terça-feira, janeiro 3

RESUMO SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS CAPÍTULO 3; " CONFIA NO SENHOR DE TODO O TEU CORAÇÃO ".

3:1-4 Os ensinos de Deus

“Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem”

A primeira condição para recebermos a orientação de Deus é aprender a verdade de dEle, os ensinos e os mandamentos de Deus jamais devem ser esquecidos. O amor e a fidelidade não podem ser atitudes ou ações esporádicas, elas devem acompanhar o cristão em todos os momentos de sua vida.


  3:5-6 A recompensa de andar com Deus

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
  Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

A promessa de Deus é que Ele endireitará nossas veredas, mas o cumprimento dessa promessa é relacionado a nossa obediência ao Senhor. Devemos crer em Deus de todo nosso coração e obedecer aos seus mandamentos em todas as situações.

Endireitará em Hebraico significa tornar reto. Sendo assim o versículo não nos promete uma clara orientação, mas capacidade de avançar na direção correta.

3:7-8 Falsa sabedoria

“Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.”


 "Não seja sábio aos teus próprios olhos" é um convite a humildade, somente os humildes conhecem a verdadeira essência da sabedoria. O cristão também deve ser guiado em sua vida pelo temor ao Senhor, mantendo-se afastado de tudo o que é errado e desaprovado por Deus.


  3:9-10 Honre ao Senhor com tudo o que você tem

“Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”

Deus é o dono de tudo o que existe no mundo, um cristão deve honrar a Deus com os seus bens, quando deixamos de sermos fiéis em nossa oferta ao Senhor estamos mostrando que de certa forma não confiamos nele.

Deus enche nossos celeiros quando devolvemos o que pertence a Ele, essa promessa vai além de bens materiais ou financeiros, no Pai já temos tudo o que necessitamos.

3:11-12 A disciplina de Deus

“Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.”

Essa citação já aparece em Jó 5:17, com a diferença que Deus é chamado de “Todo-poderoso” ao invés de Senhor. O cristão não deve nunca esquecer que a disciplina faz parte do plano de Deus, muitas vezes necessitamos, assim como crianças, sermos disciplinados. Onde existe amor, existe disciplina. Você tem aceitado a disciplina de Deus?

3:13-15 As bençãos de ter sabedoria

“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;
  Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela.”

A sabedoria é uma dadiva de Deus, deve ser desejada e buscada. Algumas pessoas sabem o preço de tudo, mas não sabem o valor de nada, em decorrência disso esquecem o que tem verdadeiro valor na vida e gastam suas energias atrás de coisas que somente possuem preço, mas nenhum valor. Provérbios nos fala que a maior riqueza que podemos buscar aqui na terra é a sabedoria, ela merece nossos maiores investimentos.
 
  3:16-20 Os frutos e o caminho da sabedoria

“Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra. Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz. É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm. O Senhor, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus. Pelo seu conhecimento se fenderam os abismos, e as nuvens destilam o orvalho.”

Salomão apresenta três frutos da sabedoria: longevidade, riquezas e honra. A sabedoria também guia por caminhos agradáveis, muitas escolhas podem parecer boas aos olhos humanos, mas no final levam a desgraça. Todos os que andam no caminho da luz sabem onde irão chegar. Aqueles que retém sabedoria são verdadeiramente felizes, independente das circunstâncias que estejam vivendo. Deus usou de sabedoria para criar o universo, e Ele também nos concede sabedoria para viver nesse mundo.
 
  3:21- 26 O cuidado e providência de Deus

“Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço. Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará. Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares. Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier. Porque o Senhor será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados.”


 Quando Deus dirige nosso caminho Ele é capaz de guarda-lo. Ao nos entregarmos a Deus todo o nosso corpo pertence a ele e será cuidado pelo Pai. Ele ajudará os seus filhos a manterem os olhos voltados para a direção certa, não permitirá que o pescoço se vire para a direção que levará para longe dos seus caminhos, também manterá nossos pés no caminho correto.


  3:27-32 A sabedoria guia o relacionamento com os outros

“Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo. Não maquines o mal contra o teu próximo, pois que habita contigo confiadamente. Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal. Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos. Porque o perverso é abominável ao Senhor, mas com os sinceros ele tem intimidade.”
 

Os cristãos sábios são generosos com os outros, esforçam-se ao máximo para evitar conflitos desnecessários. Quando verdadeiramente amamos a Deus, também passamos a amar ao nosso próximo. O amor tem pressa em socorrer a pessoa amada, quem ama deixa de lado somente as palavras bonitas e se dedica a fazer a diferença na vida do outro.

O cristão deve estar preocupado em construir pontes de amizades e relacionamentos consolidados, deve evitar contendas sendo conhecido como alguém pacificador.


  3:33-35 Benção e maldição

“A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará. Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos. Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha.”


 É fácil amar quem é agradável, porém se o nosso próximo for uma pessoa perversa que zomba da nossa fé, o próprio Deus nos guiara de modo que nossa luz brilhe em meio a escuridão. Salomão é claro, o que uma pessoa semeia também colherá, tanto os que plantam escarnio e maldição, como os que plantam benção. Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS ORIENTA, NOS CONSOLA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

RESUMO E ORGANIZAÇÃO SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS CAPÍTULO 2; " BUSQUE SABEDORIA ".

2:1-4 Caminhar com Deus

“Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto, se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido”

Não existe maior privilégio para alguém do que ser chamado filho de Deus. Para que a realidade espiritual do conhecimento de Deus seja uma constante na vida do cristão, ele deve guardar a Palavra em seu coração.

Obter sabedoria espiritual não é algo que pode ser feito somente no final de semana, ou nos cultos de domingo, é uma disciplina diária que deve ser mantida até o resto da vida. Muitas pessoas passam a vida atrás de riquezas, mas muito mais importante do que ouro e prata é a sabedoria que vem dos céus.

2:5-8 Origem da sabedoria

“então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.
 Ele reserva a sensatez para o justo; como um escudo protege quem anda com integridade, pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis.”

Ser sábio é olhar para a vida com os olhos de Deus e agir da mesma maneira que Deus age. Somente alguém sábio tem o discernimento necessário para identificar o que realmente tem valor nessa vida. A verdadeira sabedoria não se recebe em aulas da faculdade ou lendo bons livros. A sabedoria é um dom exclusivo de Deus, que só podemos obter nele, devemos ser busca-la com todas as nossas forças.
 
  2:9-11 Discernimento


 “Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem. Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.”

A obediência a Deus abre o caminho do entendimento. Os que amam a Deus e seus mandamentos entendem o que é certo e justo. Estes serão guardados pelo bom senso e protegidos pelo discernimento.
 
  2:12-15 Caminhos maus

“A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas, que abandonam as veredas retas para andar por caminhos de trevas, têm prazer em fazer o mal e exultam com a maldade dos perversos, gente que anda por veredas tortuosas, e no caminho se extraviam.”


 Em Provérbios existe uma comparação muito importante, o caminho dos justos é comparado a luz, e dos maus as trevas. Nós vivemos em uma sociedade onde a inversão de valores é cada vez mais natural, muitas pessoas sentem alegria em fazer o mal, os que buscam alegria no pecado serão enganados e viveram uma falsa felicidade.

2:16-19 A insensatez do adultério

"Ela também o livrará da mulher imoral, da pervertida que seduz com suas palavras, que abandona aquele que desde a juventude foi seu companheiro e ignora a aliança que fez diante de Deus. Ela se dirige para morte, que é a sua casa, e os seus caminhos levam às sombras. Os que a ela procuram jamais voltarão, nem tornarão a encontrar as veredas da vida.”

A mulher adultera sabe como usar a adulação com eficácia, suas palavras podem ser doces, mas o final de um adultério sempre será amargo. A verdadeira felicidade não está em ceder aos desejos apaixonados, mas na pureza da santidade. Quem comete adultério ignora a aliança que fez diante de Deus, mas a palavra de Deus é clara e afirma que a casa onde tem traição se inclina para a morte. Acima de tudo o adultério é um pecado contra o próprio Deus.

2:20-22 Caminhando com os justos


 “A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e a manter-se nas veredas dos justos. Pois os justos habitarão na terra, e os íntegros nela permanecerão; mas os ímpios serão eliminados da terra, e dela os infiéis serão arrancados.”


 Se recebermos as Palavras de Deus e lhe obedecermos, então teremos a sabedoria necessária para tomar decisões inteligentes durante toda a vida, e Deus nos protegerá de todas as armadilhas que podemos encontrar pelo caminho. Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

segunda-feira, janeiro 2

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " COMMELINA ERECTA L. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Commelina erecta L.
Família: 
Commelinaceae
Sinonímia científica: 
Commelina kurzii var. glochidea K.D.Koenig ex C.B.Clarke
Partes usadas: 
Folha, flor.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Quercetina, isoquercitrina.
Propriedade terapêutica: 
Emoliente, vulnerária, anticoncepcional.
Indicação terapêutica: 
Tratamento de feridas, micose, picada de aranha, inflamação de olhos.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: dayflower, slender day-flower

Origem, distribuição:

Norte da América do Sul, desde o norte do Peru, América Central até o sul e leste da América do Norte.

Descrição:

Planta perene ereta ou decumbente (inclinado ou voltado para o solo), com caules delgados surgindo de um cacho de raízes fibrosas carnosas. Atinge altura variável entre 40 a 120 cm.

Folhas alternadas, simples, inteiras, com 4-15 cm de comprimento, lineares a estreitamente ovadas, geralmente pouco pubescentes.

Inflorescência perto das pontas das hastes, de pedúnculo curto.  Espécie é definida por possuir duas pétalas azuis e uma branca.

O fruto é uma cápsula de 4 a 6 mm de comprimento, 3 loculares e 3 semeadas. Sementes de 3-4 mm de comprimento, de superfície lisa a ligeiramente granular.

A planta é ocasionalmente colhida na natureza por sua raiz comestível e muitas vezes é cultivada em jardins como ornamental.

Cresce em solos argilosos ou arenosos. Considerada como erva daninha em solo cultivado.

Uso popular e medicinal:

A planta é emoliente e vulnerária, usada no tratamento de feridas.  A decocção é usada em lavagem externa para micoses. O macerado em rum e em seguida esfregado, traz alívio em picadas de aranha. A seiva é usada como anticoncepcional oral.

Um trabalho científico verificou o potencial antiproliferativo de infusões de folhas (frescas – 2.0 g.L-1 e secas - 0,64 g.L-1) e flores (frescas - 1.0 g.L-1 e secas - 0,10 g.L-1) de C. erecta e realizou também sua análise fitoquímica. Pesquisadores afirmam que infusões das folhas são utilizadas no tratamento de inflamações, principalmente as relacionadas aos olhos.

A identificação dos compostos presentes nas infusões foi realizada por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE). Os resultados demonstraram capacidade antiproliferativa das infusões de C. erecta e presença de quercetina e isoquercitrina como compostos majoritários.

O índice mitótico e o índice de replicação foram usados como indicativos da proliferação adequada das células e medidos pelo teste de Allium cepa, amplamente utilizado como bioindicador de genotoxicidade.                                              Pesquisadores concluiram que as infusões possuem potencial antiproliferativo sobre o sistema teste de Allium cepa e que tais características podem estar relacionadas à composição fitoquímica dos extratos (quercetina e isoquercitrina).

Outros usos:

Trapoeraba é tradicionalmente usada como forragem na alimentação animal, contribuindo para a geração de renda. Apresenta grande potencial ornamental pela beleza de suas flores azuis. Confere proteção ao solo devido ao seu comportamento estolonífero (crescimento rasteiro por estolões que fecham a área por completo), adição de matéria orgânica ao sistema e alta adaptação a ambientes diversos.

Embora considerada planta invasora frequente infestando principalmente lavouras anuais, sob o ponto de vista botânico, ecológico e medicinal a trapoeraba é altamente benéfica. Folhas, brotos e rizomas são comestíveis." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( DEIXAS QUE O TEU ALIMENTO SEJA TUA MEDICINA ).

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " ANTHRISCUS CEREFOLIUM ( L. ) HOFFM " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Anthriscus cerefolium (L.) Hoffm.
Família: 
Apiaceae
Sinonímia científica: 
Anthriscus cerefolium var. longirostris (Bertol.) Cannon
Partes usadas: 
Raiz
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Flavonoides, lignana, óleo essencial. Metilcavicol, 1-alil-2, 4- dimetoxibenzeno.
Propriedade terapêutica: 
Tônica, depurativa, diurética, hipotensiva.
Indicação terapêutica: 
Problemas na circulação, contra radicais livres, recomendado para a memória.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: chervil, garden shervil
  • Francês: cerfeuil
  • Alemão: kerbel
  • Italiano: cerfoglio
  • Espanhol: perifolio

Origem, distribuição:
Erva nativa do Oriente Médio, provavelmente sul da Rússia e do Cáucaso. Foi possivelmente introduzida na Europa pelos romanos. 

Uso popular e medicinal:

Tornou-se uma das ervas mais utilizadas na culinária francesa, na qual é considerada indispensável. O cerefólio embora tenha sido utilizado como uma droga é empregada principalmente como aromática para fins culinários.O extrato possui atividade antioxidante e anti-lipoperoxidante, é utilizada popularmente para problemas na circulação.

A raiz é usada como tônica no Japão e na China. Possui atividade depurativa, diurética e hipotensiva.

Flavonoides e lignanas da raiz mostraram forte atividade contra os radicais livres, enquanto que o óleo obtido a partir da planta foi menos eficaz. A identificação dos constituintes dos extratos indicam que apiin é o principal flavonoide, deoxipodofilotoxina a principal lignana e metilcavicol o componente predominante do óleo essencial.

O extrato é recomendado para melhorar a memória. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( DEIXAS QUE O TEU ALIMENTO SEJA TUA MEDICINA ).

RESUMO E ORGANIZAÇÃO SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS CAPÍTULO 1:

Provérbios 1 nos fala sobre a importância da sabedoria e nos dá conselhos práticos do que fazer em algumas situações.

O capítulo fala dos seguintes assuntos:

  • A importância dos provérbios de Salomão (1 a 6)
  • O temor do Senhor (versículo 7)
  • A instrução dos pais (8 e 9)
  • Não andar no caminho dos pecadores (10 a 19)
  • Devemos atender ao chamado da sabedoria (20 a 23)
  • A consequência de não darmos ouvidos à sabedoria (24 a 33)

Veremos estes pontos com mais cuidado.

A importância dos provérbios de Salomão:

O livro de Provérbios inicia falando do autor e da importância destes ensinamentos:

“Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras da prudência; para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade; para dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso; para o sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o instruído adquirir sábios conselhos; para entender provérbios e sua interpretação, como também as palavras dos sábios e suas adivinhações.”

Provérbios 1:1-6

Vemos aqui então que o autor desta parte dos Provérbios é o Rei Salomão, filho do Rei Davi. Naquele momento, Salomão já era o Rei de Israel.

Segundo o próprio autor desta parte do livro, o objetivo destes provérbios era que fossem conhecidas a sabedoria e a instrução, de forma que a prudência fosse adquirida por todas as pessoas que compreendessem aqueles Provérbios.

É por esse motivo que muitos dos Provérbios podem ser entendidos isoladamente. Alguns capítulos que vamos estudar aqui no livro de Provérbios contém dezenas de pequenos ensinamentos de uma ou duas frases. Cada um destes ensinamentos é considerado um provérbio.

Com estes Provérbios, os jovens receberiam conhecimento e bom senso, os sábios poderiam crescer em sabedoria e aqueles que fossem mais instruídos, poderiam receber bons conselhos.

Ou seja, é um livro que é importante para qualquer pessoa, independente do grau de instrução ou do tempo de caminhada com o Senhor.

Essa primeira parte do livro de Provérbios foi escrita por Salomão, que recebeu, diretamente de Deus, a sabedoria do alto. Lemos o seguinte em 2 Crônicas:

“Naquela mesma noite, Deus apareceu a Salomão e disse-lhe: Pede o que quiseres que eu te dê. E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande beneficência com Davi, meu pai, e a mim me fizeste rei em seu lugar. Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a tua palavra, dada a Davi, meu pai; porque tu me fizeste rei sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? Então, Deus disse a Salomão: Porquanto houve isso no teu coração, e não pediste riquezas, fazenda ou honra, nem a morte dos que te aborrecem, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te pus rei, sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, e fazenda, e honra, qual nenhum rei antes de ti teve, e depois de ti tal não haverá. Assim, Salomão veio a Jerusalém, do alto que está em Gibeão, de diante da tenda da congregação; e reinou sobre Israel.”

