quinta-feira, setembro 1

OS MILAGRES DE JESUS: TEXTO ( MARCOS 5: 1-42 )

A ressurreição da filha de Jairo é um dos milagres que apontam para o poder de Jesus sobre a vida e a morte. Conforme relatado no Novo Testamento, durante seu ministério terreno o Senhor Jesus ressuscitou três mortos: o filho da viúva de Naim; a filha de Jairo; e Lázaro.

O milagre da ressurreição da filha de Jairo está registrado nos três Evangelhos sinóticos   (Mateus 9:18-26; Marcos 5:21-43; Lucas 8:40-56). Mateus é quem fornece o registro mais simplificado do milagre, enquanto Marcos e Lucas aprofundam os detalhes desse evento.

Também é interessante notar que a narrativa bíblica sobre esse episódio fala de um milagre duplo. Na verdade no contexto em que envolveu a ressurreição da filha de Jairo, o Senhor Jesus também curou a mulher que tinha um fluxo de sangue. Vejamos neste estudo bíblico como aconteceu a ressurreição da filha de Jairo.

Quando foi a ressurreição da filha de Jairo?

A ressurreição da filha de Jairo ocorreu quando Jesus desembarcou na cidade de carfanaun, Ele havia acabado de atravessar o mar da galileia vindo da região de Decapolis onde havia libertado um homem endemoninhado (Marcos 5:1-20).

Parece que logo que Jesus chegou à cidade de Cafarnaum, os discípulos de João Batista vieram fazer-lhe algumas perguntas sobre o jejum. Foi enquanto eles conversavam que Jairo se aproximou de Jesus pedindo que Ele curasse sua única filha. Jairo era o chefe da sinagoga Ele era um homem importante, responsável por organizar e conduzir a liturgia da sinagoga.

A filha de Jairo estava doente

Quando Jairo foi à busca de Jesus, sua filha estava gravemente doente. Contudo, a menina ainda não estava morta. Isso significa que Jairo inicialmente foi buscar uma benção de cura. Diante de Jesus, Jairo se prostrou aos seus pés e insistentemente lhe suplicou para curar sua única filha.

A filha de Jairo tinha doze anos de idade naquela ocasião. A Bíblia também não informa que tipo de enfermidade lhe acometeu. Mas fica claro que a menina estava em estado terminal (cf. Marcos 5:21-23).

Jairo pediu que Jesus fosse até sua casa e impusesse as mãos sobre sua filha. Em todo momento a medida de fé de Jairo é destacada. Nenhum dos Evangelhos mostram Jairo vacilante, mas sempre com a certeza de que se Jesus tocasse sua pequena filha, ela viveria.

Rumo à casa de Jairo

Jesus escutou o pedido de Jairo e foi com ele em direção à casa onde estava a menina. Mas a Bíblia Sagrada diz que uma grande multidão seguia Jesus e o apertava. Aqui vale lembrar que a cidade de Cafarnaum serviu como uma espécie de base para o ministério terreno de Jesus. Talvez isso possa explicar o grande número de pessoas que cercavam nosso Senhor.

Então o milagre sobre a filha de Jairo foi temporariamente interrompido por um segundo milagre. Na multidão que dificultava a caminhada de Jesus estava uma mulher que sofria com um tipo de hemorragia. É interessante notar um detalhe curioso que conecta ainda mais os dois milagres. A filha de Jairo tinha apenas doze anos de idade, e a mulher vinha sofrendo com sua hemorragia por longos doze anos.

A morte da filha de Jairo

Enquanto Jesus trazia as boas notícias de cura para a mulher que tinha sofrido por doze anos de hemorragia, os mensageiros da casa de Jairo traziam as más notícias sobre a pequena menina de doze anos que havia acabado de falecer. A Bíblia diz que Jesus ainda estava falando quando Jairo escutou dos mensageiros de sua casa: “Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?” (Marcos 5:35).

