quarta-feira, outubro 12

ESTUDO E INTERPRETAÇÃO SOBRE OS CÂNTICOS DE DEGRAUS E SALMOS DE ROMAGEM:

Cânticos dos Degraus são os salmos que formam uma coleção de quinze cânticos de peregrinação, entre os Salmos 120 e 134. Essa coleção também é chamada de Salmos de Romagem ou Cânticos das Subidas. Pode-se dizer que os quinze Cânticos dos Degraus  formam um tipo de pequeno saltério dividido em cinco grupos de três salmos cada.

É difícil saber com exatidão o significado da designação “Cânticos dos Degraus”. Muitas teorias tem sido propostas para esclarecer essa questão. Alguns dizem que os Cânticos de Degraus fazem referência ao retorno do exílio babilônico, quando os judeus subiram do cativeiro.

Tradições antigas conectam esses quinze salmos aos quinze degraus que levavam do pátio das mulheres para o pátio dos israelitas no Templo. Então supostamente os levitas cantavam sobre estes degraus esses mesmos salmos.

Outros defendem que a designação “Cânticos dos Degraus” indica algum paralelismo climático que revela uma subida gradual conforme a coleção avança. Contudo, o mais provável é que os Cânticos de Degraus eram os salmos usados pelos peregrinos que seguiam para Jerusalém com a finalidade de participar das grandes festividades anuais. Daí explica-se melhor a expressão “Salmos de Romagem”, isto é, “Salmos de Peregrinação”.

De acordo com a Lei de Moisés, os judeus deveriam ir a Jerusalém pelo menos em uma das grandes festas anuais para adorar no Templo. Estes judeus partiam das cidades onde viviam em direção ao Monte Sião. Alguns vinham de dentro da Palestina mesmo, enquanto outros vinham de lugares muito distantes.

Então na época das grandes festas, os judeus se reuniam em caravanas que seguiam para Jerusalém em romagem. Em família, os judeus romeiros levavam suas ofertas e animais que seriam sacrificados e durante a caminhada cantavam cânticos ao Senhor. Esses cânticos eram justamente os Cânticos dos Degraus que serviam como um hinário de viagem.

O rei Davi, foi o autor de pelo menos quatro dos quinze Salmos de Romagem (Salmos 122, 124, 131 e 134). O rei Salomão também escreveu pelo menos um desses salmos, o Salmo 127. Os demais Salmos de Romagem são anônimos. 

A mensagem dos Cânticos dos Degraus (ou Salmos de Romagem)

A mensagem dos Cânticos dos Degraus expressa as experiências e sentimentos do povo do Senhor em diferentes circunstâncias. A Bíblia diz que o povo de Deus é peregrino nesse mundo (Hebreus 11:13; 1 Pedro 2:11). Então esses salmos falam de situações as quais o povo de Deus é submetido enquanto sua vida terrena, tais como: tristeza, perseguição, vingança, angústia, dor, fraqueza, alegria, contentamento, luta contra o pecado, confiança em Deus etc.

Um esboço simples dos Cânticos dos Degraus pode ser definido da seguinte forma:

  • Salmo 120: Os ataques dos caluniadores.
  • Salmo 121: Deus é o fiel guarda dos homens.
  • Salmo 122: Oração pela paz de Jerusalém.
  • Salmo 123: O desejo diligente por auxílio divino.
  • Salmo 124: Deus é o nosso protetor e libertador.
  • Salmo 125: A fé inabalável.
  • Salmo 126: O consolo para os que choram.
  • Salmo 127: Todo bem procede de Deus.
  • Salmo 128: Temor de Deus e felicidade no lar.
  • Salmo 129: Recordações de libertações.
  • Salmo 130: Clamando ao Senhor em meio as aflições.
  • Salmo 131: Descansando em Deus.
  • Salmo 132: Recordando promessas antigas.
  • Salmo 133: A excelência da união fraternal.
  • Salmo 134: Convocação ao culto.

Sob esse aspecto, a mensagem principal dos Cânticos dos Degraus instrui os cristãos a buscarem ao Senhor em todas essas circunstâncias. Esses salmos mostram que a confiança dos justos em Deus deve prevalecer independentemente de qualquer coisa.

De fato a coleção dos Salmos de Romagem parece indicar uma progressão. O Salmo 120 começa com num adorador fiel que numa terra distante, habitando entre os estrangeiros, longe do Monte do Senhor. Conforme os salmos avançam, os peregrinos se aproximam de Jerusalém, e por fim, chegam à cidade de Jerusalém, onde se encontram no Monte Sião, com aqueles que servem na casa do Senhor. Os Salmos de Romagem terminam com um chamado à adoração (Cf. Salmo 134). Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE,  NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, E AINDA NOS ANIMA ".

terça-feira, outubro 11

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " PERESKIA ACULEATA MILLER. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERÁPEUTICAS:

SinonímiasCactus pereskia L., Pereskia rubescens Houghto, Pereskia aculeata fo. rubescens (Houghton) Krainz.

Nomes populares: Ora-pro-nobis, proteína-vegetal, carne-vegetal, groselha-de-Barbados, groselha-da-América, trepadeira-limão.

Origem ou Habitat: Originária do Caribe, é nativa em toda a América Latina. No Brasil é encontrada deste a Bahia até o Rio Grande do Sul.

Adapta-se em diferentes tipos de solo, porém desenvolve-se melhor em locais onde haja luz plena. É uma planta rústica, resistente a seca, própria de clima tropical e subtropical.

A propagação é feita por estacas ou sementes. Recomenda-se podas leves a cada 3 meses para se ter sempre folhas novas e tenras.

Características botânicas: É uma herbácea de hábito trepador e escandente, caules compridos revestidos de agressivos espinhos, podendo alcançar até 10 m de comprimento. Folhas lanceoladas, suculentas, medindo de 3 a 10 cm de comprimento por 1,5 a 5 cm de largura, pecíolo curto, nervura central proeminente, de cor verde e providas de espinhos nas axilas. As flores são pequenas, 2,5 a 5 cm de diâmetro, coloração branca ou amarela clara ou creme, podendo ter outras variantes. Exalam um perfume forte característico e as anteras e grãos polínicos são dourados. Os frutos são redondos, ovais ou piriformes, de coloração amarelada ou avermelhada, medindo de 1-2 cm de diâmetro. Produzem sementes marrons ou pretas com 4 mm de diâmetro aproximadamente.

Partes usadas: Folhas, flores e frutos.

Uso popular: Pereskia aculeata tem grande importância ornamental, alimentícia e medicinal, além de ser considerada fonte de néctar e pólen para as abelhas (melissotrófica).

É usada como nutriente, remineralizante, vitamínica, anti-inflamatória, fortalecimento dos ossos e cartilagens, desnutrição, convalescença e para atletas com necessidades minerais e proteicas. Para a pele age como emoliente, alivia queimaduras e auxilia na cicatrização de feridas.É indicada para casos de estresse.

Os frutos são utilizados como expectorante e antitussígeno.

Composição química: Composição nutricional: Folhas de ora-pro-nobis (OPN) mostrou níveis extraordinários de fibra dietética total (39,1% em base seca), minerais (cálcio, magnésio, manganês e zinco) e vitaminas (vitamina A, vitamina C e ácido fólico). Entre os aminoácidos, triptofano foi a mais abundante (20,5% do total de ácidos aminados). Foram encontrados a-carotenos e b-carotenos em níveis elevados.

As folhas de OPN pode ser considerada uma boa fonte de minerais, vitaminas e aminoácidos, e podem servir como um potencial ingrediente funcional.

Ações: farmacológicas: Antioxidante, anti-inflamatório, nutracêutico, cicatrizante.

A alta quantidade de fibras insolúveis pode auxiliar na prevenção de diversas doenças como: câncer de cólon, hemorroidas, varizes, tumores intestinais e diabetes.

Interações medicamentosas: Não encontrado na literatura pesquisada.

Efeitos adversos e/ou tóxicos: Não encontrado na literatura pesquisada.

Contra-indicações: Não encontrado na literatura pesquisada.

Posologia e modo de uso: Na culinária as folhas podem ser consumidas cruas ou refogadas, adicionadas a farinha para serem feitas massa para pães, tortas, suflês, omeletes, misturadas ao feijão. As flores são utilizadas em preparações de saladas.

Esta planta foi muito usada para formar cercas vivas e este uso foi o que mais contribuiu para a sua difusão no Brasil, já que antes de se desenvolver a indústria de arames farpados as cercas mais econômicas e eficientes eram de arbustos espinhentos." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE OU UM FITOTERAPEUTA ".IBRATH # MOVIMENTO HOLÍSTICO. 

