O significado de Deuteronômio 28 fala a respeito da Obediência e desobediência. Mas outras bênçãos e maldições estão agora listadas. Elas estavam mais ligadas à vida das pessoas como um todo e dependiam diretamente da obediência ou desobediência das pessoas.
Obediência e desobediência:
As bênçãos diziam respeito principalmente à prosperidade agrícola, felicidade da família, vitória sobre os inimigos e honra aos olhos de outras nações (Deuteronômio 28:1-10).
Assim a garantia de Deus de que ele supriria as necessidades deles estava ligada a um aviso. Mas eles não deveriam procurar aumento da família ou produtividade agrícola adorando os deuses da natureza cananeus (Deuteronômio 28:11-14).
Castigos para os desobedientes:
Correspondentes às bênçãos da obediência estavam as maldições da desobediência. Mas Deus havia advertido seu povo, se eles não obedecessem aos seus mandamentos que havia ordenado eles seriam castigados com maldições. De um modo geral, elas assumiriam a forma de doenças e pragas em suas famílias, rebanhos, manadas e plantações (Deuteronômio 28:15-24). E repetidas derrotas na guerra (Deuteronômio 28:25-35).
Finalmente, a nação que Deus escolheu para ser o líder de todas as nações, entraria em cativeiro humilhante (Deuteronômio 28:36-46). A crueldade de invasores estrangeiros e os horrores da guerra de cerco são vividamente descritos.
As pessoas ficariam tão desesperadas por comida que comeriam até seus próprios filhos, a situação será tão terrível, que comendo seus próprios filhos não dividiriam com ninguém (Deuteronômio 28:47-57; cf. 2 Reis 6:25-29; Lamentações 2:19-22; Lamentações 4:4-10).
Eventualmente, a nação seria destruída e as pessoas levadas cativas para países estrangeiros. Lá eles seriam tratados pior que os animais e teriam mortes horríveis. Seriam castigado com as mesmas doenças com que ele castigou os egípcios, doenças que não tinham cura e os deixariam apavorados e com muito medo. Muitos seriam enviados como escravos para o Egito, onde inundariam tanto o mercado de escravos que ninguém iria querer comprá-los (Deuteronômio 28:58-68).Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz," LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS ORIENTA, NOS CONSOLA, E AINDA NOS ANIMA ".
Nenhum comentário:
Postar um comentário