Os Evangelhos não esclarecem quem eram esses mensageiros. Provavelmente eram parentes ou amigos de Jairo. Mas o que fica claro é que definitivamente eles não acreditavam que aquela situação poderia ser revertida.

Enquanto a filha de Jairo estava doente, ainda parecia haver alguma esperança. Mas agora que a morte tinha se confirmado, os mensageiros da casa de Jairo pensavam que não havia mais nada que pudesse ser feito. Realmente segundo o conceito deles seria impossível que Jesus pudesse ressuscitar a filha de Jairo. Isto fica claro na pergunta final que eles fizeram a Jairo: “Por que ainda incomodas o Mestre?”.

Sob essa perspectiva, parecia até que a interrupção da mulher hemorrágica tinha tragicamente exaurido as chances de vida da filha de Jairo. Mas a Bíblia diz que Jesus não deu importância para a notícia trazida por aqueles mensageiros. Ao contrário disso, Ele confortou o chefe da sinagoga dizendo: “Não temas, crê somente” (Marcos 5:36).

Jesus retomou seu caminho rumo à casa de Jairo, apesar da má notícia. No entanto, antes Ele despediu a multidão e os seus discípulos, com exceção de Pedro, Tiago e João (Marcos 5:37). Quando chegou à casa de Jairo, Jesus viu as pessoas que se reuniam alvoroçadas ali. Essas pessoas choravam e pranteavam muito (Marcos 5:38).

Conforme o costume da época, o sepultamento ocorria imediatamente após a morte. Então o cortejo fúnebre da filha de Jairo tão logo aconteceria. Por isso as pessoas estavam aglomeradas na casa de Jairo, incluindo as carpideiras profissionais.

A filha de Jairo estava morta ou em coma?

Logo que entrou na casa de Jairo, Jesus disse para as pessoas alvoroçadas que estavam ali: “Por que chorais? A menina não está morta, mas dorme” (Marcos 5:39). Algumas pessoas não interpretam corretamente essa declaração de Jesus e afirmam que a filha de Jairo apenas estava em coma.

Mas obviamente a menina estava morta! Primeiro, as pessoas que estavam na casa de Jairo tinham atestado que a menina havia morrido (cf. Lucas 8:53). Segundo, quando Jesus ordenou que a menina se levantasse a Bíblia diz que “seu espírito retornou” (Lucas 8:55). Terceiro, Jesus declarou algo parecido sobre a morte de Lázaro Ele disse aos seus discípulos: “Nosso amigo Lázaro adormeceu” (João 11:11). Mas logo depois Jesus afirmou claramente: “Lázaro está morto” (João 11:14).

Portanto, não há qualquer dúvida de que a filha de Jairo realmente estava morta. A declaração de Jesus dizendo que a menina estava dormindo era uma revelação do acontecimento extraordinário que estava por vir. Por isso Ele questionou as pessoas que choravam. Aos olhos humanos aquela era uma ocasião de lamento e tristeza, mas aos olhos do Filho de Deus aquela era uma ocasião de grande júbilo e contentamento. A filha de Jairo haveria de despertar da morte como quem desperta de um breve cochilo.

Também vale notar a aparente falta de sinceridade das pessoas que estavam ali. Quando Jesus anunciou que a menina estava apenas dormindo, as pessoas deixaram de prantear para caçoar dele. A expressão original indica um tipo de deboche.

Aquelas pessoas queriam humilhar Jesus. Talvez pensassem que Ele estivesse delirando, afinal, o cadáver da menina estava ali e o retorno à vida era impossível. De fato essas pessoas não compartilhavam da mesma fé de Jairo. Eram pranteadores profissionais que podiam alternar entre o lamento comovente e a zombaria descarada.

