domingo, outubro 9

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " PLYTOLACCA DECANDRA L. " UMA PLANTA COM VÁRIOS BENEFÍCIOS MEDICINAIS:

O Fitolaca de nome científico Phytolacca decandra, é uma planta herbácea ou subarbustiva pertencente à família das Phytolaccaceae, e que é popularmente conhecida por uma série de outros nomes, tais como caruru-açi, erva-dos-cachos, uva-turca, fitolaca americana, dentre outros.

Nativa do continente americano, aparece desde os Estados Unidos até a Argentina e é encontrada por todo o Brasil, principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul e pode atingir até 4 metros de altura.

A planta possui um avermelhado caule ereto, folhas grandes que se afinam nas extremidades e numerosas flores brancas. É comumente encontrada em áreas abertas, ao longo de cercas, campos e florestas límidas.

Benefícios do Chá de Fitolaca:

De nome científico Phytolacca decandra, a fitolaca é uma planta subarbustiva da família Phytolaccaceae. Sua presença pode ser notada em toda a América, dos Estados Unidos até a Argentina e no Brasil, é encontrada em todas as regiões, mas principalmente no Nordeste, Sudeste e Sul. Também conhecida como caruru-açi, erva-dos-cachos, erva-de-laca, uva do Canadá, fitolaca americana, uva-turva.

Vinagreira e tinturer, a planta pode chegar aos 4m de altura, e possui folhas grandes que se afinam nas extremidades. Suas flores são brancas, em caches, e contam com cinco pétalas cada uma.

Seus frutos são negros, se desenvolvem em cachos e amadurecem no outono. As suas folhas são muito usadas na medicina popular, e o suco das bagas é usado como tinta, pigmento, além de ser um agente de coloração para vinhos.

Benefícios do Chá de fitolaca Para Saúde:

1. Atua no Tratamento do Câncer:

Há muito tempo, o Chá de Fitolaca é tida como excelente arma na luta contra o câncer. Há, no entanto, duas variações em termos de aplicação. Tradicionalmente, alguns especialistas em ervas medicinais acreditavam que o Chá de Fitolaca seria eficaz na sua forma fresca. Vários outros, no entanto, dizem que o uso correto é da planta seca.

Existe uma grande quantidade de pesquisas sobre o Chá de Fitolaca para o tratamento do câncer. No entanto, os estudos ainda não são conclusivos. Hemibalistas acreditam que a planta pode ajudar a estimular a glândula tireoide.

2. Fortalece o Sistema Imunológico:

Chá de Fitolaca funciona bem no fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, pode ajudar a tratar várias doenças através disso. Além disso, pode atuar como um antiviral, combatendo muitos problemas respiratórios.

Entre os grandes benefícios do Chá de Fitolaca, está a capacidade de lutar contra vários vírus conhecidos, nos quais o HIV está incluído. Esta última, no entanto, foi observada apenas no estágio in vitro.

3. Ajuda no Tratamento de Problemas na Pele:

Um outro benefício importante do Chá de Fitolaca para a saúde é sua capacidade de curar várias doenças de pele. O cataplasma da raiz é aplicado externamente em uma tentativa de curar úlceras, seios doloridos, erupções cutâneas, infecções fúngicas como micose, acne e sarna. Além disso, o Chá de Fitolaca tem sido usada para tratar uma infecção ocular conhecida como conjuntivite.

Como Utilizar a Fitolaca:

Para aproveitar os benefícios do Chá de Fitolaca, basta preparar um chá.

Chá de Fitolaca adicione duas colheres de sopa da erva em um litro de água e apague o fogo assim que a água alcançar fervura. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Após esse período, coe e beba, de duas a três xícaras ao dia.

Malefícios do Chá de Fitolaca:

A ingestão do Chá de Fitolaca, ou a frutas não cozidas, sementes e raízes da fitolaca pode causar distúrbio gastrointestinal, gerando uma severa toxicidade. Uma quantidade inferior a 10 frutas cruas da planta podem intoxicar um adulto.

Causando vômitos, náusea, diarreia, espasmo estomacal, tontura e cefaleia que duram de 24 a 48 horas. As folhas adultas cruas e as sementes da fitolaca são altamente tóxicas e venenosas, por isso, devem ser mantidas longe de crianças, já que é comum a ingestão acidental por elas. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE OU UM FITOTERAPEUTA ".

A SABEDORIA ESTRUIDA NA PALAVRA DE DEUS: TEXTO ( PROVÉRBIOS 30: 1-33 )

30:1-4 A grandeza de Deus

“Palavras de Agur, filho de Jaque, o masaíta, que proferiu este homem a Itiel, a Itiel e a Ucal: Na verdade eu sou o mais bruto dos homens, nem mesmo tenho o conhecimento de homem. Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do santo. Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?”