2 Crônicas 1:7-13

Ao escrever estes textos sobre a sabedoria, Salomão estava escrevendo sobre algo que havia recebido de Deus. Por isso estas palavras são tão importantes para nossas vidas. A simplicidade e objetividade dos Provérbios é fundamental para nós.

O temor do Senhor:

O verso 7 fala sobre o temor do Senhor:

“O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.”

Provérbios 1:7

O que o autor nos diz aqui é que seríamos considerados pessoas loucas caso desprezássemos a sabedoria contida nestes escritos.

O temor do Senhor, ou seja, o profundo respeito e a honra ao Senhor é princípio da sabedoria. Não existe sabedoria sem um sentimento intenso de honra ao nosso Deus. Qualquer tentativa de adquirir conhecimento e prudência sem o temor do Senhor é inútil, é como uma loucura.

Tentar viver nossas próprias vidas, sem considerar o Senhor, sem temermos a Deus, sem compreendermos o que dizemos quando o chamamos de Senhor, é enganação.

Este versículo representa o tema principal desta primeira parte do livro de Provérbios e é repetida no final desta seção, em Provérbios 9:10.

A instrução dos pais:

Salomão então se dirige a seu filho, falando sobre a importância daquilo que ele estava escrevendo e de seguir os ensinamentos de seus pais:

“Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe. Porque diadema de graça serão para a tua cabeça e colares para o teu pescoço.”

Provérbios 1:8,9

Todos nós, como filhos de Deus, devemos ouvir a instrução do Senhor, através da Palavra, do Espírito e dos ensinamentos que recebemos em nossa comunidade de fé, e atendê-la. Quando não obedecemos ao Senhor, em temor e honra, trilhamos um caminho perigoso, que nos leva ao pecado.

Quando ouvimos ao Senhor e atendemos à Sua instrução, andamos dentro do Seu propósito para as nossas vidas.

Não andar no caminho dos pecadores:

Logo após falar sobre a necessidade de ouvir a instrução dos pais, Salomão contrasta a ideia com a realidade das pessoas que se enveredam no caminho dos pecadores:

“Filho meu, se os pecadores, com blandícias, te quiserem tentar, não consintas. Se disserem: Vem conosco, espiemos o sangue, espreitemos sem razão os inocentes, traguemo-los vivos, como a sepultura, e inteiros, como os que descem à cova; acharemos toda sorte de fazenda preciosa; encheremos as nossas casas de despojos; lançarás a tua sorte entre nós; teremos todos uma só bolsa. Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas. Porque os pés deles correm para o mal e se apressam a derramar sangue. Na verdade, debalde se estenderia a rede perante os olhos de qualquer ave. E estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e a sua própria vida espreitam. Tais são as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça; ela prenderá a alma dos que a possuem.”

Provérbios 1:10-19

Através deste exemplo, Salomão nos alerta que os pecadores nos trarão propostas tentadoras. O pecado vai tentar nos seduzir com algo que nos chama a atenção. No caso do exemplo de Salomão a tentação estava vindo através do dinheiro fácil, fruto do roubo e da maldade com o próximo.

Ele é muito claro ao dizer: “não consintas”, “não te ponhas a caminho com eles”, “desvia o teu pé das suas veredas”.

Vivemos uma nova vida com Cristo. O caminho dos pecadores não é mais o nosso caminho, o que os injustos fazem não é mais o que fazemos. Nós morremos para essa antiga vida e agora vivemos uma nova vida no Senhor.

Aqueles que seguem o caminho dos maus caem nas próprias ciladas. Segundo o que Salomão escreve: “estes armam ciladas contra o seu próprio sangue”.

Devemos atender ao chamado da sabedoria:

Novamente num contraste, Salomão fala sobre atender ou não atender ao chamado da Sabedoria. Esta estrutura de contrastes é encontrada na maior parte do livro de Provérbios.

“A suprema Sabedoria altissonantemente clama de fora; pelas ruas levanta a sua voz. Nas encruzilhadas, no meio dos tumultos, clama; às entradas das portas e na cidade profere as suas palavras: Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento? Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.”

Provérbios 1:20-23

A sabedoria do Senhor está sendo declarada diante de nós neste livro e em toda a Palavra. A escolha de não atendê-la é nossa, nós temos essa liberdade. Salomão, sabendo que ninguém é obrigado a seguir os passos da sabedoria, faz a pergunta: “até quando?”. Esta é uma pergunta que é válida para todos nós: até quando vamos continuar numa vida de pecados? Até quando vamos aceitar alguns pecados e alguns vícios em nossas vidas?

O Senhor está nos mostrando a verdade através da Sua Palavra. Precisamos nos converter diante da repreensão da Palavra e, então, receberemos “abundantemente” o Espírito do Senhor e vamos conhecer mais profundamente Suas Palavras.

Andar no caminho do Senhor é nossa melhor escolha, sempre.

A consequência de não darmos ouvidos à sabedoria:

O contraste com o ponto anterior é apresentado nos versículos seguintes:

“Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção; antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão; também eu me rirei na vossa perdição e zombarei, vindo o vosso temor, vindo como assolação o vosso temor, e vindo a vossa perdição como tormenta, sobrevindo-vos aperto e angústia. Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão. Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto, comerão do fruto do seu caminho e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. Porque o desvio dos simples os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do mal.”

Provérbios 1:24-33

Aqui Salomão deixa claro que o Senhor está nos chamando para a sabedoria, para o caminhar longe do pecado, para uma vida que glorifica o Seu nome. Para aqueles que não aceitarem o convite, então o Senhor fechará a porta e não responderá. Estes, fartos dos seus próprios conselhos e do individualismo, serão destruídos.

Dois caminhos se apresentam para nós nesse primeiro capítulo: o caminho da sabedoria e o nosso próprio caminho. Cada um desses caminhos nos leva a um lugar diferente. O da sabedoria nos leva à segurança e descanso (versículo 33), o nosso próprio caminho nos leva à destruição (versículo 32). A escolha é nossa.

O versículo que mais causa curiosidade aqui, certamente é o 26:

“eu, de minha parte, vou rir-me da sua desgraça; zombarei quando o que temem se abater sobre vocês,”

Provérbios 1:26

Este texto não está afirmando que Deus irá fazer caso ou ficará rindo da desgraça alheia, mas fala sobre a ira do Senhor que, um dia, irá se manifestar sobre todos aqueles que não deram ouvidos à sabedoria.

Esta interpretação está mais alinhada com outros trechos da Palavra como na parábola do joio e do trigo:

“Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar;mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.”

Mateus 13:30

Todos nós estamos tendo as mesmas chances, as mesmas escolhas. Ao final, a ira de Deus irá se manifestar contra o joio. O trigo será levado para o lugar de descanso. Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE,  NOS ORIENTA, NOS CONSOLA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

domingo, janeiro 1

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " ALTERNANTHERA BRASILIANA ( L. ) KUNTZE " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Alternanthera brasiliana (L) Kuntze
Família: 
Amaranthaceae
Sinonímia científica: 
Achyranthes brasiliana (L.) Standl.
Partes usadas: 
Raiz, folha, inflorescência.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Polifenóis, flavonoides, ácido clorogênico, esteroides, terpenos, compostos fenólicos.
Propriedade terapêutica: 
Antibiótica, diurética, depurativa, anti-inflamatória, adstringente, antiviral, antidiarreica, béquica.
Indicação terapêutica: 
Moléstias do fígado e bexiga, tosse, herpes, diarreia, dor de cabeça, resfriado, gripe.

Origem, distribuição:
Nativa do sul do México, América Central e América do Sul tropical. No Brasil é amplamente encontrada nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: brazilian joyweed, calico plant, marie-claire, purple joyweed, ruby leaf
  • Francês: marguerite à feuilles rouges

Descrição:
Alternanthera brasiliana é uma espécie herbácea perene, ereta ou rasteira, de 50 a 80 cm de altura, muito ramificada. As folhas são simples, peninérvias, opostas cruzadas, membranáceas, levemente pilosas em ambas as faces, com padrões de coloração do verde ao púrpura.

O limbo é oval-lancelado, de margem inteira levemente ondulada, base atenuada, ápice agudo e levemente acuminado.

Propaga-se por sementes ou por enraizamento de ramos herbáceos. 

Uso popular e medicinal:
A planta é amplamente utilizada na medicina popular em todo o Brasil. As flores, ingeridas na forma de infusão, são béquicas e as folhas digestivas, diuréticas e depurativas, empregadas para moléstias do fígado e da bexiga. Emprega-se a inflorescência contra tosse.

Na medicina popular é utilizada no tratamento de diversas patologias, sendo comprovadas a ação anti-inflamatória, analgésica e atividade inibidora do vírus da herpes simples.

As inflorescências são também utilizadas para dores de cabeça, resfriados e gripes; as folhas como antitérmico e as raízes contra diarreia.

A análise do extrato hidroalcoólico das partes aéreas de A. brasiliana demonstrou muitas vezes efeito mais potente do que produtos comerciais (aspirina, indometacina e dipirona), sendo o efeito analgésico dose dependente. Sugerem que a presença de esteroides, terpenos e compostos fenólicos pode estar relacionada com a atividade analgésica dessa planta.

A aplicação de pomadas feitas a partir do extrato etanólico de A. brasiliana proporcionou resultados eficazes na cicatrização de feridas em ratos imunocomprometidos. Também já foi observada a atividade antimicrobiana moderada do extrato hidroalcoólico das folhas dessa espécie sobre bactérias S. aureus (encontrada na pele e fossas nasais de pessoas saudáveis) e P. aeruginosa (causadora das principais infecções hospitalares), S. cerevisae (levedura com ampla utilização industrial, causa infecção invasiva como a fungemia) e patógeno ambiental P. zopffi.

  Dosagem indicada:

  • Tosse (infusão): 1 colher de sobremesa de inflorescência para 1 litro de água. Tomar 3 a 4 xícaras de chá ão dia. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA "  ( DEIXAS QUE O TEU ALIMENTO SEJA TUA MEDICINA ).

RESUMO E ORGANIZAÇÃO SOBRE O LIVRO DO APOCALIPSE: VAMOS ENTENDER O SEU SIGNIFICADO?

Apocalipse é o livro bíblico que traz a revelação de Jesus Cristo acerca dos tempos do fim. É o último livro da Bíblia e foi escrito pelo apóstolo João, provavelmente entre os anos 93 e 96 d.C, enquanto esteve exilado na ilha de Patmos.

A palavra 'Apocalipse' tem origem no grego (apocalypsis- 'apo': tirado, 'kalumna': véu/ 'kaliptós': coberto) e significa revelação ou descoberta. Trata-se de um livro profético, do gênero apocalíptico e encerra os livros inspirados do Novo Testamento.

A revelação dos acontecimentos futuros foi dada por Deus aos Seus servos:

Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João, que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.

Apocalipse 1:1-2

Como entender o Apocalipse?

Em primeiro lugar, precisamos ter humildade para aceitar que trata-se de um livro de difícil interpretação. Provavelmente, teremos dificuldades de identificar símbolos ou figuras estranhas que aparecem no livro do Apocalipse. Para compreender melhor o Apocalipse, precisamos lê-lo à luz dos outros livros da Bíblia. Além disso é preciso considerar o tipo de texto e o contexto no qual foi escrito para entendermos melhor o seu propósito.

Em segundo, precisamos entender que o Apocalipse retrata o desfecho final da revelação de Deus ao homem. Não é sobre o que nós queremos que seja, mas sobre o que Deus permitiu que soubéssemos. Nele é descrito como tudo culminará e sobre a soberania de Deus no controle da história, encerrando o quadro bíblico geral iniciado em Gênesis.

Em geral, importa saber que:

  • O Apocalipse, tal como toda a Bíblia, é centralizado em Jesus Cristo.
  • O propósito do livro é mostrar a soberania de Cristo e trazer uma resposta de esperança e consolo ao povo de Deus.
  • Há um alerta real aos incrédulos sobre o julgamento e a condenação eterna (para quem não crê e nem se arrepende).
  • O livro traz aos leitores (em todos os tempos) uma última advertência ao arrependimento e à perseverança em Cristo.
  • As profecias estão se cumprindo e o tempo do fim se aproxima.

Contextualização e estrutura do livro do Apocalipse:

Para quem foi escrito?

Os destinatários imediatos do livro do Apocalipse foram as sete igrejas da Ásia Menor (atual Turquia). Os cristãos enfrentavam uma perseguição hostil naquela época por parte dos pagãos, dos judeus e do imperador Domiciano. O próprio apóstolo João havia sido banido para Patmos, ilha que servia como exílio penal, devido à intensa perseguição religiosa. O objetivo do autor era levar encorajamento aos cristãos, eram diariamente confrontados na sua fé.

Nos primeiros capítulos (2 e 3) podemos ver um pouco dos problemas que as igrejas enfrentavam localmente. Mas, de modo geral, a Igreja de Cristo era atribulada por todos os lados. Assim, Deus transmite à João uma mensagem de esperança e alento: o prenúncio da vitória final contra todo o mal.

Características da mensagem:

Trata-se de uma mensagem de esperança e confiança para os que são fiéis a Cristo. Contudo, o Apocalipse é considerado um livro de difícil compreensão, por conter determinados símbolos, figuras e códigos, tão comuns ao gênero apocalíptico. João, inspirado por Deus, usa esse tipo de texto para descrever a revelação maravilhosa que Jesus lhe concedeu.

Certamente, não era a intenção descrever com exatidão a ordem cronológica dos acontecimentos futuros. Mas de descrever as visões e o testemunho de Cristo revelados para a Igreja.

Através desse registro, os cristãos  desde o primeiro século, tem sido confortados com a expectativa da vitória e da vida eterna com Deus. As dores dos filhos serão recompensadas na intervenção final e definitiva de Cristo contra os Seus inimigos, no Seu reino eterno. Cristo voltará com poder e glória para buscar os Seus remidos, cumprir seus juízos e estabelecer o Seu Reino eternamente.

A soberania de Deus é realçada aqui no anúncio prévio da derrota do Maligno, do pecado e do sofrimento. Não se trata de um embate, cujo final é desconhecido. A revelação de Jesus antecipa-nos que o Cordeiro de Deus é vitorioso eternamente e dará fim a todas as forças do mal.

Além desses pontos, o Apocalipse é um livro que comunica esperança para o povo de Deus. Ele mostra-nos que aconteça o que acontecer, os filhos de Deus estarão seguros no Senhor e terão, pela graça de Jesus Cristo, a vida eterna.

Estrutura:

O último livro da Bíblia pode ser dividido em três partes:

  1. Introdução e saudação do apóstolo João; prenúncio da visão que teve de Jesus Cristo glorificado (Capítulo 1)
  2. Sete cartas às sete igrejas na Ásia Menor. Essas cartas exortavam acerca da condição das igrejas nos tempos de João, mas também prefiguram a condição da Igreja nos dias de hoje (Capítulos 2 a 3 ).
  3. Visões acerca do fim (várias imagens sobre a grande tribulação, do Reino triunfal de Cristo, da vingança do Cordeiro, a destruição da besta e do falso profeta, o Juízo final, o novo céu e nova terra). Seis visões de João que esboçam uma espécie de paralelismo. Abrangem eventos que vão sendo revelados, ao longo da história até que tudo seja consumado no grande final. Muitos desses eventos, possuem interpretações distintas (Capítulos 4 a 22:5). Conclusão (22:6-21).

É provável que as profecias descritas no Apocalipse contenham duas possibilidades interpretativas: um elemento próximo e um distante. No primeiro caso, referindo-se a eventos da época de João, e o último elemento retratando eventos futuros.

