sábado, abril 20

N- ACETILCISTEINA: O QUE É? PARA QUE SERVE? QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS


O QUE É NAC:

Seu corpo usa N-acetilcisteína (NAC) para fazer seus próprios antioxidantes. Clinicamente, é usado para tratar a toxicidade do paracetamol e fluidificante de muco. 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO NAC:

Antioxidante poderoso.

Fornece pre cursores para produção de glutationa.

Pode proteger os pulmões, intestino, cérebro, fígado e rins.

Pode se defender contra toxinas e poluentes.

Pode ajudar a prevenir a gripe.

Potencial para melhorar a fertilidade.

Pode ajudar com muitos problemas crônicos de saúde.

O QUE OS ESTUDOS DIZEM SOBRE O NAC?

1 ) NAC PARA MEMÓRIA:

O estresse oxidativo resulta em danos dos radicais livres nas células cerebrais. Levando à neurodegeneração e, finalmente, Alzheimer, Parkinson e outros distúrbios neuronais relacionados à idade. Proteínas e DNA são danificados, resultando em inflamação, dano aos tecidos e apoptose celular (morte celular).

NEUROPROTEÇÃO:

O NAC, como precursor da glutationa , é um potente antioxidante, antiinflamatório e eliminador de radicais livres. Seu cérebro é especialmente vulnerável à inflamação, radicais livres e danos oxidativos. Afetando cognição , potencialização de longo prazo, memória e humor.
Neurotransmissores 

O NAC modula osníveis de glutamato e aliberação de dopamina no cérebro. O excesso de glutamato no cérebro é tóxico para as células cerebrais, afetando a saúde, a cognição, a memória e o humor dos neurônios . E o NAC protege os receptores de dopamina. Influenciando os níveis de dopamina e a função do cérebro. Mesmo protegendo os terminais nervosos dopaminérgicos do uso crônico de metanfetaminas.
Ansiedade e depressão

O NAC reduz a irritabilidade, ansiedade e depressão. O NAC aumenta a capacidade antioxidante do corpo e equilibra os neurotransmissores excitatórios e inibitórios no cérebro. Resultando em menos ansiedade e depressão.

2 ) O NAC MEDICINA DE EMERGÊNCIA:

O NAC tem sido muito estudado nas unidades de terapia intensiva, como uma possível forma de reduzir os danos aos órgãos antes e após a cirurgia. Ele ajudou a proteger o fígado de 70 pacientes com doença pulmonar, quando administrado pouco antes da cirurgia cardíaca.

Pode ajudar com complicações de ataque cardíaco, respiração assistida, cirurgia abdominal e pancreatite quando usado em casos de emergência, antes ou após a cirurgia.

3 ) DESINTOXICAÇÃO:

Ao aumentar os níveis de glutationa e combater o estresse oxidativo, o NAC pode ajudar a proteger o corpo de várias toxinas e poluentes.

METAIS PESADOS:

De acordo com alguns estudos, o NAC pode ser um remédio seguro para a toxicidade crônica do chumbo. Reduziu os níveis de chumbo e aumentou as enzimas antioxidantes nas células vermelhas e brancas do sangue em 171 trabalhadores expostos ao chumbo após 3 meses.

A combinação de NAC e zinco também pode proteger contra a toxicidade do mercúrio em ratos, evitando o acúmulo de mercúrio no fígado e no sangue. Estudos clínicos precisariam confirmar este efeito.

PESTICIDAS:

O NAC pode ajudar no envenenamento por pesticidas, aumentando a desintoxicação. O NAC dado a 30 pessoas que sofrem de envenenamento por pesticidas aumentou a glutationa e reduziu a necessidade de tratamentos adicionais.

O NAC também reduziu os danos de um pesticida muito tóxico (fosforeto de alumínio) em um estudo. Ele encurtou o tempo de internação, melhorou a respiração e aumentou a sobrevida das pessoas expostas a esses pesticidas.

4 ) DOENÇA PULMONAR: DPOC

O NAC é comumente usado para reduzir a inflamação e o muco em pessoas com doenças pulmonares, como bronquite crônica ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Ele pode quebrar o muco e repor a glutationa nos pulmões, o que reduz os danos às vias aéreas e as dificuldades respiratórias.

De acordo com uma grande revisão, o NAC melhorou os sintomas e evitou o agravamento da doença em pessoas com bronquite crônica, sem efeitos colaterais. Ele precisava ser tomado por pelo menos 3 - 6 meses, pois 2 meses de NAC não melhorou a DPOC em um estudo.

Combinado com a vitamina C, o NAC aumentou o estado nutricional e antioxidante em 79 pessoas com DPOC.

Altas doses durante 1 ano foram seguras e melhoraram a capacidade pulmonar e respiratória em pessoas com DPOC em outro estudo.

O NAC também foi administrado junto com o oxigênio, o tratamento típico da DPOC. Em 45 pacientes, pode prevenir o dano oxidativo que pode resultar do tratamento prolongado com oxigênio.

5 ) SAÚDE DO FÍGADO:

NAC aumenta a glutationa, a maior quantidade da qual está no fígado. É por isso que o NAC está sendo investigado por seu potencial de proteger o fígado de inflamação, envenenamento por drogas e doenças hepáticas graves.

Se o fígado estiver danificado, a inflamação e o estresse oxidativo sempre aumentam. Há algumas evidências de que o NAC pode proteger o fígado reduzindo a inflamação e aumentando as reservas de antioxidantes.

O NAC reduziu os danos ao fígado em 86% de todos os casos, de acordo com um estudo com 69 pacientes. Pode proteger o fígado de fatores como álcool em excesso e poluentes ambientais.

O uso de NAC ajudaram a aumentar a função hepática melhor do que a glutationa em um estudo com 75 pacientes com hepatite B.

6 ) ESTRESSE OXIDATIVO:

Em vários estudos, o NAC aumentou o status antioxidante após apenas 8 dias. Também aumentou os níveis e a atividade da glutationa e reduziu os marcadores de dano oxidativo em mais de 30%.

O estresse oxidativo excessivo pode danificar as células e estar na base de muitas doenças crônicas, desnutrição e exposição a toxinas. Ao repor a glutationa , o NAC pode ser capaz de proteger as células e órgãos que estão sob ataque oxidativo.

7 ) GRIPE:

Como o NAC diminui a resposta inflamatória do corpo, alguns pesquisadores acreditam que ele pode ajudar a prevenir a gripe ou reduzir os sintomas de um resfriado comum. Em um estudo com 262 idosos, o NAC reduziu o risco de pegar gripe em 54%. Pode ser especialmente útil nos meses de inverno, quando a temporada de gripe toma conta.

NAC também é algumas vezes adicionado como um complemento aos tratamentos padrão de inflamação e infecções dos seios da face.

Nas células, o NAC reduziu a replicação do vírus da gripe. Se o vírus não consegue se replicar rapidamente, é mais fácil combatê-lo.

8 ) SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO (SOP)

O citrato de clomifeno é considerado o padrão ouro para ajudar as mulheres com SOP a atingir a ovulação, mas mais da metade das mulheres não reage a ele. O NAC está sendo pesquisado como uma alternativa potencial ou abordagem complementar, mas os estudos até agora têm resultados mistos.

No maior estudo de NAC em 150 mulheres com SOP que anteriormente não responderam aos tratamentos, o NAC adicionado ao citrato de clomifeno melhorou as taxas de ovulação e gravidez após apenas 5 dias. Outro estudo com mais de 100 mulheres confirmou isso.

Em 60 mulheres com SOP, o NAC melhorou a qualidade dos óvulos. Também aumentou a saúde do embrião durante a fertilização in vitro.

Mulheres com SOP geralmente sofrem de ganho de peso. NAC pode melhorar os sintomas metabólicos em 46 mulheres com SOP melhor do que a metformina (um medicamento antidiabético). Ajudou a reduzir:

 1 ) Lipídios do sangue.

 2 ) Glicose de jejum.

 3 ) Insulina.

NAC teve benefícios semelhantes à metformina em um estudo com 100 mulheres com SOP. Ele reduziu a testosterona alta, a insulina alta, os ciclos irregulares e o IMC após 6 meses. Ao contrário da metformina, o NAC também reduziu o colesterol total e LDL.

O NAC melhorou a sensibilidade à insulina em outro estudo com 31 mulheres com SOP ao longo de 5 a 6 semanas.

O NAC sozinho não ajudou mulheres com SOP de difícil tratamento em outros estudos. Possivelmente funciona melhor quando combinado com os medicamentos padrão do que quando usado isoladamente.

9 ) SAÚDE DO CORAÇÃO:

Em quase 100 pacientes que tiveram ataques cardíacos, o NAC acelerou a recuperação em curto prazo. A longo prazo, alguns pesquisadores acreditam que pode melhorar a saúde cardíaca e reduzir complicações.

O dano oxidativo é uma das causas subjacentes das doenças cardíacas. O NAC evitou danos ao coração em camundongos com diabetes.

Também reduziu os danos ao coração em ratos com insuficiência cardíaca crônica, ao mesmo tempo que melhorou a fadiga e a tolerância ao exercício.

As arritmias cardíacas graves também estão relacionadas ao estresse oxidativo. No sangue coletado de pacientes, aqueles que tomaram NAC tinham antioxidantes mais elevados e inflamação reduzida.

CONCLUSÃO:

Além desses benefícios o NAC ainda tem mais uma série de beneficios para o organismo. Essa molécula vem sido muito estudada nos dias de hoje por seus vários beneficios a saúde.                                                                " A DOENÇA OU A SAÚDE VEM DO NOSSO EQUILÍBRIO INTESTINAL ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?