É impossível olhar para o universo com sua beleza multifária e sua complexidade inescrutável sem se curvar diante do Criador. O autor desse provérbio, Agur, demonstra desde o início sua humildade, rejeitando todas as formas de arrogância, com uma eloquência singular, abre seu texto com perguntas retóricas, para exaltar a grandeza de Deus.

30:5-6 A Palavra de Deus é perfeita:

“Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.”

Esses versículos destacam três verdades acerca da Palavra de Deus: a natureza da Palavra de Deus é pura, não existe contaminação ou impureza. A segunda verdade é que a Palavra de Deus na nossa vida é escudo e arma de combate. A terceira verdade destacada pelo texto é a completude da Palavra, ela não é somente pura, mas completa.

30:7-9 O perigo da tentação:

“Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o Senhor? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão.”

Esse trecho apresenta dois desejos do escritor antes de morrer: o primeiro é ser livre da falsidade e da mentira, e o segundo é não profanar o nome de Deus, seja pela riqueza, seja pela pobreza. Tanto a riqueza exorbitante como a pobreza profunda são armadilhas para a alma.

30:10 Não exponha os humildes a vergonha:

“Não acuses o servo diante de seu senhor, para que não te amaldiçoe e tu fiques o culpado.”

Expor um empregado ao vexame diante do seu padrão é crueldade. A calúnia arrogante cria a opressão. A calunia é um pecado horrendo aos olhos de Deus. Jogar uma pessoa contra a outra é uma ação maligna e perversa, imagine o quão perverso é quem tenta criar conflitos entre o empregado e seu patrão.

30:11-14 Facetas da arrogância:

“Há uma geração que amaldiçoa a seu pai, e que não bendiz a sua mãe. Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos, mas que nunca foi lavada da sua imundícia. Há uma geração cujos olhos são altivos, e as suas pálpebras são sempre levantadas. Há uma geração cujos dentes são espadas, e cujas queixadas são facas, para consumirem da terra os aflitos, e os necessitados dentre os homens.”

O texto apresenta quatro facetas da arrogância, a primeira delas tem origem em uma infância ímpia. A segunda faceta do orgulhoso é ter uma atitude desfocada e desproporcionada a seus próprios olhos. A terceira leva o altivo a corromper sua relação com o mundo ao redor. E a quarta faceta da arrogância leva o altivo a corromper sua relação com aqueles que ele julga inferior.

30:15-16 A ganância incansável:

“A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá. Estas três coisas nunca se fartam; e com a quarta, nunca dizem: Basta! A sepultura; a madre estéril; a terra que não se farta de água; e o fogo; nunca dizem: Basta!”

Aqui vemos um comentário severo e até amargo acerca da insaciabilidade, a ganância incansável é ilustrada por uma sanguessuga. Ela suga todo o sangue, mas nunca se satisfaz. Existem pessoas que nunca estão satisfeitas com o que têm, querem sempre mais, não se alegram com o que possuem e entristecem-se pelo que não tem.

30:17 O castigo do filho arrogante:

“Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, corvos do ribeiro os arrancarão e os filhotes da águia os comerão.”

A relação entre pais e filhos deve sempre ser marcada por amor, afeto, respeito e gratidão. Em nenhuma relação é aceitável que exista zombaria e desprezo, principalmente dentro da própria casa. A família deve ser um lugar de vida, e não o corredor da morte.

30:18-19 Quatro mistérios da vida:

“Estas três coisas me maravilham; e quatro há que não conheço: O caminho da águia no ar; o caminho da cobra na penha; o caminho do navio no meio do mar; e o caminho do homem com uma virgem.”

Mais uma advertência quadrupla. Dessa vez, as partes são ligadas por uma admiração profunda diante de eventos do dia-a-dia. Os antigos costumavam ser melhores observadores do que nós, tinham menos pressa, eram mais abstraídos e questionadores. A correria em que vivemos muitas vezes nos priva de observar corretamente o mundo. O autor claramente está refletindo acerca dos mistérios e da conveniência do mundo a sua volta.

30:20 O contraste:

“O caminho da mulher adúltera é assim: ela come, depois limpa a sua boca e diz: Não fiz nada de mal!”

Esse versículo contrasta com o anterior, em contraste com o belo e fascinante caminho do comum com uma moça, vemos o caminho da adultera que é privado de consciência graça e significado.

30:21-23 Quatro coisas intoleráveis:

“Por três coisas se alvoroça a terra; e por quatro que não pode suportar: Pelo servo, quando reina; e pelo tolo, quando vive na fartura; Pela mulher odiosa, quando é casada; e pela serva, quando fica herdeira da sua senhora.”

A Bíblia se deleita em reviravoltas frutíferas do destino, mas não do valor algum aos pretensiosos que querem mais do que são. Então o texto apresenta quatro coisas coligadas pela noção de contrassenso, coisas que simplesmente não podem acontecer porque as pessoas estão em situações pelas quais não possuem aptidão.

30:24-28 Organiza-se:

“Estas quatro coisas são das menores da terra, porém bem providas de sabedoria: As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida; Os coelhos são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha; Os gafanhotos não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem; A aranha se pendura com as mãos, e está nos palácios dos reis.”

Temos aqui quatro exemplos que destacam lição de que tamanho e força não são o critério decisivo. A sabedoria prática inclui previsão, encontrar segurança, disciplina, persistência. Esses são quatro contrapesos para a fraqueza, todas essas pequenas criaturas agem com diligência para promover seu próprio bem, mesmo sendo seres irracionais trabalham com inteligência.

30:29-31 Quatro coisas nobres:

“Estes três têm um bom andar, e quatro passeiam airosamente; O leão, o mais forte entre os animais, que não foge de nada; O galgo; o bode também; e o rei a quem não se pode resistir.”

O sábio utiliza de quatro figuras, que não possuem um significado moral evidente. Porém acredita-se que seja um lembrete de que outros além do rei podem ter um porte distinto.

30:32-33 A humildade evita tragédias:

“Se procedeste loucamente, exaltando-te, e se planejaste o mal, leva a mão à boca; Porque o mexer do leite produz manteiga, o espremer do nariz produz sangue; assim o forçar da ira produz contenda.”

Esse trecho apresenta um único propósito: alertar-nos para o fato de que a humildade pacificadora evita tragédias. Enquanto o insensato e arrogante se exalta acima dos demais e acaba por provocar tragédias e contendas. A sabedoria se veste de humildade e desfruta da paz, mas a insensatez traja-se com arrogância! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz," LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS ORIENTA, NOS CONSOLA, E AINDA NOS ANIMA ".

sábado, outubro 8

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MACERAÇÃO, INFUSÃO E DECOCÇÃO?

Maceração, infusão ou decocção? Qual método utilizar e para que tipo de chá? 

Para a utilização da planta medicinal (chá), é necessário o uso de um método extrativo. O termo extração significa retirar, da forma mais seletiva e completa possível, as substâncias ou fração ativa contida na droga vegetal.

MACERAÇÃO

É a preparação que baseia-se no contato da planta com água, à temperatura ambiente, durante um período prolongado (horas ou dias), sob agitação ocasional e sem renovação do líquido extrator.

Indicação:

Planta que possuam substâncias que se degradam com o aquecimento.

INFUSÃO

É a preparação que baseia-se em dispor a água fervente sobre a planta e, em seguida, abafar o recipiente (vidro) por um período de tempo determinado (10 minutos aproximadamente).

Indicação:

Plantas de consistência menos rígida tais como folhas, flores, inflorescências e frutos, ou com substâncias ativas voláteis.

DECOCÇÃO

É a preparação que baseia-se na ebulição da planta em água potável por tempo determinado.

Indicação:

Plantas com consistência rígida, tais como cascas, raízes, rizomas, caules, sementes e folhas cariaceas. 

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " SAW PALMETTO " NOME CIENTÍFICO: SERENOA REPENS ( W. BARTRAM ) UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERÁPEUTICAS:

A saw palmetto, conhecida também pelo nome científico Serenoa repens, é uma espécie de palmeira anã, natural da América do Norte.

Serenoa repens é considerada uma planta medicinal, e o extrato produzido através dos seus frutos é propagandeado como eficaz para o tratamento de diversas doenças, incluindo hiperplasia benigna da próstata, prostatite, disfunção erétil, calvície, ejaculação precoce, falta de libido e várias outras.

Assim como acontece com diversos produtos rotulados como “medicamento natural”, a popularidade da saw palmetto é inversamente proporcional ao grau de evidência científica que ela possui. Das várias doenças citadas acima, poucas são as que possuem um número adequado de estudos clínicos.

Isso não significa, porém, que a saw palmetto seja uma substância totalmente inútil. Nos casos de hiperplasia benigna da próstata, há uma boa quantidade de estudos científicos sobre a sua eficácia, apesar deles nem sempre serem de qualidade.

A saw palmetto é uma árvore, mas é também o nome do extrato produzido através dos seus frutos. A saw palmetto ou Serenoa repens pode ser encontrada em cápsulas ou em pó. Há também uma loção capilar, mas ela é mais difícil de ser encontrada.