ESTUDO E INTERPRETAÇÃO SOBRE O CAPÍTULO DE DEUTERONÔMIO 28

O significado de Deuteronômio 28 fala a respeito da Obediência e desobediência. Mas outras bênçãos e maldições estão agora listadas. Elas estavam mais ligadas à vida das pessoas como um todo e dependiam diretamente da obediência ou desobediência das pessoas.

Obediência e desobediência:

As bênçãos diziam respeito principalmente à prosperidade agrícola, felicidade da família, vitória sobre os inimigos e honra aos olhos de outras nações (Deuteronômio 28:1-10).

Assim a garantia de Deus de que ele supriria as necessidades deles estava ligada a um aviso. Mas eles não deveriam procurar aumento da família ou produtividade agrícola adorando os deuses da natureza cananeus (Deuteronômio 28:11-14).

Castigos para os desobedientes:

Correspondentes às bênçãos da obediência estavam as maldições da desobediência. Mas Deus havia advertido seu povo, se eles não obedecessem aos seus mandamentos que havia ordenado eles seriam castigados com maldições. De um modo geral, elas assumiriam a forma de doenças e pragas em suas famílias, rebanhos, manadas e plantações (Deuteronômio 28:15-24). E repetidas derrotas na guerra (Deuteronômio 28:25-35).

Finalmente, a nação que Deus escolheu para ser o líder de todas as nações, entraria em cativeiro humilhante (Deuteronômio 28:36-46). A crueldade de invasores estrangeiros e os horrores da guerra de cerco são vividamente descritos.

As pessoas ficariam tão desesperadas por comida que comeriam até seus próprios filhos, a situação será tão terrível, que comendo seus próprios filhos não dividiriam com ninguém (Deuteronômio 28:47-57; cf. 2 Reis 6:25-29; Lamentações 2:19-22; Lamentações 4:4-10).

Eventualmente, a nação seria destruída e as pessoas levadas cativas para países estrangeiros. Lá eles seriam tratados pior que os animais e teriam mortes horríveis. Seriam castigado com as mesmas doenças com que ele castigou os egípcios, doenças que não tinham cura e os deixariam apavorados e com muito medo. Muitos seriam enviados como escravos para o Egito, onde inundariam tanto o mercado de escravos que ninguém iria querer comprá-los (Deuteronômio 28:58-68).Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz," LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS ORIENTA, NOS CONSOLA, E AINDA NOS ANIMA ".

segunda-feira, outubro 10

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " ERYTHRINA VERNA VELL. " UMA PLANTA COM VÁRIOS BENEFÍCIOS MEDICINAIS:

Nome científico: 
Erythrina verna Vell.
Família: 
Leguminosae
Sinonímia científica: 
Corallodendron mulungu (Mart.) Kuntze
Partes usadas: 
Cascas do caule.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Alcaloides (eritrina, erisotrina, eritrartina, eritralina, erisodina, erisovina, erisopina, erisonina, erisolina etc.), esteroides, glucosídeo (migurrina), compostos antociânicos.
Propriedade terapêutica: 
Sedativo, hipnótico.
Indicação terapêutica: 
Calmante dos nervos, asma de origem nervosa, tosse nervosa, dor reumática, insônia.

Origem, distribuição:
Erythrina verna, anteriormente chamada de Erythrina mulungu, é espécie nativa do Brasil e de maior ocorrência na região sudeste do país.

Descrição:
​Árvore atinge de 10 a 25 m de altura. Tronco ereto e cilíndrico de 50-70 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada com ritidoma estriado.

Folhas alternas, compostas, trifoliadas, com estipulas pequenas e acompanhadas de espinhos agudos e escuros. As flores dispõem-se em cachos axilares e terminais, surgem antes das folhas e tem cor vermelha, donde lhe vem o nome de "árvore-de-coral". 

O fruto, não comestível, é um legume longo, linear, atenuado na base e no ápice, abrindo-se por 2 uivas sinuosas e contraídas, entre as sementes que são arredondadas, vermelhas e com uma mancha preta.

No Brasil são encontradas as espécies E. amazonicaE. crista-galliE. domingueziiE. falcataE. fuscaE. poeppigianaE. similisE. speciosaE. uleiE. velutina e E. verna

Uso popular e medicinal:

As propriedades de extratos de sementes de várias espécies de Erythrina foram inicialmente estudadas nos anos 1930 e 1940, quando foi identificado a presença de alcaloides com atividade semelhante ao curare. Curare tem o significado genérico de "veneno (utilizado pelos indígenas para caçar) que deu origem a medicamento".