Tipo e gênero literário:

O Apocalipse é um livro Profético e o seu gênero é o Apocalíptico. E isso deve estar claro para o leitor antes de iniciar seu estudo do livro. Certamente o Apocalipse não deve ser lido como um texto de gênero jornalístico, dissertativo ou romance, por exemplo. O gênero apocalíptico floresceu no período entre o Antigo e Novo Testamentos e possui características particulares, que são:

  • o uso de linguagem figurada
  • riqueza de símbolos e imagens
  • relato de visões e sonhos
  • uso simbólico de números, cores e outros elementos enigmáticos
  • discurso futurístico impactante

Este gênero literário teve seu auge entre 200 a.C e 200 d.C. No contexto judaico, o gênero apocalíptico se expandiu durante o exílio do povo de Israel na Babilônia. No período inter testamentário, diversos escritos apocalípticos (apócrifos) foram escritos com o intuito de encorajar e anunciar o fim do sofrimento na chegada de um novo tempo em que o Messias viria num reino glorioso de paz.

Na Bíblia há outros livros que apresentam algum traço de estilo apocalíptico, tais como: Daniel, Ezequiel, Isaías e Zacarias. Mas sem a predominância encontrada em Apocalipse. Muitos recursos linguísticos emblemáticos foram utilizados para transcrever a visão gloriosa e transcendente que João teve. Tendo em conta o estilo literário, devemos estar atentos para não tornar literal todos os símbolos e imagens que aparecem no texto.

Cumprimento das profecias apocalípticas:

As profecias dadas na revelação de Deus sobre os finais dos tempos já começaram a se cumprir mas ainda não terminaram. No entendimentos de muitos, as profecias vão se cumprindo ao longo dos tempos até a volta de Jesus. Nesse entendimento, os símbolos tiveram referências históricas para os contemporâneos de João, também têm nos nossos dias e terão no futuro.

Um bom exemplo disso é a figura da 'besta'. Nos tempos de João, a 'besta' poderia ser facilmente associada ao imperador Nero (ou Domiciano); no século XX poderia ser considerado o nazista Hitler. Atualmente, a 'besta' poderia ser associada aos sistemas políticos corrompidos, ou outras personalidades e, no futuro, poderá haver referência mais específica.

Apesar das diferentes interpretações sobre o cumprimento das profecias apocalípticas, fato é que esse livro é atemporal. Fala à Igreja de Cristo em todos os tempos. As cartas às sete igrejas da Ásia, por exemplo, advertiram às igrejas daquele tempo mas continuam exortando aos cristãos das igrejas espalhadas pelo mundo todo, pelos anos seguintes, até hoje.

Encoberto ou revelado?

Notamos que o livro do Apocalipse ao mesmo tempo que revela, também parece encobrir certos detalhes do leitor. Nem todos os pormenores da nossa curiosidade serão completamente sanados. Mas não é por isso que não devemos estudá-lo proveitosamente. O seu caráter misterioso deve aguçar o nosso desejo de conhecer mais a Deus e a nossa meta de estar eternamente com Ele.

Mesmo para estudiosos e comentaristas da Bíblia, alguns trechos do Apocalipse são considerados velados ou misteriosos. O próprio autor inspirado foi advertido a encobrir certos detalhes, do que viu na visão (Apocalipse 10:3-4). Parte do que João ouviu foi "selado" e não foi escrito.

As referências da revelação que João recebeu do Senhor Jesus podem não ser consensuais no meio cristão, hoje. Em muitos momentos, ele transcreve símbolos que eram facilmente reconhecidos por seus primeiros leitores mas que precisam ser contextualizados por leitores dos nossos tempos.

Algumas passagens são bastante emblemáticas, como o capítulo 20, por exemplo. Alguns pormenores causam tremendas discussões devido às diferentes interpretações e leituras que podem ser feitas da mesma.

As principais interpretações de Apocalipse:

Existe muitas interpretações do livro de Apocalipse. Mas este livro deve sempre ser lido à luz dos demais livros bíblicos. Na interpretação da Bíblia, passagens mais claras sempre iluminam passagens obscuras.

Há quatro maneiras diferentes para interpretar o Apocalipse: PreterismoFuturismoHistoricismo e Idealismo. Estas são as principais escolas escatológicas que esboçam diferentes posicionamentos acerca dos eventos finais, descritos no livro do Apocalipse.

Há aqueles que defendem:

  1. que as profecias já aconteceram no passado (preteristas).
  2. que tudo irá se cumprir no futuro (futuristas).
  3. que as profecias do Apocalipse vão acontecendo ao longo da história, até culminar na vinda do Senhor (historicistas).
  4. que o Apocalipse fala de princípios gerais, constantes na luta do bem contra o mal, que se cumprirão espiritualmente (idealistas).

Existem muitas discussões acerca das possíveis interpretações do Apocalipse. As escolhas ou métodos de interpretação foram desenvolvidos tendo como base diferentes estudos e análises no decorrer da história do cristianismo. Essas maneiras de compreender o texto não devem ser tomadas como dogmáticas (absolutas ou arbitrárias) para o leitor da Bíblia. Mas podem servir de aliados para o melhor entendimento do livro.

1. Preterista

Linha de interpretação que acredita que as profecias do Apocalipse já tiveram o seu cumprimento no primeiro século, com a destruição de Jerusalém (70 d.C) e a queda do Império Romano.

2. Futurista

Essa linha entende que as profecias do livro do Apocalipse terão o seu cumprimento no final dos tempos. Portanto, a maioria dos eventos do livro (bem como outras passagens bíblicas escatológicas) ainda vai se cumprir futuramente.

3. Historicista

É a linha interpretativa que esboça, em grande parte, a posição evangélica (era a posição de Lutero e outros protestantes). Entende que o Apocalipse descreve simbolicamente as diferentes fases da história da humanidade, bem como as épocas da Igreja, desde o Novo Testamento até o fim dos tempos. Essa linha de interpretação, acompanhou predominantemente o protestantismo até o século XIX, quando o futurismo ganhou espaço no meio pentecostal.

4. Idealista ou Eclética

Compreende as profecias apocalípticas espiritualmente e não num sentido literal. Não afirma assertivamente sobre detalhes das visões misteriosas, nem considera que eventos narrados no Apocalipse acontecerão histórica e literalmente. Entende e assimila as verdades representadas através dos embates entre o bem e o mal.

Ainda existem diferentes escolas interpretativas relacionadas ao Milênio e à Grande Tribulação:

Interpretações do Milênio: capítulo 20

O capítulo 20, principalmente os versículos de 1 a 10, gera bastante controvérsia interpretativa. Nesse trecho, Apocalipse 20:1-10, faz-se menção do Milênio - período de tempo (literal ou não, consoante a interpretação), em que Cristo reina e Satanás será preso, impossibilitado de enganar as nações. Acerca dessa tese, existem três posicionamentos:

Amilenismo

Negação à teoria do Milênio. Afirma que não há bases suficientes para esperarmos o governo visível de Cristo apenas num milênio (espaço limitado de tempo de mil anos). Considera que o Reino de Deus se dará de forma definitiva e gloriosa depois de findar essa era, na volta do Senhor. Era a posição mais aceita entre os primeiros cristãos e também mais tarde nos círculos reformados.

Pré-milenismo

Esperam um milênio no futuro e acreditam que a segunda vinda de Jesus será anterior ao milênio. Atualmente essa crença está relacionada ao Dispensacionalismo.

Pós-milenismo

Acreditam que a segunda vinda de Cristo será depois do milênio. Assim, esperam que a sociedade irá melhorar gradativamente (desde a 1ª vinda de Cristo) e que o milênio irá acontecer no seu ápice. Depois disso, se daria a volta do Senhor.

Interpretações da Grande Tribulação:

A grande tribulação é um período de tempo (indeterminado) que antecederá a segunda vinda de Cristo. Esse período terrível da história é mencionado em Apocalipse e noutros livros da Bíblia (Mateus 24:21). Esse tempo de tragédias será marcado por:

  • guerras, fomes, terremotos
  • apostasia da fé
  • esfriamento do amor
  • aparecimento de falsos profetas e falsos cristos
  • perseguição aos cristãos
  • imposição de grande sofrimento aos que são leais a Cristo.

Quanto a este tempo também existem diferentes interpretações:

Pré-tribulacionismo:

Acreditam que acontecerá o arrebatamento secreto da igreja e que a segunda vinda de Cristo irá acontecer antes da grande tribulação. Defendem que a volta de Jesus será em duas etapas: primeiro no arrebatamento da igreja e depois dos sete anos da Grande Tribulação, para destruir o império do Anticristo.

Mid-tribulacionismo ou Meso-tribulacionismo:

Também esperam que acontecerá um arrebatamento secreto, e que a segunda vinda se dará no meio da grande tribulação. Neste período, com supostos sete anos de duração, o Anticristo tomará o poder, depois da saída dos cristãos da terra.

Pós-Tribulacionismo:

Os defensores dessa tese acreditam que o arrebatamento acontecerá no fim da grande tribulação, e que a igreja não será retirada da terra durante esse tempo. Acreditam que os cristãos passarão por tribulações, ao longo dos tempos, cada vez mais intensas até a Segunda vinda de Jesus.

Dentro dessas escolas de interpretação há posições mais extremadas ou moderadas. No entanto, entendemos que acima de preferências ou inferências humanas, a Bíblia interpreta-se a Si mesma. Por isso a importância da leitura e estudo completos da Bíblia Sagrada para se compreender melhor o Apocalipse.

Conclusão:

O livro do Apocalipse é uma profecia enviada por Deus ao Seu povo. É também um livro pastoral que encoraja, exorta e adverte a todos acerca dos últimos acontecimentos neste mundo. Apesar das perseguições e tribulações que a Igreja tem enfrentado, há vitória certa, consolo e glória eterna ao lado de Cristo. Para os descrentes há um convite para o arrependimento e fé, mas também um alerta para o risco da eternidade longe de Deus.

O Apocalipse é um convite para se conhecer mais a Cristo, testemunhar Dele ao mundo e estar preparado para a Sua vinda. Temos na Bíblia Sagrada, a preciosa revelação do Pai e tudo que precisamos saber sobre os tempos finais.

Em linhas gerais, o livro do Apocalipse assegura-nos que:

  • Deus é soberano sobre o universo e tem um plano para a Sua criação
  • Jesus tem controle sobre toda a história da humanidade
  • podemos ter certeza da vitória de Cristo e do Seu povo contra o mal
  • Deus conhece o sofrimento dos Seus Filhos e promete recompensá-los
  • o juízo de Deus se manifestará na história - os opressores serão julgados
  • o mal (pecado, o diabo e os demônios) será destruído e punido eternamente
  • o novo céu e a nova terra serão a nova realidade para os filhos de Deus

Nessa segurança gloriosa, podemos nos desprender desse mundo, tendo clareza sobre tudo que Deus revelou e ser abençoados pela esperança futura com Cristo. Para isso, devemos nos dedicar à leitura contextualizada e sóbria do Apocalipse, atentando-nos para a interpretação que a própria Bíblia dá de si mesma. O Apocalipse aliado a outras referências bíblicas nos esclarecem acerca dos tempos do fim. Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

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