Nome em outros idiomas:
- Inglês: ipecacuanha
- Alemão: brechwurzel
- Francês: ipéca, ipécacuanha
Origem, distribuição:
Nativa das florestas tropicais da América (Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Colombia, Brasil).
Descrição:
Planta de pequeno porte, rasteira, da mesma família do café.
Uso popular e medicinal:
A ipeca é uma planta medicinal, suas raízes contêm alcaloides importantes e valorizados no mercado internacional. Um deles - a emetina - é muito usado na fabricação de xaropes expectorantes, vermífugos e outros medicamentos. Completa bem a ação de remédios contra a tosse e sua eficácia é comprovada. As raízes também são usadas como emético, propriedade que provoca o vômito. Os eméticos ajudam o estômago a ficar livre de substâncias irritantes.
O valor comercial desta espécie é a raiz. Há uma demanda de raiz no mercado, mas infelizmente nada se conhece sobre o cultivo racional no Brasil. A forma de comércio é pelo extrativismo porém, arrancando-se a raiz, a espécie não se regenera. Essa exploração predatória é proibida por lei e está acabando com os estoques naturais.
Cuidado:
Não se deve fazer uso doméstico dessa planta, ela serve para a indústria farmacêutica. O xarope da planta, chamado "xarope de ipeca", já foi usado por pessoas com bulimia a fim de induzir o vômito, mas o seu uso repetido causa acumulação no fígado e problemas no músculo cardíaco." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " A SABEDORIA É UM CÍRCULO " TUDO QUE RECEBEMOS DEVEMOS DEVOLVER.
Nenhum comentário:
Postar um comentário