sábado, dezembro 24

VEJAMOS ALGUNS PROBLEMAS QUANDO TOMAMOS MUITOS REMÉDIOS CASEIROS SEM CONHECIMENTO:

Hoje eu estou aqui para falar sobre dois grandes problemas que encontramos no momento atual da Fitoterapia:

1. O uso indevido de várias plantas medicinais e comestíveis sem comprovação científica. 

Já ouvi muitos relatos em meu dia a dia além de muitos contatos por e-mails e redes sociais sobre as toxicidades de algumas plantas medicinais, que vão desde aumento da pressão, dor de cabeça, insônia, diarreia, dores gástricas, alergias e até mesmo a queimação na pele por uso indevido de algumas plantas medicinais comuns do cotidiano. Plantas estas que inclusive são consideradas pela ciência plantas seguras como: folha da goiabeira, tanchagem, babosa, capim-cidreira, capim-citronela, aveloz e muitas outras.

Sabe porque? 

É simples.

Muitas pessoas não conhecem o funcionamento de cada organismo e como agem as plantas medicinais. Costumo falar que não basta conhecer as indicações de uso de cada planta, é preciso saber suas particularidades. Pois precisamos ter muito claro 3 aspectos: a planta, o doente e a doença. 

2. A falta de cuidado com a interação farmacológica entre medicamentos sintéticos e as plantas medicinais.

Muitas pessoas acham que as plantas medicinais, por serem naturais, não fazem mal. Mas a verdade é que não podemos esquecer que a planta medicinal é composta de muitas moléculas químicas e, por isso, não podem ser utilizadas junto com medicamentos sintéticos.

Pois bem, as plantas medicinais podem potencializar ou diminuir muitos efeitos dos medicamentos sintéticos, podendo provocar irritações gástricas, hemorragia, insônia, pressão alta ou baixa, dentre muitos outros efeitos.  

Fora estes dois grandes, ainda existem problemas menores, que não vem ao caso mencionar agora, mas o grande ponto aqui é que a saúde não pode ser tratada com erros.

A saúde exige processo, conhecimento e ciência.

E quando eu falo de saúde, estou falando da minha, da sua e da saúde do outro.

Existe uma diferença absurda entre “alívio de sintomas” e tratamento seguido de cura.

Sabe qual a consequência de não perceber essa diferença ao entrar no universo da Fitoterapia?

É muito simples.

Os problemas de saúde cotidianos que poderiam ser tratados e curados definitivamente, podem se agravar sendo camuflados por soluções temporárias e sem eficácia. NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( DEIXAS QUE O TEU ALIMENTO SEJA TUA MEDICINA ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?