Muito utilizado pelos índios da Amazônia, o Crajiru possui diversos benefícios para a prevenção e tratamento de doenças. Por conta dessas ações conhecidas pela cultura popular e indígena, ele é muito estudado, tanto aqui no Brasil quanto em outros países. Esses estudos acabam comprovando o uso da planta pela medicina popular e descobrindo seus compostos ativos e formas de ação.
Características do Crajiru:
O Crajiru é uma erva medicinal arbustiva e trepadeira. Seus ramos são subtetragonos e suas folhas são compostas e trifoliadas, de fólios oblongo lanceoladas. Quando secas, as folhas adquirem uma coloração avermelhada. Suas flores são campanuladas e de cores rosa ou lilás, em panículas terminais medindo entre 18 e 20 cm de comprimento.
Outros nomes populares do Crajiru são: carajurú, crajurú, cipó cruz, paripari, capiranga, grajirú, guarajurupiranga, piranga, calajouru, karajura, krawiru, carajiru, cajuru, crejeru, oajuru, crejer, chica, cricket-vine e puca panga.
Ele cresce na África, América Central e América do Sul, desde o México até o Brasil. Mesmo prevalecendo na região Amazônica, o Crajiru nasce até o Rio Grande do Sul nas regiões de Mata Atlântica e Cerrado.
As partes utilizadas para fim terapêutico são as folhas. Que podem ser ingeridas na forma de chá, tintura ou cápsulas.
Além do uso fitoterápico, o Crajiru também é usado como corante. Suas folhas, quando passam por um processo de fermentação com anileira (Indigofera spp), soltam um corante vermelho-tijolo ou vermelho-escuro lipossolúvel, que os índios da Amazônia usam para pintar o corpo e utensílios. Esse corante também é usado para tingir algodão e é exportado em pequena quantidade com o nome de vermelho-americano. A substância responsável por essa coloração avermelhada é a 3-desoxiantocianidinas (Carajurina e Carajurona), também responsável por alguns dos benefícios do Crajiru.
Crajiru: Para que serve? Quais são os benefícios?
Desde muitos anos atrás, o Crajiru é usado pelas tribos indígenas para tratar diversas doenças, tanto na forma de chá quanto na forma de cataplasma para evitar ataque de insetos. Por causa de seu vasto uso popular, o Pariri é usado em diversas pesquisas que buscam descobrir sua composição e comprovar seus benefícios.
Vários compostos bioativos foram descobertos nas folhas de Crajiru.
- Ácido anísico
- Compostos Fenólicos
- Taninos
- Ferro assimilável
- Cianocobalamina (Vitamina B12)
- 3-desoxiantocianidinas (Carajurina, Carajurona)
- Antocianinas
- Flavonoides (Kaempferol)
- Antraquinonas
- Esteróides
- Triterpenos
- Saponinas
Com o levantamento de pesquisas, podemos citar vários benefícios do uso da planta.
- Antianêmico
- Anti-hipertensivo e vasorrelaxante
- Anti-hepatotóxico
- Antioxidante
- Antitumoral e pró-apoptótica
- Antimicrobiano (bactérias, fungos e leveduras)
- Antiparasitário (leishmania e trypanosoma)
- Anti-inflamatório e antinociceptivo
- Antiangiogênico
- Cicatrizante e adstringente
- Antiulcerogênico
- Diurético
- Imunomodulador
Além disso, o Crajiru tem potencial para possíveis tratamentos contra veneno de cobra. Em uma pesquisa, foi relatado que o extrato utilizado inibiu até 92,52% do veneno da cobra Crotalus após 6 horas de exposição por via intraperitoneal.
Crajiru Auxilia no tratamento de câncer:
Há muitos relatos no Brasil sobre o uso do Crajiru para ajudar no tratamento de câncer. E por causa dessa fama, muitos pesquisadores quiseram investigar se a planta realmente ajudava no tratamento e, se sim, como ela agia no câncer. Com isso, foi descoberto que o Crajiru pode auxiliar no tratamento de câncer de diversas formas. Veja abaixo algumas dessas ações:
- Aumenta os níveis de células sanguíneas, que costumam cair devido aos tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
- Reduz a toxicidade da quimioterapia, atenuando seus efeitos adversos.
- Com menos efeitos colaterais, também ajuda a reduzir a mortalidade.
- Dependendo do caso, possibilita a redução da dose efetiva do quimioterápico.
- Inibe a proliferação de células tumorais.
- Por ser antioxidante, protege as células saudáveis e ajuda a combater as células cancerígenas.
As antocianinas presentes no Crajiru são consideradas anticarcinogênicas por serem capazes de capturar radicais livres pela doação de átomos de hidrogênio fenólicos. Sua ação antioxidante é maior que as Vitaminas C e E, desempenhando um papel importante para a prevenção de várias doenças, como o câncer.
O Crajiru também possui outros compostos antioxidantes, como os constituintes fenólicos isoscutelareina, 6-hidroxiluteolina, hispidulina, scutelareina, luteolina e apigenina.
É importante ressaltar que o câncer deve ser tratado por médicos oncologistas e tudo que o paciente for ingerir durante o tratamento, precisa passar antes pela avaliação do médico.
Crajiru é bom para os rins:
Sim, o Crajiru possui ação diurética, ou seja, ajuda o corpo a eliminar líquido acumulado. Além disso, ele estimula a produção de urina. Por causa dessas ações, o Pariri ajuda no tratamento de doenças urinárias como cistite, insuficiência renal, pedras nos rins etc.
Crajiru serve para diabetes:
As antocianinas presentes no Crajiru ajudam na prevenção e tratamento de diabetes e obsidades, tanto por possuírem atividade antioxidante quanto por controlarem a expressão do gene adipocitocina nos adipócitos (células do corpo que armazenam gordura). O Pariri também melhora as taxas do colesterol HDL (colesterol bom), ajudando ainda mais quem sofre de diabetes e colesterol alto juntos.
Uma das complicações mais comuns do diabetes é a formação de úlceras na pele, e o Crajiru também pode ajudar nisso, devido à sua ação cicatrizante.
Crajiru contribui para o aumento da imunidade:
Ainda não há muitas comprovações sobre o aumento da imunidade com o uso do Crajiru. Porém, em uma das pesquisas, o Pariri apresentou efeito imunomodulatório, que segundo os autores, foi atribuído à presença de flavonóides (como o kaempferol) em sua composição.
Crajiru contribui para amenização da dor:
Um estudo identificou que o Crajiru possui ação antinociceptiva, ou seja, reduz a capacidade de perceber a dor, agindo como um analgésico. Isso ocorre devido a compostos como flavonoides, antocianidinas e triterpenos, que estão presentes na planta. Os flavonoides ainda agem como anti-inflamatórios, contribuindo para a amenização da dor.
Crajiru tambem auxilia na cura da anemia:
Apesar do Crajiru ser famoso por curar anemia, ele não possui quantidade de ferro suficiente para suprir sozinho a deficiência de ferro de quem tem anemia. Mas seu uso não deve ser descartado, pois a planta é muito rica em diversos outros minerais, principalmente o magnésio.
O magnésio é muito importante para o bom funcionamento do nosso metabolismo, auxiliando na formação de ossos e dentes, contração muscular e ativação de enzimas. E a quantidade de magnésio encontrada no Crajiru é suficiente para corrigir sua deficiência.
Crajiru tambem abaixa a pressão:
Sim, o Crajiru auxilia no controle da pressão arterial de duas formas. Sendo que a primeira é por causa de sua ação diurética, pois diuréticos ajudam a controlar a pressão alta.
A segunda forma de controle é pela ação vasorrelaxante, ou seja, ação relaxante dos vasos sanguíneos. Isso acontece pois, quando os vasos se distendem, há mais espaço para o sangue circular, diminuindo a pressão arterial. Segundo a pesquisa, esse efeito ocorre devido à inibição da disponibilidade de cálcio (Ca+2) intracelular, que é bloqueado na membrana citoplasmática.
Crajiru tambem auxilia na cicatrização de feridas:
Sim, é comprovado que o Crajiru ajuda na cicatrização de feridas, tanto na pele quanto em mucosas. A planta possui princípios ativos que estimulam o processo cicatricial, através do aumento da síntese de colágeno e da proliferação de fibroblastos, fazendo com que a pele ou mucosa se regenerem mais rapidamente.
Além disso, pela presença de quinonas e flavonoides na composição do Pariri, ele ajuda no tratamento de infecções de fungos, bactérias e leveduras de pele, que costumam causar lesões superficiais.
Crajiru Auxilia na cura da úlcera:
Da mesma forma que o Crajiru age na cicatrização de mucosas, ele ajuda a cicatrizar úlceras do estômago também. A erva melhora o fluxo sanguíneo na região, aumenta os fatores de proteção da mucosa gástrica e inibe a peroxidação lipídica por radicais livres. Segundo a pesquisa, o Pariri também ajuda no tratamento de úlceras causadas por infecção de H. pylori.
Crajiru é bom para o fígado?
Os flavonoides contidos no Crajiru, como a quercetina, possuem atividade antioxidante e exercem uma variedade de efeitos sobre o metabolismo do fígado, protegendo-o contra toxinas. Em um dos estudos também foi observado que houve um estímulo ao consumo de oxigênio no fígado e a inibição da produção de glicose.
Os benefícios do chá de Pariri são os mesmo citados anteriormente, no caso da ingestão do chá. Mas também há a possibilidade de usar o Crajiru para banho de assento, que é muito utilizado nas tribos indígenas.
Também é possível adquirir o Crajiru na forma de cápsulas e tintura, que vão agir no corpo da mesma forma que o chá. As cápsulas são feitas com as folhas moídas e a tintura é um extrato líquido também feito das folhas do Pariri.
Devido ao seu sabor adstringente, algumas pessoas preferem tomar o Crajiru em cápsulas para não sentir o gosto da planta.
Como tomar o chá de Crajiru:
Como as partes utilizadas do Crajiru são as folhas, a técnica para extrair os ativos da planta é a infusão. Veja abaixo o passo a passo de como preparar o chá:
- Esquente 250ml de água até quase ferver;
- Adicione 1 colher de chá das folhas rasuradas (cortadas em pequenos pedaços) no recipiente;
- Despeje a água quente por cima das folhas;
- Tampe o recipiente e deixe em repouso entre 5 e 10 minutos;
- Agora é só coar e beber!
O chá deve ser consumido sem açúcar e em até 24 horas.
Banho de assento com chá de Crajiru:
O Crajiru possui ações muito benéficas para a saúde íntima da mulher, por isso é muito usado em banhos de assento. São três ações principais:
Antimicrobiana - ajuda no tratamento e prevenção de doenças causadas por bactérias e fungos, como candidíase. Também pode ser usado para auxiliar no tratamento de herpes e sífilis.
Cicatrizante - ajuda no tratamento de machucados da região, podendo auxiliar na recuperação do pós-parto.
Anti-inflamatória - ajuda nas inflamações uterinas, ovarianas ou causadas por afecções na região.
Para fazer o banho de assento de chá de Crajiru, é preciso preparar o chá da mesma forma, mas utilizando 1 colher de sopa da planta para 1 litro de água quente. E tenha certeza de que a água não está muito quente antes de usar, para não queimar a pele.
Como plantar Crajiru:
As mudas de Crajiru são feitas através da estaquia. São estacas de ramos lenhosos e herbáceos, com aproximadamente 20cm de comprimento. O enraizamento da planta acontece de forma casual.
Efeitos colaterais e contraindicações do Crajiru:
A toxicidade do Crajiru é muito baixa, apresentando efeito colateral leve apenas com a dosagem acima de 5g/kg por dia. Ou seja, para aparecer o efeito colateral, uma pessoa de 80kg precisaria ingerir 400g da planta diariamente.
O uso do Pariri não apresentou efeitos mutagênicos e de genotoxicidade, não havendo danos no DNA. Pessoas que têm a pressão arterial baixa devem ficar atentos a ela, pois o Crajiru pode abaixar mais a pressão.
A única contraindicação é para gestantes e mulheres em fase de amamentação, por falta de estudos que comprovem a segurança de seu uso durante esses períodos." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE OU UM FITOTERAPEUTA " IBRATH " # MOVIMENTO HOLÍSTICO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário