quinta-feira, agosto 18

A NOSSA VIDA ESTÁ DIVIDIDA EM TRÊS TEMPO? TEXTO ( ECLESIÁSTES 3:1-8 )

Esse é talvez um dos mais belos textos que alguém poderia escrever.

Resume de forma perfeita uma realidade que só o Espírito Santo poderia inspirar: há um tempo próprio para todas as coisas e se algumas coisas estão no nosso controle, sobre outras não temos o menor poder de decisão.

O autor do livro de Eclesiastes divide a nossa vida em três tempos distintos, que poderiam ser resumidos em: nascer, viver e morrer.

Sobre o primeiro e o terceiro apenas uma frase: 'há tempo de nascer e tempo de morrer'. Simples e objetivo, como a dizer: é isso; sobre eles não temos controle; ninguém escolheu nascer; hora, lugar, filiação, pobreza ou riqueza. Tão pouco está no nosso controle o morrer. A depender da vontade do homem, a maioria jamais deixaria esta terra, por mais que a considere um 'vale de lágrimas' como é comum se ouvir. Tal como o nascimento, não há muito o que fazer sobre o tempo e o lugar da nossa partida, a não ser tentar protelá-la o máximo possível.                                                
Porém sobre o segundo tempo de nossa vida o autor não economizou nos verbos: plantar ou arrancar, matar ou curar, edificar ou derrubar, chorar ou rir, prantear ou saltar de alegria, ajuntar ou espalhar, abraçar ou se afastar, buscar ou perder, guardar ou deitar fora, rasgar ou coser, falar ou calar, amar ou aborrecer, guerrear ou pacificar.

Esse tempo nos foi dado para o nosso controle e podemos escolher o que fazer com ele:

- Você está plantando em algum lugar? O que você tem semeado? O jardim da sua vida tem alguma beleza ou o mato tomou conta? Não é possível arrancar (colher) o que não se plantou.

- Você tem ajudado na cura ou a sua especialidade é a morte? As tuas decisões podem matar ou curar; as tuas palavras podem matar ou curar; a tua omissão pode matar, a tua comissão pode curar.

- Você tem construído ou ajudado a derrubar? Derrubar é sempre bem mais fácil que construir; não é preciso planta, planejamento ou recursos. Basta apenas um pouco de estupidez, que é um opcional de fábrica nos seres humanos.

- O choro ou o riso tem sido mais freqüente em sua vida? Esse tempo depende dos demais. Decisões corretas o levarão a tempos de maior alegria; decisões erradas e ociosidade com certeza trarão mais lágrimas.

Para nossa surpresa alguém tomou de volta para o seu controle o poder do nascimento e da morte e os colocou também à nossa disposição.

Se antes não podíamos escolher o ?tempo? de nascer ou morrer, agora, em Jesus, já podemos escolher morrer e nascer:

'Fomos, pois, sepultados com Ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida. Porque se fomos unidos com Ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição' Romanos 6:4-5.

'O que é nascido da carne, é carne; e o que é nascido do Espírito, é espírito. Não te admires de eu te dizer: é necessário nascer de novo' João 3:6-7.

'Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só, mas se morrer dá muito fruto' João 12:24.

Em Jesus, os dois tempos que haviam escapado ao nosso controle, nos foram devolvidos através da sua Graça, pelo mesmo Espírito podemos escolher nascer para uma nova vida e morrer para a velha criatura.

'Disse-lhes Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá' - João 11:25.

Há tempo de nascer e tempo de morrer,
O momento exato de um e de outro não há como escolher,
Viver ou morrer no nosso controle não está, dia e hora exatos nem pensar,
onde e de que forma nem é bom imaginar.

Dois tempos essenciais esses, o da entrada e da saída,
Não nos foram dados para o melhor controle da nossa vida,
Nas mãos do Pai ficaram, por uma questão de sabedoria,
Não nos foram revelados, por misericórdia e simpatia.

Porém, um terceiro tempo, no nosso controle deve estar,
O tempo que temos para nesta terra ficar,
Podendo escolher o tempo de matar ou curar,
Discernir o tempo de arrancar ou plantar,

Entendendo que há tempo para rir e chorar,
Escolher o tempo de derrubar ou edificar,
Fazer isso é questão de sabedoria e lugar,
Sabendo, porém, que sobre esse tempo é que Deus há de nos julgar!  Que Deus nos abençoe, nos guarde, e nos dê a paz," LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, É AINDA NOS ANIMA ".

quarta-feira, agosto 17

" BOSWELLIA SERRATA " O OLIBANO DA ÍNDIA UMA PLANTA COM VÁRIOS BENEFÍCIOS MEDICINAIS:

Em geral, quando surge dor intensa é comum recorrer ao uso de corticóides, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos que eliminam a dor rapidamente, porém, deixam o ônus de provocar diversos efeitos colaterais que podem prejudicar saúde de outra forma.

Pensando nessa questão, este conteúdo traz uma planta, a Boswellia serrata, que possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas e, se utilizada corretamente, não trará reações adversas e efeitos colaterais.

Saiba mais sobre essa planta, suas propriedades, benefícios e como utilizá-la adequadamente.

Boswellia serrata é uma espécie que pertence à família Burseraceae. É uma árvore ramificada de tamanho médio a grande.

A família Burseraceae é composta por 17 gêneros e 600 espécies amplamente distribuídas em regiões tropicais.

Existem cerca de 25 espécies conhecidas pertencentes ao gênero Boswellia, entre elas, a Boswellia serrata, que cresce em regiões montanhosas secas da Índia, norte da África e Oriente Médio.

Esta árvore é conhecida pelo nome comum de Olíbano da Índia.

Usos da Boswellia serrata

Boswellia serrata contém produtos químicos que podem diminuir o inchaço e aumentar a resposta imunológica do corpo.

Extratos da seiva, casca e outras partes da planta Boswellia serrata podem ser utilizadas para fins terapêuticos.

Essa árvore é muito utilizada pela medicina ayuverdica, por conta de suas propriedades curativas e medicinais, que combatem a dor e a inflamação, e por isso serve para tratar muitas doenças.

O extrato da Boswellia serrata é obtido coletando a resina de goma da árvore, deixando-a secar antes de processá-la para ser utilizada em vários produtos como:

  • Incensos para fins aromáticos
  • obtenção do óleo essencial extraído por destilação a vapor da resina, que se solidifica após o corte da casca da árvore e que pode ser empregado na aromaterapia 
  • Este óleo é muito usado em meios místicos e religiosos para facilitar a conexão espiritual, além de outros benefícios
  • suplementos e produtos fitoterápicos
  • bebidas e alimentos, devido ao seu sabor suave
  • extrato puro, que pode ser usado como remédio natural
  • formas tópicas como pomada, enxaguatorio bucal, e em cosméticos naturais.

Empregos na Medicina Ayurvédica

Na Medicina Ayurvédica, a Boswellia serrata vem sendo empregada para tratar:

  • diarreia
  • disenteria
  • micoses 
  • furúnculos
  • febres
  • doenças de pele e sangue
  • doenças cardiovasculares
  • feridas na boca
  • garganta inflamada
  • bronquite
  • tosse
  • corrimento vaginal
  • queda de cabelo 
  • icterícia
  • hemorroidas 
  • doenças sifilíticas
  • menstruação irregular
  • desequilíbrios hepáticos

Propriedades da Boswellia serrata

Além de ser analgésica e anti-inflamatória, a Boswellia serrata tem outras propriedades como:

  • diaforética
  • adstringente
  • diurética
  • estimulante
  • antiartrítica
  • antipirética (reduz a febre)
  • anti-hiperlipidêmica (controla os lipídios do sangue)
  • anti-aterosclerótica (antiplaca coronariana)
  • hepatoprotetora (protege o fígado)

Estudos em humanos sobre a Boswellia serrata

A ciência também reconhece o poder medicinal da Boswellia serrata. Veja alguns estudos a respeito:

Osteoartrite

Este estudo em pacientes com osteoartrite descobriu que o suplemento de Boswellia serrata suprimiu a dor e a imobilidade causadas pela doença.

Os poderosos efeitos anti-inflamatórios deste suplemento foram observados após uma semana, gerando alívio rápido às articulações.

O suplemento diminuiu o inchaço e a dor nas articulações e com isso promoveu a recuperação da flexibilidade e mobilidade delas.

Inflamação intestinal

Este outro estudo realizado em pacientes com colite ulcerativa descobriu que o tratamento com Boswellia serrata permitiu que 82% deles entrassem em remissão total, mostrando os acentuados efeitos anti-inflamatórios e analgésicos desta planta.

Edema cerebral

Nesse estudo foi verificado que a Boswellia serrata reduziu significativamente o edema cerebral em pacientes com tumores cerebrais.

Mais Benefícios da Boswellia serrata

Os componentes da Boswellia serrata têm também o poder de tratar principalmente os seguintes distúrbios.

Dores nas articulações

Nesse caso, a Boswellia serrata fornece uma alternativa mais natural para reduzir a dor da inflamação articular e melhorar a flexão das articulações afetadas.

Doença Inflamatória Intestinal (DII)

Esta condição afeta todo ou parte do trato digestivo e os tipos mais comuns desse tipo de distúrbio são:

  •  a colite ulcerativa, na qual as úlceras se desenvolvem no revestimento do intestino grosso
  • e a doença de Crohn na qual a inflamação afeta o revestimento do intestino e tecidos próximos.

Os sintomas da DII podem ser:

  • Diarreia 
  • Febre 
  • Fadiga
  • Dor abdominal
  • Cólica 
  • Sensação de peso
  • Inchaço

A dor e todos esses desconfortos podem ser tratados com Boswellia serrata, já que tem a capacidade de melhorar a saúde gastrointestinal, ao controlar a inflamação e recuperar o revestimento intestinal.

Asma

A asma  é uma condição pulmonar marcada pela inflamação das vias aéreas, provocando enorme desconforto.

Boswellia serrata vem sendo usada tradicionalmente para o tratamento de complicações respiratórias da asma, por aliviar os desagradáveis sintomas dessa doença.

Imunidade

Boswellia serrata tem o poder de otimizar o sistema imunológico para atuar de forma mais eficaz frente às substâncias prejudiciais e os patógenos infecciosos.

Dores de cabeça

A medicina ayurvédica recorre à Boswellia serrata para aliviar  dores de cabeça e enxaqueca.  

Estresse

De acordo com o conhecimento popular, da tradição ayurvédica, o uso da Boswellia serrata, especialmente quando usada como incenso, pode ajudar a reduzir a ansiedade e diminuir os níveis de hormônios do estresse no corpo.

Equilíbrio Hormonal

Boswellia serrata, assim como outras espécies do gênero, é conhecida por equilibrar os hormônios do corpo, o que pode ajudar a melhorar o humor e os níveis de estresse além de otimizar o metabolismo, reduzir a gravidade da menstruação e melhorar os processos de metabolismo energético, entre outros.

Câncer

Os triterpenóides da Boswellia serrata possuem propriedades antitumorais.

Já os ácidos boswellicos, contidos neste vegetal, têm o poder de reduzir a inflamação desencadeada pela ação do câncer.

A utilização da Boswellia serrata em tratamento para o câncer pode promover os seguintes efeitos benéficos:

  • Reduzir a velocidade do aumento tumoral
  • Inibir o crescimento do câncer
  • Promover a morte de células cancerígenas
  • Suprimir a metástase do câncer

Como adquirir a Boswellia serrata?

Boswellia serrata pode ser encontrada na forma de óleo essencial, cápsulas, comprimido, pó ou tintura.

Para ter certeza de obter uma marca de alta qualidade é preciso pesquisar e verificar se o extrato padronizado de Boswellia serrata contém no mínimo 37,5% de ácidos boswellicos.

Outra recomendação é que se adquira o produto de empresas sustentáveis, já que essa espécie vegetal encontra-se em risco e em grande redução.

Vantagens de utilizar Boswellia serrata como remédio

Em comparação com os anti-inflamatórios e analgésicos farmacêuticas, o extrato de Boswellia serrata traz as seguintes vantagens:

  • é menos tóxico
  • menor chance de prejudicar o estômago
  • tem ação eficaz, principalmente para tratar casos de reumatismo e doenças artríticas
  • tem efeito antioxidante e restaurador

Como usar a Boswellia serrata?

De acordo com instruções a dosagem usual da  Boswellia serrata é:

  • Dose oral de 200 a 300 mg do extrato seco, 3 vezes ao dia (600 a 900 mg/dia).

Precauções de Uso

Para o uso correto e adequado da Boswellia serrata é preciso ter os seguintes cuidados:

  • O uso de extrato de Boswellia serrata por pacientes com gastrite  ou refluxo gastroesofagico pré-existente deve ser cuidadoso, pois pode potencializar esses distúrbios.
  • Em geral, não causa efeitos colaterais, porém, algumas pessoas sensíveis aos componentes da Boswellia serrata podem ter dor de estômago, náusea, diarreia, azia e coceira.
  • Não é indicado o uso de Boswellia serrata como medicamento e tratamento de saúde durante a gravidez ou amamentação, pois não há informações suficientes sobre sua segurança.

Segurança de Uso

Conforme informações da webmed, o extrato de Boswellia serrata vem se apresentando seguro para a maioria dos adultos, porque tem sido usado em doses de até 1000 mg por dia por até 6 meses e em geral não tem causado grandes efeitos colaterais.

Interações medicamentosas

Pode ocorrer interação medicamentosa moderada com a Boswellia serrata se usada com os medicamentos para:

  • diminuir o sistema imunológico (Imunossupressores)
  • problemas hepáticos
  • fase pós ​transplante, entre outros

Consulte o fitoterapeuta ou médico

Antes de fazer uso da Boswellia serrata consulte o especialista de sua confiança para verificar se não há nenhum impedimento ao uso dela e assim colher os melhores resultados dessa poderosa planta.

Boswellia serrata: Uma dádiva divina

Agora dá para entender porque a Boswellia serrata é tão utilizada pela medicina ayurvédica.

Realmente, essa árvore é uma dádiva divina.

A INUTILIDADE DOS PRAZERES DESTA VIDA: TEXTO ( ECLESIÁSTES 2:1-24 )


Em Eclesiates 2 vemos o pregador fazendo mais uma reflexão sobre a vida dele. Dessa vez, talvez, analisando-a de maneira mais ampla.

Neste capítulo vemos alguns textos que reforçam a possibilidade desse texto ter sido escrito por Salomão, algo que me parece ser verdade, mas que, como disse antes, não é consenso.

Deste capítulo, quero destacar primeiramente como o pregador faz uma retrospectiva do que fez na vida:

  • Buscou prazer (versículo 1)
  • Buscou ter alegrias (versículo 2)
  • Tentou ter prazer através do álcool (versículo 3)
  • Fez grandes obras (versículos 4 a 6)
  • Acumulou muitas posses (versículo 7)
  • Foi dono de imensa riqueza (versículo 8)
  • Teve o reconhecimento das pessoas (versículo 9)
  • Trabalhou arduamente (versículo 10)

Após fazer todas estas coisas, ele chega à conclusão:

“E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.”

Eclesiastes 2:11

Aqui o pregador parece-me concluir algo muito relacionado com o que vimos no capítulo 1: de nada adiantou fazer tudo isso.

Após isso ele diz então que começou a buscar sabedoria e entender a loucura. Então afirma:

“Então vi eu que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas.”

Eclesiastes 2:13

O que ele diz aqui é: busquei a sabedoria, olhei para a loucura (estultícia) e vi que a sabedoria é melhor que a falta dela. Porém, logo em seguida, num versículo que muitos estudiosos resolvem deixar de lado, ele diz o seguinte:

“Assim eu disse no meu coração: Como acontece ao tolo, assim me sucederá a mim; por que então busquei eu mais a sabedoria? Então disse no meu coração que também isto era vaidade.”

Eclesiastes 2:15

A conclusão dele até aqui foi: ora, se o dia mal vem para todas as pessoas igualmente, se a morte chegará da mesma forma para o tolo e para o sábio, por qual motivo buscaríamos a sabedoria?

É importante notarmos aqui o significado de vaidade nesse contexto. Claramente o pregador não está falando sobre a vaidade como estamos acostumados a utilizar no português, que está muito relacionado à aparência física. Aqui, esta vaidade significa aquilo que é ilusório, passageiro, que é vão.

Ele está afirmando que todo o trabalho que fez, que todas as coisas que realizou, que os prazeres que buscou, foram em vão. A mesma coisa ele afirma a respeito de buscar a sabedoria.

Então no versículo 17 ele diz o seguinte:

“Por isso odiei esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito.”

Eclesiastes 2:17

O que me parece aqui é que o pregador estava buscando algo que o satisfizesse aqui nessa vida. Falamos sobre isso no estudo de Eclesiastes 1, e este tema parece voltar aqui no capítulo 2, a vontade do pregador de satisfazer a sua alma e o seu desespero em perceber que nada que ele fizer vai trazer essa satisfação.

Após todas estas reflexões, ele vai concluir algo no versículo 24:

“Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.”

Eclesiastes 2:24

Após tentar todas as coisas possíveis, ele entende que, para Ele, nada há melhor do que aproveitar do fruto do trabalho, e que isso vem das mãos do Senhor para nossas vidas.

A conclusão que ele está chegando é: o que tem de bom nessa terra para nós, vem de Deus. Esta é uma conclusão perfeita.

Essa busca da satisfação que ele demonstra nesse capítulo e a conclusão que ele chega me remeteram ao texto de Paulo:

“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.”

1 Coríntios 15:19

Ou seja: se achamos que vamos fazer algo que vai nos satisfazer nessa vida, estamos enganados. Seremos muito abençoados por Deus com coisas nessa vida, mas isso não nos trará satisfação real. A nossa satisfação só será totalmente preenchida com o que é eterno.

Este pensamento pode rapidamente nos levar a outro: se nada vai nos satisfazer, então por qual motivo deveríamos nos dedicar a algo aqui na terra?

Na minha opinião, a resposta está também em algo que Paulo escreveu:

“Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”

2 Timóteo 4:5-8

Paulo sabia que, mesmo que a nossa satisfação não fosse nas coisas desta vida, nosso empenho no que fazemos aqui não deveria ser menor. Pelo contrário, é justamente por entender que nossa vitória está na eternidade, é que devemos ser diligentes no que fazemos aqui, pois o que fazemos nesta vida, bom ou mal, terá algum tipo de peso para toda a eternidade.

Portanto, o apelo aqui é: entenda que o que você faz nessa vida tem um peso na eternidade, que é onde nossa verdadeira satisfação vai ser completa. Seja diligente no seu trabalho e no seu ministério, não esperando algo para esta vida, mas com a certeza da vitória eterna! Que Deus nos abençoe, nos guarde, e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS ORIENTA, NOS CONSOLA, É AINDA NOS ANIMA ".

terça-feira, agosto 16

" SCHINUS TEREBINTHIFOLIUS RADDI. " ( AROEIRA VERMELHA ) UMA PLANTA MEDICINAL COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERÁPEUTICAS:

Resumo

Objetivo: Identificar através da literatura científica as propriedades terapêuticas da espécie Schinus terebinthifolius Raddi (aroeira-vermelha). Revisão bibliográfica: Nesse sentido, Schinus terebinthifolius Raddi, pertence à família Anacardiaceae, essa espécie é conhecida popularmente como aroeira-vermelha, e é uma planta nativa do Brasil. Ademais, é comumente utilizada pelos brasileiros para fins medicinais e desperta, consideravelmente, um interesse na área científica por conta de suas atividades terapêuticas. Assim, os extratos das folhas, cascas do caule e o óleo essencial dos frutos da aroeira-vermelha são os principais responsáveis pela capacidade inibitória de microrganismos potencialmente patogênicos, atividade antioxidante, combate a processos inflamatórios, proporciona uma eficaz cicatrização, além de atuar contra larvas de mosquitos, especificamente os gêneros Stegomia e Aedes. As principais substâncias descritas por tais propriedades medicinais da classe dos flavonoides, saponinas, terpenos e taninos.  Considerações finais: Estudos presentes na literatura científica demonstraram diversas atividades terapêuticas, como propriedades antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, eficácia no processo de cicatrização e larvicida. Ademais, destaca-se a necessidade de realização de estudos mais aprofundados com Schinus terebinthifolius Raddi, para garantir uma maior segurança em seu uso e maior eficácia de sua ação terapêutica.

QUAL O SIGNIFICADO DE VAIDADE DE VAIDADE? TUDO É VAIDADE? TEXTO ( ECLESIÁSTES CAP- 1 )

A declaração bíblica “vaidade de vaidade, tudo é vaidade” significa o caráter transitório, e em certo aspecto, inútil e vão, das realizações humanas nesta terra. Foi o rei Salomão quem escreveu que tudo é vaidade em sua contemplação da vida humana (Eclesiastes 1:2; 12:8).

Salomão diz que, após se atentar para todas as obras dos homens debaixo do sol, ele percebeu que tudo era vaidade e os esforços dos homens eram tão vãos quanto correr atrás do vento (Eclesiastes 1:14). Inclusive, Salomão introduz o seu livro dizendo: “Vaidade de vaidade, diz o Pregador; vaidade de vaidade, tudo é vaidade” (Eclesiastes 1:2).

Na sequência do livro de Eclesiastes, o escritor bíblico desenvolve esse tema e fala da vaidade nos vários aspectos da vida humana. Ele fala sobre a vaidade das possessões terrenas (Eclesiastes 2:1-11), da sabedoria humana (Eclesiastes 2:12-17) do esforço e das realizações humanas (Eclesiastes 2:18-26), da própria vida humana (Eclesiastes 3:18-22), da inveja, do egoísmo e do poder humano (Eclesiastes 4:4,7,8,16), da cobiça e das riquezas humanas (Eclesiastes 5:8-20), e das acumulações humanas (Eclesiastes 6:1-12). No final, o sábio escritor mais uma vez destaca: “Vaidade de vaidade, diz o Pregador, tudo é vaidade” (Eclesiastes 12:8).

Mas quando o rei Salomão diz que tudo é vaidade, o que ele realmente quer dizer com isso? Por exemplo: ele diz que toda sabedoria e todo trabalho dos homens debaixo do sol são vaidades. Então isso significa que as pessoas devem abandonar suas responsabilidades e viver uma vida sem compromisso? Ou então que as pessoas devem adotar uma reclusão total da vida em sociedade e das coisas materiais e viver uma vida ascética?

Em que sentido tudo é vaidade?

De fato a palavra vaidade é muito freqüente no texto de Eclesiastes. Ela aparece mais de trinta vezes. Na maioria das vezes fica claro que no contexto do livro, vaidade quer dizer basicamente inutilidade. Por vezes o escritor bíblico conecta a ideia de vaidade com a tolice de “correr atrás do vento” (Eclesiastes 1:14,17; etc.).

Mas os intérpretes bíblicos destacam que o autor de Eclesiastes emprega essa palavra não apenas num único sentido. John MacArthur diz que Salomão usa essa palavra para denotar que a atividade humana sobre a face da terra é: 1) efêmera, isto é, tão transitória quanto à neblina; 2) fútil, no contexto da condição amaldiçoada do universo por causa do pecado; e 3) incompreensível, no que diz respeito às questões inexplicáveis da vida.

Assim, frequentemente Salomão fala da vaidade ao enfatizar a incompreensão humana diante dos propósitos soberanos de Deus. Ele observa a sabedoria e as obras dos homens e percebe como tudo isso é frágil, vazio e transitório diante do Deus que governa todas as coisas debaixo do sol de acordo com o seu plano eterno.

Outros autores bíblicos também falaram dessa fragilidade humana com todos os seus desejos, planos, esforços e realizações. Jó, por exemplo, argumenta com o Senhor dizendo: “Estou farto da minha vida; não quero viver para sempre. Deixa-me, pois, porque os meus dias são como um sopro” (Jó 7:16).

O salmista Davi também declara: “Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo o homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade” (Salmo 39:5). Entenda melhor o significado de vaidade na Bíblia.

