terça-feira, abril 4

A NATUREZA DA REVELAÇÃO ESPIRITUAL:

Deus está próximo; “Nele vivemos, nos movemos e existimos.” A eternidade está próxima; estamos à beira da mesma. A morte está próxima, avançando em nossa direção com passos apressados. As verdades da Palavra de Deus são mais certas em si, e da maior consequência para nós. Mas não percebemos nenhuma destas coisas, e não somos afetados por elas, porque nosso entendimento é obscuro, e porque há paredes espessas de ignorância, preconceito e incredulidade, perante os olhos da mente, e que as mantêm afastadas da nossa visão, mesmo aquelas noções de verdade que por vezes, pegamos ouvindo e lendo, mas são como janelas num quarto escuro, elas são adequadas para permitir a entrada da luz, mas não podem produzir qualquer luz de si mesmas.
Penso, portanto, que podemos concluir, que Deus está revelando essas coisas para nós somente para significar a sua efetiva mudança em nós pelo seu Espírito Santo, assim como ele nos dispõe e nos permite a experimentá-las. Ele envia uma luz divina para a alma, e as coisas começam a parecer tão simples, e perguntamo-nos na nossa antiga estupidez, por que não pudemos percebê-las antes. Pelo poder do seu Espírito, com o qual ele quebra as paredes que nos prendiam e nos confinavam ao nosso modo de ver, e uma nova e impensada perspectiva aparece de repente diante de nós. Então a alma vê o perigo em que se encontrava: “Eu pensei que me protegia, mas eu acho que eu estou no meio dos inimigos. A culpa me persegue, o medo, o laço, e a cova, estão diante de mim, que caminho deverei seguir?” Então ele percebe seu erro: “Embora meus pontos de vista estivessem confinados, eu pensei que não havia nada além do tempo de vida para ser cuidado, mas agora eu vejo uma eternidade sem limites para além disso.” Isto traz também um vislumbre das glórias do mundo melhor, das belezas da santidade, da excelência de Jesus. Esta luz é primeiramente fraca e imperfeita, mas cresce mais forte através da utilização de meios designados, e como é aumentada, cada coisa aparece com uma forte evidência.
Podemos mais particularmente ilustrar esta obra do Espírito Santo, com o modo que ele influencia as principais faculdades da alma, o entendimento, afeições e vontade. Por natureza, a vontade é perversa e rebelde, e as afeições alienadas de Deus; a causa primária desses transtornos está na escuridão do não entendimento. Aqui, então, começa a mudança.
O Espírito de Deus ilumina o entendimento, pelo que o pecador percebe que as coisas são, tal como representadas na palavra de Deus, que ele é um transgressor contra a lei divina, e por esse motivo desagradável para a ira de Deus, perante a qual ele não é somente culpado, mas corrompido e impuro, e totalmente incapaz ou para reparar os males passados, ou para mudar o seu próprio coração e vida. Ele vê que o grande Deus poderia justamente recusar-lhe a graça, e que ele não tem qualquer recurso para oferecer ao tribunal de juízo.
Esta descoberta iria afundá-lo em desespero, se ela não fosse mais longe, porque, pela mesma luz que ele descobre a si mesmo, ele começa a ver a idoneidade, sabedoria e glória, no método de salvação revelado no evangelho.
Ele lê e ouve sobre a pessoa, sofrimentos e ofícios de Cristo, de uma forma muito diferente do que ele fizera antes, e como que, atendendo à palavra ministrada, suas apreensões de Jesus e de seu entendimento tornam-se mais claros e distintos, uma esperança espiritual acontece e aumenta em sua alma, e os efeitos certeiros disso é que ele se sente seu amor ficar forte por Aquele, que tanto o amou e que morreu por seus pecados. Contemplando, por fé, o Senhor Jesus Cristo, como sangrando e morrendo na cruz, e sabendo para quem, e em que conta, ele sofreu, ele aprende a odiar, com um ódio amargo, esses pecados que o pregaram lá. O amor incrível de Cristo o constrange a considerar todas as coisas que ele antes valorizava, como escória e esterco, para a excelência do conhecimento de seu Salvador.
Nem a sua fé pára por aqui, ele vê aquele que uma vez sofreu e morreu, subindo triunfante do túmulo, e ascendendo ao céu no caráter do representante, amigo, e precursor de seu povo. Tendo tal Sumo Sacerdote , ele é incentivado a permanecer perto de Deus, para reivindicar um interesse nas promessas, em relação à vida que agora existe, e que está por vir. Assim, possuindo, no começos da graça, um penhor da glória que deverá ser revelada, uma verdadeira, universal, mudança ocorre necessariamente nas afeições. Agora, as coisas velhas já passaram; e tudo se fez novo: a alma já não se une voluntariamente ao pó, ou pode ser satisfeita com as coisas terrenas, mas tem sede de comunhão com Deus, e de um aumento de santidade. O pecado não é mais aceito, ou prazeroso, mas se opõe e vigia contra ele, e qualquer desvio da santa vontade de Deus excita o mais sincero pesar e humilhação, e leva à aplicação renovada do sangue e da graça de Jesus para o perdão e força. Assim, a vontade é semelhantemente introduzida numa sujeição incondicional e se rende ao poder de Cristo, e atua voluntariamente em seu serviço, como já fizera antes contra ele.
Para que o que é denominado de liberdade da vontade humana deveria consistir numa indiferença suspensa entre o bem e o mal, é um refinamento, que, no entanto admirado e aplaudido por muitos, é igualmente contrário tanto à razão sadia e à experiência universal. A vontade, em todas as pessoas e casos, é determinada pelos atuais ditames do entendimento, e a inclinação dos afetos.
Por discorrer tanto assim sobre o Espírito de Deus, eu não quero dizer, como você pode perceber pelo que eu deixei agora de dizer, que pretendo excluir sua santa palavra, ou a pregação do evangelho. Todas essas verdades e perspectivas já estão contidas na palavra de Deus, mas sem a luz do Espírito elas não são discernidas. Elas são pregadas a você no culto público. Nós testificamos uma e outra vez as coisas que temos visto e ouvido da palavra da vida; e quando são, em alguma medida afetadas com a evidência, estamos prontos para saber como qualquer um de vocês pode, eventualmente, evitar percebê-las, até que lembremos como éramos e, então, sabemos, por experiência própria, que devemos pregar, e vocês ouvem em vão, a menos que agrade ao Senhor abrir seus corações. Mas, observem,
1. O Espírito de Deus ensina e ilumina por sua palavra como instrumento. Não há revelação a partir dele, senão a que é (assim como a nossa percepção disto) derivada das Escrituras.
Pode-se supor iluminações e fortes impressões sobre a mente, nas quais a palavra de Deus não tem lugar ou preocupação; mas isso por si só é suficiente para desaprová-las, e para provar que não provêm do Espírito Santo. Pois,
2. As Escrituras são a regra nomeada e provada, pela qual todas as nossas pesquisas e descobertas, todas as nossas aquisições no conhecimento religioso, devem ser provadas. Se elas são realmente de Deus, elas estarão sob esta regra, e respondem à palavra face a face como diante de um espelho, mas não o contrário. “À lei e ao testemunho; se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles” ( Isaías 8-20 ) Se aqueles que desprezam todas as alegações da influência do Espírito de Deus, com entusiasmo, não têm sido frequentemente informados, e esperamos que, reconheçam, não a revelação interna, mas por meio da palavra de Deus, e em concordância com ela, eles seriam menos inescusáveis em repetir as acusações de loucura e paixão, que ignorantemente são lançadas contra a obra do Espírito, e a todos os que professam a dependência dele.
Para aqueles que são inquiridores da verdade realmente sinceros e santos, o que tem sido dito sobre esta parte do nosso assunto, vai, espero, sugerir a conveniência de duas direções. A partir daí aprender,
1. a estabelecer um valor alto para a palavra de Deus. Tudo o que é necessário para te tornar sábio para a salvação está lá, e neste precioso livro você pode encontrar uma direção para todas as dúvidas, a solução de todas as dificuldades, a promessa adequada para cada circunstância. Poderá ser informado de sua doença pelo pecado, e o remédio fornecido pela graça. Você pode ser instruído a conhecer a si mesmo, para conhecer a Deus e Jesus Cristo, no conhecimento de quem se levanta para a vida eterna. As maravilhas do amor que redime, as glórias da pessoa do Redentor, a felicidade do povo redimido, o poder da fé, e a beleza da santidade, estão aqui de maneira útil e confortável, salvar da morte, e trazer algo do céu à terra.
Mas essa verdadeira sabedoria não pode ser encontrada em qualquer outro lugar. Se você se afastar das Escrituras, em busca tanto de presente paz ou esperança futura, sua procura vai acabar em decepção. Esta é a fonte de águas vivas: se você abandoná-la, e dar preferência às cisternas rotas de sua própria imaginação, elas o abandonarão quando você mais precisar delas. Exulte, portanto, que um tal tesouro é colocado em sua mão, mas se alegre com tremor. Lembre-se que isso não é tudo o que você quer: a menos que Deus lhe dê um coração para usá-lo corretamente, seu privilégio somente agravará a sua culpa e miséria. Portanto lembre-se,
2. da necessidade da oração. Pois, embora as coisas de consequência mais próxima de você na Bíblia, e você deveria lê-la mais e mais, até você conhecer todo o livro de memória, mas você não vai entender, ou discernir a verdade como ela está em Jesus, a menos que o Senhor, o Espírito o revele a você. A dispensação da verdade está na sua mão, e sem ela todas as vantagens imaginárias de superior capacidade, a aprendizagem, a crítica , e os livros, se mostrarão tão inúteis como para o cego. O grande incentivo é que este Espírito infalível, tão necessário para nos guiar pelo caminho da paz, é prometido a todos os que sinceramente o buscarem. Por este Espírito outorgado Jesus é exaltado, e ele disse: “Todo aquele que vier a mim, de maneira alguma o lançarei fora.” Portanto, regue a sua leitura com a oração frequente. Agora passamos aos,