No Brasil, a Serenoa repens costuma ser comercializada sob os nomes comerciais: Prostatal, Prostat ou Sansprot, em comprimidos de 160 mg ou 320 mg.

Em Portugal, a Serenoa repens é comercializada sob o nome Permixion, em comprimidos de 160 mg.

Por ser considerada um medicamento fitoterápico, a saw palmetto pode ser também adquirida em farmácias de manipulação e lojas de medicamento naturais. É importante ter atenção na hora de comprar o medicamento, pois as dosagens e a composição do saw palmetto variam muito. Existem nos mercados de medicamentos naturais comprimidos de 500 mg, que é uma dose acima da dosagem diária que costuma ser indicada, conforme veremos à seguir.

Não é preciso receita médica para comprar a saw palmetto nas farmácias de manipulação, mas é importante destacar que, no Brasil e em Portugal, a sua comercialização só está aprovada para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata. Isso significa que na bula da Serenoa repens, na parte de indicações, não podem constar outras doenças, além da hiperplasia da próstata.

Vamos falar sobre a eficácia e as evidências científicas da Serenoa repens mais à frente.

Como tomar:

A dosagem indicada do saw palmetto é 1 comprimido de 160 mg, 2 vezes ao dia (dose total de 320 mg por dia).

A posologia da Serenoa repens em pó é de 1 colher de chá diluída em um copo de água, 2 vezes por dia.

Estudos mostram que as formas de saw palmetto manipuladas podem apresentar grandes variações em relação à quantidade de ácidos graxos presentes e até em relação à dosagem da própria Serenoa repens. Um estudo feito no Canadá em 2002 demonstrou que a dose de Serenoa repens em alguns produtos variava de 3 a 140% em relação ao que estava descrito na embalagem.

Portanto, profissionais de Saúde sugere que a Serenoa repens seja consumida apenas sob a forma de comprimidos de 160 mg e adquiridos em farmácias que vendem as formas comerciais aprovadas e fiscalizadas pelo Ministério da Saúde (procure pelo número de aprovação da ANVISA na embalagem).

Evidências científicas:

Conforme já referido, a saw palmetto é um medicamento que atualmente só tem autorização para ser comercializada como opção de tratamento para a hiperplasia benigna da próstata, pois essa é a única doença com um número aceitável de estudos clínicos.

Isso significa, portanto, que qualquer outra das dezenas de indicações do saw palmetto não são reconhecidas pelos Ministérios da Saúde da maioria dos países, incluindo Brasil e Portugal.

Para ser mais claro, não há comprovação científica de eficácia do saw palmetto para as seguintes condições:

  • Asma.
  • Calvície*
  • Câncer de próstata.
  • Disfunção erétil.
  • Dor de garganta.
  • Eczema seborreico.
  • Ejaculação precoce.
  • Enxaqueca.
  • Falta de libido.
  • Incontinência urinária.
  • Infecção urinária
  • Prostatite.
  • Tosse.

* Nos últimos anos, a saw palmetto tem sido muito utilizada de forma off label para o tratamento da queda de cabelo. Existem poucos estudos sobre esse assunto e a maioria deles é pequeno e de má qualidade.

Saw palmetto para hiperplasia prostática benigna:

A indicação mais comum para prescrição da saw palmetto é como alternativa para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB).

É natural imaginar que se o fármaco tem autorização para ser comercializado como tratamento para uma determinada doença, isso significa que há forte embasamento científico por trás. Infelizmente, nem sempre é assim que as coisas funcionam.

Apesar de existir um razoável número de estudos clínicos sobre a Serenoa repens, o grau de evidência sobre a sua eficácia na HPB precisa de mais estudos. 

A maioria dos estudos publicados comparou a Serenoa repens com placebo e/ou finasterida, que é um fármaco eficaz contra a HPB, mas com alguns efeitos adversos indesejáveis. Há estudos que mostram que a saw palmetto é tão eficaz quanto a finasterida, enquanto há vários outros que apontam para a direção oposta.

O maior e mais confiável estudo recente sobre o assunto é uma revisão sistemática realizada em 2012 com 32 ensaios clínicos e um total de 5666 pacientes. Este estudo não conseguiu demonstrar que o efeito do saw palmetto fosse superior ao placebo.

Infelizmente, não existe um grande ensaio clínico de qualidade (longitudinal, prospectivo, duplo cego, com grupo controle, randomizado e com um grande número de pacientes) para que possamos afirmar com mais segurança se o saw palmetto é ou não uma alternativa viável para o tratamento da hiperplasia prostática benigna. O que temos apenas são alguns estudos observacionais e um conjunto de pequenos ensaios clínicos, a maioria deles de qualidade inferior, que apontam para resultados contraditórios.

Portanto, à luz do atual conhecimento, não podemos afirmar que a saw palmetto seja superior ou ao menos equivalente à finasterida no tratamento da HPB, apesar do seu perfil de efeitos colaterais ser mais benigno, conforme veremos a seguir.

Efeitos colateiras:

O que mantém a popularidade a Serenoa repens é a sua baixa taxa de efeitos colaterais. Isso significa que, se por um lado nós ainda não temos o embasamento científico adequado para afirmar que a substância é eficaz, por outro o risco de efeitos adversos é muito pequeno. 

Na maioria dos estudos clínicos, a taxa de efeitos adversos da Serenoa repens é baixa e semelhante ao do placebo. Nos pacientes que costumam relatar efeitos colateiras, diarreia, prisão de ventre, enjoos, alterações do paladar, dor abdominal e impotência sexual são os mais comuns.

Contraindicações:

Por falta de estudos clínicos sobre a sua segurança, a Serenoa repens é contraindicada na gestação, durante o aleitamento materno e nas crianças.

Por haver um suspeita de que o medicamento possa aumentar o risco de sangramentos, a saw palmetto deve ser suspensa 2 semanas antes de qualquer cirurgia programada. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE OU UM FITOTERAPEUTA ".

ESTUDO E INTERPRETAÇÃO SOBRE O LIVRO DE JÓ:

O livro de Jó é um livro poético que faz parte do Antigo Testamento da Bíblia. O estudo bíblico do livro de Jó revela como Deus é soberano sobre todas as coisas e cumpre seus propósitos mesmo através do sofrimento.

Na verdade, o livro de Jó explora justamente a questão do sofrimento do justo. O livro traz um quadro da vida de Jó, um homem justo e piedoso que, com a permissão de Deus, acabou passando por intenso sofrimento. Neste estudo faremos uma introdução completa ao livro de Jó.

Autor e data do livro de Jó:

A identidade do autor do livro de Jó é um dos assuntos que desperta maior curiosidade entre os estudantes da Bíblia. Isso porque não há qualquer informação a respeito de quem foi essa pessoa. O livro inclui muitos discursos de Jó e de seus amigos, mas não existe nenhuma evidência de que um deles tenha sido o escritor do livro.

Se o autor do livro de Jó é desconhecido, o mesmo também pode ser dito de sua data de composição. Não é possível afirmar com exatidão quando o livro de Jó foi escrito. Além do mais, uma coisa é data em que a história registrada no livro aconteceu, e outra coisa é a data em que o livro foi produzido da forma como o temos na Bíblia.

A história de jó parece se passar no tempo patriarcal. Isso porque o livro de Jó deixa implícito que Jó viveu perto dos 200 anos de idade (em Jó 42:16). Jó também desempenhava o papel de sacerdote da família, algo que ocorria no período patriarcal. Além disso, as riquezas de Jó não eram contabilizadas em ouro e prata, mas pelo tamanho de seus rebanhos. Então talvez Jó tenha vivido num tempo anterior a Abraão ou contemporâneo dele. No entanto, o que de fato se sabe é que ele tinha conhecimento do verdadeiro Deus.

Mas uma vez que Jó provavelmente tenha vivido na época dos patriarcas, isso não significa que o livro de Jó foi escrito nesse mesmo período. Na verdade, possivelmente o autor de Jó foi alguém que viveu num período posterior e usou escritos antigos do tempo dos patriarcas como fonte de pesquisa para a forma final de seu livro. Uma grande evidência nesse sentido é o fato de que o autor se refere a Deus como Yahweh, o nome divino da aliança com Israel.

Portanto, tudo indica que o autor do livro de Jó era um israelita. Pelo estilo de escrita, muitos eruditos têm sugerido que esse autor escreveu entre o tempo de Salomão e o período próximo ao exílio (entre 970 e 586 a.C.); uma época em que houve grande desenvolvimento da literatura poética e de sabedoria em Israel.

A mensagem do livro de Jó:

A mensagem do livro de Jó mostra que Deus permite que os justos sofram, sem que isso seja um problema para a infinita bondade e justiça de Deus. Nesse sentido, o livro de Jó desenvolve esse tema de modo a responder os principais questionamentos a respeito do porquê os justos sofrem.

Então o livro de Jó antecipa um argumento muito utilizado que diz que os justos sofrem porque Deus não é plenamente justo e bom. Mas o livro de Jó responde de forma clara que esse tipo de entendimento não faz sentido, porque apesar do sofrimento dos justos, Deus é totalmente justo e bom (Jó 1:1-2:13; 42:7-17).

Como o livro de Jó testifica de forma indiscutível a  respeito da bondade e da justiça de Deus alguém então pode argumentar que o justo sofre porque Deus não é capaz de livrá-lo do sofrimento. Em outras palavras, quem pensa assim coloca em dúvida a soberania de Deus.

