A fitoterapia e a dietética ferramentas da Medicina Tradicional Chinesa auxiliam na prevenção de doenças e no processo de reeducação alimentar por meio de propriedades energéticas de alimentos.
"Os alimentos para a MTC levam em consideração sabor, natureza, partes utilizadas e afinidades por determinados meridianos, assim uma doença que produz calor é tratada com um alimento frio (ex. melancia para queimações no estomago ao passo que uma coriza causada por frio não deve ter como alimentação frutas e verduras cruas, q são frias e sim alimentos mornos e picantes como a cebola por ex.). Isso fortalece o Qi e consequentemente o organismo, prevenindo muitas doenças equilibrando o paciente no estado de saúde".
Estudos mostram que é importante destacar que a fitoterapia e a dietética são importantes na prevenção e no tratamento de indivíduos que procuram não utilizar tratamentos convencionais para não comprometer ainda mais seu estado de saúde que pode ser alterado devido ao uso de medicamentos. "Quando comemos bem, respiramos bem (nos exercitando por exemplo), dormimos bem e seguimos sem excessos, raramente teremos doenças crônicas ou que comprometam nossa saúde pois o organismo terá um poder de resposta e reparação muito mais eficiente que em situações onde o abuso o descaso e a comodidade estão presentes.
Estudos indica que o tratamento é contraindicado a crianças, grávidas e idosos, pois os mesmos tem um organismo mais sensível. "As doses e misturas fitoterápicas são especificas para cada pessoa, então se não soubermos utilizar podemos ter reações indesejadas e até intoxicações, por isso as pessoas devem procurar a orientação de um especialista antes de começar a utilizar o tratamento".
Especialistas ainda explica as diferenças entre a fitoterapia e a dietética "A diferença é que a fitoterapia chinesa é composta por elementos dos reinos animal, vegetal e mineral e a dietética e composta basicamente de alimentos. Podemos utilizá-las em conjunto, a fitoterapia é indicada quando apenas a alimentação e os exercícios físicos não são suficientes para manter o estado de saúde do indivíduo",
Nenhum comentário:
Postar um comentário