À parte de Deus, tudo é vaidade

Ao concluir que tudo é vaidade, definitivamente Salomão não ensina o desprezo pela vida, e muito menos incentiva a ociosidade. Na verdade seu objetivo é destacar que o homem só pode encontrar plena satisfação em Deus. Os prazeres, os méritos e os trabalhos terrenos, não podem dar verdadeiro significado à vida do homem, pois tudo isso é passageiro, tudo é vaidade.

Mas aquele que teme ao Senhor reconhece que tudo o que ele desfruta nesta terra é dom de Deus (Eclesiastes 3:13; 5:19). Então Salomão ordena que o cristão trabalhe arduamente e desfrute da vida, apesar de sua futilidade (Eclesiastes 9:7-10). Além do mais, mesmo que a vida terrena seja passageira, suas obras têm implicações eternas.

É verdade que Salomão ensina claramente a doutrina da providência divina. Mas ele jamais diz que a soberania de Deus isenta o homem de sua responsabilidade. Muito pelo contrário! Ele diz que “Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más” (Eclesiastes 12:14).

Por isso o mesmo Salomão que diz que tudo é vaidade, também diz que de tudo o que se tem ouvido, o principal é: “Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Eclesiastes 12:13). A leal submissão a Deus é a única esperança para uma vida com significado, e a única resposta adequada diante da realidade do governo do Senhor.

É verdade que os cristãos  também vivem frustrações neste mundo. Eles também estão sujeitos à futilidade da vida em seu caráter passageiro. Mas se por um lado os cristãos  entendem que todo o seu esforço e trabalho terreno, em certo aspecto, são vãos, por outro lado eles são confortados com a promessa de que, colocando o Reino de Deus como prioridade em suas vidas passageiras, o seu trabalho jamais será vão no Senhor (1 Coríntios 15:58). Por isso sem temor a Deus tudo é vaidade! Que Deus nos abençoe, nos guarde, e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, E AINDA NOS ANIMA ". 

segunda-feira, agosto 15

" TRIFOLINUM PRATENSE " TREVO-VERMELHO UM FITOTERÀPICO ALIADO NO COMBATE A MENOPAUSA:

Com a maturidade, surgem novos desafios para o corpo da mulher um dos mais árduos e discutidos é o climatério. Popularmente conhecida como menopausa, esta fase da vida da mulher se insere entre o período reprodutivo e o não reprodutivo, e requer cuidados específicos com a saúde. Muitas vezes, o alívio dos sintomas é feito com medicamentos, sendo a terapia de reposição hormonal (TRH) o principal tratamento aplicado. Mas, e se a resposta estiver também na natureza? Fitoterápicos produzidos a partir da acteia, da soja, do chamado trevo-vermelho e de outras plantas oferecem alternativas para combater as diversas alterações hormonais causadas pela menopausa. 

Boas alternativas para novas necessidades                         Estudiosos Costam lembrar que as plantas medicinais (antes usadas empiricamente) há muito tempo são alvo de interesse para as pesquisas científicas e para fins terapêuticos. "Hoje, a fitoterapia tem adeptos em todo o mundo e seu uso é cada vez mais difundido pelas comunidades pelos profissionais de saúde, além de ser cada vez mais procurada por pessoas com problemas de saúde (Ferro, 2008) enquanto alternativa eficaz e segura", defendem.

Partindo desta premissa, comentam que o principal objetivo do estudo é oferecer novos tratamentos com base no uso de fitoestrógenos, que possam agregar a métodos já consagrados pela medicina, como a TRH. Essa terapia consiste em ingerir hormônios sintéticos (estrógenos e progesterona). Os principais objetivos deste tratamento são: combater sintomas vasomotores; tratar a atrofia vaginal; prevenir a osteoporose; melhorar a qualidade do sono; impedir as deficiências cognitivas e estimular a libido.

No entanto, sua aplicação é controversa, seja porque os pacientes relatam efeitos indesejáveis, seja pelos riscos apontados em pesquisas.  estudos confirmam que a terapia estroprogestativa aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer de mama e do endométrio, tromboembolismo, doença cardíaca, acidente vascular encefálico e outros efeitos colaterais como náuseas, distúrbios gastrointestinais, sensibilidade mamária (mastalgia) e cefaléia", relatam os autores.

