Utilidades da fumária como planta medicinal:
Devido às propriedades da fumária, ela é útil para tratar prisão de ventre, pedra na vesícula, cólicas de intestino, sarna, urticária e psoríase. Ou seja, atua em várias partes do corpo.
Propriedades medicinais:
O que faz essa planta ser útil para tantas coisas são suas propriedades depurativas, laxantes, diuréticas e anti-inflamatórias, auxiliando na regeneração da pele inflamada.
Modo de uso:
O caule, as folhas e flores da fumária podem ser usadas para fins medicinais. Basta colocar 1 colher de chá de partes da planta desidratadas em 1 xícara de água fervente, deixar alguns minutos descansando, depois coar e beber. Se quiser, pode adoçar com um pouco de mel, que também é anti-inflamatório. É seguro beber até 3 xícaras ao dia, em horários espaçados.
Outra alternativa é deixar o chá esfriar e misturá-lo com suco natural de frutas, ótima ideia para os dias quentes e para deixar a planta com um sabor mais gostoso, menos amargo do que é o seu natural.
Efeitos colaterais:
Todo medicamento pode se tornar veneno se for consumido com excesso, até mesmo os naturais. Com a fumária não é diferente. Se consumir essa planta em excesso, que seriam mais do que 3 xícaras de chá ao dia, poderá ter efeitos como vômito, diarreia e dor de estômago.
Contraindicações:
Além de ter cuidado para não ultrapassar a dose diária recomendada, também é preciso prestar atenção nas contraindicações. Essa planta não deve ser consumida por gestantes, lactantes e pessoas com problemas estomacais. Se fizer o na quantidade segura, e ainda assim tiver efeitos colaterais, pode ser que seja sensível aos componentes da planta. Nesse caso, pare de usar imediatamente " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE OU UM FITOTERAPEUTA ".IBRATH " # MOVIMENTO HOLÍSTICO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário