domingo, janeiro 29

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " CEIBA PENTANDRA ( L. ) GAERTN. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Ceiba pentandra (L.) Gaertn.
Família: 
Malvaceae
Sinonímia científica: 
Eriodendron anfractuosum var. guianense Sagot
Partes usadas: 
Raiz, casca da haste, folha, seiva da folha, fruto em pó.
Propriedade terapêutica: 
Emética, antiespasmódica, estimulante, anti-helmíntica, adstringente, emoliente.
Indicação terapêutica: 
Lepra, diarreia, disenteria, acelerar o parto, dismenorreia, hipertensão, hérnia, gonorreia, problemas cardíacos, edema, febre, asma, raquitismo.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: silk-cotton tree, ceiba, god tree, Java cotton, java kapok, kapok
  • Francês: arbre a boure, arbre á coton, arbre à kapok, cotonnier faux, faux kapokier, fromager

Origem, distribuição:
Trópicos americanos, área que inclui o sul dos EUA, o litoral atlântico da América Central, as ilhas do Caribe e o norte da América do Sul). Nativa da África Ocidental e Central.

Descrição:
Caracteriza-se como planta aculeada de 30 a 40 m de altura, com tronco dotado de sapopemas basais de 80-160 cm de diâmetro. Folhas compostas, 5-7 digitadas, sustentadas por pecíolo de 28 cm, de folíolos glabros na página superior e pálidos na inferior. 

A madeira é leve e macia, de baixa durabilidade natural. Floresce durante os meses de agosto a setembro com a árvore quase totalmente despida de folhagem. Os frutos amadurecem em outubro/novembro, de onde se extraem as sementes, que são envoltas por uma pluma, denominada kapok, muito utilizada industrialmente para confecção de bóias e salva-vidas, para enchimento de colchões e travesseiros e como isolante térmico. 

Uso popular e medicinal:
Sumaúma tem ampla aplicação na medicina tradicional africana. A raiz faz parte de preparações para tratar a lepra. As raízes pulverizadas e as decocções radiculares são tomadas contra diarreia e disenteria. Decocções de raízes são oxitócicas (acelera o parto). Macerações da casca da raiz são bebidas contra dismenorreia e hipertensão. 

As cascas da raiz e haste são tidas como eméticas e antiespasmódicas. Decocções da casca do caule são usadas em lavagens bucais para tratar problemas de dor de dente e boca, e ingeridas para tratar problemas de estômago, diarreia, hérnia, gonorreia, problemas cardíacos, edema, febre, asma e raquitismo. São também aplicadas em dedos inchados, feridas, furúnculos e máculas leprosas. 

Extratos da casca são considerados eméticos, são bebidos ou aplicados como um enema. As macerações da casca servem para problemas cardíacos e hipertensão, são creditadas com propriedades estimulantes e anti-helmínticas. A casca em pó é aplicada em feridas. A goma da casca é um adstringente usado para tratar diarreia e como abortivo. 

As folhas têm propriedades emoliente e sedativa sendo indicadas contra a sarna, diarreia, fadiga e lumbago. Folhas jovens são aquecidas e misturadas com óleo de palma para consumo contra problemas cardíacos. Folhas picadas são aplicadas como um curativo de feridas, tumores e abscessos. 

A seiva da folha é aplicada em infecções de pele e ingerida para tratar doenças mentais. As macerações das folhas são ingeridas ou usadas em banhos contra fadiga geral, rigidez dos membros, dor de cabeça e sangramento de mulheres grávidas. 

Preparações de folhas servem como um banho de olhos, para remover os corpos estranhos dos olhos. 

A decocção das folhas é aplicada para tratar conjuntivite e feridas nos olhos e também usada em banhos e massagens para tratar a febre. Na medicina veterinária, uma decocção das folhas é administrada para tratar a tripanossomíase. As flores são tomadas para tratar constipação, e flores e frutas são creditadas com propriedades emolientes. 

O fruto em pó é tomado com água contra parasitas intestinais e dor de estômago. A fibra serve para limpar feridas. O óleo da semente é esfregado para tratamento de reumatismo e aplicado para curar feridas.

 Culinária:

Bolinho de folhas. Colha apenas os ramos terminais jovens e retire as folhas bem tenras (verde-avermelhadas). Lave e pique fininho. Bata 4 ovos, sal e temperos (orégano, alho, pimenta) a gosto e 12 colheres (sopa) de farinha de trigo. Incorpore várias folhas picadas à massa e misture bem. Frite em óleo bem quente. Escorra em papel toalha e sirva quente. 

Folhas refogadas. Colha e processe as folhas como descrito acima. Refogue com adição de uma pitada de bicarbonato de sódio para amenizar a alteração da coloração. Doure os temperos (alho, cebola, orégano) e sal a gosto na manteiga ou azeite. Adicione as folhas picadas, mexa, tampe e deixe cozinhar sempre em fogo baixo por alguns minutos até murchar. Sirva quente, pura ou com farofa. 

Sopa com acari-bodó. Use filés de acari-bodó, cascudo ou outro peixe ou carne. Tempere com sal, limão, alho e pimenta a gosto. Refogue na manteiga em fogo baixo até dourar, virando para dourar por igual. Acrescente água fervente e cozinhe bem. Quando estiver macio jogue uma boa quantidade de folhas finamente picadas. Deixe cozinhar rapidamente e sirva quente.

Outros usos:
Samaúma tem importância histórica como fonte de fibra extraída da parede interna da fruta. Serve para encher almofadas, colchões, como material de isolamento (acústico, térmico) e absorvente. O uso da fibra diminuiu no final do século XX após a introdução de substitutos sintéticos. No entanto, há um interesse renovado nessas filbras devido a novas técnicas de processamento, especialmente em aplicações têxteis e também como uma alternativa biodegradável aos materiais sintéticos, devido às suas propriedades hidrofóbicas-oleofílicas (aversão a água e afinidade com óleo).

O uso atual principal de C.pentandra é como fonte de madeira para marcenaria leve, instrumentos musicais, argamassas, esculturas e itens semelhantes. A madeira é adequada para fabricação de papel. A cinza da madeira é usada como sal de cozinha e para fabricação de sabão. Folhas e rebentos são forragens para cabras, ovelhas e gado. As flores são visitadas por abelhas.

Há interesse comercial no óleo da semente, já usado em sabão, produtos farmacêuticos, iluminação, fabricação de tinta e lubrificação. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA: ( A FITOTERÁPIA EFICAZ REQUER SABER COMO PREPARAR A PLANTA E COMO MELHOR USÁ-LA ).

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " PETIVERIA ALLIACEA L. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Petiveria alliacea L.
Família: 
Phytolaccaceae
Sinonímia científica: 
Petiveria alliacea var. octandra (L.) Moq.
Partes usadas: 
Folhas e raíz.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Óleo essencial, flavonoides, saponina, tanino.
Propriedade terapêutica: 
Anti-inflamatória, analgésica.
Indicação terapêutica: 
Reumatismo, hipotermia, lavagem vaginal, banho de cheiro aromático.

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: pipi root, apacina, congo-root, garlic weed, guinea hen-plant, gully-root, skunk-root, anamu

  • Alemão: anamu, mucura

  • Espanhol: hierba de las gallinitas, huevo de gato

  • Francês: herbe aux poules

Origem, distribuição:
Espécie nativa da floresta amazônica e áreas tropicais da América Central e do Sul, Caribe e África.

Descrição:

Planta herbácea de ciclo perene, lenhosa, com caule ereto medindo até 2 m de altura, considerada pelo povo como um escudo mágico contra malefícios. Apresenta longos ramos delgados ascendentes. As folhas são elípticas, oblongas, curto-pecioladas e acuminadas no ápice, com até 12 cm de comprimento e 5 cm de largura. As flores são pequenas e sésseis.

O fruto é uma pequena cápsula. É encontrada em várias partes do Brasil, e uma planta aromática, exala um odor muito forte e nauseante.

Uso popular e medicinal:

Utilizada no combate a fungos, bactérias e vírus. Considerada anti-inflamatória e analgésica.

A decocção de folhas e raiz, bem como a tintura, são empregadas no combate ao reumatismo, na forma de fricção.

A decocção de folhas e raízes, bebida em pequeníssimas doses, combate a hipotermia. O cozimento das folhas é usado na lavagem vaginal como anti-infeccioso. A combustão das folhas dessecadas produz uma fumaça de cheiro acre que serve para afugentar mosquitos.

As folhas entram na composição dos “banhos de cheiro” aromáticos usados pelo povo da Amazônia na época das festas juninas. As raízes devem secar ao sol. As folhas, em lugar bem arejado, mas à sombra. Raízes e folhas devem ser guardadas em sacos de papel.

Um trabalho científico apresentado em 2006 constatou que o óleo essencial de Petiveria alliacea apresentou potente ação nematicida em Meloidogyne incognita, uma espécie de nematoide que causa prejuízo na agricultura. Através dos ensaios realizados com os constituintes puros, concluiu-se que o benzaldeido é o princípio ativo do óleo frente a essa espécie de nematoide.

Investigações clínicas em 1990 demonstraram o efeito hipoglicêmico in vivo de anamu: diminuiu os níveis de açúcar no sangue em mais de 60% uma hora após a administração a ratos. Esta descoberta reflete a prática da medicina herbal em Cuba, onde o anamu tem sido utilizada como ajuda para a diabetes durante muitos anos.

 Advertência:
Esta planta é considerada tóxica. O pó extraido da raiz pode provocar insônia, grande excitação e alucinações. O uso continuado determina acentuada apatia, indiferença, imbecilidade, convulsões, podendo provocar até a morte.

Deve ser usada com máxima cautela e sempre com orientação do profissional de saúde. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( O USO DA FITOTERÁPIA PERMITE QUE O PACIENTE SE RECONECTE COM O MUNDO NATURAL E RESTABELEÇA OS RITMOS NATURAIS ).

RESUMO DO LIVRO DE 1 PEDRO CAPÍTULO 2: " QUAL É A NOSSA MISSÃO NA TERRA "

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
(1 Pedro 2:9)

Muitos cristãos se perguntam sobre qual é a missão que devem desempenhar nesse mundo. O que Deus quer de nós? Qual o nosso chamado? Tais perguntas são respondidas quando entendemos a nossa identidade. Para saber o que tenho que fazer, primeiro preciso saber quem eu sou. Se você ainda não sabe qual a é a sua missão, descubra primeiro quem você é.

Para isso, não precisamos de novas revelações para que esses questionamentos sejam respondidos. Infelizmente muitas pessoas correm de um lado para outro atrás de intitulados profetas buscando respostas para suas vidas. Procuram no lugar errado, pois a Bíblia é suficientemente capaz para nos guiar.

O apóstolo Pedro em apenas dois versículos diz tudo o que precisamos saber. Ele responde quem nós somos e também qual é a nossa missão no mundo.

  • Nós somos geração eleita: Pedro mostra que pertencemos a um povo eleito pelo próprio Deus. Por seu amor e sua graça fomos escolhidos dentre todas as pessoas da terra para sermos a sua Igreja. Qualquer crise de identidade pode ser resolvida com as palavras de Jesus: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; ao contrário, eu vos escolhi a vós outros” (Jo 15:16).
  • Nós somos sacerdócio real: o sacerdote era o único que podia entrar na presença de Deus e mediar o pecado do povo. Pedro utiliza aqui o conceito de sacerdócio real presente no livro de Êxodo, a qual através de Moisés, Deus disse a Israel: “Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa” (Ex 19:6). Israel fracassou nessa missão, apostatando e rejeitando o Messias. Mas todos os que creem em Jesus como o Filho de Deus, o Salvador enviado ao mundo, recebem o privilégio de serem sacerdotes reais. No judaísmo um rei não era sacerdote, e um sacerdote não era rei. Mas o Messias é Sacerdote e Rei, seu sacerdócio é superior, Ele é o eterno Sumo Sacerdote. Zacarias  profetizou: “Será revestido de glória; assentar-se-á no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono” (Zc 6:13). Servimos a esse Rei e somos o próprio sacerdócio, no sentido de que temos o privilégio de entrar na presença de Deus por intermédio de Jesus Cristo (1Tm 2:5; Hb 10:19-25).
  • Nós somos nação santa: isso significa que somos separados para servir a Deus, e essa é a nossa real ocupação. Aqui, Pedro toma emprestada a linguagem de Êxodo 19:6 e Deuteronômio 7:6. Fomos escolhidos por Deus para a salvação e santificação.
  • Nós somos povo de propriedade exclusiva de Deus: não estamos desgarrados, não pertencemos a qualquer um. Nós temos um dono, nós somos propriedade do próprio Deus, somos um bem precioso para Ele, fomos comprados pelo sangue de Jesus Cristo. O texto coloca ênfase no fato de que somos exclusivos dEle. Isso significa que Ele não nos divide com ninguém, somos só dEle. No versículo 9 há uma expressão grega que transmite uma ideia de “preservação”, seria algo como “eu preservo para mim”, no sentido de uma ação contínua de tomar posse daquilo que é seu. Não somos valiosos porque  somos capazes, somos valiosos porque pertencemos a Ele.

Nossa missão:

Agora que Pedro respondeu a pergunta sobre quem nós somos, ele também fala sobre a missão que temos. Nossa missão é anunciar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. A palavra grega aretas traduzida como “grandeza” ou “virtude”, era um termo muito utilizado na época e refere-se aos atributos ou qualidades. Isso significa que temos que proclamar os feitos, o poder, a glória, a sabedoria, a graça, a misericórdia, o amor e a santidade de Deus. Através de nossa conduta e palavras, devemos testemunhar que somos filhos de Deus, somos da luz e não mais das trevas, pois Ele nos chamou para essa posição privilegiada.

Nós não podemos nos calar, precisamos anunciar e deixar transparecer o que Cristo fez por nós. Se você está perdido quanto a sua missão, saiba que essa é a sua missão. Você tem a responsabilidade de ser embaixador dos atributos do próprio Deus e de seus maravilhosos feitos.

Será que a sua conduta está de acordo com essa missão? Será que Cristo está sendo revelado através de sua vida? Será que suas palavras estão apontando para a obra redentora de Jesus na cruz? Será que você está mostrando ao mundo que agora você vive na luz, ou está gastando seu tempo à procura de uma sombra para se recordar dos tempos de trevas? Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONDUZ, NOS ORIENTA, NOS CONSOLA,  AINDA NOS ANIMA ".

sábado, janeiro 28

COMO FAZER UMA COMPOSTAGEM DOMÉSTICA? VAMOS ENTENDER:

Esta notícia está em todas os noticiários: o meio ambiente vem sendo muito prejudicado através de ações humanas bastante irresponsáveis. Dentro desse contexto, aliás, sabemos que uma das problemáticas é o descarte excessivo e incorreto do que chamamos de “lixo”. Mas, a boa notícia é que alternativas inteligentes chegam pra aliviar tal cenário. Uma delas é a compostagem.

Em suma, a compostagem é o que podemos descrever como a reciclagem dos resíduos orgânicos. Cascas sementes, talos de frutas, legumes e verduras, serragem, folhas, por exemplo. A compostagem é, em outras palavras, uma técnica que permite a transformação destes “restos” orgânicos em adubo, por ação de micro-organismos. 

É um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico.

A compostagem contribui para o ciclo natural que deveria ocorrer na agricultura, ou seja, recupera os nutrientes dos resíduos orgânicos que seriam descartados junto ao lixo comum e os leva de volta – enquanto adubo – para o solo, enriquecendo hortas e jardins. 

Assim, a compostagem é uma aliada pra redução do volume de lixo produzido diariamente por nós, destinando corretamente um resíduo que se acumularia nos lixões e aterros sanitários.

Sendo assim, a compostagem evita o mau cheiro, a infestação de insetos e a liberação de gás metano (gás produzido durante a decomposição de restos orgânicos e que causa o efeito estufa, problema ligado diretamente ao aquecimento global e as mudanças climáticas no planeta) e de chorume (líquido que contamina o solo e os lençóis freáticos).

Só para exemplificar, atualmente, cerca de 55% do lixo produzido no Brasil é considerado resíduo orgânico. No entanto, sofrem o soterramento nos aterros e lixões, impossibilitando sua biodegradação. Imagina só se todo esse resíduo fosse pra compostagem?

Por fim, o legal de tudo isso é que você pode fazer sua parte. Montar uma composteira em casa ou no seu local de trabalho é simples e faz uma diferença enorme para o meio ambiente. 

Totalmente sustentável, a composteira caseira pode ser feita em pequenos espaços de sua casa. Então, antes de tudo: comece a criar o hábito de separar os resíduos orgânicos do material seco e reciclável, impedindo a contaminação de ambos. 

Agora vou te mostrar o passo a passo pra criar sua própria composteira. A ideia, então, é transformar “restos” de alimentos em adubo pra sua horta:

  1. Primeiramente, compre três caixas de plástico com os seguintes tamanhos: 30 x 40 x 15 cm de altura pra famílias com até duas pessoas e 45 x 60 x 30 cm de altura pra famílias com até cinco pessoas.
  2. Em segundo lugar, com uma furadeira, faça buracos de aproximadamente meio centímetro de diâmetro em duas das caixas.
  3. Em uma das caixas furadas, coloque um pouco de terra e minhocas (cerca de meio litro). Depois acrescente o material orgânico úmido (os restos de alimentos) e o material seco (serragem, por exemplo). A proporção deve ser sempre 2:1 e todo o material deve estar muito bem picado. Esta caixa é chamada de digestora.
  4. Em seguida, empilhe as três caixas, uma em cima da outra. A de baixo é a que não tem furos e deverá ficar vazia. Ela servirá para o escoamento e armazenamento de chorume, líquido formado durante o processo de decomposição do material orgânico. A caixa do meio é a digestora (que contém a terra). E a de cima deverá ficar vazia e só será utilizada quando a segunda estiver cheia. As minhocas utilizam os buracos pra migrar de uma caixa pra outra.
  5. Quando a caixa do meio estiver completamente cheia, passe-a para cima e coloque a que estava em cima no meio. As minhocas ficarão no andar superior, andando de um lado para o outro, produzindo o húmus, enquanto você torna a despejar o “lixo” orgânico na caixa vazia.
  6. O composto precisa ser mexido sempre que forem adicionados novos restos de comida. Isso porque a oxigenação auxilia a ação dos micro-organismos e é importante pra evitar o cheiro ruim. O composto também precisa estar sempre úmido. O teste simples, de pegá-lo com a mão e apertá-lo é suficiente pra saber se a umidade está boa o suficiente. Se estiver muito seco, adicione um pouco de água.
  7. Por fim, geralmente depois de 50 dias, o adubo estará pronto. Ele deve apresentar um aspecto quase homogêneo. O volume deve ter reduzido, aproximadamente, 50% e sua coloração deve ser escura, também deve estar um pouco escorregadio. se quiser, use uma peneira para homogeneizá-lo, ficará com uma aparência melhor. 

Você pode colocar na composteira doméstica:

  • Restos de frutas, legumes, verduras, grãos e sementes, por exemplo;
  • Saquinhos de chá, erva de chimarrão, borra de café e de cevada (com filtro);
  • Cascas de ovos;
  • Palhas, folhas secas, serragem, gravetos, palitos de fósforo e dentais, podas de jardim;
  • Papel toalha, guardanapos de papel, papel de pão, papelão, embalagem de pizza e papel jornal.

Você não pode colocar na composteira doméstica:

  • Carnes de qualquer espécie ou frutos do mar;
  • Ossos de frango;
  • Leites, queijos, iogurtes;
  • Óleos e gorduras em geral; 
  • Papel higiênico usado;
  • Fezes de animais domésticos;
  • Excesso de frutas cítricas (limão, laranja, mexerica, abacaxi);
  • Alho e cebola;
  • Excesso de sal através das sobras de comida.

Observação: deixe secar ao sol as cascas das frutas cítricas antes de irem pra composteira. 

Assim que o adubo estiver pronto, você já poderá adicioná-lo na terra e plantar o que preferir: temperos como alecrim, salsinha, coentro e pimenta, tomate, frutas, verduras, flores…  

Já o chorume, por sua vez, pode ser diluído em água (1 litro de chorume pra 20 litros de água) e utilizado pra regar suas plantas. Para plantas em vasos deve-se usar 100 ml dessa solução a cada 10 dias.

Por fim, que tal colocar esse aprendizado em prática? Além de reciclar seu lixo orgânico, você vai poder decorar a casa com plantas bem adubadas e construir uma mini horta. E, assim, preparar suas refeições com temperos, verduras e legumes cultivados no seu próprio lar! " DEIXAS QUE O TEU ALIMENTO SEJA TUA MEDICINA "

sexta-feira, janeiro 27

RESUMO SOBRE O LIVRO DE ECLESIASTES CAPÍTULO 8; ( CUIDADO COM AS CONSEQUÊNCIAS )

Como vimos no capítulo 7, aqui no capítulo 8 vemos o pregador começando a ter algumas conclusões sobre tudo o que ele avaliou e sobre a nossa vida.

Estudar os capítulos anteriores nos ajuda a entender as conclusões que ele está tendo aqui, por isso não deixe de ler os textos anteriores.

Vemos que aqui ele traz uma diferença mais clara entre o tempo debaixo do sol e a eternidade.

“Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo.”

Eclesiastes 8:5

Numa análise rasa, encontraremos no texto acima uma contradição com o texto do versículo 15 do capítulo 7, onde ele diz:

“Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há ímpio que prolonga os seus dias na sua maldade.”

Eclesiastes 7:15

E até mesmo com outros trechos da Palavra, como:

“Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.”

Mateus 5:45

Aqui não temos uma contradição, mas sim um pensamento complementar: aqueles que guardarem os mandamentos podem até ter dias ruins debaixo do sol, mas não experimentarão o mal na eternidade.

Talvez por isso ele diga que o sábio, aquele que entendeu que há tempo para todas as coisas, inclusive para o justo chorar, vai saber discernir qual tempo ele está vivendo. O tempo onde nossa fidelidade trará o fruto será, principalmente, na eternidade.

Não é a primeira vez que vemos o pregador nos ensinando sobre manter o foco naquilo que é eterno. Este é um tema que aparece mais de uma vez no livro de Eclesiates.

“Porque para todo o propósito há seu tempo e juízo; porquanto a miséria do homem pesa sobre ele.”

Eclesiastes 8:6

Aqui ele nos lembra da nossa miséria, talvez para não considerarmos apenas o versículo imediatamente anterior e acharmos que não teremos nenhum mal nessa vida.

Precisamos nos lembrar de nossa miséria, de que sem Deus não somos nada, de que somos totalmente dependentes dele.

“Porque não sabe o que há de suceder, e quando há de ser, quem lho dará a entender?”

Eclesiastes 8:7

Então ele volta a afirmar que não sabemos o que há de ser, ou seja, não podemos crer que não sofreremos nenhum mal debaixo do sol, pois não sabemos o que vai acontecer. Sabemos apenas que, se guardarmos o mandamento, estaremos livres da ira divina no dia do juízo.

Essa é uma notícia fantástica para os que temem a Deus e desesperadora para aquelas pessoas que não ignoram os mandamentos do SENHOR.

“Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal.”

Eclesiastes 8:11

O que o pregador está nos ensinando aqui é que se as pessoas tivessem noção da eternidade, de que a impiedade delas, cedo ou tarde, trará o seu fruto, a impiedade seria menor. Mas nós somos imediatistas, queremos ver o resultado de tudo o que faz o quanto antes. Sem a graça de Deus não temos como perceber o que é eterno, não temos como valorizar o que é eterno.

“Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele.”

Eclesiastes 8:12

Então o pregador diz que mesmo que não vejamos o ímpio pagando pelos seus erros aqui nessa vida, com certeza – e essas são palavras fortes do pregador – ele sabe que, na eternidade, isso terá um peso.

Com este capítulo temos 2 apelos:

1 – Precisamos aprender a valorizar a eternidade, deixando de focar naquilo que é passageiro, naquilo que o pregador, sabiamente, chama de vaidade.

2 – Não podemos desejar que o ímpio pague pelos seus erros. Muitas vezes a nossa justiça quer ver o ímpio pagando, indo para o inferno. Se esse sentimento existe em nós precisamos nos conectar com o coração de Cristo, que deseja que todos se salvem! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

ESTUDO SOBRE A PLANTA MEDICINAL " JATROPHA MULTIFIDA L. " UMA PLANTA COM VÁRIAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:

Nome científico: 
Jatropha multifida L.
Família: 
Euphorbiaceae
Sinonímia científica: 
Adenoropium multifidum (L.) Pohl
Partes usadas: 
Raiz, folha, látex.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): 
Saponina (folha).
Propriedade terapêutica: 
Cicatrizante, purgativo, emética, catártico, abortivo.
Indicação terapêutica: 
Ferida infectada, úlcera, infecção cutânea, sarna, indigestão, cólica, orquite, edema, disenteria.

Origem, distribuição:
Ocorre naturalmente no México,  América Central e Brasil. É um exemplar popular na paisagem ao sul da Flórida (EUA). 

Nome em outros idiomas:

  • Inglês: coral plant, physic nut
  • Alemão: korallenstrauch

Descrição:
Arbusto perene ou semi-decíduo, ligeiramente suculento, ou árvore com uma coroa solta e espalhada. Pode crescer até 6 m de altura, embora em cultivo é provável que alcance entre 2 a 3 m.

As flores são muito pequenas de cor vermelho-brilhantes e agrupadas em cachos. A folha tem de 10 a 20 cm de largura, dividida em segmentos ou lóbulos estreitos, afilados, longos e podem ter as extremidades lisas ou dentadas.

Os frutos são amarelos e normalmente contém 3 sementes. Apresenta seiva abundante leitosa ou incolor.

A planta é coletada na natureza como medicamento e fonte de óleo. Foi introduzida como ornamental na região dos trópicos da Europa, mas há muito tempo é cultivada como uma sebe. A inflorescência vermelha tem grande demanda por floristas e confecção de pequenos buquês usados por mulheres na cintura, ombro e pulso.

Uso popular e medicinal:
O óleo da semente é às vezes usado como catártico (acelera a evacuação de fezes), embora possa causar forte irritação e até intoxicação. O óleo é aplicado internamente e externamente como abortivo.

As sementes são usadas como purgativo e emética (provova vômito). Seu uso foi quase abandonado na medicina tradicional mexicana, embora conste da Farmacopeia deste país.

O látex é usado externamente no tratamento de feridas infectadas, úlceras, infecções cutâneas e sarna. Na Indonésia um dos nomes locais é iodium (iodo), que reflete o uso popular como remédio para feridas.

Na Indochina as raízes secas são dadas em decocção contra indigestão e cólica. São também prescritas como um tônico para tratar orquite (inflamação dos testículos) e edemas (inchaços).

As folhas contêm saponinas, são usadas como purgativo e no tratamento de disenteria e sarna.

No noroeste do Estado do Paraná (Brasil), onde é conhecida por mertiolate ou bálsamo, tem sido utilizada na cicatrização de feridas. A seiva incolor extraída da folha é aplicada diretamente sobre a lesões. Em alguns casos é ingerida para tratamento de úlceras gastrointestinais.

Um trabalho acadêmico verificou a atividade cicatrizante do exudato das folhas aplicado localmente sobre lesões induzidas em ratos.  Conclui-se que o exudato apresentou uma tendência em acelerar o processo de cicatrização, porém os autores sugerem mais estudos para desvendar o mecanismo de melhora da ação cicatrizante ocasionado pela planta.

  Cuidado:
Todas as partes da planta são venenosas. As sementes maduras e secas contêm um óleo perigoso. Overdose pode ser contrabalanceada com um copo de vinho branco. Suco de lima e estimulantes são os melhores antídotos em casos de envenenamento pelas sementes.                                                              contato da seiva com a pele pode causar dermatite. " NÃO TOME MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS SEM CONHECIMENTO DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE OU UM FITOTERÁPEUTA " ( NÃO É POSSÍVEL TER SAÚDE FÍSICA SEM TER SAÚDE ESPIRITUAL ).

RESUMO SOBRE O CAPÍTULO 37 DE GENESIS: A INTRIGA DA FAMÍLIA DE JACÓ.

Gênesis 37 é o capítulo que registra o episódio em que José foi vendido pelos seus irmãos. O estudo bíblico de Gênesis 37 revela as intrigas na família de Jacó e o cuidado providencial do Senhor.

Esse capítulo abre a última seção do livro de Gênesis e trata exclusivamente da história de Jacó e seus descendes (Gênesis 37-50). A história começa de forma dramática – com uma grande traição familiar –, mas mostra como Deus, em sua providência, graciosamente usou essa situação para conduzir todas as coisas ao cumprimento do seu bom propósito.

O esboço de Gênesis 37 pode ser organizado da seguinte forma:

  • A intriga na família de Jacó (Gênesis 37:1-4).
  • Os sonhos de Jacó (Gênesis 37:5-11).
  • O atentado dos irmãos de José (Gênesis 37:12-24).
  • José é vendido por seus irmãos (Gênesis 37:25-28).
  • A tristeza de Jacó (Gênesis 37:29-36).

Gênesis 37 começa falando do tempo em que a família de Jacó já estava habitando em Canaã (Gênesis 37:1). Com dezessete anos de idade, José – um dos filhos de Jacó – apascentava os rebanhos de seu pai com seus irmãos. Mas aparentemente os irmãos de José não agiam corretamente, porque o escritor bíblico informa que José “trazia más notícias deles a seu pai” (Gênesis 37:2). O texto bíblico não explica se ele fazia isso por iniciativa própria ou a pedido do pai – embora essa última possibilidade seja a mais provável.

A Bíblia também diz que Jacó amava mais a José do que a todos os seus filhos. Por isso ele lhe deu uma túnica ornamentada que indicava sua posição de filho preferido (Gênesis 37:3). Curiosamente esse versículo revela que Jacó repetiu os erros de seus pais, Isaque e Rebeca.

Isaque tinha Esaú como filho preferido, enquanto que Rebeca preferia Jacó (Gênesis 25:28). O resultado foi que esse favoritismo acabou promovendo a discórdia na família de Isaque e resultou na fuga de Jacó para longe de casa durante muitos anos (Gênesis 27). Embora a situação fosse diferente, a mesma história voltaria a se repetir. José seria levado para longe de casa.

O favoritismo de Jacó por José alimentou o ira invejosa de seus outros filhos. Eles odiavam tanto a José que nem havia mais um diálogo pacífico entre eles. A expressão hebraica indica que os irmãos de José não podiam saudá-lo com a paz (Gênesis 37:4).

Gênesis 37 relata que José teve dois sonhos que afloraram ainda mais a ira de seus irmãos. No primeiro sonho José e seus irmãos estavam no campo atando os feixes da colheita. Então o feixe que ele tinha preparado se levantou e ficou de pé, enquanto que os feixes de seus irmãos rodearam e se inclinaram perante o dele (Gênesis 37:8). Quando José contou o sonho a seus irmãos, eles lhe questionaram: “Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente?” (Gênesis 37:8).

No segundo sonho José viu o sol, a lua e onze estrelas se inclinando perante ele. Novamente José contou o sonho a seus irmãos e a seu pai, e foi repreendido. O próprio Jacó lhe disse: “Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?” (Gênesis 37:10). A “mãe” mencionada por Jacó provavelmente era uma referência a Lia, a madrasta de José, pois sua mãe, Raquel, já havia falecido naquele tempo (Gênesis 35:16-20).

Obviamente os dois sonhos destacam a mesma mensagem: José teria uma posição proeminente na família da aliança. Esses não foram sonhos comuns, mas foram revelações da parte de Deus acerca do que logo haveria de acontecer. A repetição da mensagem, inclusive, indica que seu cumprimento era inevitável. Como diz os estudiosos os sonhos proféticos de José mostram que o propósito de Deus estava por detrás de todos os eventos da história que estava sendo desenvolvida.

De fato tudo aconteceu conforme Deus revelou a José em sonhos. A pergunta de seus irmãos: “Reinarás, com efeito, sobre nós?” foi literalmente respondida quando José foi levado ao posto de governador de toda a terra do Egito e acabou também governando sobre sua família que se mudou para aquelas terras. Além disso, posteriormente José recebeu o direito de primogenitura e a porção dobrada de seu pai (Gênesis 48:5,6).

