terça-feira, abril 18

UM RESUMO AO SISTEMA CARDIOVASCULAR:

O corpo é um todo dividido em diversas partes, é como uma máquina que possui suas peças que trabalham em conjunto, mas cada uma com sua respectiva função, para manter esta máquina em funcionamento. Esta “máquina” capaz de raciocinar e de resolver problemas, é dividida em sistemas, que é o conjunto de órgãos que trabalham juntos para deixar-nos em completa homeostasia. Um dos principais sistemas do organismo, é o Cardiovascular, que é composto pelo coração, artérias, veias e capilares.

Coração:

O coração é um dos principais órgãos do corpo, é uma bomba oca, com quatro cavidades que se enchem de sangue e por meio de uma pressão exercida pelo músculo cardíaco é levado dentro dos vasos sanguíneos (veias e artérias) para todas as partes do corpo, desde a parte mais interna, até à pele que é nossa camada protetora contra o meio externo.

Ele está localizado no mediastino, com uma base, acima, e com o ápice voltado ligeiramente para a esquerda. Tem aproximadamente o tamanho do punho fechado, e pesa cerca de 250g em mulheres e 300g em homens.  As paredes do coração possuem três camadas, a mais externa é chamada de Pericárdio ou saco pericárdico, é formado por uma dupla camada, um saco fechado que envolve o coração. Consiste em uma camada externa dura de tecido conectivo chamada de pericárdio fibroso e em uma camada interna fina e transparente de epitélio simples pavimentoso chamada de pericárdio seroso. A parte do pericárdio seroso que reveste o pericárdio fibroso é o pericárdio parietal, e a parte que cobre a superfície do coração é o pericárdio visceral ou epicárdio. A segunda camada é o miocárdio, que é responsável pela capacidade de contração do coração. A terceira e mais  interna, é chamada de endocárdio que é composta por um epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conectivo.

Dentre as quatro cavidades do coração, temos dois átrios, sendo um esquerdo e um direito; e dois ventrículos, também um direito e um esquerdo. Entre o átrio e o ventrículo direito, existe uma válvula chamada de tricúspide; já do lado esquerdo está a válvula mitral ou bicúspide. No átrio direito, desembocam as veias cava inferior e superior, além de sair a artéria pulmonar – que possui a válvula pulmonar. No átrio esquerdo, chegam as veias pulmonares, e sai a artéria aorta – principal artéria do corpo, que possui a válvula aórtica.

Vasos sanguíneos:

Artérias, veias e capilares são tubos responsáveis pela condução de sangue pelo corpo. As artérias e as veias possuem três camadas, uma externa de tecido conjuntivo, uma média de tecido muscular liso, e uma interna conformada por células endoteliais, chamada de camada endotelial . As artérias são tubos cilíndricos e elásticos que carregam o sangue rico em oxigênio – à exceção da artéria pulmonar – do coração para o corpo. Elas podem ser classificadas conforme seu calibre em artérias de grande, médio e pequeno calibre e arteríolas, e em relação a sua estrutura e função, as artérias classificam-se em: elásticas ou de grande calibre (ex.: aorta, tronco braquiocefálico, subclávia) distribuidoras ou de tamanho médio (maioria das artérias do corpo) e arteríolas (menores ramos das artérias).

As veias são tubos onde o sangue circula rico em CO2 – à exceção das veias pulmonares – do corpo para o coração e consequentemente aos pulmões para que este seja eliminado do organismo. Assim como as artérias, as veias podem ser classificadas em veias de grande, médio e pequeno calibre e vênulas.

Os capilares são as terminações das veias e artérias, muito pequenos e compostos apenas de células endoteliais. É onde ocorre a passagem de nutrientes.

Grande e pequena circulação:

Grande circulação ou sistêmica é aquela em que o sangue que sai do coração para todo o corpo, fazendo o trajeto a partir do ventrículo esquerdo, saindo pela artéria aorta irradiando por todo o corpo, e voltando através das veias, desembocando no coração pelas veias cava superior e inferior no átrio direito, passa para o ventrículo direito e então entra na circulação pequena ou pulmonar, chamada assim por que o sangue entra pela artéria pulmonar até aos pulmões onde realiza a troca gasosa, e então retorna pelas veias pulmonares até ao coração para ser irradiado ao organismo.

O sangue é o principal responsável por fazer todo nosso organismo funcionar, é ele quem leva oxigênio necessário na obtenção de energia, além de nutrientes, anticorpos, dióxido de carbono, plaquetas e eritrocitos.

Sistema linfático:

O sistema linfático é um sistema auxiliar do sistema cardiovascular, ele é formado por vasos e órgãos linfóides onde circula a linfa, que é um líquido tissular que penetra nos vasos, sendo um sistema de drenagem do sistema venoso. Na linfa contém fatores de coagulação, proteínas e também gorduras absorvidas. Em alguns locais do corpo existem nódulos linfáticos, que na presença de uma infecção no corpo, esses nódulos se tornam edemaciados podendo ser mais perceptíveis na palpação.  Os principais nódulos se encontram na região do pescoço, axilas, virilhas e cabeça.

Conclusão:

Como foi visto, o sistema cardiovascular é um sistema amplo e com muitas responsabilidades, ele é responsável pela circulação do sangue, que carrega o oxigênio necessário para a produção de ATP, e também transporta o CO2 para ser expelido através da expiração.  Além disso, o sangue também leva os nutrientes a todos os tecidos, possui proteínas que auxiliam nestes transportes e também “carrega” os leucócitos, que com o auxílio do sistema linfático atua na imunidade do organismo. O coração é o responsável por fazer este sangue circular, ele é nossa bomba que através do sistema contração faz este líquido chegar a todas as partes do corpo. 

Portanto, este sistema é essencial para vida, e sem ele não existe nada além de um corpo, e este sistema, em conjunto com os demais, que nos dá a essência e a capacidade de estarmos vivos, e de fazer coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?