Essa dor é artrite, artrose ou outra coisa? É muito comum as pessoas falarem de artrite ou artrose quando sentem dores nas articulações, mas existem diferenças importantes entre as duas condições mesmo que o incômodo seja muito semelhante. E independente de qual delas esteja te atacando, você merece maior qualidade de vida.
O que são as articulações?
Antes de entendermos melhor o que é artrite e o que é artrose, vamos lembrar primeiro o que são as articulações — afinal, elas são as estruturas atingidas por essas duas condições.
As articulações são as junções entre os ossos, sendo elas móveis ou não. Podem ser classificadas de diversas formas, por exemplo em quais tecidos humanos se ligam, seus eixos de movimento e grau de mobilidade. Além de manter os ossos unidos e permitir a movimentação, as articulações evitam o atrito e desgaste ósseo.
Aqui, vamos falar das articulações que desempenham movimentos no nosso corpo, chamadas popularmente de juntas. Geralmente são as articulações cartilaginosas e sinoviais, que respectivamente apresentam cartilagens e bolsas de líquido sinovial.
Vemos aí a primeira semelhança entre artrite e artrose: ambas afetam as articulações do corpo, geralmente as articulações cartilaginosas e sinoviais que auxiliam nossos movimentos. As duas também são enquadradas dentro do reumatismo, que é um termo que abriga por volta de 200 doenças envolvendo as articulações, tendões, esqueleto e ligamentos.
E já que o movimento indica sempre um corpo ativo, incomoda muito quando as dores não passam. Mas será que é só um sinal da idade ou um corpo que se desgastou demais? Tem cura? Muita gente acha que artrite e artrose são doenças da terceira idade, mas existem detalhes que tornam o diagnóstico um pouco mais complexo.
O que é a Artrite e quais são os sintomas?
A artrite é uma inflamação que atinge uma articulação ou várias. Para memorizar melhor, você pode lembrar de outras doenças inflamatórias que também apresentam o final da palavra "ite", como tendinite e bursite. O sufixo "ite" justamente significa inflamação!
Quando certa parte do corpo é acometida pela artrite, os sintomas principais são:
- Dor
- Inchaço
- Vermelhidão
- Quentura
- Dificuldade de movimentação e rigidez
Se a artrite acomete várias partes do corpo de uma só vez, pode ser chamada de poliartrite, sendo mais comum afetar joelhos, quadris, mãos e coluna.
Quais são as causas de Artrite?
As causas de artrite são diversas, portanto é necessário indicar-se causas e fatores de risco que favorecem o surgimento dela, por exemplo:
- Traumas e lesões (por acidentes ou esforço repetitivo, incluindo esportes, danças e trabalhos)
- Infecções
- Doenças autoimunes, como lúpus
- Gota
- Excesso de peso e Obesidade (pode sobrecarregar e inflamar as articulações)
- E... Artrose
A artrose pode causar artrite? Pois é, a artrose é sim uma das causas de artrite, pois trata-se de um desgaste da articulação em si. E se a articulação está desgastada, ela pode inflamar.
O que é Artrose e quais são os sintomas?
A artrose também é chamada de osteoartrite e, por sua vez, é uma degeneração da articulação, sendo considerada uma doença crônica. A palavra degeneração não é tão mais usada porque ela assusta pacientes, mas vamos esclarecer o sentido usado para a artrose: trata-se da diminuição gradual das características originais de um determinado órgão ou estrutura no caso, as articulações.
Com o tempo, as articulações perdem substâncias como colágeno e água. É um processo natural e seus principais sintomas são:
- Dor
- Dificuldade de movimentação e rigidez
Dificilmente existe inchaço ou vermelhidão como na artrite, embora a artrose possa causar posteriormente a artrite em si, cujos sintomas incluem o inchaço.
E quais são as causas da Artrose?
A principal causa da artrose é o envelhecimento natural do corpo, embora não necessariamente toda e qualquer pessoa vá desenvolver a artrose. Existem fatores de risco e causas bem mais específicas.
A Artrose pode ser acentuada por:
- Genética
- Traumas e lesões (por acidentes ou esforço repetitivo, que aumenta o desgaste)
- Doenças congênitas, metabólicas, endócrinas.
E nesses casos, o ideal é fazer uma investigação mais minuciosa com profissional de saúde de confiança. O desgaste contínuo e a degeneração celular favorece também a deformação das articulações, como acontece nas mãos de idosos.
Não há cura para Artrose, mas existe tratamento.
Ela atinge muito a coluna, quadril, mãos e joelhos. Se impacta outras áreas do corpo, é indicado buscar orientação do profissional de saúde para conferir mais detalhes.
Qual é a diferença entre artrite e artrose?
Veja abaixo uma explicação resumida:
- Artrite = inflamação das articulações
- Artrose = degeneração/desgaste das articulações
Enquanto a artrite pode aparecer em jovens de qualquer idade — já que traumas e inflamações são comuns e impactam todas as faixas etárias, incluindo crianças a artrose é mais provável a partir da terceira idade.
Prevenção de danos nas articulações:
A prevenção é semelhante para as duas condições, envolvendo o cuidado com as articulações na hora de praticar esportes e desempenhar nossas atividades diárias de maneira geral. No entanto, não existe uma solução definitiva para prevenir a artrose porque ele é fruto de desgastes naturais do corpo.
