O boldo é uma planta rica em propriedades medicinais, muito utilizada como recurso caseiro principalmente para estimular as funções do fígado, melhorar a digestão e aliviar sintomas de ressaca. Apesar de promover diversos benefícios, é necessário ter cautela em relação ao seu uso abusivo. Em grandes quantidades e o consumo constante pode causar efeitos colaterais, por isso, conte sempre com uma orientação profissional.
O boldo e suas propriedades
Existem cinco tipos de boldo, mas os mais comuns e utilizados no Brasil são o Boldo-do-Chile (chamado também de boldo verdadeiro), Peumus boldus Molina, e o Boldo-da-terra (ou falso boldo), Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus, e algumas de suas principais substâncias ativas são a boldina, o ácido rosmarínico e a forscolina.
O Boldo-do-chile, originário principalmente das regiões montanhosas chilenas, é reconhecido por suas propriedades hepatoprotetoras, diuréticas, anti-inflamatórias, antioxidantes e benéficas para o estômago. Ajuda a estimular as secreções gástricas, favorece a digestão, estimula a produção de bile pelo fígado (ação colerética) e a sua excreção para o duodeno (ação colagoga). A bile é composta por várias substâncias e é essencial para a digestão, absorção de gorduras e determinadas vitaminas.
Já o Boldo-da-terra é amplamente encontrado no Brasil, de fácil cultivo. Possui folhas verdes aveludadas e propriedades semelhantes às encontradas no boldo-do-chile, sendo normalmente utilizado como estimulante da digestão, analgésico, na redução de azias e nos casos de dispepsias, as quais envolvem desconfortos após a refeição como dores, empachamento e queimação, por exemplo. Contém forscolina e ajuda a melhorar as atividades do fígado.
O chá de boldo
O Chá de boldo é a forma mais recomendada de consumo quando se tem acesso à planta, mas é preciso se atentar à forma correta de preparo, evitando que fique forte demais ou não promova o efeito desejado. Para a receita, utilize uma colher de chá de folhas picadas (e bem lavadas) de boldo para 150ml de água fervente, deixe o recipiente abafado com uma tampa e aguarde de 5 a 10 minutos para o consumo.
O chá de boldo é ideal para a obtenção dos benefícios mencionados acima. Em geral, é possível utilizá-lo no alívio de condições pontuais, durante um curto período de tempo ou de acordo com a orientação de um profissional de saúde habilitado. O chá é muito famoso no combate à ressaca – a boldina ajuda a proteger as células do fígado sobrecarregadas e reduz os sintomas relacionados ao deslize no consumo de bebidas alcoólicas. Muito além da fama, o chá de boldo também facilita a digestão, protege as funções do fígado, reduz os gases, possui ação laxativa leve e que ajuda nos casos de constipação intestinal (prisão de ventre), favorece a eliminação de toxinas do fígado e pode melhorar as respostas imunológicas do organismo.
Além do chá de boldo, a solução extrativa dessa planta também pode ser uma alternativa para a obtenção de seus benefícios, oferecendo praticidade no momento do consumo.
Outras informações sobre o boldo
Apesar de ser uma planta de uso tradicional em muitas famílias, é preciso se atentar às quantidades e forma de uso. Estudos indicam que, em excesso, ele pode causar irritação gástrica. Além disso, o boldo é contraindicado em alguns casos específicos como grávidas, lactantes, crianças até 6 anos, pessoas que sofrem com doença do fígado diagnosticada ou com problemas nos rins, e indivíduos que fazem o uso constante de alguns medicamentos, como anticoagulante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário