terça-feira, janeiro 17

RESUMO SOBRE CAPÍTULO 3 DE MALAQUIAS; QUAL O SIGNIFICADO DE FAZEI PROVA DE MIM ?

O texto de Malaquias 3 que fala sobre fazer prova de Deus, entregando o dízimo, é um desafio para crer em Deus. Ele é fiel e não abandona quem O ama na miséria. Quem crê de verdade em Deus não tem medo de ofertar, porque sabe que seu sustento vem todo de Deus.

O tema principal do livro de Malaquias é a infidelidade e Israel para com Deus e a importância de servir a Deus de todo coração. Na época de Malaquias, os israelitas não estavam cumprindo as ordenanças de Deus, porque seus corações não estavam voltados para Ele. E uma ordem que eles não estavam cumprindo era o dízimo (Malaquias 3:8-9).

Os israelitas e o dízimo:

Todo israelita deveria dar o dízimo (a décima parte) do seu sustento para Deus. O dízimo servia para a manutenção do templo, o sustento dos sacerdotes e levitas, que trabalhavam para Deus, e o cuidado dos mais necessitados. Mas os israelitas não estavam cumprindo seu dever e não havia sustento para o trabalho no templo. Cada um estava mais preocupado em juntar dinheiro para si do que em cuidar das coisas de Deus.

Por isso, Deus lançou o desafio: se queriam ver as bênçãos de Deus, deveriam obedecê-lo (Malaquias 3:10-12). Enquanto cuidavam só de si mesmos, não eram abençoados e o sustento diminuía, mas se obedecessem a Deus teriam mais que suficiente para viverem!

Os israelitas não tinham o direito de se queixarem que Deus não os abençoava, porque não cumpriam Suas ordens. Eles deveriam pôr sua fé em Deus e obedecê-lo de todo coração. Assim, eles veriam que Deus é fiel e cuida de quem o ama.

As bênçãos da dedicação à obra de Deus:

Deus convidou os israelitas a pôr sua fé à prova com os dízimos e hoje também convida os cristãos fazer o mesmo com suas ofertas e dedicação às Suas obras. Não devemos dar para ficar ricos mas sim porque amamos as coisas de Deus e queremos ver Seu Reino crescer. Também podemos confiar que Deus vai suprir nossas necessidades.

Em 2 Coríntios 9:10-11 temos a garantia que Deus vai cuidar daquilo que precisamos. Muitas pessoas não querem ofertar porque têm medo de ficar sem nada ou porque são demasiado apegados ao dinheiro. Mas quem é que nos dá a vida, a força, o emprego, a comida, o chão que pisamos? Tudo vem de Deus! Nada que temos é nosso; tudo pertence a Deus.

Se Deus já nos deu tudo que temos, será que Ele não consegue nos sustentar se dermos uma parte para Sua obra? Mas Deus não quer ofertas dadas por obrigação, de mau grado. Nossas ofertas devem ser fruto de nossa fé e dedicação a Deus (2 Coríntios 9:7-8).

É muito fácil cair no mesmo erro que os israelitas, pensando somente em nós próprios. E as coisas de Deus ficam para segundo lugar. Mas uma igreja não se sustenta apenas com o trabalho do pastor. Todos precisam se envolver e fazer sua parte. Além de ofertar, há muito mais que podemos fazer para espalhar o evangelho e fazer crescer o Reino de Deus!

Deus promete que vai nos sustentar e abençoar de muitas maneiras se dedicamos nossa vida a Ele. E esse é o desafio que Ele lança a cada pessoa: atreva-se a pôr sua fé em ação e veja como Deus vai te abençoar! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS ORIENTA, NOS CONSOLA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " ECHINACEA PURPUREA ( L. ) MOENCH. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Echinacea purpurea (L.) Moench
Família: 
Compositae
Sinonímia científica: 
Brauneria purpurea (L.) Britton
Partes usadas: 
Partes aéreas, raízes.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Glicosideos do ácido fenilcarbônico, resinas, óleos essenciais, flavonoides, taninos, vitaminas.
Propriedade terapêutica: 
Imunomoduladora, anti-inflamatória, anti-infecciosa, antioxidante.
Indicação terapêutica: 
Infecções do trato respiratório superior, sinusite. Para uso tópico, apresenta atividade bacteriostática e fungistática sobre o Trichomona vaginalis e Candida albicans.

Nomes em outros idiomas:

  • Inglês: black sampson, niggerhead, sampson root, purple coneflower, hedgehog, red sunflower
  • Francês: rudbeckie

Origem, distribuição:
Aparece em gramados, terras improdutivas, lugares abertos e secos desde o sul do Canadá até o centro e leste dos EUA. É cultivada na Europa.

Descrição:
​Trata-se de uma erva perene, com altura média de 0,5 m. Raiz axonomorfa, talo delgado, aveludado. Folhas ásperas, lanceoladas ou lineares, opostas, inteiras, com largura entre 7,5 e 20 cm.

Inflorescência solitária sobre um pedúnculo terminal, com pétalas radiais de 3 cm de largura, nas cores rosa púrpura ou branca e com pétalas discoides eretas, de 3 cm de largura e de cor púrpura. Florescem desde meados do verão até o princípio do outono.

Outras espécies de equinácea também apresentam propriedades medicinais: E. angustifoliaE. pallida.

As partes utilizadas variam segundo a espécie:

  • E. purpurea: partes aéreas da planta fresca, colhidas na época da floração; ou raízes frescas ou secas, colhidas no outono.
  • E. angustifolia: raízes frescas ou secas coletadas na floração.
  • E. pallida: partes aéreas fresca e secas, colhidas na época da floração.

A equinácea precisa de 3 a 4 anos para que suas raízes tenham utilidade medicinal.

Uso popular e medicinal:
Foi utilizada pelos índios nativos americanos, que a chamavam de ek-ih-nay-see-uh, para tratar ou prevenir doenças infecciosas e tumorais e neutralizar os efeitos tóxicos de mordidas de serpentes ou animais venenosos. Os índios Sioux foram os primeiros que reconheceram na equinácea seu uso como antídoto contra a raiva, muito tempo antes de Pasteur.

Os nativos Meskwakis utilizavam a raiz ralada como antiespasmódico e os Cheyennes a mastigavam como parte do ritual da Dança do Sol. Nas culturas indígenas e dos primeiros colonizadores americanos, a planta era fumada para combater cefaléias (dores de cabeça), sendo sua fumaça soprada nas narinas de cavalos enraivecidos com a finalidade de acalmá-los.

Os feiticeiros lavavam as mãos com o suco de equinácea antes de mergulhá-las em água fervente. Índios da tribo winnebago utilizavam a equinácea antes de colocar um carvão em brasa na boca. A raiz mastigada era utilizada, também, para as dores de dentes, aumento de gânglios, como na caxumba e seu suco era aplicado sobre queimaduras e feridas. Foi introduzida na Inglaterra em 1699, cujos colonos adotaram como remédio para quadros gripais e resfriados.

Em 1890, a Lloyd Brothers tornou-se a primeira companhia norteamericana a exportar a equinácea para o mercado europeu. No final daquele século, a Farmacopeia norteamericana considerou a tintura de equinácea um imunomodulador.

Na década de 30 Gerhard Madaus (fundador do Laboratório Dr. Madaus & Co. da Alemanha), em visita aos EUA, interessou-se pela planta e levou diversas sementes para iniciar um cultivo em seu país.

O gênero Echinacea, conhecido como "antibiótico natural" é o mais estudado e utilizado como imunoestimulante. Embora originária da América do Norte, os maiores estudos ocorrem na Alemanha, país onde o uso de plantas medicinais é o maior do mundo. A Austrália também se encaixa entre os grandes consumidores de Echinacea.

Princípios ativos
A composição química varia de uma espécie de equinácea para outra.

  • Glicosídeos do ácido fenilcarbônico: equinaceína, cinarina e equinacosídeo (formado por glicose, ramnose, ácido cafeico e benzocatequina-etil-álcool).
  • Resinas contendo ácidos graxos (oleico, linolênico, cerotínico e palmítico) e fitoesteróis.
  • Óleos essenciais na parte aérea: humuleno, burneol, burnil acetato, germacreno D, cariofileno, canferol; mucopolissacarídeos ou heteroglicanos: arabinose, xilose, galactose e ramnose.
  • Alcaloides pirrolizidínicos: tussilagina e isotussilagina.
  • Polissacarídeos: inulina, betaína.
  • Minerais: zinco e enxofre.
  • Equinolona, ácido chicórico (presente nas folhas e nas raízes), triterpenos.
  • Ácidos orgânicos: clorogênico e isoclorogênico
  • Flavonoides, taninos, vitaminas (tiamina e riboflavina).

 Contraindicações:
Tem havido confusão quanto às contraindicações e aos efeitos colaterais listados nas monografias, principalmente no que diz respeito as preparações injetáveis. As contraindicações para preparações de equinácea em casos de HIV positivo ou de SIDA, tuberculose, leucose, colagenose e esclerose múltipla têm sido mal interpretadas ao afirmar que o uso da equinácea pode exacerbar tais condições." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( A FITOTERÁPIA EFICAZ REQUER SABER COMO PREPARAR A PLANTA E COMO MELHOR USÁ-LA ).

segunda-feira, janeiro 16

RESUMO SOBRE O LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS CAPÍTULO 10; " O REINO É PARA TODOS ".

Cornélio foi um centurião romano convertido ao cristianismo no século 1 d.C. na época em que os apóstolos lideravam a Igreja Primitiva. Ele é o primeiro gentio registrado nominalmente no Novo Testamento a ser convertido ao cristianismo. A história de Cornélio está registrada no capítulo 10 do livro de Atos dos Apóstolos.

O centurião Cornélio:

Cornélio era um nome próprio comum e honrado no Império Romano do primeiro século, especialmente por conta do ditador Públio Cornélio Sula, que em aproximadamente 82 a.C. libertou e listou um grupo de até dez mil escravos em seu próprio exército privado na Gens Cornelia.

Cornélio era um centurião, isto é, um oficial do exército romano que liderava uma companhia de aproximadamente cem soldados a pé chamada de “centúria”. Em uma legião Romana havia sessenta centuriões. Além de Cornélio, outros três centuriões são mencionados com certo destaque no Novo Testamento (Mateus 8:5-13; 27:54; Atos 27:1,8,43).

O centurião Cornélio morava na cidade de Cesaréia da Palestina, a capital da Judeia que estava sob o comando dos procuradores romanos e que ficava a cerca de cem quilômetros de Jerusalém. Nessa cidade existiam prédios imponentes e um porto, e devido à mistura étnica de sua população, os atritos entre judeus e gentios eram comuns. O evangelista Felipe  morou nessa cidade, e mais tarde o apóstolo Paulo ficou aprisionado ali durante o comando dos procuradores Félix e Festo (Atos 23:23-26:32).

Cornélio era um gentio, e é descrito pelo evangelista Lucas  em Atos como um homem “piedoso e temente a Deus, com toda sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus” (Atos 10:2).

Alguns estudiosos, com base nessa descrição, sugere que ele era um prosélito do judaísmo, enquanto que outros defendem que ele era apenas um homem que havia reconhecido o Deus de Israel como verdadeiro Deus e estava familiarizado com as práticas religiosas dos judeus, mas não era exatamente um prosélito.

A conversão de Cornélio:

A conversão de Cornélio foi muito significativa no contexto do livro de Atos dos Apóstolos, pois tornou evidente que os cristãos gentios também receberam o Espírito Santo. Na verdade a conversão que ocorreu na casa de Cornélio foi tão importante que é mencionada duas vezes em Atos.

A primeira vez encontra-se no capítulo 10, onde relata a ocasião da conversão, e a segunda no capítulo seguinte, 11, onde o próprio apóstolo Pedro explica o caráter miraculoso de sua ida até Cesaréia onde Cornélio estava.

Além disso, o próprio apóstolo fez alusão à conversão de Cornélio durante sua defesa no Concílio de Jerusalém, enfatizando que o derramamento do Espírito Santo entre os gentios significa que a salvação de Deus era unicamente pela graça, ou seja, não estando dependente de qualquer observância da Lei de Moisés (Atos 15:7-11).

Apesar de Cornélio ser descrito como alguém que temia ao verdadeiro Deus, certamente ele não havia tido contado direto e explicito com o Evangelho de Cristo. A Bíblia diz que Cornélio teve uma visão de um anjo de Deus que lhe ordenou a mandar chamar Simão Pedro o apóstolo, e que este lhe explicaria sobre a salvação.

Cornélio enviou homens até Jope, a cidade em que o apóstolo estava vivendo naquela ocasião, e que ficava a aproximadamente cinquenta quilômetros de Cesaréia da Palestina. No dia seguinte, o apóstolo Pedro teve um arrebatamento de sentidos na qual viu o céu aberto, e um vaso, como se fosse um lençol atado pelas pontas, descendo em direção a terra, e contendo “todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu” (Atos 10:13).

Então Pedro ouviu uma voz que lhe ordenava a matar e comer aqueles animais, mas ele se recusou dizendo que nunca havia comido coisa alguma comum e imunda. Pedro então foi advertido a não considerar imundo o que Deus purificou.

Isso aconteceu por três vezes até que o vaso foi recolhido ao céu. Pedro ficou bastante pensativo com relação àquela visão, buscando entender seu significado. Mais tarde, quando foi então conduzido à casa de Cornélio, ele entendeu que aquela visão se referia ao fato de que Deus não faz acepção de pessoas, e que a pregação do evangelho  e a salvação pela graça mediante a fé em Jesus Cristo é tanto para judeus como para gentios (Atos 10:28-36).

Então o apóstolo pregou sobre a salvação através de Jesus Cristo, e do perdão de pecados para aqueles que creem em seu nome, conforme todos os profetas deram testemunho. Ao dizer essas palavras, o texto bíblico informa que caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam.

Os cristãos judeus que estavam acompanhando o apóstolo Pedro ficaram maravilhados quando perceberam que o dom do Espírito Santo foi derramado sobre os gentios, igualmente como havia sido derramado entre os cristãos de Jerusalém no Pentecostes (Atos 2).

O texto termina mostrando que o centurião Cornélio e os demais gentios de sua casa foram batizados em nome do Senhor Jesus, deixando claro que Deus tem apenas um único povo, e que o chamado de sua graça não está baseado em qualquer distinção de nacionalidade. Ali era a internacionalização da Igreja, onde judeus e gentios formam um único corpo. Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " GRIFFONIA SIMPLICIFOLIA ( DC. ) BAILL. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Griffonia simplicifolia (DC.) Baill.
Família: 
Leguminosae
Sinonímia científica: 
Bandeiraea simplicifolia (DC.) Benth.
Partes usadas: 
A planta toda.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Óleo volátil, cumarina, cianoglucosídeo grifonina, 5-HTP.
Propriedade terapêutica: 
Antisséptico, emético, afrodisíaco, purgante,
Indicação terapêutica: 
Anemia, ferida, tosse, problema renal, olhos inflamados, queimadura, constipação, cárie, dor intercostal, depressão, fibromialgia, obesidade, insônia, dor de cabeça.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês, francês, espanhol: griffonia

Origem, distribuição:

África tropical ocidental, da Libéria à Nigéria, Gabão, Congo.

Descrição:

Grifonia é um arbusto perene ou uma grande trepadeira com gavinhas lenhosas fortes e curtas. A madeira é dura e bastante resistente. Cresce cerca de 3 m de altura.

Folhas alternadas, simples, glabras, estípulas triangulares. São utilizadas na produção de vinho de palma.

Inflorescência em racemo axilar, piramidal com 5–20 cm de comprimento.

Flor bissexual, fruto em vagem oblíquo-cilíndrico, sementes orbiculares, mudas com germinação epígea.

Uso popular e medicinal:

A casca despolpada é aplicada a feridas sifilíticas. A decocção de folhas é usada como emético, remédio para tosse e afrodisíaco. 

A seiva da folha é bebida ou aplicada como um enema para curar problemas renais. Esta seiva é também usada como colírio para curar olhos inflamados. Uma pasta feita com as folhas é aplicada nas queimaduras. 

A decocção de caules e folhas é um purgante para tratar a constipação e serve externamente como um antisséptico para tratar feridas supurativas. Mastigar os caules produz um efeito afrodisíaco. Os caules e a casca do caule são transformados em uma pasta que é aplicada em dentes cariados. A casca do galho em pó, combinada com suco de limão e pimenta Capsicum é aplicada às escarificações para tratar a dor intercostal (neuralgia intercostal). 

Um extrato das raízes em pó tem sido usado para tratar a anemia falciforme. 

A semente é fonte comercial de 5-hidroxitriptofano (5-HTP), um precursor da serotonina. Em humanos o 5-HTP aumenta a síntese de serotonina no sistema nervoso central e tem se mostrado eficaz no tratamento de uma ampla variedade de condições incluindo depressão, fibromialgia, obesidade, dores de cabeça crônicas e insônia. 

As folhas contêm um óleo volátil e cumarinas. 

Isolado das raízes, o cianoglucosídeo grifonina é o ingrediente ativo contra a anemia falciforme. Outro componente de G. simplicifolia, isolectin B4 é usado como marcador de pequenos neurônios sensoriais primários em pesquisas neurológicas." NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( A FITOTERÁPIA TRATA A PESSOA COMO UM TODO NO CONTEXTO DE TODOS OS ASPECTOS DA VIDA INDIVIDUAL; FISIOLOGIA, COMPORTAMENTO, MEIO AMBIENTE E CONSCIÊNCIA ).

domingo, janeiro 15

ESPERAR NO SENHOR? QUAL O SIGNIFICADO DE ESPERAR NO SENHOR? VAMOS ENTENDER?

Esperar no Senhor significa entregar a Ele todas as suas inquietações e depositar n’Ele toda sua confiança, independentemente de qualquer coisa que aconteça. Frequentemente os textos bíblicos dizem de alguma forma a frase: “Espera no Senhor”. Esperar no Senhor é um exercício de paciência e fé.

Mas há muitas pessoas que realmente não entendem tudo o que implica o ensino bíblico de que devemos esperar no Senhor. Isso acontece principalmente porque o tempo de espera no Senhor frequentemente é um período longo e angustiante.

Espera no Senhor!

O significado de esperar expressa o sentido de confiança e expectativa. Quando a Bíblia diz “espera no Senhor” isso significa que o cristão deve ter plena esperança em Deus; ele deve contar fielmente com a ação divina. Essa espera não é uma espera comum, mas uma espera com fé.

Consequentemente, aquele que espera no Senhor não desiste no meio do caminho; não toma decisões por sua própria força; e não cede aos desejos de sua própria vontade. Ao esperar no Senhor, o cristão tem por certo que no momento adequado o socorro divino virá. Esse momento, no entanto, não é fundamentado na pressa humana, mas no propósito de Deus.

O salmista Davi foi um dos escritores bíblicos que mais escreveu sobre a necessidade de esperar no Senhor. No Salmo 27, por exemplo, Davi declara: “Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor” (Salmo 27:13,14).

Os salmo de romagem também instruem o cristão esperar no Senhor em qualquer circunstância. O autor do Salmo 130 diz: “Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra” (Salmo 130:5). Em seguida, o mesmo autor convoca o povo do Senhor a esperar em sua provisão: “Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nele há abundante redenção” (Salmo 130:7; cf. Salmo 131:3).

Esperar no Senhor inclui ser perseverante no sofrimento:

Em certo momento de sua vida, Davi escreveu: “Esperei com Paciência no senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Salmo 40:1). No texto hebraico dessa frase há uma ênfase muito grande no conceito de esperar no Senhor por um longo tempo em meio à angústia.

O cristão deve esperar no Senhor em meio ao sofrimento sem desistir, aguardando o tempo da resposta de Deus. Enquanto o cristão espera no Senhor, sua fé é verdadeiramente provada, aperfeiçoada e aprovada.

O apóstolo Paulo escreve que os redimidos se gloriam também nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência produz a experiência, e a experiência produz a esperança. Essa esperança, porém, jamais traz confusão. Isso porque ela é uma certeza infalível cuja base está no amor de Deus derramado nos corações dos cristãos pelo Espírito Santo que lhes foi dado (Romanos 5:3-5).

O que espera no Senhor jamais é confundido:

Davi, mais uma vez falando sobre a importância de esperar no Senhor, diz algo que se harmoniza com o que Paulo escreve. Ele afirma: “Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa” (Salmo 25:3).

As pessoas que vivem longe da vontade do Senhor muitas vezes demonstram ter um suposto controle de suas vidas. Aos olhos humanos, o ímpio até parece ser senhor de seu caminho ao aparentemente viver uma vida estável. Mas tudo isso é ilusão. Na verdade o ímpio vive uma permanente confusão e uma completa ausência da verdadeira esperança.

O homem mau transgride a Lei de Deus e sente prazer nisso, pois pensa estar fazendo um bom negócio. Ele vive como se o dia do juízo jamais fosse chegar. Mas aquele que espera no Senhor não apenas confia em seu socorro misericordioso, mas também confia que em breve a santa ira divina será derramada sobre os pecadores impenitentes. O cristão que espera no Senhor nunca ficará confundido quanto a essas coisas.

Quem espera no Senhor possui um alvo superior:

A Bíblia sagrada  contrasta o ímpio que se entrega às vaidades enganosas com o justo que confia no Senhor (Salmo 31:6). A prosperidade e o sucesso daqueles que confiam na força de seus próprios braços são realidades frágeis e passageiras, mas aquele que espera no Senhor e guarda o seu caminho é herdeiro de uma bem-aventurança eterna (salmo 37 ).

O sábio escritor de provérbios, exorta seus leitores a nunca buscar vingança pessoal, mas esperar pelo Senhor que d’Ele vem o verdadeiro livramento (Provérbios 20:22). Ainda no livro de Provérbios, o escritor bíblico aconselha o cristão a confiar no Senhor de todo seu coração, e jamais se apoiar em seu próprio entendimento (Provérbios 3:5).

O povo de Deus não apenas espera n’Ele por um socorro temporal nesta vida, mas por um livramento definitivo e eterno. Numa profecia com implicações escatológicas, o profeta Isaías diz: “E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor, a quem esperávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos” (Isaías 25:9).

Tiago escreve que a vida do verdadeiro cristão deve ser marcada pela espera no Senhor. Isso porque o grande desejo do cristão respeito ao tão aguardado dia do retorno de Cristo. Portanto, os santos devem ser pacientes até que esse dia venha (Tiago 5:7-8). Além disso, o próprio Jesus, na parábola das dez virgens, indica que essa espera deve ser zelosa, perseverante e vigilante (Mateus 25:1:13). O cristão deve esperar no Senhor até o fim. Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS ORIENTA, NOS CONSOLA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " TURNERA DIFFUSA WILLD. EX. SCHULT. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Turnera diffusa Willd. ex Schult.
Família: 
Passifloraceae
Sinonímia científica: 
Turnera humifusa (C. Presl) Endl. ex Walp.
Partes usadas: 
Partes aéreas, folha.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Óleo essencial, eucaliptol, pinenos, copaeno, cadineno, calameno, p-cimeno, goma, amido, açúcares, tetrafilina, arbutina, taninos, ácidos, alcanos, daminiana, flavona.
Propriedade terapêutica: 
Tônica, estimulante, afrodisíaca, antidiarreica, diurética, expectorante, adstringente.
Indicação terapêutica: 
Sífilis, úlceras gastrintestinais, leucorreia, diabetes, má-digestão, diarreia, tosses catarrais, neurastenia, bronquites, dificuldades sexuais masculina e feminina, paralisia, albuminúria.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: damiana, mexican-holly
  • Francês: thé bourrique
  • Alemão: schmalblättrige damiana
  • Espanhol: damiana de Guerrero

Descrição:
É um arbusto aromático de Vênus com sabor agradável, pubescente, ramoso, cujas folhas são pecioladas ovado-rombas, espatuladas, obtusas e revolutas nas margens. O pedúnculo é curto e as pétalas são espatuladas com estames curtos.

O fruto é uma cápsula subglobosa de cerca de 5 mm.

Uso popular e medicinal:
A damiana é uma planta medicinal mexicana, tônica, estimulante, afrodisíaca e antidiarreica, diurética, expectorante e adstringente, usada caseiramente nas manifestações sifilíticas, úlceras gastrintestinais, leucorreia, diabetes (em animal há comprovação), má digestão, diarreia, tosses catarrais, neurastenia, bronquites e nas dificuldades sexuais masculina e feminina, principalmente com componente neurótico ansioso.

Segundo estudos científicos, auxilia no tratamento da paralisia. Um extrato alcoólico mostrou ação depressora sobre o sistema nervoso central.

Combate a albuminúria (presença de albumina na urina).

No México serve como aroma de licores e como substituto do chá-da-Índia. Consta da Farmacopédia oficial dos EUA onde é vendida em extrato fluido como “Turnerae afrodisiacae”. Já teve destaque na Europa como tônico nervoso na amaurose (cegueira total ou parcial) e tônico geral na neurastenia e impotência.

Existe no Brasil desde o Amazonas até São Paulo e uma outra espécie, T. opifera, conhecida também como chananadamiana-turneraerva-damiana e turnera-afrodisíaca, é encontrada no Sul e Sudeste do Brasil. À mesma atribuem-se iguais propriedades, principalmente a ação tônica e imediata sobre os órgãos geniturinários.

As propriedades curativas são atribuidas ao seu 1% de óleo essencial (com mais de vinte componentes) amargo e adstringente com sabor de cânfora. Tem 1,8 cineol (eucaliptol), 13% de pinenos (alfa e beta), copaeno, cadineno e calameno. Não se confirmam 2% de p-cimeno. Tem ainda 13,5% de goma, 6% de amido, açúcares, tetrafilina (glicosideo cianogênico), arbutina (glicosideo fenólico), taninos, 3,5% ácidos (graxos e vegetais), alcanos, daminiana (7%), flavona, beta-sitosterol, 6,5% de resina.

 Dosagem indicada:
Utilizam-se em uso interno, 1 colher de sopa de folhas desidratadas (4 g) em infusão (1 litro de água), 3 xícaras ao dia. Pode ser administrada a crianças, em sexta, terça ou meia parte, dependendo da idade.

Externamente é usada em compressas e duchas. Para a leucorreia faz-se aplicações diárias em seringa de borracha de um infuso com 6 colheres de sopa das folhas em 1 litro de água.

 Toxicidade:
Já foi relatado convulsão com dose de 200 g de extrato e 1 g de arbutina, então é considerada tóxica, mas isto não preocupa porque equivale a 100 g da erva.

Por outro lado o efeito afrodisíaco não foi comprovado, há pouca documentação sobre esta planta, não se conhece bem sua composição. Devido a possibilidade de conter glicosideo cianogênico, além da arbutina, deve-se tomar cuidar ao usar esta planta. Talvez seja interessante procurar mais informações para que se justifique o seu uso. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( O USO DE FITOTERÁPIA PERMITE QUE O PACIENTE SE RECONECTE COM O MUNDO NATURAL E RESTABELEÇA OS RITIMOS NATURAIS ).

RESUMO SOBRE O LIVRO DE SALMO 140: " LIVRA-ME SENHOR DO HOMEM VIOLENTO ".

Davi conheceu bem o problema de adversários tentarem derrubá-lo. Em várias ocasiões, o rei Saul tentou prender ou matar Davi para evitar sua ascensão ao trono de Israel. Doegue, um dos servos leiais a Saul, se mostrou especialmente cruel na sua perseguição do filho de Jessé. Décadas depois, Absalão e as pessoas que apoiaram sua rebelião armaram suas ciladas para tirar Davi da sua posição como rei. Davi enfrentou ameaças físicas, calúnias e mentiras. Vários dos seus Salmos falam de tal oposição e a angústia dos maus tratos que ele sofreu. Salmo 140 é um deles. Não sabemos a circunstância exata que levou Davi a compor esse hino, mas encontramos nos seus versos mensagens ricas e importantes sobre a justiça do Senhor.

Três vezes em apenas 14 versos, Davi fala sobre o homem violento, pedindo a proteção divina desse tipo de pessoa. Quando ouvimos a palavra “violento”, a nossa tendência é de pensar em agressão física, e a vida de Davi claramente incluía experiências desse tipo. Desde a sua juventude, Davi era um guerreiro de renome em Israel (1 Samuel 18:6-7). Vários capítulos dos registros do reinado de Davi são dedicados aos relatos das suas guerras, pois ele foi usado por Deus para expandir o território de Israel e segurar suas fronteiras. Ele conheceu homens violentos.

Nesse Salmo, porém, há um vínculo inegável da violência com as palavras maliciosas:

“Livra-me, SENHOR, do homem perverso, guarda-me do homem violento, cujo coração maquina iniquidades e vive forjando contendas. Aguçam a língua como a serpente; sob os lábios têm veneno de áspide” (versos 1 a 3).

“O caluniador não se estabelecerá na terra; ao homem violento, o mal o perseguirá com golpe sobre golpe” (verso 11).

Há, pelo menos, duas mensagens importantes que podemos aproveitar dessa ligação entre a violência e a maledicência: (1) Devemos reconhecer a ameaça apresentada pelas mentiras e falsas acusações do homem perverso, que pode ser pior do que a ameaça de violência física. (2) É preciso reconhecer o perigo de perder controle das nossas próprias línguas e causar estrago na vida dos outros (leia Tiago 3:1-12).

Outra tática do homem violento é conduzir a sua vítima ao perigo: “Guarda-me, SENHOR, da mão dos ímpios, preserva-me do homem violento, os quais se empenham por me desviar os passos” (verso 4). O malfeitor não precisa nos confrontar diretamente com suas ameaças agressivas. Se ele conseguir nos tirar do caminho da justiça, guiando nossos pés para caminhos tortos, ele terá a vitória sobre nós. Davi queria manter-se firme no caminho do Senhor, e viu como inimigo qualquer um que tentava tirá-lo da presença de Deus.

Uma característica impressionante desse Salmo é a abordagem de Davi à ameaça. Ele não fala de se defender, nem com palavras nem com a força física. Enquanto é certo esclarecer os fatos e responder às dúvidas levantadas sobre nosso procedimento, nem sempre é possível nem aconselhável tentar responder às acusações dos adversários. Pessoas que vivem criando contendas inventam inúmeras falsas acusações e não aceitam as respostas dadas. Davi entendeu que a resposta viria do Senhor, e, por esse motivo, focou sua atenção na sua comunhão com Deus.

Da mesma maneira que Davi procurou o livramento em Deus, nós devemos confiar na justiça do Senhor. Como Deus permitiu que Davi, Jesus, Pedro, Paulo e muitos outros sofressem os maus tratos dos seus adversários, ele pode permitir que o nosso sofrimento continue por um bom tempo. Muitos exemplos bíblicos mostram que Deus permite angústia na vida dos seus servos, até durante toda a sua vida aqui na terra. A confiança do servo do Senhor não depende de uma retribuição imediata, pois sabe que o reto Juiz acertará as contas na eternidade: “Assim, os justos renderão graças ao teu nome; os retos habitarão na tua presença” (verso 13).

Cabe a nós superarmos qualquer tendência à violência ou maledicência em nossas vidas e andarmos humildemente com nosso Deus. Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

O QUE É O METABOLISMO DO FERRO?