Nomes em outros idiomas:
- Alemão: Seifenkraut
- Espanhol: Saponaria, hierbade bataneros, japonera
- Francês: Saponaire officinale
- Inglês: Soapwort, bouncing bet, soapwood, soap root, latherwort, dog cloves, crow soap
Outra espécie
- Saponaria ocymoides L.
Origem, distribuição:
Regiões mediterrâneas e atualmente Europa, América do Norte, Ásia.
Descrição:
Planta com 30 a 60 cm de altura, folhas verde-claras, ovais ou lanceoladas, glabras (sem pelos), sabor levemente amargo e desagradável.
Flores cor-de-rosa e brancas (quanto mais à sombra a planta cresce, mais pálidas se tornam suas flores), reunidas em uma espiga apical, com cheiro agradável.
Caules eretos, cilíndricos, dilatados nos nós, robustos e avermelhados. Cresce à beira dos caminhos e próximo a rios, até 1.600 m de altitude. A época de floração é o verão.
Tanto as partes aéreas quanto as raízes, devem ser coletadas à tarde, quando há maior concentração de princípios ativos. As folhas devem ser coletadas no verão antes da floração, durante o primeiro ou segundo ano de vida.
Atenção. Esta espécie é confundida com outras:
- Solanum dulcamara (família Solanaceae)
- Gypsophila paniculata L. (família Caryophyllaceae)
Receitas populares:
Confere beleza à pele se feita uma infusão com agrião, centáurea e saponária.
Sua decocção (chá onde a planta é fervida por alguns minutos) libera uma água saponácea que é um excelente xampu.
Contra alergias da pele. Ferva duas colheres (sopa) de raízes picadas em uma xícara de chá de água por 5 minutos. Tampe e deixe esfriar. Aplique em compressas.
Contra gota, artrite e reumatismo. Ferva uma colher (sopa) de raízes picadas por 5 minutos, em uma xícara de chá de água. Tome duas xícaras de chá ao dia, uma pela manhã e outra à noite.
Como expectorante. Deve ser usada uma colher de sobremesa do decocto a cada duas horas. A média diária é de 30 a 50 mg de extrato seco.
Toxicidade:
O uso interno deve ser feito com cautela, devido a presença de saponinas (marcador farmacológico). Em grande quantidade, irrita a mucosa gástrica, é citotóxica e emética. " NÃO USE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE ".
Nenhum comentário:
Postar um comentário