Os fitoterápicos

Apesar da denominação de fitoestrógenos, de acordo com a literatura, os pesquisadores  propõem o uso do termo Derivados Vegetais Similares a Estrógenos (ou Dvse), com a justificativa de que as moléculas não apresentam necessariamente o núcleo esteroidal, característico dos hormônios esteroidais, ainda que apresentem efeito biológico semelhante. 

Quando consumidos na forma de fitoterápicos, esses derivados vegetais ajudam a melhorar o perfil lipídico sérico e a inibir fatores que promovem o desenvolvimento de tumores. Além disso, também têm efeito antioxidante e há evidências de seu consumo estar associado à menor prevalência da osteoporose.

" ANGELICA SINENSIS " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES MEDICINAIS:


Nome científico: Angelica sinensis (Oliv.) Diels

Família: Apiaceae.

Sinônimos botânicos: Angelica polymorpha var. sinensis Oliv.

Outros nomes populares: angélica chinesa, ginseng, ginsen g feminino; chinese angelica (inglês), dan g quai (espanhol, italiano), dan g qui (francês).

Constituintes químicos: alfa-pineno, alumínio, ácido araquidônico, ácido ferúlico, ácido folínico, ácido linoléico, ácido miristico, ácido nicotínico, ácido oleico, ácido palmítico, ácido pantotênico, ácido sedanóico, ácido esteárico, ácido vanílico; angelicina, açúcares, bergapten, beta-caroteno, beta-sitosterol, beta-sitosterol-glucosídeo, cobalto, cadineno, cálcio, carboidrato, carvacrol, colina, cromo, cobre, cumarinas, esteróis, ferro, flavonóides, fósforo, falcarindiol, falcarinol, falcarinone, folacin, frutose, glucose, glicosídeos, isosafrole, ligustilide, manganês, magnésio, N-butylidenphthalide, N-butylphthalide, N-dodecanol, N-valero-phenone-o-ácido carbônico, N-valerophenone-o-ácido carboxílico, nico-tinamide, P-cymene, phthalides, potássio, proteína, safrole, scopoletin, selênio, sesquiterpeno, silício, sódio, terpenos, tiamina, tin umbelliferone, vitamina A, B12, E, C, H; zinco.

Propriedades medicinais: analgésica, antiartrítica, antiasmática, antibiótica, anti-reumática, antianêmica, antiespasmódica, antiinflamatório, antiulcerogênica, cardiotônica, depurativa, emenagoga, estimulante, hipotensora, imunomoduladora, laxativa, sedativa, tônica, tônica respiratória.

Indicações: anemia, artrite, cirrose, constipação, desordens pélvicas crônicas, dor abdominal depois de parto, enxaquecas, fluxo menstrual suprimido, hepatites, hemorragia uterina, hipertensão, intestinos secos, menstruação anormal (dolorosa, excessiva, falta de), nutrir o sistema glandular e reprodutor feminino, pré-menopausa, reumatismo, tensão pré-menstrual, úlcera. Na china é usada também para: trombose e tumores de pulmão e vias aéreas, câncer cervical e do esôfago.

Parte utilizada: raízes.

Contra-indicações/cuidados: gravidez, fluxo menstrual excessivo, diarréia. Pode causar fotossensiblidade; suspeita-se ser um agente carcinogênico.

Modo de usar:
Coloque 4 xícaras de água em uma panela esmaltada ou de vidro grande. Não use alumínio; nem sequer aço. Coloque alguns pedaços de galinha crua magra ou carne de boi e uma raiz pequena de quai-don g ou a metade de uma grande. Cubra cubra com água e deixe ferver. Reduza o calor, para cozinhar lentamente por várias horas ou até que o líquido é reduzido a 1 1/2 xícaras. Deixe amornar e beba.
Infusão de 30 g de raiz em 3 xícaras de água por 30 minutos junto com gengibre semi-fresco. Beba 1 dia por semana como tônico uterino.
Extrato seco: 300 a 500 mg, dividido em 1 a 6 administrações diárias, juntamente com alimentos.

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