Na medicina tradicional brasileira a casca do mulungu é usada há muito tempo pelas populações indígenas como sedativo. Na medicina herbária é considerada um excelente sedativo para acalmar ansiedade, tosses nervosas, agitação psicomotora e insônia. É largamente empregada contra asma, bronquite, hepatite, gengivite, inflamações hepáticas e esplênicas, febres intermitentes. Nos EUA é usada por práticos e herbalistas para acalmar crises de histeria proveniente de trauma ou choque, eliminar palpitações do coração (extrassístole), insônia, contra problemas hepáticos e hepatite.

A planta é indicada como sedativo, hipnótico e calmante dos nervos. É muito usado na asma de origem nervosa, tosses nervosas, dores reumáticas e insônia. Sua propriedade de regularizar os batimentos cardíacos e a atividade hipotensora foi atribuída aos alcaloides. Pode ser associado ao maracujá à valeriana e ao viburno (Viburnum opulus), planta medicinal e ornamental também conhecida no Brasil como rosa-de-gueldres.

Além da ação calmante, a decocção das cascas de E. verna é usada para outras desordens do sistema nervoso central (SNC) como depressão e epilepsia.

Mulungu é encontrado nas farmácias brasileiras na forma de extrato seco das cascas. Em virtude de seu uso tradicional, esta espécie tem potencial de gerar produtos de interesse ao SUS. O extrato de mulungu já é utilizado em associação com espécies de outros gêneros para produção de medicamentos fitoterápicos ansiolíticos sendo os mais conhecidos: "maracugina", "passaneuro" e "calmapax".

Em sua constituição química são encontrados alcaloides (eritrina, erisotrina, eritrartina, eritralina, erisodina, erisovina, erisopina, erisonina, erisolina, erisotina, eritratidina, dentre outros), esteroides, glucosideo (migurrina), compostos antociânicos (pelargonidol, cianidol).

 Dosagem indicada:

Sedativo, hipnótico e calmante dos nervos. Decocto a 2 %, de 2 a 3 xícaras ao dia. Extrato fluido, de 1 a 4 ml ao dia. 

Outros usos:
A madeira é leve, mole, macia, de baixa durabilidade quando exposta, tem utilidade na caixotaria. Devido a florada atraente, tem potencial paisagístico como já ocorre em algumas cidades do sudeste  Suas flores são muito procurada por pássaros.      " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE OU UM FITOTERAPEUTA ".# MOVIMENTO HOLÍSTICO. 

ESTUDO CIENTÍFICO DA AROMÁTERAPIA NA VISÃO DA " PSICONEUROENDOCRINOIMUNOLÓGIA ".

QUAL A MISSÃO DO PROFETA SAMUEL? VAMOS ENTENDER QUAL A SUA MISSÃO? TEXTO ( 1 SAMUEL 16: 7 )

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. ( 1 Samuel 16:7 )

Todos nós temos uma característica em comum: somos tendenciosos! Infelizmente até mesmo os mais sábios entre nós, uma hora ou outra, acabam agindo sob algum tipo de influência de conceitos previamente estabelecidos.

Samuel recebeu de Deus a tarefa de ungir dois Reis de Israel. No primeiro, Saul, a tarefa não foi tão difícil. Deus havia dito a Samuel que o futuro rei lhe procuraria no dia seguinte (1Sm 9:16). No segundo, Samuel sabia onde deveria ir, qual casa deveria entrar, e que Jessé seria o pai do futuro rei, porém, Samuel não sabia qual dos filhos seria o escolhido.

Chegando à casa de Jessé, Samuel estava pronto para desempenhar sua missão. O primeiro a ser visto por ele foi Eliabe. Samuel não teve dúvida de que aquele deveria ser o novo rei. Talvez Samuel tivesse seus próprios critérios, critérios estes que estavam de acordo com os costumes da época, e até mesmo com os padrões da nossa época.

O mais esperado era que o primogênito fosse escolhido como rei, isso porque o primogênito recebia uma série de benefícios e posição de honra devido a sua primogenitura. O mais esperado era que o rei fosse imponente, com porte físico e aparência que se destacava na multidão. Esse tipo de padrão permanece até hoje. Alguns estudos comprovam que a maior parte dos executivos de alto escalão são altos e com boa aparência. Esse era Eliabe. Antes, Saul também possuía as mesmas características (1Sm 9:2).

