Relevância etnofarmacológica
Justicia pectoralis Jacq. (Acanthaceae), conhecida popularmente como tilo, chambá e anador, é amplamente utilizada na medicina popular de países da América Latina como sedativo, ansiolítico, redutor dos sintomas da menopausa e no tratamento de patologias do trato respiratório. Apesar de J. pectoralis ser amplamente utilizado pela população feminina, não existem estudos sobre a segurança do uso desta espécie durante a gestação.
Objetivo deste estudo
Avaliar os efeitos do tratamento pré-natal com extrato seco das partes aéreas de J. pectoralis sobre a toxicidade materna e de desenvolvimento em ratos Wistar.
material e métodos
Ratas Wistar prenhes (n = 10/grupo) foram tratadas do dia gestacional (DG) 0–20 com o veículo (grupo controle) ou com o extrato seco de J. pectoralis nas doses de 300, 600 ou 1200 mg/kg. Durante a gestação, foram avaliados sinais clínicos de toxicidade, peso materno, ingestão de ração e água. No GD 21, os ratos foram anestesiados e sangue intracardíaco foi coletado para avaliação de parâmetros bioquímicos. Durante a cesariana, os parâmetros de desempenho reprodutivo foram registrados. O fígado, rins, útero e ovários foram removidos para análise histopatológica. Os fetos foram examinados para possíveis malformações e/ou variações esqueléticas e viscerais.
Resultados
O tratamento com extrato seco de J. pectoralis não alterou ganho de peso, consumo de ração ou parâmetros bioquímicos e de desempenho reprodutivo materno. Também não houve alterações histopatológicas significativas nos órgãos maternos, bem como malformações externas, esqueléticas e viscerais nos fetos.
Conclusão:
A administração oral de extrato seco de J. pectoralis durante a gravidez não induziu toxicidade materna ou efeitos embriotóxico e teratogênico. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( A FITOTERÁPIA EFICAZ REQUER SABER COMO PREPARAR A PLANTA E COMO MELHOR USÁ-LA ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário