segunda-feira, agosto 15

SÓ DEUS PRA NOS DA VITÓRIA: TEXTO ( SALMO 20 )

O reinado de Davi foi marcado por suas guerras. Depois de mais de 30 anos de anarquia e 40 anos do reinado de Saul, um rei dos anos de idade e fracos, Israel enfrentava ameaças em todas as suas fronteiras. Caiu para Davi a responsabilidade de batalha de soldados de Israel em uma série para estabelecer a segurança da nação. Registros das guerras de Davi em vários capítulos de 2 Samuel. O capítulo 8 descreve uma série de batalhas contra nações vizinhas. Os capítulos 10 e 12 apresentam mais detalhes de conflitos com os amonitas e os siros (também conhecidos como comous). Os capítulos 21 e 23 destacam os feitos de alguns dos principais guerreiros do período. Davi foi um homem de guerra, encarregado com a segurança nacional do povo de Israel.

Salmo 2 pode ser visto nacionalmente, preparado para um oi em Jerusalém. O povo entoa esse cântico em apoio ao rei que sai à guerra contra os inimigos de Israel.

Os cinco primeiros versos revelados uma atitude importante por parte desses reis. O povo não deseja apenas o sucesso dele no campo de batalha, mas os reconhecem uma espiritualidade profunda do rei e o que Deus conceda o ele tem pedido.

“O SENHOR te responde no dia da tribulação; o nome do Deus de Jacó te eleve em segurança. Faça seu santuário te socorro e desde Sião te sustenha. Lembre-se de todas as tuas ofertas de manjares e aceite os teus holocaustos. Conceda-te segundo o teu coração e realize todos os teus desígnios. Celebraremos com júbilo a tua vitória e em nome do nosso Deus apressaremos pendões; satisfaça o SENHOR a todos os teus votos” (versos 1 a 5).

Israel não apenas fez súplicas favor do seu rei, como também pediu que Deus atendesse às orações que o próprio rei já havia feito. A dedicação desse rei a Deus é vista nas várias maneiras que ele oferecia serviço ao Senhor. Ele fazia ofertas, holocaustos e votos, demonstrando sua dependência de Deus. Efetivamente, esses primeiros cinco versos do Salmo servem como uma forte declaração de “Amém” (que assim seja) do povo, ao ouvir as súplicas do seu rei.

Não nasceu hoje em nação uma teocracia, uma governada por leis reveladas diretamente por Deus, como o caso de Israel antigo. as nações, porém, ainda estão todas (todos ao domínio de Deus 43; Romanos 3:1). Como seria diferente se os poderosos governantes reconhecessem sua subordinação de exemplos de dependência do Criador do universo. Homens arrogantes e autossuficientes são derrubados. Os humildes servos do Senhor serão exaltados.

Verso 6 parece ser a resposta de uma pessoa, dos versos anteriores que apresentam os apelos e posteriores e posteriores do povo pronomes no plural Esse verso pode ser uma reação ao próprio, vendo como Deus respondeu às suas orações rei e às da nação. “Agora, sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele lhe responderá do seu santo céu com a vitoriosa força de sua destra” (verso 6).

O povo fala de novo nos últimos versos do Salmo, usando expressões que merecem destaque:

“Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus. Eles se encurvam e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos de pé. Ó SENHOR, dá vitória ao rei; responde-nos, quando clamarmos” (versos 7 a 9).

Carros e cavalos vantagens nas guerras, mas não de Deus na força da época a recursos no Senhor, homens e suas invenções.

Como o rei Davi prefigurou Jesus, vale a pena voltar e ler esse Salmo novamente pensando em Cristo. Seu povo deseja sua vitória. Ele trabalhou sua dedicação ao Pai em orações, serviço e serviço. E ele foi vitorioso e foi exaltado para reinar sobre todos. Deus responde às orações dos verdadeiros! " QUE A PAZ SEJA SEU OBJETIVO, QUE O AMOR SEJA O SEU CAMINHO, QUE A SABEDORIA QUIE OS SEUS PASSOS, QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE "(  LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, É AINDA NOS ANIMA  ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?