domingo, outubro 30

ESTUDO SOBRE A PLANTA " IPOMOEA BATATAS ( L. ) LAM. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERÁPEUTICAS:

Nome científico: 
Ipomoea batatas (L.) Lam.
Família: 
Convolvulaceae
Sinonímia científica: 
Batatas edulis var. porphyrorhiza (Griseb.) Ram. Goyena
Partes usadas: 
Raizes, folhas.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Amidos, flavonoides livres e glicosilados, derivados do ácido cafeico, glicosídeos do glicol e borneol, triterpenoides e betacaroteno principalmente nas espécies de polpa amarela.
Propriedade terapêutica: 
Antimicrobiana, alterante, afrodisíaco, adstringente, bactericida, emoliente, fungicida, laxante, tônico.
Indicação terapêutica: 
Inflamações da boca e da garganta, avitaminose A, pele áspera, cegueira noturna, úlcera na córnea, distúrbio do crescimento.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: sweet potato, yam
  • Alemão: batate, süsskartoffel. 
  • Italiano: patata dolce, patata americana, batata
  • Espanhol: boniato, batata (del taino), chaco, papa dulce, camote

Origem, distribuição:
Originária das Américas Central e do Sul, sendo encontrada desde a Península de Yucatam (México) até a Colômbia.

Descrição:
Planta herbácea rastejante, tem raizes de sabor doce muito ricas em amido, variando de cor desde o branco ao amarelo chegando até o vermelho.

Caule aéreo estolonífero. Folhas simples, membranáceas, lobadas, pedalinérvea secionada (divisões não estão soldadas entre si junto da base, a qual é a nervura primária), de base quase reta.

Flores afuniladas, de cor lilás e fundo púrpura com 5 estames e 2 carpelos. Ovário súpero com 4 lóculos. Os tubérculos estão presentes depois que a ramagem floresce. Não é muito exigente em relação a solos, porém vegeta melhor e produz mais raizes em solos arenosos, soltos, drenados e de média acidez. 

Uso popular e medicinal:
A batata-doce é a 4ª hortaliça mais consumida no Brasil. É uma cultura tipicamente tropical e subtropical, rústica, de fácil manutenção, boa resistência contra a seca e ampla adaptação. Apresenta custo de produção relativamente baixo, com investimentos mínimos e elevado retorno. É também uma das hortaliças com maior capacidade de produzir energia por unidade de área e tempo (kcal/ha/dia). 

Diversos cultivares são produzidos dentre os quais brazlândia (branca, rosada, roxa) e coquinho. 

A forma comum empregada popularmente como alimento é o decocto da raiz (raiz cozida). É indicado contra sintomas de avitaminose A: pele áspera, cegueira noturna, úlcera na córnea e atraso do crescimento. 

Externamente o infuso e o decocto das folhas são usados em gargarejos para combater inflamações da boca e da garganta na concentração de 30 g/L. Seus tubérculos também têm atividade antimicrobiana e antifúngica sendo ativa contra Candida albicans, causadora de corrimentos vaginais e doenças da boca.

É relatado noa literatura como alterante (restaura as funções normais do organismo), afrodisíaco, adstringente, bactericida, emoliente, fungicida, laxante, tônico. É remédio popular para a asma, picadas de insetos, queimaduras, catarro, intoxicação por ciguatera (causada pela ciguatoxina, substância encontrada em pequenos peixes que se alimentam de algas contaminadas), convalescença, diarreia, febre, náuseas, esplenose (autotransplante de tecido esplênico após trauma ou cirurgia esplênica), aflição do estômago, tumores e inflamação dos tecidos mais profundos dos dedos (especialmente da falange terminal, geralmente produzindo supuração).

Toxicidade:
A planta, quando infectada por fungos, pode causar intoxicação, produzindo sensação de falta de ar, perda de apetite e vômito. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE OU UM FITOTERAPEUTA " ( DEIXAS QUE O TEU ALIMENTO SEJA TUA MEDICINA ) # MOVIMENTO HOLÍSTICO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?