É inegável o preparo, a sabedoria e a sensatez de Samuel, mas nada disso impediu que ele se equivocasse em sua certeza de que Eliabe seria o escolhido. O homem vê apenas o que está diante dos seus olhos, mesmo que esse homem seja o próprio profeta Samuel, um dos homens mais usados por Deus em toda a história.

Aprendendo a lição:

Devemos aprender com Samuel essa lição tão valiosa. Durante nossas vidas muitas vezes somos conduzidos a algumas casas de Jessé. Somos constantemente convidados a fazer avaliações, e ficamos frente a frente com muitos Eliabes.

Que nesses momentos possamos tirar os óculos de Samuel, e, da mesma forma como o Profeta fez, ouvir as instruções de Deus, o único capaz de enxergar o que não podemos ver. Quando tiramos os nossos óculos humanos, certamente podemos contemplar Davi. Certamente podemos entender os planos de Deus, e o que definitivamente devemos fazer. Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS ORIENTA, NOS CONSOLA, AINDA NOS ANIMA ".

domingo, outubro 9

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL" BRYOPHYLLUM PINNATUM ( LAM. ) OKEM (FOLHA DA FORTUNA ) UMA PLANTA COM VÁRIOS BENEFÍCIOS MEDICINAIS:

Nome científico: 
Bryophyllum pinnatum (Lam.) Oken
Família: 
Crassulaceae
Sinonímia científica: 
Bryophillum calycinum Salisb.
Partes usadas: 
Folhas
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Glicosídios flavonoidicos, alcanos, álcoois, triterpenos, esteroides, compostos fenólicos e bufadienolideos.
Propriedade terapêutica: 
Anti-inflamatória.
Indicação terapêutica: 
Feridas, contusões, queimaduras, picadas de insetos, doenças do trato respiratório, tosse, dor de garganta, inflamações, hematomas, pedras nos rins.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: life plant, leaf of life, resurrection plant, canterbury bells, cathedral bells

Origem, distribuição:
Nativa da África Tropical:

Descrição:
Erva suculenta de crescimento rápido. As folhas são grossas, carnudas e simples ou composta em pares em hastes avermelhados.

As mudas crescem ao longo dos entalhes das margens da folha, que podem se desenvolver quando ainda ligado à planta ou quando separada, uma característica fascinante, possivelmente daí vem outro nome pela qual é conhecida "planta da vida" (life plant).

As flores têm cerca de 5 cm de comprimento, que balançam em forma de sino, esverdeadas ou amareladas, avermelhadas pelas hastes.

Propaga-se facilmente, tem ampla distribuição nas Filipinas, encontrada em matas e lugares abertos. Também cultivada, a floração vai de dezembro a março.                                                                               

Uso popular medicinal: Uma Planta largamente disseminada no Brasil onde as folhas são usadas na medicina popular para o tratamento de feridas, contusões, queimaduras, arranhões, abcessos entre outras doenças da pele, picadas de insetos, doenças do trato respiratório, tratamento da tosse, dor de garganta, inflamações, hematomas, glaucoma e medicação tópica em afecções cutâneas de natureza alérgica.
Em uso externo, o material fresco é triturado e aplicado como um cataplasma em entorses, eczema, queimaduras, infecções, carbúnculo e erisipela.

Para furúnculos, toda a folha é pressionada com a mão, em movimento de vai-e-vem, até que se torne úmido com o extrato da folha. Uma pequena abertura é feita no meio da folha que é então colocada em ebulição com buracos ao longo do apontamento do abcesso.

Popularmente é tida como solução "tiro-e-queda" para quem sofre de pedra nos rins. Lavar e mastigar duas folhas desta planta diariamente com água na parte da manhã, com estômago vazio. As pedras serão dissolvidas e em poucos dias já é possível testar o resultado com exames.

O suco da folha é usado para tratar calos nos pés. Este suco pode ser colocado em pequenas queimaduras e arranhões para aliviar a dor pungente, curar inchaços e dores nas articulações sobre aplicação externa. Acredita-se ainda que pode curar a dor ciática com aplicação de suco e mastigação na parte da manhã, como descrito em cima. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE OU UM FITOTERAPEUTA DE ".


O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?