Jesus ressuscita a filha de Jairo

Jesus mandou que todas as pessoas que tumultuavam a casa de Jairo saíssem. Ele permitiu apenas que o pai e a mãe da menina, além de seus três discípulos mais próximos, ficassem. Então eles entraram no aposento onde a filha de Jairo estava. Foi aí que Jesus a tomou pela mão e disse: “Talita cumi, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te” (Marcos 5:40).

Certamente há um toque de ternura muito grande nessa ordem. Jesus pronunciou essas palavras em sua própria língua, a mesma que a menina também se comunicava. Portanto, provavelmente essas palavras eram as mesmas que a mãe da menina rotineiramente usava para acordá-la. A diferença é que pronunciada pelos lábios do Filho de Deus, essa simples ordem foi um desafio à impossibilidade e um triunfo sobre a morte.

Tão logo a filha de Jairo, uma menina de apenas doze anos, estava novamente viva. Aquela que estava completamente sem vida, agora estava andando pela casa. Por isso todos ficaram muito admirados (Marcos 5:42).

Após ter ressuscitado a filha de Jairo, Jesus ordenou que dessem de comer à menina. Ele também pediu que ninguém divulgasse o que havia ocorrido. É provável que naquela região a divulgação da ressurreição da filha de Jairo desencadearia ações que ainda eram inapropriadas para aquele momento de seu ministério. Ainda não havia chegado o tempo do grande clímax de sua obra na terra.

Lições sobre a ressurreição da filha de Jairo

Vamos destacar aqui três lições principais sobre a ressurreição da filha de Jairo. Em primeiro lugar, o milagre da ressurreição da filha de Jairo é uma prova clara acerca da divindade de Cristo. Somente Deus tem o poder sobre a vida e a morte. Se Jesus ressuscitou dos mortos a filha de Jairo, então Ele é Deus.

Além do mais, é notável a forma com que isso acontece. Todas as vezes que as Escrituras registram uma ressurreição, sempre fica claro um contexto de grande intercessão e súplica. Os homens de Deus intercederam a Ele para que alguns mortos fossem ressuscitados (cf. 1 Reis 17:20-22; 2 Reis 4:32-35; Atos 9:40).

Mas foi diferente em todas as vezes que Jesus ressuscitou um morto. Em todas elas nosso Senhor simplesmente deu uma ordem. Ele disse ao filho da viúva de Nain “Levanta-te” (Lucas 7:14); Ele disse à filha de Jairo: “Menina, levanta-te” (Marcos 5:41); Ele disse a Lázaro: “Lázaro, sai para fora” (João 11:43). Por que isto? Porque Ele mesmo é o Dono da vida. Entenda por que Jesus é Deus. 

Em segundo lugar, o milagre da ressurreição da filha de Jairo nos ensina muito sobre a verdadeira fé em Jesus. Jairo nos ensina essa lição. Sua fé havia sido testada de forma extrema. Primeiro ele foi buscar ajuda para a filha doente, mas nesse tempo ela acabou morrendo. Então imediatamente ele passou a rogar pelo milagre da ressurreição.

Quando lhe disseram que sua filha estava morta e que ele não deveria mais importunar o Mestre, Jairo preferiu dar ouvidos a Jesus. Ele recebeu com sinceridade as palavras de conforto e encorajamento: “Não temas; crê somente, e será salva” (Lucas 8:50).

Em terceiro lugar, a ressurreição da filha Jairo é o desfecho final de uma sequência progressiva que aponta para a verdadeira identidade de Jesus. Nessa sequência ele demonstrou seu poder sobre os demônios, sobre as doenças e sobre a morte. Concordo com W. Hendriksen que diz que “Jesus é a Esperança dos que vivem sem esperança. Ele mostrou isso ao homem que não podia ser dominado (Lucas 8:26-39); à mulher que não podia ser curada (Lucas 8:43-48); e ao pai a quem foi dito que não mais podia ser ajudado (Lucas 8:40-42; 49-56) Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, É AINDA NOS ANIMA ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?