, será humilhado e qualquer que a si mesmo se humilha, será exaltado”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?