quinta-feira, dezembro 1

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " PAPAVER SOMNIFERUM L. " UMA PLANTA COM VÁRIOS BENEFÍCIOS MEDICINAIS:

Nome científico: 
Papaver somniferum L.
Família: 
Papaveraceae
Sinonímia científica: 
Partes usadas: 
Folhas, óleo, semente.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Alcaloides opiáceos (morfina, codeina, tebaina, papaverina, narcotina, narceina).
Propriedade terapêutica: 
O látex é anódino, antitussígeno, adstringente, sudorífico, emenagogo, hipnótico e sedativo narcótico.
Indicação terapêutica: 
Alívio da dor, tosse, disenteria, constipação, febre, insônia.

Origem, distribuição:
Mediterrâneo e Oriente Médio.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: opium poppy
  • Francês: pavot somnifère, pavot à opium
  • Alemão: mohn, schlafmohn, gartenmohn, olmohn, opiummohn
  • Italiano: papavero
  • Espanhol: adormidera

Descrição:
Ereta, anual, pode atingir uma altura de até 1,5 m. Folhas grandes com lóbulos. Flores grandes de até 10 cm de diâmetro, cor branca, lilás ou púrpura, com pétalas arredondadas de até 4 cm, às vezes com manchas escuras na base. Fruto de até 9 cm, globular e suave. Floresce de maio a julho em campos, terrenos baldios e calçadas em toda a Europa. Cultivada para fins medicinais.

Uso popular e medicinal:
É desta planta que se obtêm o ópio, a partir do qual muitas outras substâncias denominadas opiáceos (morfina, codeina, tebaina, papaverina, narcotina, narceina), são extraídas. As sementes de papoula são usadas como condimento.

O ópio é um suco espesso que se extrai dos frutos imaturos (cápsulas) de várias espécies de Papaver e é utilizado como narcótico.

A papoula contém uma ampla gama de alcaloides e tem grande valor como medicamento, especialmente por aliviar a dor. Seu uso (especialmente ópio e morfina extraídas da planta) pode viciar, portanto deve-se ter extrema cautela e somente usar sob a supervisão de um profissional qualificado com conhecimento em plantas medicinais. 

O sumo seco (látex) das sementes verdes é rica fonte de alcaloides ativos, incluindo a morfina. Extrai-se por incisões superficiais nas cápsulas assim que as pétalas cairem. Essas incisões devem ser feitas com cuidado, para não penetrar no interior das cápsulas das sementes. O látex emana em forma de gotas a partir das cápsulas e seca em contato com o ar, podendo então ser coletado. 

Esse látex é anódino (o mesmo que paliativo, alivia a dor), antitussígeno (reduz a frequência da tosse), adstringente (contrai os tecidos, combatendo diversas moléstias), sudorífico (faz suar), emenagogo (provoca menstruação), hipnótico e sedativo narcótico. 

Além das propriedades analgésicas, o látex também tem sido utilizado como um antiespasmódico (contra contração involuntária de músculo) e expectorante no tratamento de certos tipos de tosse, enquanto as suas propriedades adstringentes o faz útil para o tratamento da disenteria. 

Um remédio homeopático é feito a partir do látex seco e utilizado no tratamento de uma variedade de queixas, incluindo constipação, febre e insônia." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( DEIXAS QUE O TEU ALIMENTO SEJA TUA MEDICINA )# MOVIMENTO HOLÍSTICO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?