Mas o livro de Jó reprova esse tipo de pensamento afirmando que Deus é onipotente e, portanto, todas as coisas estão debaixo de sua soberania (Jó 37:14-27). Nesse ponto encontramos um versículo clássico no livro de Jó sobre isso: “Bem sei que tudo podes, e nenhum de seus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2).

Se Deus é absolutamente bom, justo e soberano, então outro argumento que pode ser levantado para explicar o sofrimento do justo é que tal sofrimento é um tipo de justiça retributiva por causa do pecado.

Em outras palavras, esse tipo de pensamento diz que onde há sofrimento há pecado – nem que for oculto – de modo que o sofrimento é o resultado de uma vida pecaminosa. Mas de forma geral o livro de Jó também rebate esse tipo de ideia ao afirmar que nem sempre o sofrimento está relacionado a uma conduta de pecado.

Por último, a mensagem do livro de Jó então trata do sofrimento do justo afirmado que Deus é bondoso, justo e soberano, e o homem muitas vezes não é capaz de entender os sábios desígnios de Deus (Jó 28).

Deus cumpre os seus propósitos eternos de muitas maneiras, inclusive permitindo o sofrimento dos seus servos. O fato de frequentemente o homem não entender os propósitos de Deus por trás do sofrimento, não lhe dá o direito de questionar a justiça, a bondade e a soberania de Deus. A história de José do Egito é um exemplo de como Deus pode aperfeiçoar a fé e o caráter de seus servos através do sofrimento, e tornar o mal em bem para cumprir os seus propósitos eternos (Genesis 50:20 ).

Resumo do livro de Jó:

O livro de Jó começa mostrando o sofrimento do justo de uma perspectiva divina. Os primeiros capítulos registram a cena de um desafio lançado no Céu. Deus perguntou se Satanás havia observado a fidelidade de Jó.

Acusador como é, Satanás então prontamente alegou que Jó era fiel a Deus por conveniência. Na lógica de Satanás, Jó servia a Deus por interesse, ou seja, porque Deus lhe abençoava muito. Então Deus permitiu que Jó fosse testado. A partir dali a fé de Jó começou a ser provada e aperfeiçoada através de terrível sofrimento. Jó foi atingido por calamidades de todos os lados. Ele perdeu seus bens materiais, seus filhos e sua saúde (Jó 1:1-2:13).

Os capítulos seguintes do livro de Jó mostram como o sofrimento é interpretado da perspectiva humana (Jó 3:1-27:23). Num primeiro momento Jó e seus amigos tentaram entender os motivos do sofrimento humano à luz da realidade da justiça, da bondade e da soberania do Senhor. Nesse ponto o autor do livro de Jó registra os longos diálogos de Jó e seus amigos.

No geral, os amigos de Jó se mostraram insensíveis e fizeram uma avaliação equivocada do problema, aplicando os princípios bíblicos de forma errada. Eles falharam em reconhecer a soberania de Deus por trás do sofrimento e basicamente se dedicaram a tentar encontrar o pecado em Jó como motivo de toda aquela dor.

Jó então confrontou seus amigos e rejeitou a argumentação deles. Mas Jó também não foi capaz de explicar o motivo do sofrimento do justo enquanto muitas vezes os ímpios prosperam. Basicamente Jó estava sofrendo e não tinha qualquer ideia do porquê.

Algumas vezes Jó pensava que Deus estava irado com ele, mas ele não duvidou da justiça de Deus. Jó clamou em busca de justificação, embora nesse processo todo ele tenha falando de coisas que não sabia.

Depois disso o livro de Jó traz um interlúdio sobre a sabedoria destacando que ninguém é capaz de sondar a sabedoria de Deus. Somente Deus é o possuidor de toda sabedoria, enquanto as habilidades humanas são limitadas. Então cabe ao homem apenas temer a Deus e obedecer aos seus preceitos (Jó 28:1-28).

Em seguida o livro de Jó registra um monólogo de Jó em que ele reflete sobre sua vida, afirma sua inocência e espera por justificação (Jó 29:1-31:40). Então na sequência o livro de Jó mostra os discursos de um homem chamado Eliú. Em seus discursos, Eliú exortou Jó a entender que o Senhor pode revelar o seu propósito amoroso mesmo ao permitir o sofrimento do justo, e que ele precisava esperar pacientemente no Senhor (Jó 32:1-37:24).

Na parte final do livro de Jó há os discursos de Deus direcionados a Jó; e também a humildade e o arrependimento de Jó em resposta às palavras de Deus (Jó 38:1-42:6). E o livro termina com os amigos de Jó sendo repreendidos por causa das coisas loucas que disseram, e com Jó sendo restaurado e grandemente abençoado por Deus (Jó 42:7-17).

A importância do livro de Jó:

O livro de Jó é particularmente importante para ensinar aos cristãos que o sofrimento também é governado pela perfeita sabedoria divina. Apesar de muitas vezes o crente não encontrar uma explicação racional ou teológica para o sofrimento que o acomete, ele deve confiar em Deus e ter plena certeza de que todas as coisas estão sendo dirigidas de acordo com a bondade, misericórdia e soberania do Senhor.

De forma geral, a Bíblia diz que Deus castiga a desobediência e recompensa a obediência. Mas isso não quer dizer que o relacionamento entre Deus e o seu povo deva ser resumido a uma visão simplista de bênçãos e maldições.

A verdade é que nem sempre o cristão sabe o que está por trás do sofrimento que o acomete. No livro de Jó, nunca fica claro para Jó as razões de seu sofrimento. O livro de Jó termina sem que Jó saiba a respeito do desafio no céu entre Deus e Satanás que resultou em sua intensa provação.

Mas em tudo isso o livro de Jó também mostra que a verdadeira fé é inabalável. Ela não é destruída pelo sofrimento, e nem é sufocada pela limitação da sabedoria humana em encontrar respostas para tudo.

Ao contrário disso, a verdadeira fé é aperfeiçoada na dor e conduz o cristão à adoração humilde perante o Senhor enquanto aguarda com confiança o socorro divino. O livro de Jó mostra que o povo de Deus sofre, mas por mais que o sofrimento possa ser intenso, em algum momento ele chegará ao fim.

Cristo e o livro de Jó:

Por fim, nos grandes diálogos do livro de Jó fica registrado a necessidade que o homem possui de ter um Mediador que tenha acesso ao trono celestial e defenda sua causa (Jó 5:1; 9:33; 16:20; 19:25; 33:23). Obviamente essa ideia aponta para Cristo, o único e verdadeiro Mediador entre Deus e os homens.

Embora Jó fosse inocente naquela causa, ele era um homem pecador como qualquer um de nós. Ele clamou por justificação, mas sabia que isso não seria possível por seus próprios méritos. Por isso ele reconheceu que precisava de um Redentor que pudesse lhe justificar. Isso explica sua declaração: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19:25).

De certa forma, o sofrimento de Jó também prefigurou o sofrimento de Cristo. Mas diferentemente de Jó, Cristo realmente era inocente em absolutamente tudo. Ele não teve nenhum pecado, mesmo tendo sido tentado em todas as coisas.

Cristo é Aquele que se compadece das nossas fraquezas e nos assiste em nossos sofrimentos. Ele suportou todo o sofrimento sem culpa, a fim de que pudéssemos encontrar n’Ele a justiça da qual precisamos diante de Deus.

Como o livro de Jó deixa bem claro, a sabedoria humana tem seu limite, mas Cristo é a “sabedoria de Deus” (1 Coríntios 1:24; Colossenses 2:3). Então pela graça divina, por meio da fé em Cristo, podemos ter acesso à sabedoria que vem do alto que nos leva a uma vida de temor a Deus e obediência aos seus mandamentos. Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS ORIENTA, NOS CONSOLA, É AINDA NOS ANIMA ".

sexta-feira, outubro 7

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " LEONURUS CARDÍACA L ". AGRIPALMA UMA PLANTA COM VÁRIOS BENEFÍCIOS MEDICINAIS:

A Agripalma é uma planta medicinal, também conhecida como Cardíaca, Orelha-de-leão, Calda-de-leão, Rabo-de-leão ou Erva de macaré, muito utilizada no tratamento de ansiedade, problemas cardíacos e pressão alta, devido às suas propriedades relaxante, hipotensiva e tônica cardíaca.

O nome científico da Agripalma é Leonurus cardíaca e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, ferias livres e algumas farmácias de manipulação na sua forma natural, em cápsulas ou em tintura para fazer diluições em água.

O uso desta planta pode ser útil para complementar o tratamento de pessoas com problemas cardíacos e alterações como pressão alta. No entanto, seu uso não exclui a necessidade de tomar os medicamentos indicados pelo cardiologista, embora seja um ótimo complemento para baixar a pressão sanguínea.

A Agripalma serve para ajudar no tratamento de angina de peito, palpitações, taquicardia, ansiedade, insônia, cólicas menstruais, disfunção da tireoide e sintomas do climatério.

Propriedades da Agripalma:

As propriedades da Agripalma incluem sua ação relaxante, tônica, carminativa, estimulante uterina, hipotensiva, antiespasmódica e diaforética.

Modo de uso da Agripalma:

As partes utilizadas da Agripalma são suas flores, folhas e caule para fazer chás, tinturas e também pode ser encontrada em gotas em farmácias e drogarias.

  • Chá de Agripalma para ansiedade: colocar 2 colheres (de café) da erva seca em uma xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos, em seguida coar e tomar uma xícara pela manhã e uma xícara à noite.
  • Tintura de Agripalma para problemas cardíacos: Usar de 6 a 10 ml de tintura de agripalma para uma xícara de água. Diluir a tintura na xícara com água e tomar como tônico cardíaco 2 vezes por dia.

Efeitos colaterais da Agripalma:

O uso de Agripalma em doses elevadas podem provocar alteração no ciclo menstrual.

Contraindicação da Agripalma:

A Agripalma não deve ser utilizada por grávidas e mulheres em período menstrual, assim como por pacientes que fazem tratamento com sedativos. No caso de doença cardíaca, é recomendado consultar o cardiologista antes de começar a usar a Agripalma. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE OU UM FITOTERAPEUTA ".

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " LEONURUS SIBIRICUS L. " ( RUBIM ) UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERÁPEUTICAS:

Nome científico: 
Leonurus sibiricus L.
Família: 
Lamiaceae
Sinonímia científica: 
Lamium sibiricum (L.) Cordem.
Partes usadas: 
Folha, flor.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Alcaloides mono, sesqui e diterpenos, furanolactonas. Os extratos polares apresentam majoritariamente rutina, derivados e flavonas metoxiladas.
Propriedade terapêutica: 
Estomáquica, febrífugo, antirreumática, eupéptica.
Indicação terapêutica: 
Vômito, gastrenterite, bronquite, coqueluche.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: honeyweed, siberian motherwort
  • Espanhol: marahuanilla, marijuanilla

Origem, distribuição:
Originária da Malásia, a planta veio para a América e aparentemente é utilizada como substituta da Cannabis sativa na região de Chiapas (México),  onde é conhecida como "marahuanilla" ou "maconha pequena". Neste país, produtos comerciais são vendidos como cigarro.

Descrição:
Leonurus sibiricus L. é planta herbácea ereta, de 30-100 cm de altura. O caule possui seção quadrangular e filotaxia oposta cruzada, folhas simples, profundamente divididas, membranáceas, discolores e pecioladas.

Simples de crescer, são também ornamentais, apresentam uma atraente folhagem composta de flores roxas. Embora seja rica em alcaloides, ela não contém THC e deve seus efeitos alucinógenos a um composto ainda não identificado.

É conhecida como rubim ou macaé no Sul e Sudeste do Brasil. A planta é considerada invasora em lavouras agrícolas, presente em áreas abandonadas, com crescimento espontâneo em quase todo o território brasileiro.

Uso popular e medicinal:
As propriedades medicinais de L. sibiricus estão presentes em diferentes órgãos tais como folhas, que combatem reumatismo crônico e possuem atividade antibacteriana, evitando dermatites e outros problemas dermatológicos.

Na medicina chinesa, as sementes são consideradas afrodisíacas e a planta seca é prescrita como tonificante e usada em disfunções menstruais. As folhas e flores combatem vômitos e diarreias, além de serem eficientes contra resfriado, bronquite e coqueluche. Utilizada também na forma de chás nos casos de sangramento pósparto, menstruação excessiva, edema, abscessos e problemas renais.

A planta inteira, frequentemente fresca e na forma de infusos, é utilizada na medicina tradicional de diferentes populações também como diurética, hipotensora e reguladora da circulação. Estudos científicos comprovaram os efeitos uterotônicos de decoctos in vitro, depressores do sistema nervoso central em roedores e inseticidas de extratos obtidos de folhas.

 Dosagem e preparo:

Infusão. 20 g de folhas ou flores secas em 1/2 litro de água, tomar 3 vezes ao dia. 

Antirreumático (uso externo). Friccionar as folhas sobre as partes afetadas. 

Xarope. Colocar um punhado das folhas e flores picadas em 1 xícara de cafezinho de água fervente, abafar, coar, adicionar 2 xícaras (café) de açúcar, homogeneizar. Para adultos fornecer uma colher (sopa) 3 vezes por dia. Crianças podem tomar uma colher (chá) 3 vezes ao dia.

Articulações inflamadas (tintura, uso interno). Misturar 2 xícaras (café) de álcool de cereais e 1 xícara (café) de água a um punhado da erva picada, deixar em maceração por 7 dias, agitar sempre, coar, armazenar em vidro escuro. Tomar 1 colher (chá) diluída em água.

Outros usos:
Insetífugo (afugenta insetos). " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE OU UM FITOTERAPEUTA ".

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?