Embora Jacó tenha inicialmente repreendido José pelos sonhos, a Bíblia diz que ele “considerava o caso consigo mesmo”. Isso quer dizer que secretamente ele continuava a ponderar sobre o significado dos sonhos.

Quando os filhos de Jacó estavam apascentando os rebanhos em Siquém, Jacó enviou José desde Hebrom para que ele pudesse lhe trazer notícias (Gênesis 37:12-14). Siquém ficava localizada a cerca de oitenta quilômetros de Hebrom.

José foi a Siquém, mas não conseguiu encontrar seus irmãos. Um homem que o viu andando pelo campo foi quem o informou que seus irmãos tinham ido até Dotã. Então José seguiu viagem para se encontrar com seus irmãos (Gênesis 37:15-17).

Dotã ficava a mais de vinte quilômetros ao norte de Siquém. A sequência da narrativa bíblica mostra que essa mudança de itinerário foi algo providencial. Isso porque nas proximidades de Dotã ficava a via comercial principal usada por comerciantes que seguiam para o Egito.

Os irmãos de José o viram de longe e conspiraram contra ele. O plano era matar José, lançar seu corpo numa cisterna e depois dizer a Jacó que um animal selvagem o devorou. Mas Rúben escutou o plano de seus outros irmãos e não deixou que eles tirassem a vida de José. Ele conseguiu convencê-los de jogar José numa cisterna vazia. O objetivo de Rúben era proteger José e devolvê-lo a seu pai (Gênesis 37:21,22).

Rúben era o irmão mais velho e assumiu a liderança de seus irmãos. Quando José chegou, rapidamente seus irmãos lhe tiraram a túnica que ele havia recebido como presente de Jacó, e o lançaram na cisterna (Gênesis 37:24).

Enquanto José estava preso na cisterna, seus irmãos se alimentavam de pão. Então eles viram uma caravana de ismaelitas que vinha de Gileade e seguia em direção ao Egito. No mesmo texto os ismaelitas também são identificados como midianitas. Tanto os ismaelitas quanto os midianitas eram descendentes de Abraão e obviamente acabaram se misturando (cf. Gênesis 25:2,12).

Foi nesse momento que Judá teve a ideia de vender José aos comerciantes ismaelitas ao invés de sujar as mãos com o sangue do próprio irmão ao matá-lo. Judá viu uma forma de lucrar com a desgraça de seu irmão mais novo. Os outros irmãos de José concordaram com a proposta de Judá. Assim, José foi vendido aos ismaelitas pela quantia de vinte siclos de prata (Gênesis 37:3). Os estudiosos dizem que esse era o preço médio de um escravo naquele tempo.

Historicamente os cristãos têm enxergado um paralelo entre a vida do Senhor Jesus e a história de José, que foi traído por seus irmãos e vendido sem dignidade por vinte peças de prata (cf. Mateus 26:15). Tal como José, o Senhor Jesus foi perseguido e tentado, mas saiu vitorioso. Ele salvou e reconciliou o seu povo e foi exaltado soberanamente sobre todos (cf. Filipenses 2:9,10). É nesse sentido que José é identificado pelos cristãos  como um tipo de Cristo.

Quando Rúben voltou à cisterna, seus irmãos já tinham vendido José. Ele ficou muito preocupado a ponto de rasgar suas vezes. Ele sabia que como filho mais velho teria que dar uma explicação a seu pai.

Então os irmãos de José seguiram com a parte do plano que faria Jacó acreditar que José havia morrido. Eles mataram um bode e molharam a túnica de José no sangue. Depois eles entregaram a túnica de José a Jacó que prontamente reconheceu que a aquela realmente era a túnica de seu filho favorito. Ao ver a túnica, Jacó acreditou que um animal selvagem tinha matado José (Gênesis 37:31-33).

Jacó ficou profundamente entristecido e lamentou muito a suposta morte de José. Mas ao ler sobre como Jacó foi enganado por seus próprios filhos, é impossível não se lembrar do episódio em Jacó também enganou seu próprio pai ao ocupar o lugar de seu irmão que era o filho favorito (Gênesis 27).

Gênesis 37 termina mostrando não apenas a tristeza de Jacó, mas também informando o paradeiro de José. Ele foi levado pelos midianitas ao Egito, onde foi vendido como escravo para servir na casa de Potifar, o comandante da guarda de Faraó. Essa história tinha tudo para terminar de forma trágica e sem qualquer esperança. Mas da forma mais improvável, o escravo se tornaria o governador da nação mais poderosa da terra naquele tempo, e serviria como o salvador de seu povo num tempo de grande crise. Deus estava no controle! Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos dê a paz, " LEIA A BÍBLIA, A BÍBLIA ELA NOS FORTALECE, NOS CONSOLA, NOS ORIENTA, NOS CONDUZ, E AINDA NOS ANIMA ".

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