Já a artrite pode estar envolvida com doenças que precisam ser tratadas também. Portanto, cuide da integridade das articulações e busque orientação do profissional de saúde mais específica para seu caso, caso você note o aumento de dores.
Manter atividades físicas regulares e fortalecer os músculos com exercícios é um passo importante para manter a saúde das articulações, lembrando que elas devem ser adequadas à sua capacidade física e rotina. Não ultrapasse seus limites e vá com cuidado!
Tratamento convencional para Artrite e Artrose:
O tratamento tradicional da Artrite envolve investigar e tratar as causas inflamatórias, sejam elas traumas, doenças, infecções, etc. Inclui medicamentos para dor e para a inflamação, exercícios terapêuticos com fisioterapeutas e a adoção de hábitos saudáveis, tanto na alimentação quanto na rotina de atividades físicas.
Já o tratamento tradicional de Artrose, além de envolver os medicamentos analgésicos e fisioterapia, pode também incluir procedimentos mais complexos como cirurgias.
Certos pacientes podem se queixar de dores, mas durante o curso do tratamento e exames, pode-se descobrir a fibromialgia ou até uma osteoporose que terão um conjunto de medidas diferentes do que simplesmente artrite ou artrose.
O repouso é também importante para as fases agudas das duas condições, servindo para trazer mais conforto nas juntas. É indicado principalmente para articulações inflamadas da Artrite, recebendo o auxílio de órteses como apoios, munhequeiras, talas e estabilizadores.
Todas as orientações gerais passadas anteriormente são valiosas para o tratamento! Mas existem ainda outras dicas para deixar o processo mais ágil. Então que tal apostar na ajuda da natureza?
Há ervas que auxiliam no tratamento da dor, disponíveis em diferentes formas farmacêuticas para se adequar à sua rotina. Inclusive, também existem opções para uso tópico em massagens, aliviando dores com as propriedades terapêuticas da erva junto com o movimento relaxante.
Confira a lista completa de itens que costumam ser mais utilizados no tratamento de artrite e artrose:
1 - Canela de velho: Essa planta é anti-inflamatória e analgésica, diminuindo a sensação de dor no corpo. Além de aliviar dores da artrose e artrite, é indicada para tendinite e bursite também.
2 - Erva Baleeira: É também uma erva com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, indicada para reumatismos, incluindo artrite e artrose! Por ser muito versátil, existe também a opção de Creme de erva Baleeira Composto excelente para massagear onde dói.
3 - Boswelia: O principal uso da Boswellia serrata é para o alívio de dores inflamatórias e reumatoides, ajudando nos casos de artrite e artrose. Um ponto de atenção importante é o fato de não ser recomendada para pessoas com gastrite.
4 - Sucupira: É indicada para dores articulares e dores inflamatórias, como a artrite e a artrose, e também a tendinite e a bursite. Possui propriedades anti-inflamatórias e antinociceptivas.
5 - Cúrcuma: Além de ser um ótimo tempero, a Cúrcuma tem potencial anti-inflamatório, pois inibe a atividade de moléculas responsáveis pela mediação da dor e inflamação. A principal responsável por essa ação é a Curcumina presente na planta.
6 - Unha de gato: É um fitoterápico anti-inflamatório também, promovendo alívio em dores musculares e articulares. Assim, pode ser usada para artrite, artrose e para demais condições que causam dor nas articulações.
7 - lpê roxo: Conhecido por efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, o Ipê Roxo é usado para tratar dores musculares e inflamações osteoarticulares. Auxilia, portanto, na artrite e artrose.
8 - Garra do diabo: Não se preocupe com esse nome! A principal indicação da Garra do Diabo é para tratamento de dores, tais como artrite, artrose, tendinite, bursite e também fibromialgia. Uma das principais substâncias responsável pelas suas qualidades anti-inflamatórias é o harpagosídeo.
9 - Salgueiro: Também possui ação anti-inflamatória e analgésica. É usada para para dores reumáticas em geral. Portanto, quem sofre de artrite e artrose vai aproveitar os benefícios do Salgueiro!
10 - Fito Óleo Ativo: Trata-se de um óleo composto por óleos essenciais de Alecrim e Alfazema, somados à Cânfora, Mentol, Salicilato de Metila, óleo de Amêndoas e óleo de Semente de Uva. É usado para massagens, aliviando dores musculares, articulares e tensões. Ajuda na artrite, artrose e torções.
11 - Gel analgésico: Outra opção de uso tópico, composto por Erva de Santa Maria, Arnica montana, Mentol, Cânfora, Salicilato de Metila e Gel base. Usado em massagens para dores musculares, dores de artrite e artrose, e pancadas.
12 - UC-II®: É um colágeno do TIPO II, apropriado para as articulações. Previne o desgaste e fortalece as articulações, reduzindo dores e inflamações também. É um produto patenteado com selo de autenticidade!
13 - Osteosil: Apresenta duas substâncias importantes para os ossos: fosfato e silício orgânico. É principalmente indicado para tratamentos de osteoporose e osteopenia, mas também tem ação preventiva do envelhecimento ósseo e articular. Assim, pode fazer parte de tratamentos de artrite e artrose; sendo até mesmo manipulado junto com o UC-II®. ( NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário