segunda-feira, setembro 26

SILYBUM MARIANUM ( L. ) BERTH. ( CARDO MARIANO ) UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERÁPEUTICAS:

Nome científico: 
Silybum marianum (L.) Gaertn
Família: 
Compositae
Sinonímia científica: 
Carthamus maculatus (Scop.) Lam.
Partes usadas: 
Raízes, folhas, sementes e frutos.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Silimarina, silibina, flavonoides, esteroides, ácido fumárico e flavonolignanas.
Propriedade terapêutica: 
Adstringente, colagogo, amargo, sudorífico, diurético, emético, emenagogo, hepático, estimulante estomacal e tônico.
Indicação terapêutica: 
Doenças do fígado (hepatite, cirrose), vesícula biliar, depressão.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: blessed milkthistle, milk thistle, holy thistle 
  • Alemão: mariendistel
  • Francês: chardon Marie, chardon-marie commune, lait de Notre-Dame, silybe, silybum marial
  • Italiano: cardo mariano​
  • Espanhol: cardo mariano, cardo borriquero, cardo lechal

Origem, distribuição:
Acredita-se que Silybum marianum seja nativa das Ilhas Canárias. 

Descrição:
A planta varia em tamanho de 0,30 a 1,80 m, tem hastes verdes e variadas, folhas grandes e espinhosas. Capítulos vermelho-púrpura, raramente branco. Brácteas externas envolvidas com um apêndice de 8-15 mm e coluna recurvada. Esta planta é tóxica para o gado.

Origem do nome:
Silybum vem do grego "sylibon", "silybos", antigo nome de um cardo com hastescomestíveis. "Cardo" é um nome comum dado a várias plantas com folhas e hastes espinhosas. Marianum é homenagem a Virgem Maria.

Uso popular e medicinal:
Cardo-mariano tem uma longa história de uso no Ocidente para depressão e problemas hepáticos. Pesquisas têm confirmado que ele tem uma notável capacidade de proteger o fígado de intoxicação e de danos resultantes da ingestão de bebidas alcoólicas. 

É usada internamente no tratamento de doenças do fígado e vesícula biliar. É considerado eficaz pela German Commission E Monographs, um guia terapêutico da medicina de ervas da Alemanha.

A planta é colhida quando em flor e seca para uso futuro. Silimarina (um componente de flavonoide da semente) atua sobre as membranas das células do fígado que impedem a entrada de compostos tóxicos, evitando danos nas células. Também melhora sensivelmente a regeneração do fígado em hepatite, cirrose, envenenamento por cogumelos e outras doenças do fígado. 

Uma pesquisa alemã aponta que a silibina é clinicamente útil no tratamento de envenenamento por cogumelos Amanita grave. Os extratos de sementes são produzidas comercialmente na Europa.

A regeneração do fígado é particularmente importante no tratamento de câncer uma vez que esta doença é sempre caracterizada por um fígado severamente comprometido e muitas vezes parcialmente destruído. Um remédio homeopático é obtido a partir de partes iguais de raiz e semente com suas cascas ainda ligadas. É utilizada no tratamento de distúrbios hepáticos e abdominal.

 Riscos conhecidos:
Quando cultivadas em solos ricos em nitrogênio, especialmente aqueles que foram alimentados com fertilizantes químicos, esta planta pode concentrar nitratos nas folhas, que Podem favorecer câncer de estômago. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE OU UM FITOTERAPEUTA ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?