Caracteres das pessoas que têm sucesso em suas inquirições, e têm as coisas relativas à salvação de Deus reveladas a eles, pois eles são,

Chamados de bebês.

1 . Elas são em sua maior parte bebês na estima do mundo. Eles são desprezados pelo sábio e prudente por causa de suas capacidades fracas, pequenas realizações, e sua aparente insignificância na vida comum. Mas o Senhor não negligencia nenhuma deles. Ele não faz acepção de pessoas. Nas bênçãos da sua providência comum, aqueles que estão mais imediatamente à sua própria mão, como o ar e a luz, a saúde e a força, as faculdades da visão e audição etc, ele dá tão livremente, e em tão grande perfeição, assim para os pobres como para os ricos, para os ignorantes quanto para os aprendizes. E assim é com relação à sua graça. Nossa incapacidade é fundada na nossa natureza, e é comum a todos, e não em qualquer nomeada circunstância. Ele está tão pronto para salvar o plebeu quanto o nobre. Muitos dos grandes e sábios ficam ofendidos com isso. Como eles ocupam a terra, estão dispostos a ocupar o céu do mesmo modo, somente para si. Mas o Senhor tem designado de outra forma, e isto tem sido uma reprovação constante do evangelho, pois aquelas poucas pessoas comuns ( marcos 12-37; João 7: 48-49 ) têm pensado que vale a pena ser notado.

2. Eles são bebês em sua própria estima.

Não que alguns sejam mais humildes do que os outros por natureza e, portanto, o Senhor lhes dá uma preferência por conta disso, pois por natureza somos todos iguais, igualmente destituídos do menor bem; mas a expressão nos ensina, que aqueles a quem o Senhor tem o prazer de revelar estas coisas, ele primeiro esvazia e humilha, os retira de toda glória terrena, e os leva a uma dependência dele. O verdadeiro cristãos é frequentemente comparado a um criança pequena, e é fácil de entender esta instrutiva comparação.
1. A criança ou o bebê têm pouco conhecimento, e sua capacidade e poderes são ainda muito débeis. Todos, cujo entendimento tem sido espiritualmente iluminado irão reconhecer a si mesmos crianças a esse respeito. O pouco que sabem lhes convence de sua ignorância.
Eles estão convencidos de que sua visão das coisas é fraca, parcial, confusa; que seus julgamentos são fracos; que se o Senhor não prevenisse isto, eles são muito susceptíveis de serem enganados pela astúcia de Satanás, e pela traição de seus próprios corações. Eles sentem que não têm em si mesmos suficiência de pensar corretamente.
2. A criança é dócil ao ensino. Consciente da sua própria ignorância, eles ouvem tudo sobre elas, e acho que cada um está qualificado para lhes ensinar algo. Entre os homens ninguém é verdadeiramente dócil, mas aqueles que sabem que precisam ser ensinados. O homem natural, se possui algumas vantagens, acha que todos precisam da sua ajuda. O cristão humilde dá esta prova, pela confissão de que sua ignorância é genuína, e que o seu coração, está desejoso de aprender com todos. Ele está pronto para ouvir e tardio para falar, e para abrir mão de suas convicções carnais. Embora ele não vá concordar com cada coisa que ele ouve sem prova ou exame, ele está disposto a receber instrução, e é agradecido àqueles por quem ele é instruído. Ele está com medo de ser enganado, de ceder a preconceitos e, portanto, alegremente melhora todos os meios de informação.
3. A criança é simples e dependente. Ela não tem razão, mas implicitamente recebe o que é dito por seus pais, ou por aqueles a quem ele acha mais sábios do que ele. Tal resignação, de fato, os cristãos se atrevem a fazer de sua compreensão a todos os homens, porém podem estimá-los no principal, pois ele aprendeu com a palavra de Deus, a não colocar sua confiança no homem, mas este é o desejo do coração renovado, no que diz respeito ao ensino da Palavra e do Espírito de Deus. Ele não permite arrazoar ou questionar aqui, nem que ele venha a dizer com Nicodemos: “Como pode ser essas coisas?” É o suficiente para ele que Deus tem dito isto, e é capaz de torná-lo bom. Isto é um temperamento feliz. Desta forma inumeráveis dificuldades que surgem a partir de aparências e sofismas são evitadas, e a mente, pela fé, navega em segurança em todo o imenso oceano de conjecturas e opiniões que os insubordinados à palavra de Deus estão prontos a levantar.
É verdade que há vários graus desta simplicidade, e em quem possui em maior medida, há um remanescente princípio de orgulho e incredulidade, que lhe custa muitas orações e muitos conflitos para serem subjugados. Mas isso, em algum grau, é essencial para o caráter daqueles que são ensinados por Deus, que eles desejam e se esforçam para se submeterem totalmente à sua orientação e vontade, em todas as coisas.
Aqui, então, está um tópico apropriado para o auto-exame. Que cada um pergunte ao seu coração, tenho esta disposição simples, como uma criança?
Se você tem, se for o seu desejo ser ensinado por Deus, se a sua palavra é a sua regra, se você depende do seu Espírito para ensinar-lhe todas as coisas, e para levá-lo como se fosse pela mão, sensato que, a menos que você seja assim conduzido e guiado, você certamente se extraviará; seja grato por isso, aceite-o como um símbolo para o bem. Você nem sempre foi assim; houve um tempo quando você era sábio aos seus próprios olhos, e prudente em sua própria visão. Você tem uma boa razão em esperar que o Senhor, que tem já lhe ensinou a depender dele, vai lhe mostrar tudo o que é necessário para você conhecer.
Porém, se este não for o caso, e se inclinar para o seu próprio entendimento, que surpresa há em que você esteja ainda andando na escuridão e na incerteza? Você vai dizer, li a Bíblia diligentemente; eu não tenho sofrido pequenas dores para examinar as coisas, para ver qual das muitas divisões que existem entre os cristãos possui a verdade, mas eu ainda estou perdido. Certamente, se algumas doutrinas religiosas foram proibidas nas Escrituras, eu deveria tê-las encontrado lá? Eu respondo, sem diminuir sua sagacidade ou sua sinceridade, seu caso é facilmente contestado a partir do versículo que estamos considerando; se suas perguntas não são realizadas em humilde dependência do Espírito de Deus. Também muitas instâncias que poderiam ser produzidas por homens que laboram por anos naquilo que parece um dos mais louváveis empreendimentos, a saber, a explanação das Escrituras para o uso de outros, têm no final estado num grau notável de instabilidade de opiniões em si mesmos, e os únicos frutos visíveis de suas leitura e do esforço empreendido, foram erro, invenção e insatisfação, de modo que seus trabalhos têm sido um exemplo para a primeira parte do nosso texto, uma prova no ponto como as coisas de Deus são muitas vezes escondidas completamente do sábio e do entendido! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?