O que seria essa tal falada criança interior ferida? E como a psicanálise pode nos ajudar? Bom, a psicanálise é o método terapêutico criado por Sigmund Freud, e consiste fundamentalmente na interpretação, por um psicanalista, dos conteúdos inconsciente de palavras ações de produções de um indivíduo, com base nas associações livres.

Entendendo o conceito de criança interior ferida:

E esse conteúdo inconsciente tem raiz na infância, pelas situações que a criança passou e as palavras ouvidas pelos seus cuidadores. E elas ficaram na mente dessa criança como uma verdadeira lei. Cabe aí ressaltar que há também a interpretação da criança do que ela ouviu ou passou. Por isso cada um deve passar por uma análise com um bom psicanalista porque não existe resposta pronta para isso. Cada um teve a sua experiência.

Cada pessoa interpreta o fato a sua maneira. Lembro –me de um caso me foi contado, que dois filhos de um alcoólatra agressivo e que foram para caminhos diferentes foram entrevistados. Um virou empresário e o outro um agressor. Para ambos foi feita a mesma pergunta, o porquê de terem se tornado empresário e bandido. E o que virou empresário disse: “ cresci vendo meu pai bebendo, agredindo a mim, meu irmão e minha mãe.

Perdendo todo seu dinheiro, gastando com bebidas! Eu jurei pra mim mesmo que jamais seria igual, que ele não era meu exemplo”. E a resposta do outro “ cresci vendo meu pai bebendo, agredindo a mim, meu irmão e minha mãe. Perdendo todo o seu dinheiro, gastando com bebidas, então era esse meu exemplo!

Pensamento e ações da criança interior ferida:

Por isso fiquei igual”, A criança então cresce com esse conteúdo que fica lá, latente, comandando suas ações e pensamentos que muitas vezes são nocivos a ela. Então o indivíduo, embora adulto, ainda age como criança em determinadas situações porque essas ações estão em seu inconsciente.

Aí que entra a Psicanálise, eis que através dela pode se chegar ao inconsciente desse indivíduo, resignificando e compreendendo o que houve na sua infância e tirando poder destrutivo daquilo que houve de trauma nela Parece estranho, mas é assim mesmo…nossa criança muitas vezes comanda nossos atos e nossas crenças!

Isso porque quando somos crianças necessitamos de cuidados, necessitamos que alguém nos forneça o suprimento que alimenta tanto a nossa alma quanto o nosso corpo, E ele ás vezes é feito por pessoas feridas também, ou não é feito. Ou é feito equivocadamente. Ou é feito em troca de algo. E assim vamos aprendendo de forma equivocada como é a vida e como nós somos.

Acreditar em nós:

Como vamos acreditar em nós mesmos se nossos cuidadores não acreditaram? Infelizmente é assim que uma criança pensa! E pior, vai crescendo com essa crença, com esses equivocados ensinamentos. Imagine a criança pequena, tendo que ser alimentada, cuidada. Ela necessita de alguém para alimentar-se, eis que não consegue nem comprar e nem fazer seu próprio alimento. Então ela passa a se ver completamente dependente desses “ fornecedores”.

São gigantes para ela, afinal! Ela não tem como lutar contra eles! Muitas vezes essa criança desenvolve personalidade ou melhor, máscara para sobreviver Explico: uma criança que tem uma família agressiva, muitas vezes se torna “ boazinha” para sobreviver naquele ambiente. A criança passa então a aceitar tudo o que lhe falam tudo que lhe dão, pois sabe que caso “ abra a boca” poderá levar um chicotada.

E o reflexo disso na vida adulta é terrível, pois ela passa a literalmente aceitar tudo o que lhe dão sem escolher. Ela vive a vida sem saber qual é a sua comida preferida, por exemplo, pois aprendeu que não poderia falar. Aprendeu que sempre tinha que ser a boazinha para que tivesse as coisas e muitas vezes esse boazinha significava aceitar qualquer migalha que lhe davam.

Análise e a criança interior ferida:

Com a análise, esse adulto poderá entender isso. Poderá entender que agora, sendo adulto, não precisará mais ser bonzinho. Que pode e deve escolher o que quiser Que pode e deve ser ele mesmo. Que não precisa ser bonzinho para ser amado. Que não precisa ser bonzinho para sobreviver.

Ele vai acessando o inconsciente e descobrindo as situações em que passou na infância e que gerou esse chamados traumas que ocasionaram em uma criança interior ferida. Lembremos que não nascemos para sofrer, para “ pagarmos dívida”. Nascemos para sermos tudo o que podemos ser.

E muitas vezes a criança que está dentro de nós altamente ferida, nos impede disso nos fazendo entrar situações que nos machucam, situações essas que presenciamos e vivemos na infância e que, portanto, para nós, é normal.

Conclusão:

Mas não é normal nos machucar, nos ferir, viver em situações de abuso. Normal é ter paz, ser feliz, ter vida em abundância. Mas a zona de conforto mesmo ruim, nos é familiar e assim vamos ficando nela achando que é normal viver uma vida de sofrimento e laceração. Mas repito: não é! Criança é para ser amada, cuidada, bem alimentada e amada, jamais machucada.

Uma criança machucada pode virar um adulto que machuca. Por isso a importância da psicanálise na descoberta e na cura da criança interior ferida do indivíduo Para que se viva uma vida sem máscaras, para que se atinja o seu potencial.

Enfim, para que o indivíduo se conheça e enxergue suas qualidades que devido aos traumas e as palavras ditas de forma equivocada e mal interpretada na sua infância, achou que não tinha.