Entenda o que é regressão, ferramenta importante para a terapia. Como funciona a nossa mente em relação ao mecanismo da regressão?
Origem e significado do termo
- Origem: A palavra Regressão tem origem do latim: regressĭo, ōnis ”volta, retorno”.
- Significado: É o ato ou efeito de regressar; regresso, retorno. Movimento em direção ao ponto de origem. Retorno a um estágio anterior de evolução no desenvolvimento de um indivíduo, em situações de estresse ou conflito.
- Conceito: A regressão é uma ferramenta usada por terapeutas com a finalidade de acessar episódios específicos da memória do subconsciente e inconsciente que causaram a traumatização e patologias psíquicas.
A história da regressão
Os primeiros a tornarem público o uso terapêutico da regressão foram o psiquiatra Denys Kelsey e sua esposa Joan Grant.
O trabalho realizado por eles foi inicialmente com grande ceticismo mas, aos poucos, tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos, foram surgindo hipnotizadores e psicoterapeutas como: doutores Joe Keeton, Morris Netherton,
Edith Fiore, entre outros. Foram publicados os relatos da ferramenta terapêutica e sua sólida convicção de que se trata da terapia mais completa e eficiente que conhecem.
O que é regressão? Memórias são verdadeiras?
Diferenciar se as histórias revividas são verdadeiras, visão literalista ou apenas fantasias faz parte do processo no qual o terapeuta deve considerar e analisar. Aprofundando aos detalhes com questões corretas e específicas com a finalidade de filtrar a realidade a ser tratada das fantasias que devem ser desmascaradas.
A interpretação do paciente é outro fator de extrema importância que o terapeuta deve estar atento, pois a experiência na visão de uma criança é diferente de quando adulto.
Nesse caso, o amadurecimento e experiências vivenciadas ao logo dos anos irá fazer a canalização correta e coerente de possíveis traumas. Modelando os acontecimentos com novas versões e amenizando as dores.
Como o cérebro armazena memórias?
As memórias de uma pessoa ficam armazenadas no hipocampo, muitas vezes a mente formula o esquecimento como mecanismo de defesa O cérebro acessa memórias o tempo todo. Quando algo é aprendido, a informação fica armazenada. Imaginações, sonhos ou mesmo a história vivenciada por outros também são armazenados e supostamente “esquecidos”. O cerebro recorre a imaginação para preencher as lacunas e buracos.
Ao acessar tal lembrança, pode ocorrer então a confusão do que é real ou fantasia. Para reviver uma memória, portanto, o cérebro terá que percorrer um caminho pré-determinado, reconectando a rede de informações reais podendo ocorrer os insights e flashbacks. A pessoa que convive com memórias criadas e modificadas do real acontecimento, pode trazer consequências nefastas e desastrosas.
Quem deve fazer?
É recomendado para o tratamento de pessoas que apresentam fobias, medos, ansiedade e stress, medos, irracionais, vícios, problemas psicossomáticos, disfunções de alimentação, problemas familiares, distúrbios sexuais, problemas de casamento e de relacionamentos em geral.
É um recurso precioso para o tratamento anterior de desenvolvimento, onde existe a dificuldade de lidar com os impulsos inaceitáveis, atingindo o núcleo da “memória extra-cerebral”.
A regressão em terapia
A regressão consegue liberar o material psíquico retido através do que Sigmund Freud chamou de “catarse“, onde a energia psíquica é liberada ocasionando um alívio significativo em seus sintomas.
Esse alívio psíquico seria a causa das curas físicas e psicológicas registradas pelos terapeutas de regressão.
É necessário entender a importância de buscar o profissional adequado, pois o mesmo deve analisar, extrair, tratar, retrabalhar, investigar o real do abstrato, observar novas conclusões, ressignificar a revivificação para o paciente chegar a conclusão benéfica e visão apurada, finalizando com a cura da patologia ou problema que o aflige na atualidade.
A técnica e outras técnicas relacionadas
Esse processo pode ser realizado com a técnica da hipnose, técnicas de respiração consciente, meditação, indução ou de forma espontânea atingindo diretamente a causa.
Afinal, melhor usar REGRESSÃO OU HIPNOSE? Ambas são técnicas e ferramentas que podem ser usadas pelo terapeuta com a finalidade de acessar profundamente e desvendar conteúdos da memória consciente ou inconsciente. A hipnose pode ser usada para a realização da regressão de forma mais profunda. A mais usada pelos terapeutas é Hipnose eriksoniana.
Regressão tem a ver com religião?
A regressão de memória é confundida com religião, muitas vezes, abordada de forma mística, cética e insegura. O fato é que vivenciamos a regressão todos os dias, em diversos momentos. Relembrar e reviver algo é natural. Não é necessário um ritual ou terapeuta para isso. Como a definição apresentada acima da palavra diz: regressão é voltar.
A regressão na psicanálise é uma ferramenta que pode ser usada pelo terapeuta da maneira que o mesmo achar eficiente. A diferença está na busca da rememoração como forma de tratamento, e para isso, o trabalho e estudo do profissional intervindo na qualidade de vida do ser humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário